Notícias

15
Jul/22

Baianópolis possui maior o desmatamento de Mata Atlântica no Brasil, diz estudo

O município de Baianópolis, no oeste da Bahia, liderou as estatísticas de desmatamento da Mata Atlântica no Brasil, de acordo com estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo o levantamento, a cidade desmatou 1.685 hectares do bioma durante o período de 2020 e 2021.

O município baiano representa, aproximadamente, 7,8% do desmatamento total do bioma no Brasil. Entre 2019 e 2020, Baianópolis havia desmatado 30 hectares de Mata Atlântica. Com isso, houve um aumento superior a 5.500% na área desflorestada em comparação com o último período analisado. 

O diretor-executivo  da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes, afirmou que a área desmatada em Baianópolis por dia equivale a quatro campos de futebol (cerca de 33 mil m²). O diretor também comentou sobre os impactos ambientais dessas ações e falou que se trata de uma “situação crítica''.

“É muito grave que tenhamos um único município destruindo, todos os dias, uma área de Mata Atlântica equivalente a quatro campos de futebol. Trata-se de uma situação crítica para todos os habitantes de Baianópolis, pois afeta diretamente a qualidade do ar, a regulação do clima e a água que elas vão beber”.

Outra cidade da Bahia que está entre os maiores desmatadores da Mata Atlântica no Brasil é Cotegipe, no Extremo Oeste. O município foi responsável por desmatar 445 hectares do bioma. Wanderley, da mesma região, também esteve no topo da lista, com 431 hectares desmatados.

O segundo maior município com maior desmatamento da Mata Atlântica no Brasil é São João do Paraíso (MG),  com 700 hectares devastados. Apesar dos números da Bahia serem altos, Minas Gerais é o estado com o maior desmatamento do bioma entre 2020 e 2021.

Ao todo, no Brasil, foram desflorestados mais de 21 mil hectares de Mata Atlântica entre 2020 e 2021, de acordo com a SOS. O número representa uma alta de 66% em relação ao período entre 2019 e 2020.

Fonte:Bahia Notícias
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades