Notícias

30
Abr/14

Comea a colheita do caf na Bahia



O café plantado no Oeste da Bahia está sendo colhido com expectativa de produtividade em torno de 26.121 toneladas. Este número representa um crescimento de 3,17% em relação à safra anterior, segundo dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Até o fim de maio a colheita deverá ser concluída.

Com um relevo plano e cortado por diversos rios, o Oeste da Bahia possui 14.704 hectares plantados em um sistema totalmente irrigado, o que permite ao agricultor ter um maior controle sobre o ciclo produtivo da planta, resultando em um café de melhor qualidade e sabor. A geografia também contribui para o desenvolvimento de uma colheita mecanização, o que dinamiza e barateia o processo.

Atualmente, são plantadas no Oeste da Bahia, as espécies de café arábica e conilon, que têm como destino o mercado interno e a exportação. Países como Estados Unidos e Japão já recebem o café baiano.

Em março, a qualidade do café do Oeste foi reconhecida com durante a 23ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para “Espresso”. O produtor Glauber de Castro (Fazenda Café Rio Branco) ganhou na categoria Regional Norte Nordeste.

“Esse prêmio é a oportunidade de mostrar para toda a Bahia e para as demais regiões produtoras que, no Cerrado baiano, também se produz café com alta qualidade”, disse Glauber, vice-presidente da Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia – Abacafé.

Fonte:Imprensa AIBA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades