Notícias

10
Ago/22

Bahia confirma 20º caso de varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, no fim da tarde desta terça-feira (9), um novo caso de varíola dos macacos. O paciente, residente em Salvador, é o 20º contaminado com a doença no estado.

Do total de casos já confirmados, 14 estão em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. Além dos confirmados, a Bahia acumula, segundo a Sesab, 178 casos suspeitos.

Varíola dos macacos

Segundo a Sesab, a varíola dos macacos - causada pelo monkeypox - é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada, com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos. O primeiro é a invasão, que dura entre 0 e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.

A erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes à varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Fonte:MUITA INFORMAÇÃO
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades