Notícias

27
Jun/14

Jota Alves: Calculando o tempo no Poder

Definitivamente estou cansado desta história de “Em duzentos anos o Brasil nuca tivemos isto...” ou “Nunca na história do Brasil foi assim”, não que estas afirmações sejam totalmente falsas, mas a forma como estão sendo utilizadas é uma clara demonstração de que alguns políticos não respeitam o mínimo da inteligência de todos nós. Trata-se de uma forma de tentar ludibriar os menos esclarecidos com comparações distorcidas e que não representam a verdadeira realidade.

Comparar o Governo atual com as gestões do início da República, com o período monárquico, ou com as administrações durante a era de chumbo poderia ser mero equívoco se não fosse utilizada para fins eleitoreiros. Pior, atribuir estas gestões a todos os atuais Partidos de oposição, influindo medo na população, é a forma mais barata, antidemocrática, e irresponsável de politicagem.

A história do Brasil não é esta que estão querendo contar. A participação efetiva do povo na política é recente, começando a se materializar com a institucionalização através da promulgação da Constituição Federal de 1988, ou seja, há aproximadamente 26 anos, sendo assim, qualquer comparação do Governo com os Partidos de oposição deve respeitar este limite temporal, visto que a grande maioria dos Partidos surgiu após esta data.

Portanto sugiro aos nossos nobres governantes que não brinquem com a inteligência do povo. Se quiserem comparar Governos, utilizem como marco a Constituição Federal de 1988. Assim poderemos ter melhores parâmetros, pois neste período, com exceção da criação do plano Real, principal influente da atual situação econômica e política do Brasil, não tivemos nenhuma “catástrofe” econômica ou alteração brusca da forma de governo ou limitação de Poderes no País.

Sendo assim, o atual Governo deve ser comparado com as gestões de José Sarney - PMDB, que apesar de ter Governado de 1985 a 1990, deve ser levado em conta apenas o período em que começou a vigorar a atual Constituição, ou seja, 1988 a 1990, Fernando Collor - PRN (1990 a 1992), Itamar Franco – PRN (1992 a 1994), Fernando Henrique – PSDB (1994 a 2002) e Lula – PT (2002 a 2010). Antes do Presidente Sarney, e mais especificamente da promulgação da nossa Carta Magna o Brasil passou por momentos turbulentos, com eleições obscuras onde a liberdade de expressão e participação era cerceada e a censura prevalecia, prejudicando assim a total veracidade qualquer informação governamental, visto que o contraditório era admoestado.

Diante disso, fica claro que o atual grupo que está no Governo, se levado em consideração o período em que os dados e informações passaram a ser testados e questionados pela população, ou seja, passaram a ter veracidade comprovada, bem como as alianças políticas, ao contrário do que é pregado por aí, este grupo não está há pouco tempo no poder, e sim, dos 26 anos de Democracia efetivamente institucionalizada, somando os governos de José Sarney, membro do PMDB, Partido que atualmente ocupa a vice-presidência da República, Fernando Collor e Itamar Franco, PRN, atual PTC, que também fez parte da coligação que elegeu Dilma Rousseff em 2010, Lula e Dilma, já passa de 17 anos no poder, restando apenas 08 para a atual oposição, esta sim, responsável pela única mudança brusca nos rumos da nação, a criação do Plano Real. 

Os governantes posteriores vêm colhendo os frutos desta importante criação, no entanto, uma administração irresponsável pode gerar uma nova e perigosa turbulência na ordem econômica e social do Brasil.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades