Notícias

15
Set/15

População busca orientação jurídica junto a projeto itinerante da FASB

A população buscou no último sábado (14), no bairro Santa Luzia, em Barreiras, orientação jurídica gratuita junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade São Francisco de Barreiras (NPJ/FASB). Cerca de 15 acadêmicos de Direito da instituição estiveram à disposição da população para esclarecer dúvidas relacionadas ao direito da família, direito previdenciário e direito penal. Aberto para toda a comunidade, esta é a primeira vez que o projeto sai da Unidade de Serviços para atendimento itinerante em Barreiras, e que vai passar também pelos bairros: Vila Nova, no dia 17/10; e Conjunto Habitacional Rio Grande, no dia 14/11.

Moradora da Santa Luzia, Leondina de Souza Silva, 81, buscou informações para conseguir aposentaria para o esposo. “Ele trabalhava como tratorista fichado e já recebe o auxílio doença. Vim saber quando ele vai ter direito para aposentar pela idade”, conta ela, que saiu satisfeita ao ter todas as informações para entrar com o processo para conseguir a aposentaria. A coordenadora do NPJ/FASB, Ângela Zamuner, afirma que os acadêmicos estavam preparados e receberam treinamento para orientar todos os casos, independente da área do Direito. “Naqueles casos em que poderíamos dar continuidade no Núcleo de Práticas Jurídicas, solicitamos que dirigissem à Unidade de Serviços da FASB, com a lista de documentação para levar”, explica.

Este procedimento será seguido por Sulivan Lemos Rocha, morador da Vila Rica, que foi até a Santa Luzia para tirar dúvidas sobre a entrada em um processo de reconhecimento de paternidade. “Já tinha que buscar informações e ouvi na rádio sobre o projeto e decidi buscar o apoio. E a partir de segunda-feira, devo procurar a Unidade de Serviços para dar encaminhamento ao caso de investigação de paternidade”, explica. Ao orientar este caso, a acadêmica de Direito da FASB, Andressa Lima, usou a experiência de 1 ano e meio no projeto para o atendimento. Ela acredita no contato direto com o público para obter maior experiência profissional. “Precisamos muitas vezes entender o tipo de caso e traduzir de forma simples e direta as informações para assegurar que ela seja atendida”.

Há dois anos no NPJ/FASB, a acadêmica Luciana Alves de Almeida, avalia como fundamental o estágio para quem deseja seguir a carreira jurídica. “Esta atuação prática é o maior diferencial do curso de Direito da FASB. Precisamos entender de todas as áreas para passar os direitos e também os deveres, muitas vezes de pessoas carentes, e sem conhecimento das leis”, afirma. O curso de Direito da FASB entrou na lista de reconhecimento do Guia dos Estudantes 2016, da Editora Abril, ao obter três estrelas, entrando na seleta lista dos cursos recomendados para que os estudantes de nível médio possam se inscrever no próximo vestibular.

Fonte: Araticum Assessoria de Comunicação
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades