Notícias

20
Nov/20

Shirley Costa: A História de Pedro

O apóstolo Pedro foi um dos primeiros discípulos escolhidos por Jesus. Pedro também é chamado na Bíblia de Cefas, Simeão e Simão era natural de Betsaida, ,irmão do apóstolo André, um pescador de profissão assim como ele,Pedro era casado, ele foi um típico homem do campo, uma pessoa simples, direta e também impulsiva.

Pedro possuía uma educação considerada limitada e falava o aramaico com forte sotaque da região da Galiléia O Senhor o chamou de Cefas, do aramaico Kefa’, que significa “rocha” ou “pedra”, que em sua forma grega é Petros, ou seja, Pedro (João 1:42), o significado desse título se refere ao fato de que Pedro se tornaria firme como uma rocha, ao invés de uma pessoa com temperamento inconstante.

Parece que ele também possuía uma aptidão natural para exercer liderança, talvez por ser caloroso, vigoroso e normalmente comunicativo. Em algumas ocasiões, sobretudo no episódio que envolveu a traição de Jesus no Getsêmani, Pedro se mostrou emotivo, sanguíneo e autoconfiante. O Evangelho de João relata um primeiro contato entre Jesus e Pedro, por intermédio de seu irmão, o apóstolo André (João 1:41).

Esse contato ocorreu antes do início do ministério público do Senhor na Galiléia. Depois disto, Pedro e André continuaram com a pescariao apóstolo Pedro foi um dos primeiros discípulos a ser chamado, O apóstolo Pedro teve uma participação muito ativa e significante durante o ministério de Jesus. pediu para encontrar Jesus andando sobre as águas quando Jesus perguntou aos seus discípulos quem eles achavam que Ele era, o apóstolo Pedro foi o primeiro a responder confessando que Ele era o Cristo, o Filho do Deus.

Pedro também aparece de forma bastante ativa durante a narrativa dos últimos momentos do Senhor Jesus antes da crucificação,o apóstolo Pedro também foi o discípulo que, conforme Jesus havia dito, o negou três vezes antes que o galo cantasse duas Pedro se arrependeu O apóstolo Pedro foi o primeiro a pregar o Evangelho no dia de Pentecostes.



Cerca de 3 mil pessoas se converteram naquela ocasião Pedro aparece com bastante destaque durante os primeiros anos ele foi o líder da igreja em Jerusalém, mas vale lembrar que o apóstolo Tiago, por sua vez, foi quem liderou o Concílio de Jerusalém Durante o ministério do apóstolo Pedro ocorreram grandes milagres, sendo que até mesmo os doentes eram colocados de uma forma com que, ao passar, sua sombra os cobrissem (Atos 3:1-10; 5:12-16).

Foi o apóstolo Pedro quem disse as conhecidas palavras: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (Atos 3:6). a ressurreição de Dorcas (Atos 9:36-41disciplinou os perversos e mentirosos Ananias e Safira (Atos 5:1-11). O apóstolo Pedro também foi o responsável por anunciar as boas novas à família de Cornélio em Cesaréia (Atos 10:1-45). Na verdade é nesse relato que encontramos a referência sobre o conflito entre os apóstolos Paulo e Pedro,No entanto, essa situação foi completamente resolvida, e o próprio apóstolo Pedro mais tarde se referiu a Paulo como “nosso amado irmão” (2 Pedro 3:15).

A morte do apóstolo Pedro e o final de seu ministério Após 50 d.C. não temos tantas informações detalhadas sobre o apóstolo Pedro Existe um grande debate se o apóstolo Pedro chegou a fixar residência em Roma ou não. O que podemos aprender da vida de Pedro? Jesus vencer o medo, perdoa a infidelidade e ensina pacientemente, Ele nos vê como Ele pretende que sejamos, Jesus usa heróis improváveis.. Que Deus abençoe.

Att. Shirley Costa
Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades