Notícias

01
Dez/14

Prefeitura comemora “Novembro Azul” com mutirão contra o Câncer de Próstata

Ao todo foram realizados 615 atendimentos previamente agendados e outros 185 exames de sangue (PSA) através de demanda livre

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio de sua secretaria de Saúde realizou no último sábado, 29, na Policlínica Municipal a quarta edição do Mutirão Pela Vida contra o Câncer de Próstata. Ao todo foram realizados 615 atendimentos previamente agendados e outros 185 exames de sangue (PSA) através de demanda livre. A ação faz parte do “Novembro Azul”. Nas três edições anteriores – 2009 2010 e 2011 – foram realizados 1.322 atendimentos.

O médico urologista Dr.Tarlis Sabadin e o Prefeito Humberto Santa Cruz durante o IV Mutirão pela Vida Contra o Câncer de Próstata

Prefeito Humberto Santa Cruz compareceu ao mutirão e conversou com as pessoas que aguardavam o atendimento

Os casos suspeitos foram encaminhados para biopsia, consulta especializada ou ultrassom para avaliar a necessidade ou não de tratamento. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, o que representa a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. Segundo dados da SBU a realização do exame está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é recomendado  que a partir dos 50 anos os homens procurem o urologista. Os que possuem maior risco da doença como histórico familiar, alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos, sedentarismo e obesidade, devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela esta localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele.

Fonte:Ascom/ Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades