Notícias

25
Ago/15

Palácio das Artes recebe exposição de fotojornalismo em setembro

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer apresenta a exposição de fotojornalismo “Menos de Um Segundo”, do jornalista e fotógrafo carioca André Müzell, a partir de 15 de setembro, no Palácio das Artes.

A exposição - Em seus dez anos de profissão, André Müzell reuniu 26 fotografias registradas em momentos importantes da história recente do país, tais como a chegada do presidente dos Estados Unidos Barack Obama; a manifestação de apoio aos jornalistas mortos no ataque terrorista à revista francesa Charles Hebdo e o último show de BB King no Brasil. 

Para homenagear a Cidade Maravilhosa, sua terra Natal, Müzell escolheu as fotografias da Feira das Yabás, no reduto do samba carioca, em Madureira e do Rei Roberto Carlos em sua primeira visita à escola de samba Beija-flor de Nilópolis, que o homenageou com um samba-enredo em 2011 e foi campeã. Há também “A Benção da Mãe”, que mostra a atriz Cissa Guimarães em um momento emocionante, na ocasião da inauguração da placa em homenagem ao seu filho Rafael Mascarenhas, morto em um trágico acidente em túnel na zona sul carioca.

Sua homenagem se estende à Bahia, estado no qual morou durante a infância e onde vive sua mãe, Regina, e seu irmão, Mauro. Müzell fotografou a cantora Maria Betania e Saulo Fernandes, ícones da música baiana.



A exposição também leva ao público fotografias que fazem parte do universo poético e artístico de Müzell, como a “Minha Casa”, do seu sítio em Paty do Alferes e “A Pesca”, que ele fez quando foi convidado para participar do projeto da Caixa Econômica Federal de incentivo à pesca na cidade de São Matheus, no Espírito Santo, e rendeu o seu primeiro prêmio de fotografia. E também a “50 anos da dentuça”, da personagem Mônica, de Maurício de Souza, ícone de toda a sua geração, registrada em Copacabana, bairro no qual ele reside no Rio de Janeiro.

O nome - “A fotografia é capturada em fragmentos de segundos, por isso uma exposição fotográfica com cerca de 30 a 40 fotos é calculada em menos de um segundo”, explica o jornalista.

Müzell conta que a intenção de “Menos de Um Segundo” é levar para cidades do Brasil uma exposição fotográfica com temas variados que possibilitem sensibilizar o público para apreciar a arte da fotografia.

Junto à exposição também será realizado um curso que integrará a prática à teoria da fotografia. “A criação de temas para exposição fotográfica também será abordada no workshop. Como, por exemplo, imaginar uma ideia e traduzi-la em sua imagem artística”, afirma. O curso é indicado para iniciantes e amadores, podendo também ser feito por fotógrafos profissionais.

As aulas de fotografia serão realizadas com celulares. “Atualmente qualquer pessoa tem um celular com máquina fotográfica. Saber fazer a leitura de uma fotografia é o tema básico do workshop. A pratica será realizada através de passeios temáticos pela cidade para que o aluno possa observar a arquitetura e pessoas na rua, aí sim, capturar o melhor momento para sua arte”, especifica.


André Müzell - Jornalista e fotógrafo profissional, Müzell já contribui com seu trabalho em importantes publicações como Jornal Estado de São Paulo, Jornal O globo, Jornal Extra, Jornal Folha de São Paulo, Agência Futura Press, Agência do Jornal do Brasil, Jornal O Dia, Jornal Folha Dirigida, Revista Quem, Revista Contigo, Revista Caras, Revista Isto É, Revista Veja, Revista Época, Portal Terra, Portal UOL, Portal Globo, R7 – Record e Agnews.

Fonte: Julia Viegas /Menos Um
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades