Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
21
Set/22

Conheça a PCH Santa Luzia

Fonte:Informe Publicitário
()
21
Set/22

Tem novidade na BEM BRASIL PASTÉIS!

Fonte:Publicidade
()
21
Set/22

Datafolha/Metrópole: ACM Neto tem 48%; Jerônimo, 31% e João Roma 8%

A terceira pesquisa Datafolha sobre a sucessão na Bahia realizada nesta campanha eleitoral aponta o candidato ACM Neto (União Brasil) na liderança e confirma uma tendência de crescimento do candidato Jerônimo Rodrigues (PT).

O ex-prefeito de Salvador tem 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada contra 31% de Jerônimo, candidato apoiado por Lula (PT). Em terceiro lugar, vem o ex-ministro João Roma (PL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 8%.

O candidato a governador Marcelo Millet (PCO) marcou 1%. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% dos eleitores, enquanto 6% dizem estar indecisos em relação à sucessão estadual.

Ainda de acordo com a pesquisa, ACM Neto chega a 55% dos votos válidos, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem para o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), com 35%, seguido por João Roma (PL), com 9%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ACM Neto mantém também a primeira colocação. Do total, 35% dos entrevistados disseram que votariam no ex-prefeito da capital baiana, contra 19% do postulante do PT e 4% do candidato do PL.

Na pesquisa anterior, divulgada em 14 de setembro, ACM Neto tinha 49% das intenções de voto contra 28% de Jerônimo e 7% de João Roma (PL).

Já a primeira pesquisa, divulgada em 24 de agosto, mostrava ACM Neto com 54% das intenções de voto contra 16% de Jerônimo Rodrigues e 8% de João Roma.

O levantamento, contratado pela rádio Metrópole, da Bahia, foi realizado de segunda (19) a quarta-feira (21) e entrevistou 1.526 eleitores. Ele está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BA- 07738/202. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte:João Pedro Pitombo/Folhapress
()
21
Set/22

Datafolha/Metrópole: Otto Alencar tem 41%; Cacá Leão, 19% e Raíssa Soares 7%

A terceira rodada da pesquisa Datafolha, contratada pela Rádio Metropole e divulgada nesta quarta-feira (21), aponta que o senador e candidato à reeleição Otto Alencar (PSD) aparece na liderança com 41% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o deputado federal Cacá Leão (PP), com 19%, e a médica Raíssa Soares (PL), com 7%.

Cícero Araújo (PCO), Tâmara Azevedo (PSOL) e Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) têm 3% cada um. Brancos e nulos somam 13% na disputa pelo Senado, e os indecisos são 12%.

Na pesquisa anterior, Otto Alencar tinha 39% contra 16% de Cacá Leão, 8% de Raíssa Soares, 6% de Cícero Araújo, 4% de Tâmara Azevedo e 3% de Marcelo Barreto Luz para Todos.

A pesquisa ouviu 1.526 eleitores, e foi feita entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é 3pp. O nível de confiança é de 95%. A consulta está registrada no TSE : BA-07738/2022 e BR-09822/2022.

Fonte:Política Livre
()
21
Set/22

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
21
Set/22

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
21
Set/22

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
21
Set/22

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
21
Set/22

Em LEM você conta com a BS Engenharia e IGS Pinturas

Os melhores profissionais da cidade

Fonte:Publicidade
()
21
Set/22

Estamos contratando profissionais de vendas


A líder consórcios representante autorizado do consórcio jockey empresa com 57 anos de mercado está disponibilizando vaga para vendedor interno(Sexo Masculino). A empresa busca um profissional proativo, comunicativo, com boas relações interpessoais, com facilidade de trabalhar em equipe.

Para se candidatar é só encaminhar o currículo no WhatsApp (77)3612-0974

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
21
Set/22

Vaga de emprego para Chefe de Campo

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
21
Set/22

Blitz Educativa no Trânsito envolve Escolas e leva mensagem de salvar vidas aos condutores, em Barreiras

Indo e vindo na Rua Joaquim Neto, foi assim, de mãos dadas e entregando panfletos aos motoristas e pedestres atentamente sob a supervisão dos Agentes de Trânsito da Cootrans, que aproximadamente 150 crianças da pré-escola I e II da Escola Municipal Joaquim Neto na Vila Brasil, participaram da Blitz Educativa “Juntos Salvamos Vidas”, promovida pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, nesta quarta-feira (21).

A ação, que teve início às nove horas da manhã, faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito com pista de simulação de trânsito, carros e bicicletas infantis, semáforo, placas de sinalização, estacionamento e faixa de pedestres. Além disso, os pequenos da Educação Infantil foram às ruas entregar panfletos e conversar com os condutores.

Em frente à Escola Municipal Joaquim Neto, o pequeno Hugo Henrique acompanhado do subdiretor da Cootrans, Carlos Reis, alertou o motorista sobre a importância de usar cinto de segurança e respeitar o semáforo. “A Escola tem feito um trabalho educativo com as crianças durante o mês, e isso é essencial, porque insere no cotidiano deles e depois eles levam aos pais essa conscientização de respeitar, proteger e cuidar das pessoas no trânsito”, disse Carlos Reis.

A diretora Olivia Sampaio e a coordenadora pedagógica, Luzimar Santos, acompanharam as atividades e explicaram que a intervenção pedagógica de trânsito faz parte do projeto político pedagógico da escola Joaquim Neto. “Estamos aqui educando os adultos e condutores do futuro. As crianças ficaram eufóricas ao participar do evento, foram comunicativas, fizeram várias perguntas, tiveram interesse e até nos contaram sobre o comportamento de seus pais como condutores de veículos”, disse Luzimar Santos.

Ainda segundo o subdiretor da Cootrans, a Escola Balão Mágico também recebeu a equipe da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito na terça-feira (20), e as ações seguem o cronograma de escolas municipais, estaduais e privadas, alcançando estudantes de todas as faixas etárias.

“Nessa semana, que intensificamos a Campanha Nacional do Trânsito, buscamos atingir o público infantil, juvenil e também adulto. Levando a mensagem que todos somos responsáveis e precisamos juntos salvar vidas, porque a educação e comportamento no trânsito precisa ser um exercício diário”, finalizou o subdiretor.

A Semana Nacional do Trânsito acontece até o próximo domingo (25), com palestras e blitz educativas.

Fonte:Dircom
()
21
Set/22

Cipe Cerrado prende homem por crime ambiental na zona rural de LEM

Ontem, terça-feira, 20, por volta das 16h10, a Cipe Cerrado prendeu um homem por crime ambiental na localidade conhecida por Mata da Umburana, no município de LEM.

Após denúncia de que na localidade havia um homem que realizava disparos de arma de fogo, a guarnição foi até a região e após buscas encontrou um homem com as características descritas na denúncia.

Indagado sobre os disparos, o abordado que é caseiro de uma chácara no local, declinou que abateu um tucano e que já o teria consumido.
 
O homem apresentou a arma que teria utilizado, bem como materiais para recarga de munições e cartuchos deflagrados de diversos calibres. Diante dos fatos o abordado foi conduzido para o DISEP, em LEM, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Fonte:Cipe Cerrado
()
21
Set/22

Vaga para recepcionista/Atendimento

Vaga para recepcionista/Atendimento
-Ensino médio;
-Maior de 18 anos;
-Gostar de trabalhar com atendimento ao público.

Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao Shopping 10, em cima do Dentista do Povo.
WhatsApp: (77)9.8105-3297.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
21
Set/22

Vagas de Emprego para LEM

Vaga para Auxiliar de Cozinha, sexo feminino, com experiência, disponibilidade de horário.
Vaga para Ajudante de Mecânico, com ou Sem experiência.
Vaga para Ajudante Geral, Cat. B, com ou sem experiência.
02 Vagas para Primero Emprego na área de Serviços Gerais, ambos os sexos, com ou sem experiência
Vaga para Serviços Gerais, ambos os sexos, ensino médio completo, conhecimento em informática, com ou sem experiência.
Vaga para Operador de Caixa, sexo feminino, ensino médio completo, conhecimento em informática, com experiência.
Vaga para Auxiliar Administrativo, ambos os sexos, superior em Administração ou áreas afins, conhecimento em informática, com ou sem experiência, Habilitação A e que possua moto própria.
Vaga para Atendente em uma Sorveteria, ambos os sexos, com ou sem experiência e disponibilidade horário.
Vaga para Atendente, ambos os sexos, com ou sem experiência ou disponibilidade de horário.
Vaga para Vendedor externo, ambos os sexos, ensino médio completo, informática básica, com ou sem experiência, desenvoltura para trabalhar com o público.

Interessados comparecer na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica. Tel. 77 9.9850-3073

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
21
Set/22

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)

Fonte:Informe Publicitário
()
21
Set/22

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
21
Set/22

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
21
Set/22

Faça um curso de Operador de INFORMÁTICA na REFERÊNCIA



Quantas oportunidades você já perdeu por não ter qualificação? Mude de vida, agora é possível. Curso de Operador de caixa com aulas práticas no mercado. Mais informações: 77 9.9905-0094
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
21
Set/22

Infrações por cinto de segurança crescem 6,4% entre 2021 e 2022

Entre janeiro e agosto, foram 59.247 infrações registradas em 2021 e 63.039 multas este ano pela mesma causa

O uso do cinto de segurança tornou-se obrigatório em 1997, quando o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entrou em vigor, e se tornou um hábito para motoristas. Porém, quando se diz respeito aos caronas do banco traseiro, não é a mesma realidade. Entre janeiro e agosto de 2021 na Bahia, um total de 59.247 infrações registradas, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) chama atenção para um aumento durante o mesmo período de 2022, com 63.039 multas. O crescimento foi de 6,4%.

Além disso, com cerca de 92.767 infrações durante todo o ano anterior, a Bahia já autuou 68% do total de multas de 2021, entre janeiro e agosto deste ano. Segundo dados da Abramet, desde 2019, 275.998 multas pela falta de uso do cinto no banco de trás foram registradas até o mês de agosto na Bahia.

Antônio Meira, presidente da Abramet, diz que ainda não é possível afirmar que o número de infrações será maior do que as registradas no ano passado. Ainda assim, dado o aumento de casos, o especialista aponta que existe uma tendência de crescimento de multas na Bahia.

Sensação de segurança

"O que a gente tem visto em relação ao cinto de segurança no Brasil é que as pessoas aceitam muito bem o uso do aparelho nos bancos da frente, só que não há uma utilização do cinto de segurança no banco de trás do veículo”. De acordo com o presidente da organização, o mesmo ocorre na Bahia. “Existe uma falsa sensação de que o banco traseiro é mais seguro e de que o uso do cinto não é necessário, mas sabemos que é de fundamental importância para a proteção de todos no carro a utilização do cinto no banco traseiro", diz Meira.

"Apenas 7% dos brasileiros usam o cinto no banco de trás, enquanto no banco da frente essa utilização chega a 97%. Porém, acredito que percentual de pessoas que não usam o cinto no banco de trás deve ser ainda maior, já que é mais difícil fiscalizar a parte de dentro do veículo", diz o coronel Genésio Luide Souza, especialista em trânsito.

Falta de hábito

"A utilização do aparelho é muito nova no Brasil, já que foi só nos anos 90 que o uso dele se tornou obrigatório no país. Com o aprimoramento das fiscalizações de trânsito, a gente conseguiu incorporar a consciência no condutor da importância do cinto para os ocupantes da parte da frente do veículo. Porém, ainda percebemos uma resistência com o uso do aparelho nos bancos traseiros. "Outras pessoas desconhecem o CTB e pensam que o uso do cinto só é obrigatório nos bancos da frente", completa", relata o coronel.

Indo de encontro com os dados da Abramet, de cerca de 33 entrevistados pela equipe do Jornal A TARDE, somente 24%, o equivalente a 8 pessoas, admitem não usarem o cinto no banco traseiro. A justificativa para a falta do uso do equipamento foi o sentimento de segurança gerado pelo banco da frente dos veículos. Além disso, os entrevistados apontam fatores como não verem outras pessoas utilizarem, esquecimento da obrigatoriedade e nunca terem passado por acidentes de trânsito.

Fonte:A Tarde
()
21
Set/22

Quer imprimir o título em casa? Saiba como fazer pela internet

Você sabia que pode imprimir o título eleitoral sem precisar sair de casa? Se antes os novos títulos feitos por meio do Título Net só podiam ser visualizados pelo aplicativo e-Título, agora podem ser baixados no formato PDF para serem impressos. A impressão pode ser feita por meio do serviço on-line Autoatendimento do Eleitor na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet para eleitoras e eleitores que têm cadastro regular na Justiça Eleitoral. 

Ou seja, todos os eleitores com as obrigações em dia ou que regularizaram o documento dentro do prazo de 4 de maio deste ano, podem imprimir o título e utilizar normalmente no dia da eleição.

A plataforma também passou a ser mais responsiva, podendo ser usada com segurança e funcionalidade em smartphones e tablets.

O título impresso possui um QR Code que valida o documento como oficial.

Passo a passo

Na página do TSE (www.tse.jus.br) basta acessar a primeira aba – Eleitor e Eleições – e, em seguida, escolher a opção “Autoatendimento do Eleitor”. Nesta página está o botão “Imprimir Título Eleitoral”. Ao clicar, o sistema vai abrir um espaço para preenchimento do nome completo ou do número do título, ou ainda, o CPF. Deve-se preencher também a data de nascimento, o nome da mãe e o nome do pai.

Por meio do Autoatendimento do Eleitor também é possível, consultar o local de votação.

Fonte:TSE
()
21
Set/22

Trabalhadores com deficiência têm renda menor e desemprego maior no Brasil

Profissionais com deficiência ganham menos, têm desemprego maior e enfrentam mais dificuldades para participar do mercado de trabalho no Brasil, principalmente o formal.

As conclusões são de um estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A publicação aborda as desigualdades em áreas como trabalho, rendimento e educação.

Conforme o IBGE, o Brasil tinha 4,2 milhões de pessoas de 14 anos ou mais com deficiência e ocupadas com algum tipo de trabalho em 2019, antes da pandemia.

Desse contingente, apenas 34,3% (1,5 milhão) atuavam de maneira formal. Entre os trabalhadores sem deficiência, a taxa de formalização era maior, de 50,9%, aponta o IBGE.

Em 2019, a renda média do trabalho dos profissionais com alguma deficiência foi de R$ 1.639 por mês. Esse rendimento ficou 37,4% abaixo do estimado para os trabalhadores sem deficiência (R$ 2.619), levando-se em conta valores deflacionados para julho de 2021.

Os trabalhadores com deficiência recebiam uma renda menor em todos os dez grupos de atividades econômicas analisadas. Esses profissionais, diz o IBGE, estavam mais concentrados em setores que tradicionalmente apresentam salários mais baixos. Serviços domésticos, agropecuária e alojamento e alimentação fazem parte da lista.

"A menor remuneração das pessoas com deficiência aparece em todos os grupos de atividades, mas também há o efeito de elas estarem mais concentradas em atividades com menor rendimento. Essa diversidade de situações mostra a necessidade de políticas adaptadas", analisa Leonardo Athias, analista do IBGE.

Segundo o estudo, a taxa de desemprego das pessoas com alguma deficiência foi de 10,3% em 2019. A desocupação à época foi maior do que a verificada entre as pessoas sem deficiência (9%). 

Outro indicador destacado pelo IBGE é a taxa de participação, que é calculada a partir da divisão da força de trabalho (pessoas ocupadas e desocupadas) pelo total da população em idade de trabalhar (14 anos ou mais). Trata-se de um indicador de atratividade do mercado de trabalho. 

Em 2019, a taxa de participação das pessoas com deficiência foi de 28,3%. O percentual equivale a menos da metade do verificado entre os brasileiros sem deficiência: 66,3%. 

"Há dificuldades em entrar no mercado de trabalho, e, quando elas conseguem, essa vaga é proporcionalmente mais informal, de pior qualidade e com menos direitos. Também existem diferenças entre os tipos de deficiência. No caso das pessoas com deficiência mental, a inserção no mercado de trabalho é ainda mais difícil", diz Athias. 

A publicação do IBGE considerou a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2019 como a principal fonte de dados. Naquele ano, a PNS identificou 17,2 milhões de pessoas de dois anos ou mais de idade com deficiência. O número correspondia a 8,4% da população estimada nessa faixa etária.

Os dados contemplam pessoas com deficiência física (membros inferiores ou superiores), visual, mental, auditiva ou mais de uma.

No ano anterior à pandemia, diz o IBGE, 5,1% das pessoas com deficiência no país estavam abaixo da linha de pobreza extrema (US$ 1,9 por dia). Já o percentual abaixo da linha de pobreza (US$ 5,5 por dia) ficou em 18,2%. Entre os brasileiros sem deficiência, essas taxas foram de 5% e 22%, respectivamente.

Fonte:Bahia Notícias
()
21
Set/22

STJ solta traficante alegando que posse de 311kg de cocaína não é ‘suficiente’ para prisão

Motorista confessou haver recebido R$50 mil para transportar a droga



A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltar um réu preso na posse de 311 quilos de cocaína, revogando sua prisão preventiva, sob a alegação de que não havia motivos suficientes para manter o criminoso trancafiado.

Preso em Goiás, o motorista de caminhão Brunno Gonçalves de Oliveira teve sua soltura determinada por habeas corpus.

O documento é assinado pela ministra Laurita Vaz e Olindo Menezes, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) convocado para atuar como ministro. Mas a decisão da Sexta Turma foi nânime.

Brunno Gonçalves de Oliveira confessou haver recebido R$50 mil para transportar a carga, demonstrando estar a serviço de uma quadrilha de traficando de drogas.

Apesar disso, o criminoso teve sua prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça de Goiás, mas no habeas corpus o STF considera que não havia “fundamento” para mantê-lo sob custódia, na cadeia, apesar da espantosa quantidade de drogas em seu poder. “Não é suficiente” a prisão preventiva “baseada tão somente na quantidade de droga apreendida”, diz a espantosa soltura assinada pela ministra e o desembargador, “se não houver a demonstração de forma objetiva de que o paciente, primário, se dedique á prática criminosa”. “Sem embargo de a quantidade de droga apreendida ser expressiva, afirmam os magistrados no documento, “não se verifica nenhum outro elemento no caso concreto que justifique a prisão”. Dias atrás, a mesma Turma do STF mandou soltar um traficante que cumpria pena de 14 anos de prisão sob a alegação de que o Tribunal de Justiça do Ceará estava demorando a julgar uma alegação de sua defesa. Em vez de mandar o TJ julgar o caso sem demora, a Sexta Turma ordenou a soltura do criminoso.

Fonte:Diário do Poder
()
21
Set/22

Em 2014, todos os institutos de pesquisas erraram durante agosto e setembro

Os principais institutos de pesquisas daquele ano passaram 47 dias de campanha prevendo o resultado errado no primeiro turno



Há apenas oito anos, os principais institutos de pesquisas apontaram durante quase toda a campanha eleitoral (47 dias) que a então candidata do PSB a presidente, Marina Silva, disputaria o segundo turno contra a petista Dilma Rousseff, que liderava a corrida eleitoral.

A disputa de segundo turno acabou sendo realizada entre Dilma e o tucano Aécio Neves, e se tornou a corrida presidencial mais apertada da História da democracia brasileira. Resultado muito distante do “retrato do momento” no qual os institutos insistiram entre 16 de agosto e 2 de outubro.

Diário do Poder identificou pelo menos 25 levantamentos eleitorais divulgados pelo Datafolha, Ibope (atual Ipec), Vox Populi e MDA, que eram os principais da época, e todos apontavam uma disputa Dilma-Marina no segundo turno. O primeiro Datafolha de outubro, a apenas quatro dias da eleição, ainda apostava em Marina.

Já a última pesquisa de cada um desses institutos antes do primeiro turno de 2014, todas divulgadas apenas entre 4 e 6 de outubro, alterou a previsão que mantiveram durante 47 dias de campanha, e apontaram que o tucano Aécio iria ao segundo turno.

A eleição daquele ano teve uma particularidade: Marina apenas assumiu o papel de candidata em agosto, após a morte do governador Eduardo Campos, que era o candidato do PSB, em um acidente de avião. A partir de meados daquele mês todas as pesquisas eleitorais apostavam que Marina estava praticamente garantida no segundo turno.

Previsões 2018 foram piores

Levantamento com 97 pesquisas eleitorais realizado pela Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, no início de agosto deste ano, já demonstrou que todos os institutos erraram suas previsões para as eleições presidenciais de 2018. Até mesmo na véspera da eleição de 2018 Ibope, Datafolha e Ipespe previam que Bolsonaro teria 36% dos votos. Ele acabou com mais de 46%.

Chute vs. realidade

Depois de muitas previsões (erradas), Dilma venceu com 41,59% contra 33,55% de Aécio. Na melhor das hipóteses, os quatro principais institutos previam apenas 24% para Aécio Neves.

Já o segundo turno acabou 51,64% de Dilma contra 48,36% de Aécio e continua a ser a corrida mais apertada pelo Palácio do Planalto desde a redemocratização.

Fonte:Diário do Poder
()
21
Set/22

Vaga de emprego para o Hospital do Oeste

Fonte:HO
()