Notícias

02
Abr/24

Barreiras está entre as 18 cidades baianas com alto potencial para se tornarem centros logísticos no estado

Barreiras está entre as 18 cidades baianas apontadas como tendo “alto potencial para se tornar centro logístico no estado”. O estudo, divulgado recentemente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), complementa o Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC) por iniciativa da SEI. O trabalho mapeia 18 municípios baianos com altíssimo potencial para se tornarem centros logísticos e ampliarem a geração de emprego e renda em seus territórios.

A análise por aglomerados logísticos destaca o potencial de Barreiras e foi elaborada a partir de indicadores de fluxos, cargas e diversidade de estabelecimentos logísticos. O Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia sugere diversas e importantes alterações na malha ferroviária baiana e também apresenta a análise logística atual de grandes produtos da pauta de importação e exportação, como soja, milho, contêineres e fertilizantes. Por exemplo, mostra que o algodão produzido no Oeste da Bahia tem 95% de sua carga escoada pelo Porto de Santos e apenas 4% por Salvador.

“A localização de Barreiras é estratégica. Além de ser a Capital do Oeste, com oferta de serviços em áreas como educação e saúde para toda a região, é um importante entroncamento rodoviário com uma atividade logística expressiva. O poder público municipal tem buscado acompanhar esse desenvolvimento com investimentos constantes em infraestrutura que promovem a intensa atividade econômica. Aliada aos constantes investimentos tanto na sede como na zona rural, a exemplo da construção de ponte e melhorias da malha viária, fundamentais para o escoamento da produção agrícola”, destaca o prefeito Zito Barbosa.

Fonte:DIRCOM PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades