Notícias

10
Nov/14

Fibromialgia e a Nutrição Funcional, Dieta a favor da qualidade de vida

Um artigo da nutricionista Jeisa Souza

A Fibromialgia é uma síndrome reumática caracterizada por dor em pontos específicos ou diversos do corpo especialmente nas articulações, nos músculos e nos tendões. As causas do transtorno ainda não estão claras.

Muitos estudos têm buscado evidenciar a relação entre aspectos nutricionais e a fibromialgia. Ainda há um grande caminho a ser percorrido. A alimentação anti-inflamatória é uma solução simples de ser adotada e os resultados têm se mostrado satisfatórios no alívio dos sintomas. Alimentos fontes de ômega 3 como a linhaça e a chia são indicados desde que façam parte de um plano alimentar personalizado. Também devem estar aumentadas as fontes de vegetais e frutas, ricos em antioxidantes.

Fora do cardápio devem fica as bebidas alcoólicas, as gorduras saturais (gorduras de carnes, de laticínios como creme de leite, manteiga), a gordura trans (encontrada em alimentos como salgadinhos, bolos, sorvetes industrializados). O açúcar e os alimentos ricos em sacarose como balas, doces e confeitos possuem alto poder inflamatório e não são indicados para o portador da fibromialgia.

Vale lembrar que a alimentação nos permite diversas possibilidades e que produtos à base de trigo, por exemplo, pode ter o consumo alternado com alimentos como quinua, arroz, amaranto. O benefício dessa conduta é evidente uma vez que o maior consumo de proteínas vegetais e o menor de fontes animais têm sido apontados como opção de tratamento nutricional.

As fontes de vitamina B6 como a banana são indicadas.

O uso contínuo de analgésicos também pode ter impacto no estado nutricional do portador ocasionando baixa nas reservas de vitamina C, ferro, potássio. O uso do adoçante aspartame assim como o consumo de cafeína, glutamato monossódico e de corantes é contra-indicado por existirem estudos relacionando piora do quadro após o consumo desses alimentos. Assim, ficar de olho no rótulo e preferir alimentos naturais é sempre uma boa opção!

Nutricampo Assessoria Consultoria Nutricional & Atendimento Clinico
(77) 9108-8092/ 9844-0637
Jeisa Souza - Nutricionista 

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades