Notícias

21
Fev/24

Aula de integração marca início do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural em Barreiras

Na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras, a terça-feira (20) foi dedicada às aulas de integração para as turmas de 2024 do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural. Um total de 121 jovens, com idades entre 18 e 23 anos, foram contratados por departamentos de Recursos Humanos de propriedades rurais. Ao longo de dez meses, esses jovens serão capacitados para o mercado de trabalho e, ao término do curso, receberão certificação como supervisores agrícolas.

A ação é do Instituto Aiba (Iaiba), desenvolvido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), com o objetivo de preparar jovens na área rural para atender ao mercado de trabalho local e as demandas crescentes de mão de obra qualificada.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, participou do momento de abertura acompanhado pelo diretor financeiro, Helio Hopp e da coordenadora do Iaiba, Aléssia Oliveira. “Esse é um curso muito procurado na nossa região, pois prepara o jovem para o mercado de trabalho ou a buscar aprimorar seus conhecimentos na área. E na Fazenda Modelo, terão todo o suporte estrutural e pedagógico. Estou grato por presenciar o início de mais turmas desse curso, e desejo todo o sucesso e bons estudo a todos”, destaca Ranzi.

Desde 2013, o curso é conduzido pela associação com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e parceiros. Durante os dez meses, os jovens recebem um auxílio de meio salário-mínimo com registro na carteira de trabalho.

Até o momento já foram formadas 30 turmas e mais de 900 jovens qualificados para o mercado de trabalho. A jovem aprendiz Thais Câmara está com boas expectativas para o início das aulas. “Fui influenciada por meus pais a participar desse programa, pois eles já trabalham no setor agrícola e como não tenho conhecimento da área e nenhuma experiência, estou bastante ansiosa para o início das aulas e acredito que será muito boa essa oportunidade”, declara o jovem.

A Fazenda Modelo é uma estrutura equivalente a uma propriedade rural com sete hectares, salas de aula, laboratório, auditório, refeitório e campos experimentais de soja, algodão, milho, feijão e frutíferas. Os jovens aprendizes frequentam as aulas teóricas e práticas do curso profissionalizante de supervisão agrícola e aprendem sobre manejo do solo, plantio, irrigação, fitossanidade, colheita e armazenamento, além de operação de maquinário.

O coordenador da Fazenda Modelo, João Vitor apresentou a equipe de colaboradores da fazenda. “Tudo foi preparado com muito carinho, já estávamos ansiosos por este dia que marca o início das aulas para mais quatro turmas. Estaremos aqui para dar todo suporte aos jovens e que tudo ocorra de forma positiva”, conclui o coordenador.

Também prestigiaram o momento o chefe de gabinete da Prefeitura de Barreiras, Melcksedek Neves e o secretário de Agricultura, José Marques, a coordenadora do Senar, Jaqueline Errico, a representante do SPRB, Silvia Daiube e os RH’s de propriedades rurais.

Fonte:Ascom Aiba
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades