Notícias

17
Out/14

Farmácias de Barreiras deverão se adequar na climatização dos estabelecimentos


O coordenador da VISA em Barreiras, Marcio Pita

Com o objetivo de aprimorar a prestação de serviço de venda de medicamentos e preservar a Saúde Pública no município de Barreiras, a Vigilância Sanitária do município, baseada na Legislação Federal e regulamentos emanados pela ANVISA, está construindo com outros órgãos a implementação da climatização e isolamento da área interna das farmácias e drogarias da cidade.

A temperatura ambiente na cidade de Barreiras, durante o dia, facilmente ultrapassa aos 30º C, na maior parte do tempo, o que compromete a conservação desses medicamentos, que na sua maioria a temperatura máxima suportada é de aproximadamente os 30º C, conforme Resolução da ANVISA, RDC 44/2009 e outras leis e uma menor parte de outras medicações, suportam temperatura mais baixo, que são conservadas em geladeiras.

A climatização irá manter a preservação da integridade física, química e biológica, garantindo à qualidade e segurança dos medicamentos fornecidos a população. Se armazenados da forma inadequada, terá seu estado alterado, tornando-se inativo ou nocivo à saúde.

O isolamento irá impedir a entrada de poeira, fumaça, microrganismos, entre outros, disperso no ambiente. O ambiente do estabelecimento deve ser mantido limpo, protegido da ação direta da luz solar, umidade e calor que agrava a qualidade e segurança dos medicamentos.

O coordenador da VISA em Barreiras, Marcio Pita, preocupado na qualidade do fornecimento na medicação aos barreirenses, respaldados em leis e normas, fará um trabalho a princípio de conscientização aos proprietários de farmácias e distribuidoras para que adequam os estabelecimentos na intenção de manter um clima mais fresco, não prejudicando o ambiente.

Marcio Pita citou que são aproximadamente 50 farmácias e distribuidoras em Barreiras e que os primeiros passos foram dados, sendo que já há farmácias na cidade que possuem portas com isolamento térmico com aparelhos que climatizam e impedem o calor externo, além de evitar poeira, fumaça, entre outros, como a exemplo do aparelho conforme foto acima. E que passo a passo, as farmácias serão notificadas dando um prazo para adequação.

Há a possibilidade, mas fica a critério de cada farmácia, de poder usar ar condicionado e de criar outras maneiras de isolamento e adequação no clima no estabelecimento.

O controle é feito através dos farmacêuticos que são os responsáveis em monitorar através de termômetros que devem estar internamento registrando o mínimo e o máximo da temperatura no dia, não podendo ultrapassar 30ºC, para assim manter a qualidade nos medicamentos, como a exemplo de algumas farmácias que já se adequaram no centro da cidade, conforme fotos acima.

Cabe também a população barreirense, que agora está sendo conscientizada, analisar se o ambiente oferece mais qualidade na conversação das medicações nas farmácias.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades