Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
30
Out/22

Lula vence as eleições em 2º turno e é eleito presidente do Brasil pela 3ª vez

Vitória assegura ao petista, que já esteve no poder entre 2002 e 2010, o seu terceiro mandato no Palácio do Planalto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT, foto) acaba de ser matematicamente eleito presidente do Brasil em segundo turno. Com 98,81% das urnas apuradas, o petista tem 50,83% dos votos, contra 49,17% de Jair Messias Bolsonaro (PL).

Se confirmados os percentuais ao término da apuração, o segundo turno terá sido o mais acirrado da história recente das eleições brasileiras.

As eleições de 2022 foram consideradas as mais tensas após a redemocratização, principalmente após o chefe do Poder Executivo questionar a lisura do processo eleitoral por aproximadamente um ano.

Fonte:O ANTAGONISTA
()
30
Out/22

São Paulo elege Tarcísio de Freitas como governador



O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi eleito governador de São Paulo, na noite deste domingo (30), após disputa contra Fernando Haddad (PT), ex-prefeito da capital paulista.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de urnas apuradas está em 95,08%. O republicano tem 55,32%, contra 44,68% do petista.

Fonte:BNEWS
()
30
Out/22

Jerônimo Rodrigues é eleito na Bahia e será o primeiro governador indígena do Brasil

Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia na noite deste domingo (30), no segundo turno das eleições de 2022, somando 52,54% dos votos válidos contra 47,46% de ACM Neto (União) com 96,39% das urnas apuradas, de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O petista será o primeiro chefe do executivo estadual autodeclarado indígena da história do Brasil (veja mais aqui). 

Com isso, a Bahia irá completar o quinto mandato consecutivo do PT na governadoria. A caminhada começou em 2006, quando Jaques Wagner (2007-2014) superou Paulo Souto (PFL) no primeiro turno das eleições. Jerônimo é o terceiro petista a assumir o cargo, sucedendo Rui Costa (2015-2022).

No primeiro turno, Jerônimo Rodrigues recebeu 4.019.830 votos (49,45%) contra 3.316.711 votos (40,80%) de ACM Neto, números que representam uma diferença de 703.119 votos.

Jerônimo aparecia atrás do ex-prefeito de Salvador nas pesquisas, mas vinha tendo uma curva ascendente nos últimos levantamentos realizados ainda no primeiro turno. O crescimento das candidaturas petistas nas últimas semanas das eleições também ocorreu durante a disputa do pleito de 2006, com vitória de Wagner no primeiro turno, e em 2014, com a eleição de Rui também em primeiro turno.

Natural de Aiquara, na região do Médio Rio de Contas, Jerônimo Rodrigues é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e também tem passagem na secretaria de Educação do Estado, durante o mandato de Rui Costa.

Fonte:Bahia Notícias
()
30
Out/22

Assista ao vivo a cobertura das eleições deste domingo

Fonte:JOVEM PAN
()
30
Out/22

Bolsonaro recebe jogadores do Flamengo

Fonte:SBT NEWS
()
30
Out/22

Advogados acionam STF e pedem prisão da deputada federal Zambelli

Advogados do grupo Prerrogativas protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia de fato em que pedem a prisão em flagrante da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos supostos crimes de disparo de arma de fogo, ameaça e eventual lesão corporal.

Neste sábado (29), a parlamentar bolsonarista sacou e apontou uma arma para pessoas após uma confusão na região dos Jardins, em São Paulo.

Zambelli disse que atirou para o alto após ter sido xingada por um jornalista apoiador do ex-presidente Lula (PT). As imagens mostram ainda que um homem que acompanhava Zambelli também sacou uma arma e perseguiu o jovem.

O grupo de advogados quer que seja instaurado inquérito policial. O Prerrogativas pede ainda a apreensão das armas da parlamentar e de sua equipe para realização de perícia e a suspensão do porte de arma deles.

A parlamentar não poderia estar armada. Segundo legislação eleitoral, o porte de arma e de munição é proibido nas 24 horas que antecedem e sucedem o dia de votação. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovada em setembro determina que o descumprimento da regra pode acarretar prisão em flagrante por porte ilegal.

A ação apresentada pelo Prerrogativas afirma que Zambelli "constrangeu, ameaçou e humilhou, eleitor de candidato diverso". E que "tais condutas colocam em risco não só a vida e integridade de pessoas que apoiam candidaturas adversárias, mas o próprio processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito".

"A liberdade de Carla Zambelli, portanto, coloca em risco a ordem pública e reforça a necessidade da decretação de sua prisão em flagrante", diz o texto.

O presidente estadual da juventude socialista do PDT, João Guilherme Desenzi, presenciou a perseguição e disse à coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo que Zambelli também apontou uma arma para a cara dele.

Desenzi afirmou que ouviu dois disparos de arma de fogo vindos da rua. Logo depois, o homem perseguido entrou no estabelecimento para se proteger, seguido por Zambelli, que também gritou: "Deita no chão".

"Quando ela entra no bar armada, um monte de gente sai correndo. Eu fiquei encurralado entre duas mesas", narra o pedetista. As outras pessoas dentro do bar também gritavam, pedindo que a parlamentar saísse dali.

"Na hora que ela aponta a arma para ele [homem perseguido], ela aponta para a minha cara também. Eu estava usando uma camiseta [com os números] 12+1", afirma ele. "E depois voltou a apontar a arma para o homem".

Segundo Desenzi, Zambelli estava acompanhada de dois homens. "Um deles chegou a dar tapas no rapaz perseguido", segue o advogado.

Fonte:Folha
()
30
Out/22

MPT faz plantão especial para atender denúncias de assédio eleitoral no 2º turno na Bahia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem, neste sábado (29), um esquema especial de plantão para atender de forma rápida os casos de assédio eleitoral, na Bahia. Esta ação seguirá até o domingo (30), segundo turno das eleições.

As denúncias poderão ser feitas presencialmente, nas unidades do órgão que ficam em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Eunápolis, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro.

Além disso, o também será possível denunciar pelo sistema de denúncias virtual, feito por formulário disponível no site do MPT, pelo link https://www.prt5.mpt.mp.br/servicos/denuncias.

Servidores e procuradores estarão de plantão, para que as denúncias sejam analisadas com rapidez e, se houver elementos, poderão ser inclusive adotadas medidas judiciais de urgência.

As denúncias pode ser identificadas ou sigilosas – quando a identidade do denunciante é protegida. Na Bahia, o MPT já registrou 31 denúncias, referentes a 25 empregadores diferentes. Em todo o país são mais de 1.700 casos, envolvendo 1.350 empregadores.

Fonte:G1
()
30
Out/22

Disputa para o Governo da Bahia em 2022 já entrou para a história

Em quase 30 anos, esta é a primeira vez que ocorre 2° turno; campanha também foi marcada por deslealdades

Desde que deixou a Prefeitura de Salvador, em 31 de dezembro de 2020, ACM Neto (União Brasil)  se colocou como franco favorito ao Governo da Bahia, na disputa que ocorreria dali a dois anos. Por muito tempo, a partir início da campanha do primeiro turno, ele voava em céu de brigadeiro, disputando com um candidato pinçado do bolso pelo governador Rui Costa aos 45 minutos do 2° tempo.

Até aquele momento, Jerônimo Rodrigues, em que pese ter sido secretário de Desenvolvimento Rural e da Educação, era um mero desconhecido, sobretudo diante de nomes que estiveram no páreo, mas desistiram, a exemplo dos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD).

A eleição de 2022 na Bahia já entrou para a história. É a primeira vez em 28 anos que ocorre o 2° turno para o governo. E mais: é o pleito em que a deslealdade prevaleceu. Há quem diga, inclusive, que é também a campanha mais suja das últimas três décadas.

As deslealdades tiveram início com a saída de Marcelo Nilo do grupo petista. Ele presidiu a Assembleia Legislativa da Bahia por dez anos. Começou no governo de Wagner e permaneceu na gestão de Rui Costa.

Desde sempre, acalentou o sonho de participar da chapa majoritária. De tanto insistir e ser preterido, rompeu com o petismo e foi para o grupo liderado por ACM Neto, onde vislumbrou possibilidade de disputar o Senado. O sonho, no entanto, durou pouco.

Insatisfeito com o descumprimento de acordo de Wagner e Rui, que o faria mandatário do estado por nove meses, o vice-governador Joao Leão decidiu romper. Ele teve tapete estendido para ingressar no "time dos azuis". Para Leão, foi ofertada a vaga de senador.

Nilo, por sua vez, teve o sonho adiado e mergulhou na auto-ilusão de ser o candidato a vice-governador. E assim permaneceu até o início de agosto, quando inesperadamente ACM Neto escolhe a empresária Ana Coelho como vice, deixando Nilo e José Ronaldo 'comendo poeira' e lambendo as feridas.

Mas a deslealdade e as mudanças de lado não ficaram por aí. Foram muitas. Algumas até constrangedoras, a exemplo do prefeito de Inhambupe, Nena (PSD), que apoiou ACM Neto no 1° turno e abandonou o barco logo após o resultado das urnas, que teve Jerônimo quase liquidando a fatura - faltaram cerca de 49 mil votos.

Assim como Nena, o vereador de Salvador, Joceval Rodrigues (Cidadania), e o presidente do PSC, Heber Santana, só esperaram computar todos os votos para deixar Neto e rumar para Jerônimo.

A campanha não apenas revelou pecadilhos políticos. Tragédia também aconteceu. Em Itajuipe, o subtenente Alves, que fazia a segurança de ACM Neto, foi assassinado enquanto dormia.

O sargento D'Almeida, que também fazia parte da segurança de Neto foi alvejado. Ele ficou ferido gravemente, mas sobreviveu. Eles iriam pernoitar na cidade e no dia seguinte participariam de atividade de campanha em Itabuna.

A Secretaria de Segurança Pública ainda não elucidou o crime.

Nacionalização da disputa

Enquanto era cômodo para o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, nacionalizar a disputa, tendo em Lula um imbatível cabo eleitoral, ACM Neto optou pelo caminho mais espinhoso da neutralidade.

Durante toda a campanha, ACM Neto fez questão de ressaltar que os problemas do estado seriam resolvidos por ele. Disse ainda que procuraria a ajuda do presidente que fosse escolhido pelos brasileiros.

No seu oposto, Jerônimo usou Lula como muleta o quanto pôde. Inclusive, em sabatina feita na TV Record, ele citou o nome de Lula 16 vezes.

Não foi muito diferente da propaganda eleitoral. Além de citar o nome do ex-presidente que pretende voltar ao Planalto, imagens de Lula nas duas vezes em que esteve em Salvador e vídeos em que o líder pede votos para Jerônimo foram usados à exaustão.

O 'tanto faz' de Neto e a 'muleta' de Jerônimo foram explorados nos debates.  No 1° turno ocorreram três (Band, TVE e TV Bahia), mas Neto foi apenas ao último.

No 2° turno, não houve debates porque Jerônimo se recusou. Os possíveis embates viraram  entrevistas. E Neto, que se dispôs a debater, foi sabatinado na Band, TV Aratu e na TV Bahia.

Autodeclaração racial

A campanha também foi de polêmicas, a exemplo da autodeclaração de raça/cor de ACM Neto. Ao se declarar pardo, Neto fez com que seus opositores usassem o discurso de que ele tentou se favorecer com cota do fundo eleitoral, o que foi descartado pelo candidato. Mas o assunto rendeu, virou piada na boca de seus adversários e ganhou repercussão nacional.

Polêmica também foi a divulgação de pesquisas de intenção de voto. Com a exceção do AtlasIntel, todos os institutos davam vitória a ACM Neto, sem, inclusive, cogitar um 2° turno.

O cenário traçado pelos institutos de pesquisa fez com que os 'vaqueiros de votos' de ACM Neto entrassem no clima de 'já ganhou', prejudicando o resultado da disputa. Constatação feita pelo próprio candidato.

Por essas e outras, a disputa ao Governo da Bahia já entrou para a história. E caso Neto se sagre vencedor, terá havido ineditismo também no fato de o senador eleito ser do grupo oposto ao do futuro ocupante de Ondina.

Já Jerônimo Rodrigues, agora líder das principais pesquisas de intenção de voto, se vencer, consolida de vez a hegemonia do PT no cenário político baiano.

Fonte:MUITA INFORMAÇÃO
()
30
Out/22

Eleições 2022: Nesta disputa, juiz apareceu mais que os jogadores


Ministros do Tribunal Superior Eleitoral mostraram uma vontade insaciável de aparecer nas manchetes e lacrar nas redes sociais

A campanha eleitoral de 2022 entra para a História como aquela disputa em que, como no futebol, juiz apareceu mais que os craques em campo. E da pior maneira, marcando pênaltis inexistentes, ignorando outros claríssimos, expulsando jogadores, silenciando torcedores e até mudando regras com o jogo em andamento. Como acabar a tradicional “lei do impedimento” quando a final da Copa já estivesse sendo jogada.

Corte aos holofotes

A predominância do noticiário sobre decisões judiciais demonstra como nunca se viu, na História, um TSE tão incansável de manchetes.

Disputa no tapetão

Os partidos perceberam que o TSE estava pintado para a guerra e por isso investiram mais em advogados em 2022 do que nunca.

Caminho das pedras

A proibição das imagens de multidões no 7 de Setembro e de chamar ladrão de ladrão, por exemplo, foi mais útil ao PT que sua campanha.

Vítima paga a conta

Não por acaso, os advogados consumiram R$185 milhões do Fundão Eleitoral para obter decisões judiciais tão inacreditáveis quanto decisivas.


Futura, Gerp e Veritá preveem vitória apertada de Bosloanro enquanto Datafolha, Ipec e Ipespe apostam em vitória folgada de Lula
 

Pesquisas: três apontam virada, três cravam Lula

A polarização política está tão escancarada nas eleições deste ano que até as pesquisas eleitorais presidenciais divulgadas até sexta-feira (28) estão divididas em relação a quem será o vencedor. Levantamentos de institutos como Futura, Gerp e Veritá apostam na vitória apertada do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Já Datafolha, Ipec e Ipespe continuam a apostar numa vitória folgada do candidato petista Lula.

Difícil prever

O Paraná Pesquisas, instituto que mais se aproximou do resultado correto no primeiro turno, aponta empate técnico entre os candidatos.

Faltou precisão

No 1º turno nenhum dos institutos acertou o placar. Ibope e Datafolha chutaram vitória em primeiro turno de Lula, outros previam Bolsonaro.

Outro chute

O Ibope, que mudou de nome para Ipec após uma série de previsões erradas em 2018, também aposta em vitória folgada de Lula.

Disputa na rejeição

Levantamento Modal/Futura divulgado na sexta (28), o maior medo ou preocupação da população do Estado do Rio de Janeiro é “a volta do PT”: 49,1%. A continuação do atual governo Bolsonaro tem 39,6%.

Mãos limpas

O ex-governador de Alagoas Teotônio Viela (PSDB) reagiu aos ataques de Paulo Dantas (MDB) lembrando que, ao contrário do atual governador acusado de corrupção, deixou a política como entrou, “de mãos limpas”.

Justiça isenta

Habituado a publicar mensagens nada sutis nas redes sociais e sem medo de ser chamado de ativista, o ministro do STF Luís Barroso deu a dica do samba “Já vai tarde” dois dias antes da eleição.

Não tem outro nome

Nota técnica do Instituto Liberal lista os pontos que confirmam censura prévia imposta pelo TSE sobre documentário. “É tão explícita que os ministros se referem claramente à excepcionalidade da medida”, diz.

Já o Messi...

Neymar nem precisou ser inocentado. A Justiça retirou as acusações e jogou a mentira no lixo. Bem ao contrário de Messi, condenado a 21 meses de prisão (transformada em multa), em 2017, por fraude fiscal.

Acertou onde não mirou

Novo dono do Twitter, Elon Musk foi atacado até ao dizer que “comédia agora é legal no Twitter”. Deveria valer no Brasil, com programas de humor silenciados pelos censores que se prestam a fazer “moderação”.

Tendência de baixa

O preço dos combustíveis diminuiu o ritmo de queda, mas segue em tendência de redução, inclusive para o diesel. Segundo a TicketLog, a poucos dias do final do mês, o preço médio caiu 2,28% para R$6,97.

Alívio no aluguel

IGP-M, índice divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e usado para reajustar aluguéis teve retração de -0,97% em outubro, depois de -0,95% em setembro. Em 12 meses, a retração do índice foi de 70%.

Pensando bem...

...tem gente esquecida de que em 2026 teremos tudo de novo.

Fonte:Coluna do Cláudio Humberto/Diário do Poder
()
30
Out/22

Eleições na Bahia: Segundo turno após 28 anos

Fonte:JOVEM PAN
()
30
Out/22

Uneb lança edital para vestibular: Inscrições começam dia 4 de novembro

Universidade vai ofertar 5.396 vagas (presenciais e EaD)

A Universidade do Estado da Bahia lançou neste sábado (29) os editais de inscrição e para solicitação de isenção da taxa do Vestibular UNEB 2023. Os interessados devem se inscrever de 4 a 30 de novembro, exclusivamente, pelo site vestibular2023.uneb.br.

Estão sendo ofertadas 5.396 vagas pelo processo seletivo, para cursos de graduação na modalidade presencial (4.396) e na modalidade a distância (EaD), oferecidos pela instituição (650) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrados  pela UNEB (350).

Conforme edital do vestibular, será feita a reserva de 40% do total de vagas para negros. A política de cotas da universidade também prevê o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.

Estão habilitados a concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas, os candidatos que autodeclarem fazer parte dos grupos citados; tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio exclusivamente em escola pública; registrem o valor máximo de renda bruta familiar e que se enquadrem nos requisitos previstos pelo edital do processo seletivo.

Os interessados devem acessar o site do processo seletivo, clicar no link para inscrição, identificar o seu grupo de pertencimento, escolher a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 90 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário.

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de janeiro. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação solicitada e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2023.

Isenção da taxa de inscrição

O Centro de Processo Seletivo (CPS) da UNEB vai abrir também, nos dias 4 e 5 de junho, o período para solicitação geral de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2023.

De acordo com o edital de isenção, podem ser beneficiados candidatos concluintes ou egressos do Ensino Médio, em estabelecimento de ensino das redes públicas da Bahia ou municipais do estado, ou que tenham cursado o Ensino Médio através de Exames Supletivos ou curso equivalente, também das redes públicas.

A relação dos candidatos selecionados na primeira etapa da Política de Isenção será divulgada, no dia 8 de novembro, no site do Vestibular UNEB 2023. Os candidatos selecionados para participação na segunda etapa deverão apresentar, no período de 10 a 11, original e cópia dos documentos solicitados. A relação dos candidatos beneficiados será divulgada até o dia 17 do mesmo mês.

Também podem solicitar o benefício, servidores das Universidades Públicas Estaduais (UNEB, UEFS, UESC, UESB) ou seus filhos, cônjuges e dependentes judiciais de primeiro grau. Nesses casos, o processo para solicitação se inicia nos dias 7 e 8 de novembro, conforme especifica o edital.

O candidato que solicitou e não foi contemplado com a isenção, mas, desejar realizar as provas do processo seletivo deverá, no período de inscrição, acessar o módulo de consulta no site do vestibular, utilizando o seu código ou CPF e data de nascimento, e imprimir o boleto para realizar o pagamento da taxa.

Fonte:Correio da Bahia
()
30
Out/22

TSE emite zerésima do 2º turno e comprova integridade dos sistemas antes da votação

Relatório atesta que o sistema é seguro e que não há fraudes; no domingo, 30, as seções eleitorais emitem a zerésima de cada urna

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu neste sábado, 29, véspera do segundo turno, a zerésima das urnas eletrônicas para comprovar a integridade dos sistemas antes da votação, que será realizada no domingo, 30. A emissão, realizada no subsolo do edifício-sede da Corte, em Brasília, foi aberta à imprensa e contou com representantes da Polícia Federal, Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Forças Armadas, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e dos partidos políticos PV, PCdoB e Cidadania.

Durante o evento, foram aferidos os sistemas de Gerenciamento de Totalização (SISTOT), Receptor de Arquivos de Urnas (RecArquivos), Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos) e Transportador WEB, e a equipe atestou que correspondem aos lacrados no TSE em setembro. Também não foram identificados problemas durante as operações.

O relatório, importante para contestar não haver fraudes, foi impresso na presença de todos e comprovou que não há votos computados para nenhum dos candidatos. Em entrevista aos jornalistas, o secretário de TI do Tribunal, Júlio Valente, lembrou que esses sistemas passaram por uma etapa de fiscalização por diversas entidades durante um ano. “Todos puderam vir ao TSE acompanhar o desenvolvimento dos sistemas e, a partir daí, nós lacramos aquilo que foi fiscalizado, acompanhado efetivamente por todas as instituições fiscalizadoras”, afirmou, ao acrescentar que “o que nós comprovamos agora é que, aquilo que está sendo de fato executado, os sistemas que estão no ar, são aqueles que foram lacrados”.

A zerésima é um relatório emitido antes da votação que comprava não haver nenhum voto contabilizado nas urnas eletrônicas para nenhum dos candidatos. No domingo, 30, antes da votação começar, cada urna eletrônica vai emitir um relatório comprovando que não existe voto no equipamento.

Fonte:Jovem Pan
()
30
Out/22

TSE reforça proibição de uso de armas e celulares em seções eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça na véspera do 2º Turna das Eleições que é proibido utilizar aparelhos eletrônicos na cabine de votação (celulares, tablets e máquinas fotográficas, por exemplo). Eleitoras e eleitores deverão deixar o celular com os mesários antes de votar. 

O aparelho ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto. A medida visa proteger o eleitorado de eventuais coações e garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal. O TSE também orienta os eleitores a levarem o número de seus candidatos anotados em um papel para a seção eleitoral.

No dia das Eleições, o porte de armas é proibido nos locais de votação, no perímetro de 100 metros das seções eleitorais e em outras localidades eleitorais. Colecionadores, atiradores e caçadores também não podem transportar armas e munições, em todo o território nacional. A medida se estende às 24 horas que antecedem e sucedem o pleito.

As normas estão previstas na legislação brasileira, e o cumprimento das leis e das decisões judiciais não é algo opcional, mas obrigatório. A vedação do acesso de celulares e demais equipamentos de gravação ou transmissão na cabine eleitoral já era prevista no parágrafo único do artigo 91-A da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições.

A proibição do uso de armas está prevista no artigo 141 do Código Eleitoral. O descumprimento pode acarretar prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, previsto nos artigos 14 e 16 da Lei n° 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento. As medidas têm por objetivo proteger o exercício do voto de toda e qualquer ameaça, concreta ou potencial. Além disso, busca prevenir confrontos armados derivados da violência política.

Fonte:Bahia Notícias
()
30
Out/22

Eleitor pode votar hoje mesmo que não tenha comparecido no 1º turno

Basta que o título de eleitor esteja regularizado

O eleitor que não votou no primeiro turno poderá votar normalmente neste domingo (30), quando será realizado o segundo turno das eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta que o título de eleitor esteja regularizado.

Isso é possível porque o TSE trata cada turno como uma eleição independente. Dessa forma, o eleitor poderá votar se estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral, ou seja, o título eleitoral não pode estar cancelado ou suspenso.

Caso não tenha votado, o prazo para justificar ausência no primeiro turno é 1º de dezembro de 2022. Já a ausência no segundo turno deve ser justificada até 9 de janeiro de 2023. Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno.

Os eleitores que porventura não votarem e nem justificaram a ausência terão mais uma ferramenta para regularizar o não comparecimento às urnas. A nova versão do aplicativo e-Título possui a opção justificativa de ausência para que o eleitor faça o seu pedido de justificativa online e anexe o documento comprobatório do motivo da ausência.

Em seguida será gerado um código de protocolo para acompanhamento e o requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título do eleitor ou da eleitora para análise. Após a decisão, a pessoa será notificada.

Se a opção for pela entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral. O formulário deve ser impresso e preenchido com os dados pessoais e a justificativa da ausência, anexando os documentos comprobatórios. O requerimento deverá ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou ser enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Multa

Caso não justifique dentro do prazo, além de pagar uma multa de R$ 3,51, a pessoa fica impedida de retirar documentos como passaporte e RG; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; entre outras consequências. A multa pode ser paga por meio de boleto (Guia de Recolhimento da União - GRU), do PIX ou de cartão de crédito.

Cancelamento

O título é cancelado quando o eleitor falta às urnas por três eleições seguidas e não justifica a ausência nem paga a multa. Já a suspensão ocorre quando não há cumprimento do serviço militar obrigatório, condenação criminal transitada em julgado ou condenação por improbidade administrativa.

Fonte:Agência Brasil
()
30
Out/22

Lula e Bolsonaro chegam no fim da campanha empatados, confirma Paraná Pesquisas

Lula e Bolsonaro chegam no fim da campanha empatados, confirma Paraná Pesquisas

A poucas horas do início da votação deste domingo (30), os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) registram empate nas intenções de voto para presidente da República.

De acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, apenas 0,8 ponto percentual os separam se forem considerados os votos válidos, excluindo os indecisos que ainda restam e aqueles que pretendem votar branco ou anular o voto.

Este levantamento confirma o anterior, no começo da semana, com pequena variação: a diferença entre os candidatos estava situada em 0,4 ponto percentual.

Nesse cenário, Lula soma 50,4% das intenções de voto, com Bolsonaro na cola, somando 49,6%,

O Paraná Pesquisas também registrou os números do cenário espontâneo, quando o eleitor menciona o candidato em quem pretende votar (44,9% a 43,3%) ou na estimulada, quando escolhe uma opção os nomes apresentados (47,1% a 46,3%),

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.400 eleitores presencialmente, face a face, em 166 municípios nos 26 Estados e no Distrito Federa, e registrou o levantamento na Justiça Eleitoral sob nº BR-09573/2022.

Veja os números para presidente em votos válidos:

Fonte:Diário do Poder
()
30
Out/22

Ipec: Lula tem 54%, e Bolsonaro, 46% dos votos válidos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na disputa presidencial de segundo turno, segundo pesquisa Ipec divulgada neste sábado (29). Às vésperas do pleito decisivo, o petista registra 54% das intenções de votos válidos contra 46% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

O resultado do levantamento mostra estabilidade em relação ao estudo anterior, divulgado no último dia 24 de outubro. A margem de erro de é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os votos válidos, que exclui os brancos e nulos, é usado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para totalizar o resultado das eleições.

Em relação aos votos totais, Lula também está na frente com 50% . Bolsonaro tem 43%. A pesquisa deste sábado do Ipec mostra que os que pretendem votar em branco ou anular no próximo dia 30 somam 5%, e os indecisos, são 2%.

O Ipec ouviu 4.272 brasileiros de quinta (27) a sábado (29), em 236 municípios do país. A sondagem foi contratada pela TV Globo e o registro na Justiça Eleitoral é BR-05256/12.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial do TSE.

Até o instante de apertar o botão na urna, diversos fatores podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam, e não um único indicador.

No primeiro turno, no dia 2 de outubro, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. A terceira colocada, Simone Tebet (MDB), ficou com 4,2% e Ciro Gomes (PDT), com 3%.

Abstiveram-se 33 milhões de eleitores, o equivalente a 21% do eleitorado do país. Os votos em branco ou nulos para presidente no primeiro turno somaram 5,5 milhões, o correspondente a 4,4% dos que compareceram às seções.

Fonte:FOLHA
()
30
Out/22

Ipec-BA: Jerônimo e ACM Neto aparecem empatados

A última pesquisa Ipec (antigo Ibope) do segundo turno das eleições para governador da Bahia, contratada pela TV Bahia e divulgada neste sábado (29), apresenta os números da disputa em votos válidos. O candidato Jerônimo (PT) aparece com 51% dos votos válidos, seguido de ACM Neto (União Brasil), com 49%

De acordo com o Ipec, os números indicam que os candidatos estão tecnicamente empatados na reta final do segundo turno.

Na primeira pesquisa Ipec do segundo turno, divulgada no dia 21 de outubro, Jerônimo aparecia com 52% dos votos válidos, enquanto ACM Neto tinha 48%.

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Entre os eleitores da Bahia, 91% garantem que a decisão do voto é definitiva, e 9% indicam que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

A pesquisa ouviu duas mil pessoas, entre os dias 27 e 29 de outubro, em 92 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 02006/2022 (TRE) e BR – 086052022 (TSE).

Resultado dos votos válidos

  • Jerônimo Rodrigues (PT): 51% (obteve 52% na pesquisa anterior)
  • ACM NETO (União Brasil): 49% (obteve 48% na pesquisa anterior)

Pesquisa analisou também os votos totais

A pesquisa do Ipec analisou também a intenções de votos totais, quando são consideradas as menções aos candidatos e também votos brancos, nulos e indecisos. Nesse cenário, Jerônimo aparece com 48% das intenções de voto, enquanto ACM Neto tem 47%.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 21 de outubro, Jerônimo tinha o mesmo percentual (48%), contra 44% de ACM Neto.

Na pesquisa divulgada neste sábado, votos brancos e nulos somam 2%, índice que foi de 5% na anterior. Não sabem ou não souberam opinar outros 3%, mesmo índice do levantamento anterior.

Resultado de votos totais

  • Jerônimo Rodrigues (PT): 48% (mesmo percentual da pesquisa anterior)
  • ACM Neto (União Brasil): 47% (obteve 44% na pesquisa anterior)
  • Branco ou nulo: 2% (foram 5% na pesquisa anterior)
  • Não sabem ou preferem não opinar: 3% (mesmo percentual da pesquisa anterior)

Análise da intenção espontânea de voto

Na sondagem espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Jerônimo (PT) tem 44%, e ACM Neto aparece com 43%.

Os percentuais são similares ao da primeira pesquisa, divulgada em 21 de outubro.

Resposta espontânea e única

  • Jerônimo: 44% (obteve 41% na pesquisa anterior)
  • ACM Neto: 43% (obteve 40% na pesquisa anterior)
  • Outros: 1% (mesmo índice da pesquisa anterior)
  • Branco ou nulo: 3% (foram 6% na pesquisa anterior)
  • Não sabem ou preferem não opinar: 9% (foram 13% na pesquisa anterior)

A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos

Fonte:G1
()
30
Out/22

Ipec: Jerônimo lidera última pesquisa da campanha com 51%, contra 49% de ACM Neto

O candidato ao governo do estado Jerônimo Rodrigues (PT) lidera a última pesquisa eleitoral do Ipec, publicada na noite deste sábado (29) pela TV Bahia. O petista alcançou 48% das intenções de voto, enquanto seu adversário ACM Neto (União) aparece com 47%. Com isso, os candidatos estão tecnicamente empatados.

As intenções de voto nulos ou em branco somam 2%, enquanto 3% ainda se diz indeciso quanto à disputa pelo governo do estado.

Considerando apenas os votos válidos, quando brancos, nulos e indecisos são excluídos, Jerônimo tem 51% da preferência dos baianos, contra 49% de ACM Neto. Esse modelo de contagem, que ignora brancos, nulos e indecisos, é o utilizado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração e na divulgação de resultados.

No primeiro turno, Jerônimo obteve 49,45% dos votos válidos, enquanto ACM Neto ficou com 40,8%, conforme dados do TSE.

O Ipec entrevistou presencialmente 2.000 eleitores em 92 municípios baianos, entre os dias 27 e 29 de outubro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº BA-02006/2022.

Fonte:Bahia Notícias
()
29
Out/22

Moto CB 250 Twister furtada no DF é recuperada pela PRF em São Desidério

Veículo portava placa idêntica a de outra moto, na tentativa de escapar de fiscalizações da polícia.

U ma motocicleta furtada foi recuperada, durante fiscalização da PRF na BR- 135, em São Desidério, na Região Oeste da Bahia. O caso aconteceu na manhã deste sábado (29/10).

Policiais rodoviários federais fiscalizavam na altura do quilômetro 135 da rodovia, quando abordaram uma motocicleta Honda/CB 250 Twister, conduzida por um homem de 21 anos.

Após um procedimento detalhado de identificação, foi constatado que o veículo estava com os caracteres originais adulterados e portava uma placa idêntica a de outra moto.

Foi feita uma consulta no sistema informatizado, quando os policiais descobriram que a motocicleta possuía registro de furto, ocorrência datada de 01/10/2020, em Brasília (DF).

Aos policiais, o condutor relatou que desconhecia a origem fraudulenta do veículo. Disse também que pagou pela moto o valor de 13.000 reais.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

A PRF alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo oriundo de crime.

Fonte:PRF
()
29
Out/22

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar neste domingo

Quem tem título em situação regular deve exibir documento com foto

Dos mais de 156,5 milhões de eleitores registrados para votar no segundo turno neste domingo (30), cerca de 118 milhões, o que corresponde a 75,5% do total do eleitorado, estão com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Outros 38,4 milhões, totalizando 24,48% dos eleitores, ainda não realizaram a coleta de impressões digitais. Apesar do cadastro biométrico estar suspenso desde 2020 para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que todos com situação eleitoral regular poderão votar, mesmo sem as digitais registradas. Ou seja, a ausência da biometria não impede o exercício do voto. 

O eleitor sem registro biométrico poderá se identificar com apresentação de um documento válido. Este documento pode ser o e-Título, se o aplicativo (app) tiver a fotografia do eleitor. Caso contrário, será preciso apresentar um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho.

Veja aqui a lista completa de documentos válidos para votar. 

O aplicativo e-Título está disponível para smartphones tablets e pode ser baixado na Google Play e na App Store. A data limite para fazer o download do app e emitir o documento digital neste segundo turno do pleito é até este sábado (29). Quem deixar para o dia da eleição não conseguirá abrir o app

O TSE ressalta que, assim como no primeiro turno, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação com o celular. Também está proibido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.

Local de votação

Pelo Portal do TSE, é possível descobrir o local na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.

Ainda na página principal do tribunal há outra possibilidade de consulta. Basta acessar “Autoatendimento do Eleitor”, “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para obter os dados. Essas informações também podem ser conferidas diretamente no aplicativo e-Título. 

Além dessas opções, é possível consultar o local de votação pelo chatbot (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas) do TSE no WhatsApp. Basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 ou clicar no link e salvar o contato para receber os conteúdos do assistente virtual.

O eleitor deve acessar o menu principal, clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, em “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou Cadastro de Pessoas Físicas - CPF.

Biometria

Apesar de ser utilizada desde 2008, a identificação biométrica virou polêmica nas eleições deste ano, após falhas na identificação e no trabalho de coleta das digitais que não tinham sido cadastradas anteriormente. As medidas causaram filas e demora na conclusão da votação. Eleitores relataram ter ficado cerca de três horas na fila. 

Com esse tipo de sistema, ao chegar à seção de votação, o eleitor apresenta documento com foto, título de eleitor ou o aplicativo e-Título para quem já tem biometria cadastrada. Em seguida, coloca a digital no aparelho que faz o reconhecimento, sendo liberado para votação na urna eletrônica. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, antes do uso da biometria, a identificação dos eleitores dependia exclusivamente do trabalho dos mesários que, por se tratar de intervenção humana, poderia ocasionar erros e fraudes na votação.

A identificação biométrica foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de 2008, nas cidades de São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO). Em seguida, nas eleições gerais de 2010, a biometria passou a ser usada em mais 57 municípios, e cerca de 1,1 milhão de eleitores ficaram aptos a votar dessa forma.

Nas eleições de 2014, os eleitores com biometria passaram de 21 milhões. Em 2018, o número superou 85 milhões, chegando a quase 120 milhões em 2020. 

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é ter 100% do eleitorado reconhecido pela digital nas eleições de 2026.

Fonte:Agência Brasil
()
29
Out/22

Bom Jesus da Lapa: Homem preso em flagrante é denunciado por homicídio de criança de dois anos

Um homem foi denunciado pelo Ministério Público estadual pelo homicídio do enteado de dois anos de idade, em Bom Jesus da Lapa. Na denúncia, oferecida hoje, dia 28, pelo promotor de Justiça José Franclin Andrade de Souza, o homicídio é agravado por motivo torpe, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e pelo fato da criança ter dois anos e estar sob seu poder na condição de padrasto. Ele foi preso em flagrante no dia 23, após ter levado o menino para o hospital, onde, conta a denúncia, com o objetivo de “dissimular a razão da morte”, teria alegado que a criança “estava com respiração ofegante, em razão de tê-la apertado no pescoço em tentativa de reanimá-lo”.

Na denúncia, o promotor de Justiça conta que o denunciado convivia em união estável com a mãe da criança há cinco meses. A mãe contou, em depoimento, que o filho tinha medo do padrasto, mas ela não “suspeitava de nada”. A denúncia revela que ele agredia a criança para “descontar” o ciúme que sentia da mãe. No dia do crime, após uma festa, a mãe da vítima, que era cozinheira em um restaurante da cidade, foi trabalhar e deixou o filho de dois anos com o padrasto que “decidiu matar a criança por causa do ciúme”. O promotor de Justiça José Franclin pediu ainda que seja mantida a prisão preventiva do denunciado.

Fonte:Cecom/MP
()
29
Out/22

Gás de cozinha deve ficar mais barato a partir de terça-feira, informa Acelen

A partir de terça-feira (1º) haverá redução de 6,7% no preço do gás de cozinha, chamado de GLP. De acordo com informações da Acelen, responsável pela Refinaria de Mataripe, os preços dos combustíveis produzidos na região de São Francisco do Conde, no recôncavo baiano, seguem critérios de mercado.

Tais critérios, como indica a empresa, considera variáveis como custo do petróleo, que são adquiridos a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo. A Acelen, que é responsável por cerca de 30% da produção industrial da Bahia, diz que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

Fonte:Bahia Notícias
()
29
Out/22

Senador Heinze pede analise urgente de impeachment de Moraes

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – protocolou, nesta sexta-feira, 28, um requerimento que cobra a deliberação urgente da petição 9/21, que trata do processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal – STF -, Alexandre de Moraes.

O parlamentar explica que a movimentação é uma tentativa de pressionar o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, a pautar os vários pedidos de impedimento do membro da Suprema Corte.

“Abusos sequenciais estão sendo cometidos e a sociedade clama por uma resposta do Senado Federal, que vem se omitindo por decisão unilateral. Diante da gravidade das ações desse ministro, o Senado não pode permanecer inerte, sob pena de tornar-se cúmplice dos abusos cometidos”, expõe Heinze.

No requerimento, além de destacar que a petição está parada na presidência da Casa há mais de um ano e meio, Heinze apresenta novas denúncias. Segundo ele, não encontrando obstáculos, Moraes continua sua escalada autoritária afrontando a Constituição e as liberdades individuais.

“Esse ministro precisa ser contido. Os últimos atos de censura, impostos por ele, demonstram seu caráter autoritário e constituem, cada um deles, crimes de responsabilidade que justificam a sua destituição. Precisamos interromper essa sequência de atos ilegais e inconstitucionais que ameaçam o Estado de Direito e a ordem democrática”, afirma.

A expectativa do senador gaúcho é de que outros parlamentares se somem ao seu requerimento e ajudem a pressionar a inclusão da matéria na pauta do Senado, ainda neste mês de novembro.

“Estamos conversando com todos os senadores e nossa agenda prioritária nas próximas semanas é votar o meu requerimento e, já sequência, deliberar sobre os abusos desse ministro”, garante.

Fonte:Ascom Senador Heinze
()
29
Out/22

Jerônimo deve ser eleito novo governador da Bahia

Última rodada da pesquisa antes da votação mostra, mais uma vez, a sólida liderança do petista



Tudo indica que neste domingo, 30, será dia de consagração para o candidato Jerônimo Rodrigues (PT), que, de figura desconhecida da maioria da população no início da campanha, chega às vésperas da eleição como franco favorito para vencer o pleito.

A última rodada da pesquisa AtlasIntel/A TARDE antes da votação mostra, mais uma vez, a sólida liderança do petista. Segundo o levantamento, ele obteve 54% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (União Brasil) ficou com 46%.  



Os números reforçam um cenário eleitoral bastante estabilizado. Na avaliação do CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, é improvável qualquer alteração mais profunda no quadro configurado pelos últimos levantamentos.  

“Ele [Jerônimo] liderou ao longo de um período bastante relevante, antes também do primeiro turno, quando as pesquisas mostravam uma vitória do ACM Neto no primeiro turno, a gente já mostrava que num cenário de segundo turno o Jerônimo provavelmente levaria. Então, eu acho que a pesquisa Atlas antecipou esse desfecho muito melhor do que qualquer outra”.

Em relação à pesquisa divulgada na quarta-feira, 26, a diferença entre os dois candidatos caiu pouco mais de um ponto percentual, dentro da margem de erro, mas confirmando a consolidação da vantagem petista. Roman acredita ser um movimento natural do momento das campanhas.

“ACM Neto teve um protagonismo um pouco maior na mídia nos últimos dias e isso pode explicar um pouco essa suave subida, por mais que esteja dentro da margem de erro, mas não muda certamente as chances muito maiores de Jerônimo ganhar”, analisa.

Nos votos totais, o candidato do PT teve 52,3% da preferência, o ex-prefeito de Salvador ficou com 45,2%, enquanto votos brancos e nulos somaram 1,2% e pessoas que não souberam responder 1,3%.

Jerônimo Rodrigues venceu em todas as regiões do interior da Bahia consideradas pela pesquisa AtlasIntel/A TARDE: Feira de Santana (60,7%), Juazeiro (53,9%), Barreiras (50,5%), Itabuna/Ilhéus  (55,8%) e Vitória da Conquista (48,9%).

No quesito gênero, chama atenção a acentuada diferença entre os dois candidatos no eleitorado feminino. A maioria das mulheres que participaram do levantamento, 55,4%, disse votar em Jerônimo, enquanto 42% preferem ACM Neto.  

Petista competitivo

A disputa entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto se mostrou desigual desde o começo quanto ao grau de reconhecimento dos candidatos por parte da população. Apesar de secretário da Educação no governo Rui Costa (PT) e da trajetória no seu grupo político, Jerônimo chegou à sua primeira disputa eleitoral contra um adversário já duas vezes prefeito de Salvador e com uma tradição política carregada no nome.

Mesmo assim, turbinado pelo apoio e imagem do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa, Jerônimo conseguiu se mostrar competitivo e simbolizar a continuidade do projeto que o PT tem protagonizado na Bahia nos últimos anos.

A pesquisa mostra, por fim, que Jerônimo Rodrigues continua se beneficiando da alta aprovação de Rui Costa e do seu governo. A maioria dos eleitores, 56,2%, respondeu aprovar o desempenho do governador, enquanto 30,9% desaprovam.

Fonte:A TARDE
()
29
Out/22

Instituto Veritá: ACM Neto tem 51,9% dos votos válidos, e Jerônimo, 48,1%

A pesquisa do Instituto Veritá divulgada nesta sexta-feira (28) aponta que o ex-prefeito da capital baiana ACM Neto (União Brasil) tem 51,9% dos votos válidos. O petista Jerônimo Rodrigues aparece com 48,1%.

Levando-se em consideração os votos nulos, brancos e de eleitores que não responderam ou não souberam dizer, ACM Neto tem 49,6%, e Jerônimo, 45,9%. Do total de entrevistados, 1,4% disseram que votarão nulo ou em branco e 3,2% deixaram de responder ou não sabem em quem votar.

Para o levantamento, realizado entre 25 e 27 de outubro, foram entrevistadas 2.010 pessoas de 52 municípios baianos. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança não foi detalhado, e os dados foram colhidos por iniciativa do próprio instituto. A pesquisa é registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-06238/2022.

Fonte:R7
()