Notícias

26
Dez/20

Lamentável: Correntina contribuiu muito com a poluição dos rios do oeste baiano



O Brasil só trata cerca de 43% do esgoto que gera, boa parte gerado se quer é coletada das residências. Esta situação gera graves problemas para o meio ambiente e para a saúde da população, e gera impactos para o desenvolvimento do país.

Em 2013, o SUS teve um gasto de R$125,5 milhões para tratar pacientes com doenças gastrointestinais infecciosas. Esses recursos poderiam ser investidos em outras áreas se houvesse saneamento adequado no País.

Mas problemas com saúde e infecções são só um dos problemas causados pelo despejo incorreto de esgoto em corpos hídricos !

A cidade de Correntina que fica localizada no Oeste da Bahia a cerca de 800 KM da capital (Salvador), que tem com o turismo uma das maiores fonte de renda do comércio local também deixa muito a desejar com a conservação de seus rios que são muito importantes para a bacia do rio São Francisco.

A equipe do Blog Cebolinha andou por toda a cidade de Correntina e registrou a falta de respeito com o meio ambiente. O principal esgoto da cidade deságua em um dos principais Rio do Oeste da Bahia, o Rio corrente.

Locais muito procurado pelos turistas que visitam constantemente a cidade como as (07 Ilhas) estão sendo polidos, pois os mesmos ficam localizados abaixo de onde os esgotos são jogados no rio.

A nossa equipe de reportagem procurou a secretaria de Meio ambiente do município e fomos ignorados, porém informados que estão em recesso.

Um morador que não quis se identificar fez a seguinte pergunta: “Porque os municípios e cidades não são cobrados por deixarem os esgotos sem o tratamento devido, sou Correntinense e vejo o Rio Corrente um dos principais rios da região sendo destruído a cada ano, cobram dos pescadores qualquer tipo de pesca indevida que eu acho muito correto, mas a água que bebemos e pescamos,nada é feito”. Indignado questionou um morador.

Sendo assim, o despejo de esgoto sem tratamento, ou com tratamento ineficiente em corpos hídricos pode gerar sérios problemas ambientais e sanitários.

Fonte:Cebolinha Notícias, parceiro do Blog do Sigi Vilares em Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades