Notícias

22
Out/15

Estudantes da rede pública apresentam projetos e tem acesso a novos conhecimentos‏

É a Semana de Ciência e Tecnologia de LEM

Durante todo evento, estudantes da rede pública puderam apresentar seus projetos de ciência para um público

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Luís Eduardo Magalhães encerrada na manhã desta quarta-feira, 21, no espaço Hits – Sport & Music, não ficou restrita a ligação da rede de fibra ótica e ao lançamento oficial do programa Cidade Inteligente. Durante todo evento, estudantes da rede pública puderam apresentar seus projetos de ciência para um público novo e ainda ter acesso a novos conhecimentos, através da grade de palestras que acontecia no auditório central. 

No Espaço Ciências um dos projetos mais visitados foi o do projeto de robótica desenvolvido no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) do bairro Santa Cruz, através da tecnologia do Arduino. O Arduino é uma placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores. Fabricada na Itália, o Arduino é uma placa utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos.


A Escola José Cardoso de Lima também apresentou seu trabalho de robótica

A Escola José Cardoso de Lima também apresentou seu trabalho de robótica. A estudante Carolina Silva, explica que o trabalho é fruto dos conhecimentos adquiridos em sala de aula nas aulas de matemática e ciências. “Toda programação é feita por nós, alunos. É como o uso da criatividade sem limites, a programação é feita por nós e os robôs criados a partir das atividades que desenvolvemos em sala de aula”, conta. 

Para a coordenação do projeto na Escola Municipal José Cardoso de Lima a participação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi uma ótima oportunidade pois os nossos alunos puderam apresentar os projetos, as montagens e as construções de robótica que eles fazem diariamente na escola durante as aulas.

Palestra “Professor Einstein, a luz faz curva – Uma visão geométrica”, com o professor e mestre Benedito Leandro Neto

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) também participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além do “Caminhão da Ciência” que permaneceu no local do evento durante toda tarde de terça-feira, uma série de palestras mobilizou os estudantes e público presente. Para Danuza Cavalcante, professora de Química do campus da UFOB de Luís Eduardo Magalhães o evento superou todas expectativas. “Pudemos divulgar as atividades que estamos desenvolvendo na universidade para estudantes da rede pública, para que no futuro talvez se interesse por algum curso na área de ciência e tecnologia”, disse a professora. 

A UFOB apresentou temas como “Luz: da fotossíntese ao desenvolvimento de fármacos” com o professor Dr. Douglas Ferreira e “Professor Einstein, a luz faz curva? – Uma visão geométrica”, com o professor e mestre Benedito Leandro Neto. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Luís Eduardo Magalhães, ocorrida entre 19 e 21 de outubro, foi uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, com apoio da Telebras e Governo Federal.


Projeto de robótica desenvolvido no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) do bairro Santa Cruz, através da tecnologia do Arduino

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades