Notícias

18
Nov/15

Secretaria de Saúde divulga Alerta Técnico sobre a Microcefalia em LEM

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde elaborou um Alerta Técnico e uma Ficha de Notificação sobre a microcefalia para orientar as redes pública e particular de saúde de Luís Eduardo Magalhães. A ideia é facilitar a investigação epidemiológica de possíveis casos de microcefalia no município, bem como servir de estudo científico sobre os mesmos.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Segundo o Ministério da Saúde até a última segunda-feira, 16, 399 crianças nasceram com microcefalia em sete estados brasileiros. Pernambuco tem o maior número de ocorrências, com 268 bebês diagnosticados. Também foram registrado 44 casos em Sergipe, 39 no Rio Grande do Norte, 21 na Paraíba, 10 no Piauí, 9 no Ceará e 8 na Bahia.

Ainda segundo o Ministério, a principal hipótese para explicar o aumento dos casos de microcefalia na região Nordeste, até o momento, é a epidemia de contaminação por zika vírus registrada no primeiro semestre de 2015. Em Luís Eduardo Magalhães foram notificados cerca de 2700 casos de dengue, zika vírus e chikungunya. “O Alerta Técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde orientará os profissionais que realizam pré-natal, parto e puericultura a identificarem os casos de microcefalia e acompanharem adequadamente a mulher em idade fértil e as gestantes”, explicou o Diretor de Vigilância em Saúde, José Lima.

“Resolvemos criar esses dispositivos, em virtude da suspeita do Ministério da Saúde de correlação da microcefalia com as mulheres que desenvolveram o zika vírus durante a gestação. Além dele, utilizamos campos sobre outras infecções, como citomegalovírus, rubéola, parvovírus, além do uso de álcool e outras drogas durante a gravidez”, continuou Lima.

O Alerta Técnico e a Ficha de Notificação podem ser acessadas no site da Prefeitura clicando AQUI 

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades