Notícias

25
Abr/23

Embasa participa de entrega de livros infantis da campanha Se Ligue no Óleo

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem participando da entrega do livro infantil da campanha Se Ligue no Óleo para sensibilização das crianças para a importância de evitar a contaminação da água com o óleo de cozinha usado. Em Luís Eduardo Magalhães, na última quinta-feira (20), a ação ocorreu nas escolas municipais Amélio Gatto e Aldori Tolazzi, dentro da programação da Semana do Livro Infantil. Em Barreiras, as ações ocorreram nos dias 12 de abril, nas escolas municipais Santa Luzia, Alcyvando Liguori Luz e Mirandolina Ribeiro Macedo, e no dia 30 de março, na escola municipal Santa Luzia, Sesc e Lar Esperança.

Durante as visitas às escolas, o livro infantil “Gosto muito de te ver, Oleozinho” foi apresentado para os professores e estudantes como parte da campanha “Se Ligue no Óleo” desenvolvida pelo Instituto Caturama em parceria com a Embasa e Prefeituras. Ao acompanhar a visita em Luís Eduardo Magalhães, o assistente de saneamento da Embasa, Adilton Silva, reforça a importância das crianças terem acesso às informações do cuidado com a rede coletora de esgoto de forma lúdica. “Por meio dos desenhos e da história do Oleozinho, tenho certeza que elas passarão a incentivar os próprios pais quando verem jogando óleo de cozinha usado na pia”, afirma.

Em Barreiras, as visitas às escolas foram realizadas pela assistente social, Claudirene Vieira, que considera fundamental o trabalho de mobilização nas escolas como complemento à implantação dos pontos de coleta e divulgação junto aos clientes da Embasa. “O descarte inadequado de óleo usado direto na rede causa entupimentos, seja internamente dentro das casas, ou na rede pública, nas ruas. Com a campanha, estamos sensibilizando para que as pessoas coletem o óleo usado para ser destinado para outros usos, como a produção de sabão artesanal, por exemplo”, explica ela.

O autor do livro, o biólogo Franco Porto, do Instituto Caturama, explica que o lançamento do livro, que conta com a parceria da Embasa, vai ocorrer durante o Festival Literário de Barreiras (FLIB), nas comemorações do aniversário de Barreiras, nos dias 23, 24 e 25 de maio. “Mas aproveitamos a oportunidade do Dia Nacional do Livro Infantil para começar a levar a mensagem da importância da leitura e que também passa a mensagem da preservação dos recursos hídricos, de uma forma lúdica, e que pode influenciar as pessoas de forma positiva no seu dia a dia”, afirma.  

Pontos de coleta - A campanha também disponibiliza pontos de coleta para que a população possa descartar o óleo de cozinha usado de forma correta. Em Barreiras, os pontos de coleta ficam na sede da Unidade Regional da Embasa, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Em Luís Eduardo Magalhães, os pontos ficam na loja de atendimento da Embasa, na Secretaria Municipal de Sustentabilidade e na sede do ReciclaLem. Os interessados em entrega voluntária de óleo de cozinha usado podem entrar em contato com o Instituto Caturama pelo telefone do Disk Coleta: (77) 988148273. 

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades