Notícias

21
Mar/16

Campeonato de gateball será realizado em LEM. Cônsul do Japão marcará presença


Da esquerda para a direita: Lincoln Murata, Pacífico Murata, o cônsul do Japão, Yoshihiro Tahara, e Arthur Mada, coordenador do Gateball de LEM


Após assembleia em Salvador

Representantes de Luís Eduardo Magalhães estiveram presentes na Assembleia da Federação Cultural Nippo Brasileira da Bahia que aconteceu no último domingo (20), em Salvador.

Na oportunidade prestigiaram o evento Arthur Mada, Lincoln Murata e Pacífico Murata. Graças ao empenho dessa comitiva foi confirmada a realização do Campeonato de Gateball que acontecerá no dia 11 de setembro desse ano no Centro Esportivo Clementina Murata, em Luís Eduardo Magalhães.

Para abrilhantar a competição contará com a presença do cônsul do Japão Yoshihiro Tahara. Estão previstas equipes de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ituvera, Teixeira de Freitas, Una, Mata de São João, Salvador, Palmas, Goiânia. Ainda não confirmado uma equipe de Recife poderá participar do torneio.


O gateball foi criado em 1947 no Japão




O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuqi. A princípio foi um jogo inventado para crianças, mas que acabou virando um esporte para idosos, que estão entusiasmados com o gateball, porque ele pode ser praticado em idade avançado, pois ajuda ainda a desenvolver melhor a aptidão física, além de ser um jogo fácil de aprende e não muito exigente fisicamente. O jogo está se tornando um esporte de gerações.

Em 1984 foi estabelecida a união japonesa do gateball. No ano seguinte, Japão, Coréia do Sul, Brasil, Taiwan e os Estados Unidos a União Mundial do Gateball. Hoje existem 15 afiliados membros da WGU: Austrália, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Singapura, Coréia do Sul, Estados Unidos, Indonésia, Japão, Paraguai, Peru, Taiwan e Uruguai.

Atualmente o gateball é jogo em todo o mundo por mais de 8 milhões de pessoas, dos quais 6 milhões só no Japão.

Fonte: Reportagem de Fernanda Vilares/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades