Notícias

26
Abr/23

Prefeitura inicia obras de recuperação e adequação da área do antigo lixão de Barreiras

Após a desativação do antigo lixão de Barreiras, em maio de 2022, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, deu início às obras de recuperação e adequação ambiental da área, localizada às margens da BR 242. O local recebeu por mais de 30 anos, resíduos de origem domiciliar e comercial gerados em Barreiras e que não possuíam coleta seletiva, estima-se que em média, mais de 100 toneladas de resíduos eram enviadas para o lixão, todos os dias, sem um conjunto adequado de diretrizes e um projeto básico de implantação ou operação.

Agora, como parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, elaborado pela Secretaria, em atendimento à Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos Nº 12.305/2010 que estabelece como meta para cada município a erradicação dos lixões e a elaboração de seus planos, as obras começaram a serem postas em prática. “O lixo produzido em Barreiras está tendo um destino correto deste maio do ano passado, com a implantação do aterro sanitário. Este lixão, considerado um problema crônico, terá sua área organizada e recuperada de forma correta, e esta ação se traduz em um ganho tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde pública porque o lixo, além de contaminar o solo e o aquífero, é um vetor de proliferação de doenças”, explica o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior.

As atividades no lixão buscam reduzir a mobilidade, toxicidade e volume dos contaminantes e estabilização do solo, com a recuperação de toda a área degradada. Consistem em um conjunto de etapas que incluem drenagem dos gases; manutenção e monitoramento da rede de biogás; drenagem de chorume; manutenção e monitoramento da rede de chorume; drenagem de águas pluviais; recuperação total do solo; manutenção e monitoramento de cinturão verde, dentre outras. A obra de remediação foi dimensionada para uma execução no período de 6 meses, devendo ser implantado o cinturão verde assim que for possível no início da obra. O cronograma de monitoramento deve ser seguido durante um prazo de 20 anos ou até controlar ou extinguir o motivo do monitoramento.

Famílias assistidas – Ao desativar o antigo lixão, a Prefeitura de Barreiras garantiu às 90 famílias que viviam naquele local, a adesão ao Programa de Compensação Financeira Temporária destinado aos catadores de materiais recicláveis, como forma de contribuir para a sobrevivência das famílias até a implantação e funcionamento do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos (CTR). Com base no novo marco legal do saneamento básico, os mesmos recebem um benefício de R$ 800,00 mensais, resultado de uma atuação em conjunto com a Defensoria Pública do Estado para os catadores que se enquadram no Programa.

Fonte:.Dircom PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades