Notícias

10
Nov/14

Momento Equilíbrio: Quem precisa de médico psiquiatra?

Existe remédio para a tristeza?

Na semana passada falamos sobre a depressão, uma doença em que a tristeza normal que todos nós sentimos  às vezes fica forte e constante, durando pelo menos  quinze dias.

Apesar de ser uma doença que provavelmente atinge  milhares de pessoas em nossa cidade e em qualquer lugar  do mundo, a maior parte delas não procura tratamento  médico seja pela falta de psiquiatras, por não saberem  que estão doentes ou por preconceito, não querendo ir ao  “médico de doido”.

Seja por qual for o motivo, o sofrimento do paciente com  depressão pode ser reduzido e em grande parte das vezes  eliminado através do tratamento adequado que vai incluir  medicamentos antidepressivos e psicoterapia de acordo  com a indicação de cada caso. Muitos pacientes  desenvolvem a depressão como consequência direta de  outras doenças como câncer, infarto, derrame (AVC),  doença de alzheimer, diabetes, problemas de tiroide ou  após o uso pesado de substâncias como o álcool, cocaína,  crack, remédios para emagrecer (anfetaminas), ou mesmo por um fator externo separações, crises existenciais.

Grande parte das pessoas não querem tomar medicamentos para depressão por um dos seguintes motivos:

· Remédio para depressão causa dependência: FALSO. Nenhum antidepressivo causa dependência química mesmo se for usado por muito tempo.

· O Remédio antidepressivo sempre engorda: FALSO. Apesar de alguns pacientes poderem engordar com o uso de antidepressivos, a maioria tem outros problemas que os fazem ganhar peso como maus hábitos alimentares e falta de exercício físico. A maior parte das pessoas que usam estes medicamentos não engorda.·

O Remédio para depressão vai me deixar dopado: FALSO.

A grande maioria dos antidepressivos mais modernos não causa nenhum sono ao ser tomado, mas regula o sono da pessoa aos poucos, ao longo de semanas de uso adequado.

Desta maneira, diante de uma doença tão frequente e incapacitante, que pode atingir a qualquer um de nós ou a nossos familiares e amigos, precisamos saber que existe um tratamento que funciona e que, assim como todo o progresso da medicina, deve ser usado para aliviar o sofrimento daqueles que necessitam.

Cuide da sua saúde mental.

Dr. Alexandre Rizkalla – CRM/BA21387
Médico Psiquiatra
Título de especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP / CFM. RQE 12180- BA / RQE 1599 - TO
Especialização em Psiquiatria
Universidade Gama Filho / Fhemig
Hospital Raul Soares - BH
Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP
Membro da Associação Bahiana de Psiquiatria – APB
Especialização em Dependência Química – Álcool e Drogas – UNIFESP-SP
Membro da Associação Brasileira de Estudo em Álcool e Drogas - ABEAD

Clínica Equilíbrio
Psiquiatria & Psicologia
Via Lajedo - sala 23
3628.6453 / 3611.0789

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades