Notícias

04
Mar/24

Barreiras realiza Dia D de vacinação contra a dengue

No último sábado (2), a Secretaria de Saúde de Barreiras promoveu um dia de mobilização intensiva contra a dengue, com foco na vacinação de adolescentes de 10 e 11 anos, para o início da imunização. O evento ocorreu na Praça Castro Alves, das 8h às 16h, com três ilhas de vacinação montadas e 14 profissionais de saúde disponíveis para atender o público.

Durante o mutirão, foram vacinados 132 pré-adolescentes. A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, ressaltou que a situação da dengue na cidade está controlada, mas a vacinação é fundamental para o combate efetivo da doença. “Todas as salas de vacina estão com doses disponíveis para os pré-adolescentes de 10 e 11 anos. Convocamos os pais ou responsáveis a levarem seus filhos até uma dessas salas para garantir a imunização”, destacou Jamile. Na semana passada Barreiras recebeu a primeira remessa composta por 4.758 doses da vacina.

A imunização contra a dengue está sendo realizada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é segura e aprovada pela Anvisa, e protege contra os quatro sorotipos da dengue. Os pré-adolescentes precisam estar acompanhados por um adulto responsável que deverá apresentar no momento da imunização, o cartão de vacina.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, também responsável pela transmissão da Zika e da chikungunya. Ela pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves, como febre, dores no corpo e manchas vermelhas, mas em casos graves pode levar à morte, sendo uma doença que não pode ser negligenciada.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades