Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
10
Nov/22

Barreiras se prepara para mais um Natal de Luz

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, está empenhada em garantir um Natal acolhedor e iluminado aos barreirenses e assim, deixar a Capital do Oeste pronta para a data mais esperada do ano. Equipes da secretaria se revezam na montagem da decoração em ruas, praças e pontos de maior circulação das pessoas. Trata-se do “Natal de Luz da Cidade do Futuro”, proposta que integra o Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana.

“Sabemos como é importante criar um clima natalino na cidade. As pessoas se sentem acolhidas e motivadas a passear com a família nas ruas, iluminadas e decoradas. Para o comércio também é estratégico ter uma iluminação que motive as pessoas a fazerem suas compras natalinas e se confraternizarem. Vamos deixar tudo pronto para que o barreirense celebre o nascimento de Cristo com harmonia, paz e muita luz”, destaca o prefeito Zito Barbosa.

A instalação das peças decorativas já pode ser vista ao longo de toda a BR 242 e nas avenidas Clériston Andrade, Antônio Carlos Magalhães e Benedita Silveira. Outros pontos também receberão a decoração, como as rotatórias do Galego Lanches, Câmara de Vereadores e Hotel Morubixaba, além das praças com atenção especial para Castro Alves, no Centro. Assim como em anos anteriores, o Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger receberá uma iluminação diferenciada com enfeites, peças decorativas e túnel de luzes.

Este ano a decoração de Natal da Capital do Oeste será ampliada com a instalação de enfeites nos postes metálicos da Câmara de Vereadores até a loja Havan, instalação de enfeites nos 309 postes metálicos da Ponte sobre o Rio Grande à rotatória da Vila Amorim, passando pela rodoviária. Também toda a Praça Castro Alves e Cais da cidade.

Fonte:Dircom PMB
()
10
Nov/22

Seletiva para Vagas de Emprego no Grupo Santo Antonio!

Fonte:Grupo Santo Antonio
()
10
Nov/22

Reajuste em colégios privados será de até 15% na Bahia, afirma Sindicato das Escolas Particulares

O Sindicato das Escolas Particulares (Sinep) indica, para o próximo ano letivo, que as escolas particulares da Bahia devem aplicar reajustes nas mensalidades entre 9% e 15%. O aumento leva em consideração fatores como a redução número de alunos matriculados e descontos que precisaram ser ofertados durante o período da pandemia da Covid-19, quando o modelo de aulas remotas foi implantado.

Em Salvador e região metropolitana, existem cerca de 1.500 escolas da rede particular e a expectativa do Sinep é que a maioria aumente os preços cobrados.

O reajuste médio nas mensalidades é maior que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desse ano, que é de 5,6%, divulgado pelo Banco Central.

"As escolas particulares perderam alunos da educação infantil, deram altos descontos e tiveram que fazer altos investimentos para realizar as aulas remotas. Isso gerou uma descapitalização muito grande das escolas", afirmou o presidente do Sinep, Tadeu Coelho.
Em uma escola de educação infantil e fundamental em Salvador, no bairro de Itapuã, a previsão de reajuste é estimado entre 10% a 15%. A diretora afirma cerca de 70 alunos saíram durante o período de pandemia, a grande maioria do ensino infantil.

"Tivemos gastos com recursos tecnológicos, a internet e a preparação dos colaboradores para utilizar os equipamentos. Precisamos fazer investimentos para se adequar ao momento atual", disse Jordânia Santos, diretora da unidade de ensino.

Pai celebra ao saber que escola das filhas não terá reajuste

Mauro Carvalho, pai de duas meninas na educação infantil, retirou suas filhas da escola durante a pandemia. Hoje, se anima por não ter reajuste comunicado pela instituição particular.

"Recebemos o e-mail para fazer a rematrícula e não consta nada sobre o reajuste, o que vai ser uma coisa boa. A princípio, ano que vem vamos continuar com o mesmo preço desse ano", disse.
Procon alerta que reajuste precisa ser justificado

De acordo com o Procon, as escolas particulares podem aumentar as mensalidades caso justifiquem ao consumidor e a adição esteja dentro das margens.
"Ao detectar o reajuste abusivo, fora da inflação e da oferta pedagógica, nós orientamos que denunciem ao Procon", disse Tiago Venâncio, superintendente do Procon.

Em nota, o Ministério Público da Bahia alertou os consumidores sobre os eventuais abusos de unidades de ensino na exigência de materiais. A ação busca esclarecer possíveis excesso na lista solicitada pelas escolas.

Fonte:G1
()
10
Nov/22

Bolsonaro nomeia novo ministro para o TSE

Nome de André Ramos Tavares integra lista tríplice do STF; presidente seguiu recomendação, mas atrasou medida em 6 meses

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou na 4ª feira (9.nov.2022) o advogado André Ramos Tavares para a vaga de ministro substituto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Eis a íntegra do ato (70 KB).

Há menos de 2 meses de deixar o posto de presidente da República, Bolsonaro encerrou o impasse, que se estendeu por mais de 6 meses, com tensões com o TSE.

O nome de Ramos Tavares encabeçava a lista tríplice enviada ao Planalto pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 4 de maio. Com o apoio do vice-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, o advogado obteve 9 votos entre os 11 ministros da Corte.

Na sequência, vieram: Fabrício Juliano Mendes Medeiros (com 8 votos) e Vera Lúcia Santana Araújo (com 7 votos).

Quando recebeu as indicações, Bolsonaro reclamou com aliados por considerar os candidatos alinhados à esquerda, mas acabou aceitando o nome mais votado da lista tríplice.

André Ramos Tavares é doutor e mestre em Direito pela PUC-SP e ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

A vaga no TSE foi aberta pela saída do ministro Carlos Mário Velloso Filho. O advogado renunciou em março por motivos de saúde. Ele ficaria no posto até agosto de 2023 e seria responsável por questões envolvendo propaganda eleitoral durante as disputas deste ano. A ministra Cármen Lúcia assumiu a função. ...

O TSE é composto por 7 ministros, sendo 3 do STF, 2 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e 2 advogados com notório saber jurídico. Há, ainda, igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias.

Fonte:Poder 360
()
10
Nov/22

Feirinha ‘Luar do Cerrado’ é manifestação popular em São Desidério

Manifestação popular de São Desidério, a Feirinha Luar do Cerrado já é tradição no município e a cada edição está melhor. A feira é organizada pela Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). Na noite desta quarta-feira (09), a Praça Abelardo Alencar recebeu mais uma edição do evento.

Artesanato, comidas e bebidas típicas da culinária da região, turismo, cultura, música, lazer, informação, diversão, encontros e muita criatividade marcaram a feirinha noturna. “Faço questão de vir a cada edição, porque é um evento que só acontece uma vez ao mês, e sempre gosto de conferir as novidades, comprar, encontrar os amigos e olhar o movimento”, revela a estudante Fernanda Santos.

Muitos expositores partiram da temática alusiva ao Novembro Azul e muita criatividade para atrair clientes e visitantes. “A cada edição temos que procurar sempre fazer o melhor e entregar um bom produto para nossos clientes. Sempre me esforço para participar todo mês e estou muito satisfeita com os resultados obtidos até agora”, explica a expositora Gerolina Lima, que se desloca do povoado de Penedo para participar da feirinha.

Nesta edição, o cantor Nascimento dos Teclados fez a apresentação musical. A feirinha Luar do Cerrado é realizada uma vez a cada mês e já se consolidou como uma vitrine de negócios do pequeno produtor.

Fonte:Ascom SD
()
10
Nov/22

A volta dos que não foram: partido de João Leão começa a negociar retorno à base petista

Após nove meses do rompimento, Jerônimo Rodrigues (PT) já indicou que vem dialogando diretamente com deputados progressistas, mas não abriu as portas para a sigla

O vice-governador João Leão (PP) fez uma aposta de milhões nestas eleições. Talvez uma das maiores deste pleito. Rompeu com o governador Rui Costa (PT) e migrou para o campo de ACM Neto (União). O prêmio, no entanto, foi de centavos. Ele - que além de vice-governador, tinha cargos e secretarias no governo - acabou ficando apenas com uma cadeira na Câmara dos Deputados e ainda corre o risco de perder a liderança do partido. Do período de campanha, restou somente a dúvida sobre o futuro do PP e a lembrança de um vídeo em que Leão aparece prometendo “dar um couro no PT”.

Ao migrar para o lado de ACM Neto, Leão levou com ele os deputados do partido. Dez dias após o resultado das urnas, a dúvida que fica é quanto tempo os ex-aliados precisarão para se aproximar do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Ao Jornal da Metropole, o deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP) confirmou que alguns correligionários da sigla defendem que essa aliança seja feita. De acordo com ele, já houve uma reunião da executiva do partido pós-eleição, mas a possibilidade ainda não foi colocada na mesa. O deputado acredita, porém, que o PP deve fazer uma “reconstrução”, dialogando com sua base, para tomar a melhor decisão.

Presidente nacional do PP, o deputado Cláudio Cajado segue na mesma linha. Para ele, o partido ainda precisa se ajustar internamente. O parlamentar, contudo, faz uma ressalva sobre como ocorrerá a possível reaproximação, “já que o interlocutor geralmente é o líder do partido”, neste caso João Leão. O governador eleito já indicou que vem dialogando diretamente com deputados, mas não abriu as portas para a sigla. “Com o partido ainda é muito difícil porque o presidente está de uma forma que não dá pra gente poder conversar nesse momento”, disse Jerônimo na última terça-feira, durante a entrega de um colégio em Salvador.

Se os deputados ainda precisam de tempo para avaliar a aproximação com o governo de Jerônimo, parte dos prefeitos do partido já foi antes mesmo do resultado do pleito pelo Palácio de Ondina. Foram eles que protagonizaram, após o resultado do 1º turno, a debandada do lado de Neto. Prefeitos como Peba, de Itapebi; Djalma Anjos, de Novo Horizonte; Willian de Alemão, de Dário Meira; e Reges Aragão, de Ituberá, foram alguns dos nomes que declararam apoio à candidatura de Jerônimo Rodrigues. João Leão, por sua vez, radicalizou. Após 14 anos de aliança com o PT, ele chegou a dizer que era preciso "expurgar" o partido da Bahia e ainda declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL).

O rompimento e a mudança de postura de João Leão frente aos ex-aliados aconteceu em março deste ano, após o vice-governador tomar conhecimento, via imprensa, que o acordo que faria ele assumir o governo tinha caído por terra. Em entrevista à Rádio Metropole, o senador Jaques Wagner (PT) revelou que Rui Costa ficaria no governo até o final do mandato. Até então, o acordo era que o governador renunciaria ao cargo para disputar o Senado, abrindo caminho para Leão assumir o governo por 9 meses.

Dias depois, o PP anunciou o rompimento, ressaltando que considerava "inaceitável" a quebra do acordo e destacando ainda a "indelicada comunicação da decisão". Na base de Neto, o partido chegou como grande aliado, figurando a candidatura ao Senado, com Cacá Leão. Somando 25,24% dos votos, o filho do vice-governador não conseguiu se eleger e perderá, a partir de fevereiro, sua cadeira na Câmara dos Deputados. O pai foi eleito, mas sem muita facilidade. Na ordem dos mais votados, ele foi o 30º dos 39 deputados federais eleitos. Nas eleições proporcionais, o partido conseguiu manter as 4 cadeiras na Câmara dos Deputados e as 6 na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Fonte:METRO 1
()
10
Nov/22

PT vai culpar Bolsonaro por promessas que não conseguirá cumprir

Lula terá que adiar ou cancelar compromissos no começo do mandato; mudanças no Imposto de Renda devem ficar para depois

Para justificar o não cumprimento, no início do mandato, de promessas feitas pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o PT pretende usar a alegação de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou um rombo no Orçamento. Alguns compromissos de campanha terão de ser adiados, e o partido vai tentar apontar Bolsonaro como culpado pelo atraso. O partido decidiu apresentar as propostas aos eleitores apesar da falta de previsão para arcar com essas despesas.

De início, parlamentares petistas articulam a liberação de verbas para bancar para famílias carentes o auxílio de R$ 600 e de R$ 150 extras por filho até 6 anos. Mas o crédito será insuficiente para atender a todos os compromissos de campanha do novo governo.

"Bolsonaro vai deixar para o Brasil uma herança maldita: um rombo gigantesco nas contas públicas, e o país em estado de calamidade pública", declarou o senador Humberto Costa (PT-PE). O líder do PT no Senado, senador Paulo Rocha (PA), adotou o mesmo discurso. "O rombo deixado pelo atual governo 'engessa' a proposta para o ano que vem. Estamos dialogando com todas as forças políticas em busca de soluções", disse.

Nos bastidores, a ideia é convencer o eleitor de Lula de que a "herança maldita" é o motivo para o adiamento de questões como a isenção do Imposto de Renda para pessoas que recebam até R$ 5.000. Nesse caso, não se trata de negociar recursos, mas de deixar de arrecadá-los. A isenção, prometida por Lula durante a campanha eleitoral, pode tirar até R$ 40 bilhões por ano dos cofres do governo.

O deputado federal Enio Verri (PT-PR) admitiu que "não há tempo para incluir o Imposto de Renda" , destacando a proximidade com o fim do ano legislativo. "Estamos discutindo o que é extremamente urgente", disse Verri. "Não há brechas nas previsões, e sim déficit", completou.

O próprio relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), declarou que as contas, sem as promessas de Lula, estão com um déficit na casa dos R$ 65 bilhões. Por isso, o "espírito da PEC" será o de garantir somente os programas sociais "indispensáveis e inadiáveis". "Essa PEC vai ser aprovada por unanimidade da Câmara e do Senado", disse.

Porém, para justificar o atraso nos compromissos, aliados de Lula afirmam que o déficit será mais de cinco vezes maior do que o previsto por Castro. Em entrevista, o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) estimou rombo de R$ 350 bilhões. Por isso, segundo o parlamentar, o governo de transição precisa se atentar às despesas emergenciais. Além do Bolsa Família, recursos para o SUS, Farmácia Popular e aumento do salário mínimo acima da inflação devem entrar na conta.

Apesar de manter entre as prioridades o aumento do salário, a promessa de acréscimo de 2% feita por Lula durante a campanha não deve se concretizar. Senador eleito pelo PT e articulador da questão orçamentária no Congresso, Wellington Dias (PI) já afirmou que o ganho real salarial deve ficar entre 1,3% e 1,4%.

Na equipe de transição de Lula, o senador Omar Aziz (PSD-AM) estimou que a PEC deve liberar cerca de R$ 175 bilhões para atender questões prioritárias e afirmou que o aumento do salário mínimo está incluso. "O compromisso não é com o Lula, mas com a sociedade brasileira. Até que a gente possa voltar ao crescimento", disse.

A ideia, no entanto, é que, na PEC, a equipe de Lula indique quais políticas precisariam extrapolar o teto, mas sem a imposição de valores. Quem vai determinar quanto será destinado a cada tema será o Congresso Nacional, na votação do Orçamento de 2023.

Apesar das contas apertadas, aliados do presidente eleito sugerem prever recursos para programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, e para a educação, como a merenda escolar e aquisição de ônibus escolares. Segundo o relator do Orçamento Geral da União de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), caberá à equipe de transição listar item a item do que será incluído na PEC.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), já estimou que seriam necessários R$ 200 bilhões para atender a todas as "demandas". Apesar disso, a PEC teria um valor definido para evitar resistências do Congresso Nacional a um eventual "cheque em branco" e para atrair a confiança dos investidores.

Fonte:R7
()
10
Nov/22

LEM está ganhando o Luggi Residencial - um condomínio de casas inteligentes

VCA traz Luggi Residencial, um condomínio de casas inteligentes com controle por voz Smarthouse terá dois quartos, sendo uma suíte, e quintal. Condomínio terá 14 opções de área comum e lazer.

Imagina chegar em casa com suas músicas preferidas tocando e ter um café recém feito ou um assado perfumando a cozinha? E entrar em casa sem precisar tirar tudo dos bolsos para achar as chaves?  

Os moradores do Luggi Residencial, lançamento da VCA Construtora podem ligar a cafeteira ou o forno elétrico pelo celular a caminho de casa, entrar em casa digitando sua senha de acesso na fechadura eletrônica e pedir à assistente virtual que toque suas músicas favoritas no momento em que se conectar ao Wi-Fi da residência. É tecnologia pra deixar a vida mais fácil e prazerosa.

Além de inteligentes, as casas do Luggi têm dois quartos, sendo um deles suíte com closet. E quintal, que no futuro pode abrigar uma churrasqueira para receber os amigos, virar um escritório, uma área gourmet ou o que a imaginação do morador quiser.

E 14 opções de lazer e áreas comuns para fazer pelo condomínio: tem piscina semiolímpica, sala de jogos, sala de pôquer, pomar, espaço pet, brinquedoteca, quadra poliesportiva, quadra de areia, quatro quiosques gourmets, pomar, entre outras.

E não apenas: se faltou açúcar, não precisa entrar no carro e ir comprar. O condomínio terá também um micromarket, mercado inteligente dentro do seu condomínio com sistema de autoatendimento 24h. Um novo jeito de comprar, mais rápido, prático e sem sair de casa. E facilidades como compras pelo app, ofertas personalizadas para o perfil de compras de cada cliente e segurança automatizada para bebidas alcoólicas, impedindo a compra para menores de 18 anos. Faltou carvão na hora do churrasco? Corre no mercadinho e pague com o celular.

Quer morar ou investir no Luggi Residencial?

As casas poderão ser compradas pelo programa de financiamento próprio da VCA, o VCA Facilita, com possibilidade de dividir a entrada em até 36 vezes e o restante em até 240 vezes, com parcelas sem correções por IPCA, INCC ou IGPM, apenas por taxa de referência. E para quem tem um dinheiro sobrando todo ano, ainda pode pagar parcelas intercaladas, reduzindo o valor dos boletos do financiamento. As casas têm valor a partir de R$ 199.000,00.

 “O VCA Facilita é uma grande oportunidade para quem quer comprar um imóvel com análise de crédito facilitada e sem burocracias. Pensando em quem trabalha no agro e recebe bônus de lavoura, ajustamos o programa para que o cliente possa usar o bônus para reduzir o valor das parcelas do financiamento. E ainda há a possibilidade de usar o FGTS para quitar o imóvel”, diz Clécio Pereira, diretor de expansão da VCA. “Por isso, você que trabalha no agro e tem bônus de lavoura para receber, vem conversar com a gente”.

O programa permite que mais de um imóvel seja financiado por vez, permitindo a quem quer diversificar ativos, investir no mercado imobiliário de LEM. Se é para morar, o Luggi Residencial é o primeiro lugar para você chamar de seu.

Procure nossa equipe de venda na nossa loja na Avenida Salvador, Edifício Guarujá, torre 2, sala 4. Nossa equipe de corretores está a sua espera das 8:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira e nos sábados das 8:00 às 13:00. Uma construtora que lança casas inteligentes tem a inovação no seu DNA. Se quiser comprar pelo celular, é só entrar em contato com nosso canal de vendas online e comprar um VCA de forma 100% digital, da escolha da unidade à assinatura do contrato. Fale com a gente pelo WhatsApp: 77 3025-1212.

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Nov/22

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.





Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Horario de atendimento segunda a sabado
Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Nov/22

Vaga de emprego para Operador de Pivô

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
10
Nov/22

LEM ganha amanhã o "Platta Laboratório de Análises Clínicas"

Fonte:Publicidade
()
10
Nov/22

Senador Marcos Rogério defende que relatório das Forças Armadas não prova a ‘lisura’ do processo

Fonte:JOVEM PAN
()
10
Nov/22

PRF na Bahia intensifica as ações de segurança e fiscalização na Operação Proclamação da República

Durante todo o feriado prolongado a PRF reforçará o policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade nas rodovias federais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a partir do dia 11 de novembro (sexta-feira) e até o dia 15 de novembro (terça-feira) a Operação Proclamação de República 2022. Durante este período será reforçado o policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, de acordo com as estatísticas.

O dia comemorativo da Proclamação de República ocorre, este ano, em uma terça-feira, promovendo um feriado prolongado com consequente aumento no fluxo de veículos e de ônibus de passageiros nas rodovias federais. Esses fatores contribuem para o aumento da violência no trânsito, podendo provocar elevação na quantidade de acidentes graves, feridos e mortos.

Nesse sentido, a instituição irá direcionar ações de policiamento e fiscalização com foco na segurança viária, em especial na prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito, bem como intensificar o enfrentamento à criminalidade no período da Operação. Considerando que a missão institucional da PRF é "Promover a segurança pública, protegendo vidas, garantindo a mobilidade nas rodovias federais e nas áreas de interesse da União", a Operação Proclamação de República 2022 visa garantir aos usuários das rodovias federais segurança, conforto e fluidez do trânsito.
Fique atento às dicas da PRF para uma viagem segura

A PRF recomenda algumas condutas para a realização de uma viagem segura

  • Planeje sua viagem e faça a revisão de seu veículo. É fundamental verificar a presença e o funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios. Verifique também toda a documentação do veículo e do condutor.
  • Todos os ocupantes do veículo devem portar documento de identificação, inclusive crianças e adolescentes.
  • Respeite os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedeça às placas de sinalização. Onde não existir sinalização ou se esta estiver prejudicada mantenha a velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves os acidentes.
  • O condutor e todos os passageiros do veículo DEVEM utilizar o cinto de segurança. Crianças menores de 7 anos e meio de idade devem estar utilizando o equipamento obrigatório compatível (bebê conforto, cadeirinha e/ou assento de elevação). Em caso de autuação o condutor será penalizado e o veículo ficará retido até a regularização da infração.
  • Ultrapasse sempre pela esquerda (somente em locais permitidos) e onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado a intenção de fazê-lo, dê a preferência e aguarde a vez. Sinalize toda a manobra com antecedência. Redobre a atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura. Ao ser ultrapassado não acelere, não mude a trajetória do veículo e mantenha distância segura do veículo à frente.
  • Mantenha uma distância segura do veículo que vai à frente, a fim de se evitar colisões traseiras nos casos de freadas bruscas.
  • Cuidado com os pedestres, principalmente em perímetros urbanos cortados por rodovias. Redobre a atenção e reduza a velocidade sempre que verificar a presença de pedestres nos acostamentos e às margens das rodovias.
  • É importante também sempre levar água, frutas e alimentos não perecíveis no interior do veículo, para situações inesperadas como congestionamentos e interdições de pista.
  • Caso ocorra chuva durante sua viagem, acione os limpadores de pára-brisa, diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo que segue à sua frente.
  • Evite estacionar no acostamento, caso tenha que parar, procure um local seguro afastado da pista de rolamento.
  • Ocupantes de motocicletas: devem sempre usar o capacete e manter distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”. Antes de mudar de faixa de rolamento usar os retrovisores. Não trafegue próximo a caminhões. O deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Sempre circule com o farol ligado, para facilitar a visualização da motocicleta pelos pedestres e pelos veículos que estão no sentido contrário.
  • Trafegue sempre com os faróis acesos, mesmo durante o dia. Isso aumenta a visibilidade aos demais condutores e principalmente aos pedestres, além de melhorar a percepção de distância aproximada.
Fonte:PRF BA
()
10
Nov/22

Sua Ceia de Natal é no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
()
10
Nov/22

Homem é morto a tiros durante confusão em Riacho de Santana

Gildevan morreu após ser atingido por disparos de arma durante uma confusão na noite de quarta-feira (9), em Riacho de Santana.

Gildevan Mesquita Barbosa, de 54 anos, foi morto a tiros na noite de ontem, quarta-feira (9), durante uma confusão na Avenida Tiradentes, no bairro Imperial, em Riacho de Santana. Era por volta das 20h, quando os policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram informados do homicídio.

A PM informou que ao chegar no local indicado encontrou um homem caído e uma arma ao lado do corpo. Gildevan foi vítima de arma de fogo. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, no entanto,  Gildevan não tinha mais sinais vitais.

De acordo com a PM, populares disseram que a vítima entrou em luta corporal com o suposto autor do crime, quando foi alvejado pelo autor, que não teve o nome divulgado.

No local os policiais encontraram um  revólver marca Rossi, calibre .38, número E 159301, e três munições deflagradas. O corpo da vítima foi encaminhado foi removido por peritos do  DPT (Departamento de Polícia Técnica) e encaminhado para ser necropsiado no IML- instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa.

A PM realizou diligências na tentativa de localizar o autor do homicídio, porém sem êxito. Um inquérito foi instaurado para apurar autoria e motivação.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Folha do Vale
()
10
Nov/22

“Perfil executivo de Rui agrada bastante Lula”, diz apresentadora da Globo News



Apresentadora da Globo News, Andréia Sadi fez uma análise do possível time de ministros que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai escolher para a partir de janeiro de 2023.

De acordo com ela, Rui Costa e Jaques Wagner devem estar nos principais ministérios do governo.

“Na visão de um auxiliar próximo de Lula, os cotados para jogar o esquema tático, hoje, do presidente eleito inclui um quarteto do PT: Haddad ou Padilha, na Fazenda, Rui Costa, na Casa Civil, e Jaques Wagner, no Itamaraty”, escreveu Sadi em seu blog no G1.

Ela acrescenta, sobre Rui e a Bahia: “A Bahia, sozinha, deu quase 4 milhões de votos de vantagem a Lula na eleição. Isso é lembrado constantemente nos bastidores da transição, além do perfil executivo de Rui agradar bastante Lula”.

Sobre Wagner, a apresentadora da Globo News diz que ele “é um dos coringas dos governos petistas e de extrema confiança de Lula. Já foi Defesa e Casa Civil de Dilma, a pedido de Lula, na maior crise de Dilma, durante o impeachment – e no Itamaraty pode ajudar na reconstrução da imagem do Brasil no exterior – prioridade de Lula”.

Fonte:Blog do Sigi Vilares com informações do Política Ao Vivo
()
10
Nov/22

Em LEM conte com a PROTEGES - Prestadora de Serviços



Fonte:Informe Publicitário
()
10
Nov/22

Vai viajar? Vá de CATEDRAL!


Fonte:Publicidade
()
10
Nov/22

LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas

Tenha uma gestão completa de sua frota através do nosso sistema... Controle de velocidade, troca de pneus, óleo, abastecimento, manutenção em geral, além de alertas costumizados que podem ser gerados. Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Nov/22

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
10
Nov/22

Câmara aprova projeto que aumenta penas para crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Texto segue para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei que aumenta as penas de vários crimes sexuais contra crianças e adolescentes, classificando-os como hediondos. A proposta será enviada ao Senado.

Trata-se do Projeto de Lei 1776/15, de autoria dos deputados Paulo Freire Costa (PL-SP) e Clarissa Garotinho (União-RJ). O projeto foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Charlles Evangelista (PP-MG).

Pelo texto, o condenado por crimes mais graves dessa natureza, previstos no Código Penal ou no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não terá direito à saída temporária, passível de concessão para presos com bom comportamento.

Em outras situações, nos crimes envolvendo a produção, posse ou distribuição de cenas de sexo com crianças ou adolescentes, haverá uma nova condição para os condenados poderem usufruir dessa saída temporária: a proibição de se aproximar de escolas de ensino infantil, fundamental ou médio e de frequentar parques e praças com parques infantis.

Os condenados por estes últimos tipos de crimes também deverão usar obrigatoriamente a tornozeleira eletrônica tanto na saída temporária quanto na prisão domiciliar. Isso valerá ainda para o condenado por crime de aliciar ou constranger criança ou adolescente com o fim de praticar ato libidinoso com ela.

“Costumo dizer que a pedofilia é o pior tipo de crime que pode ocorrer, porque é um crime que se comete contra as crianças. É um crime que acaba com a inocência das nossas crianças; que prejudica nossas famílias; que coloca em risco a infância”, disse Clarissa Garotinho.

“Todos os dias, uma criança perde sua inocência. Algumas chegam a perder sua vida, infelizmente. O que nós não podemos é perder, aqui no Congresso, a chance de mudar esta história, tornando a pedofilia um crime hediondo”, afirmou a autora da proposta.

Para o relator do projeto, Charlles Evangelista, “o Plenário mostrou hoje que realmente não compactua com este tipo de crime e quer proteger as crianças”.

Nova lista

Atualmente, são considerados hediondos, dentre os crimes sexuais contra crianças e adolescentes, apenas o estupro de vulnerável e o favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.

O condenado por crime hediondo não pode contar com anistia, graça, indulto ou fiança; começa a cumprir a pena em regime fechado; e precisa cumprir mais tempo no presídio para contar com o regime semiaberto.

“Esse projeto se arrasta desde 2015 e é de extrema importância porque será um divisor de águas na proteção das crianças e dos adolescentes no Brasil”, argumentou o relator.

Pelo texto aprovado, passam a ser considerados hediondos:

  • lesão corporal grave ou seguida de morte praticada contra criança ou adolescente;
  • corrupção de menores;
  • satisfação de lascívia na presença de criança ou adolescente;
  • divulgação de cena que faça apologia ou induza à prática de estupro;
  • maus-tratos contra criança ou adolescente seguidos de morte;
  • abandono de crianças ou adolescentes quando disso resultar morte;
  • tráfico de pessoas cometido contra criança, adolescente ou pessoa idosa ou com deficiência;
  • produzir ou registrar cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente;
  • vender ou expor à venda cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente;
  • possuir ou adquirir qualquer registro com cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente;
  • simular a participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio de adulteração, montagem ou modificação de fotografia, vídeo ou qualquer outra forma de representação visual;
  • aliciar, assediar, instigar ou constranger criança ou adolescente com o fim de com ela praticar ato libidinoso; e
  • submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.

Cenas de estupro

O projeto altera o Código Penal para separar o crime de oferecer ou publicar cenas de estupro daquele relacionado à divulgação de cena de sexo, nudez ou pornografia de adultos.

Este último crime continuará com pena de 1 a 5 anos de reclusão, mas o de divulgação de estupro passará para 3 a 6 anos.

Agravantes

O texto aprovado pelos deputados modifica ainda o agravante para alguns crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A pena será aumentada em 1/3 se o agente cometer crime utilizando-se de conteúdo não indexado na internet (deep web).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fonte:Agência Câmara de Notícias
()
10
Nov/22

Aprovada MP que garante crédito para auxílio de R$ 600 até dezembro

Texto aprovado no plenário do Senado segue para promulgação

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9) a medida provisória que liberou crédito extraordinário de R$ 27 bilhões ao Ministério da Cidadania. Esses recursos atendem ao financiamento, até dezembro, do aumento de R$ 400 para R$ 600 no valor do Auxílio Brasil, pago a mais de 21 milhões de famílias. O texto segue para promulgação.

O montante também atende ao financiamento, até dezembro, de outros programas sociais incluídos na Emenda Constitucional 123 – que permite ao governo gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o fim do ano para aumentar benefícios sociais e diminuir tributos do etanol.

A MP permitiu o pagamento de um acréscimo de R$ 200 no programa Auxílio Brasil (R$ 25,5 bilhões) e o aumento do valor do Auxílio Gás (R$ 1,04 bilhão).

Também serão destinados R$ 500 milhões ao Alimenta Brasil, programa social que garante o abastecimento alimentar das pessoas atendidas pela rede socioassistencial do governo por meio de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Há ainda a destinação de R$ 86,9 milhões ao Ministério da Economia para o pagamento de custos e encargos bancários relativos ao programa Auxílio Brasil.

Bancos inadimplentes

O Senado Federal também aprovou a medida provisória que estabelece compensação tributária para instituições financeiras que sofreram perdas no recebimento de créditos. O texto prevê que os bancos possam deduzir as perdas na hora de determinar o lucro real e a base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A regra vale para operações inadimplidas (com atraso superior a 90 dias) e para operações com pessoa jurídica em processo falimentar ou em recuperação judicial. O tratamento tributário diferenciado pode ser aplicado a partir de 1º de janeiro de 2025. Administradoras de consórcio e instituições de pagamento ficam de fora do regime especial. O texto também segue para promulgação.

Nas operações inadimplidas, o valor da perda dedutível deve ser apurado mensalmente. Nos casos de recuperação judicial, o valor será igual à parcela que exceder o montante que o devedor tenha se comprometido a pagar. Na hipótese de falência, a perda dedutível é igual ao valor total do crédito.

Fonte:Agência Brasil, com informações Agência Senado
()
10
Nov/22

Estado publica resultado preliminar da prova de títulos para Delegado da Polícia Civil na Bahia

O Governo da Bahia publica no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (09) o resultado preliminar da prova de títulos para o cargo de Delegado da Polícia Civil baiana. A prova faz parte da terceira etapa do concurso público para a corporação. As informações estão disponíveis no Portal do Servidor e no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

Os candidatos poderão visualizar o resultado preliminar e realizar a interposição de recurso no prazo de dois dias úteis, contatos a partir da publicação. O procedimento deverá ser feito exclusivamente pela internet, no www.ibfc.org.br. As respostas aos recursos serão prestadas no mesmo link.

Lançado em abril, o certame oferta mil vagas, sendo 150 para o cargo de Delegado, 150 para Escrivão e 700 para Investigador. Após a homologação, a Polícia Civil irá convocar os candidatos aprovados para realização de exames pré-admissionais e da investigação social, como indicado em edital. Aqueles que estiverem aptos serão convocados para o curso de formação, promovido pela Polícia Civil.

Fonte:Ascom/ Saeb
()
10
Nov/22

Safra de grãos é estimada em 313 milhões de toneladas impulsionada pela soja

A segunda estimativa para a safra de grãos em 2022/23 indica um volume de produção de 313 milhões de toneladas, aumento de 15,5% se comparado com o resultado obtido no último ciclo, o que representa quase 42 milhões de toneladas a mais. O crescimento reflete uma estimativa de elevação na área plantada da soja. No geral, a área semeada no país deverá chegar a 76,8 milhões de hectares, ante aos 74,5 milhões de hectares cultivados em 2021/22, como mostra o 2º Levantamento de Grãos da Safra 2022/23, divulgado nesta quarta-feira (09/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

De acordo com o levantamento, a projeção é que cerca de 43,2 milhões de hectares em todo país sejam destinados para a semeadura da soja. Com uma produtividade esperada em 3.551 kg/ha, a estimativa é que a produção fique em torno de 153,5 milhões de toneladas. O plantio da safra 2022/23 da oleaginosa alcança 57,5% da área prevista após um início lento por conta das precipitações localizadas em alguns estados. 

Em Mato Grosso, principal estado produtor do grão, os trabalhos se aproximam do fim e as lavouras apresentam bom desenvolvimento, apesar da irregularidade das chuvas. Em Goiás, Minas Gerais e no Matopiba, o plantio segue em ritmo mais lento ao da safra passada devido às condições climáticas registradas em outubro. Em Mato Grosso do Sul, esta é considerada uma das safras com melhor desenvolvimento das lavouras dos últimos anos. No Rio Grande do Sul, o início da semeadura segue em percentual abaixo daquele registrado no mesmo período do último ciclo; enquanto isso, no Paraná e Santa Catarina, as baixas temperaturas e o excesso de chuvas comprometem o desenvolvimento inicial da cultura em diversas regiões.

Para o milho, a expectativa é que a produção total seja de 126,4 milhões de toneladas. Na primeira safra do cereal, há redução de 3,1% na área a ser cultivada, atribuída à elevação dos custos de produção e à alta pressão da ocorrência de cigarrinha. 

A Conab também prevê uma redução de área para o arroz e o feijão. No caso do arroz, a maior queda se dá em área de plantio sequeiro da cultura. Com uma área estimada em 1,5 milhão de hectares e uma recuperação da produtividade média saindo de 6.667 kg/ha para 7.012 kg/ha, uma vez que a safra passada foi marcada pela estiagem no Sul do país, a safra do cereal está estimada em 10,6 milhões de toneladas. No caso da leguminosa, a diminuição deve chegar a 2,7% na área total prevista a ser semeada, somando todos os ciclos da cultura. Ainda assim, a produção total de feijão no país é estimada em 2,9 milhões de toneladas. 

Dentre as culturas de inverno, destaque para a safra recorde de trigo. A expectativa é que os agricultores colham 9,5 milhões de toneladas do grão nesta safra, valor 23,7% maior que o ciclo anterior. O bom resultado deverá ser obtido mesmo com a redução de produtividade das lavouras no Paraná, prejudicadas por excesso de umidade, registrado ao longo de setembro e outubro deste ano, o que tende também a diminuir a qualidade do respectivo produto colhido. A situação adversa no estado paranaense foi compensada pelas condições climáticas favoráveis no Rio Grande do Sul, com rendimentos obtidos acima de 55 sacas por hectare e boa qualidade do grão colhido.

Mercado 

Neste levantamento, a Conab prevê uma queda do consumo nacional de arroz em relação ao volume divulgado no levantamento anterior, saindo de 10,8 milhões de toneladas para 10,6 milhões de toneladas na safra 2022/23. Isso ocorre em razão da perspectiva de recuperação econômica, dado o fato de o arroz possuir uma elasticidade-renda negativa. Além disso, diante de um cenário de menor disponibilidade do grão e tendência de melhores preços internos, as estimativas de exportação também diminuíram em relação ao 1º Levantamento, sendo estimadas em 1,3 milhão de toneladas. Com isso, a perspectiva é de leve retração do estoque de passagem para 2,0 milhão de toneladas ao final de 2023. 

Para o trigo, a expectativa é de encerramento da safra com estoque de passagem de 1,3 milhões de toneladas, estimativa 11,58% maior que a de outubro. Com a revisão da produção da safra 2022/2023 (iniciada em agosto 2022) para 9,5 milhões de toneladas, além do suprimento, foi atualizada a expectativa de consumo interno, no que se refere ao uso para sementes. No caso do milho colhido na safra 2021/22 ainda em comercialização, os dados de suprimento e consumo continuaram estáveis em relação ao levantamento anterior. Por outro lado, os estoques de passagem foram ajustados para 7,6 milhões de toneladas, dado o aumento nas estimativas de exportação para 38,5 milhões de toneladas e o aumento das importações para 2,5 milhões de toneladas. 

Já sobre a produção de 2022/23, a perspectiva é de aumento em torno de 6,2% no consumo interno e projeção de continuidade de demanda externa aquecida pelo cereal, o que em conjunto com uma maior produção brasileira tende a resultar numa elevação de 16,9% nos embarques, com uma previsão de exportação em 45 milhões de toneladas.

Para a safra 2022/23 de soja, não houve alterações significativas em relação ao estimado no mês anterior. Em razão do aumento de área e produção, as estimativas de perdas e sementes aumentaram 27 mil toneladas (0,7%) e as expectativas de exportações foram atualizadas para 96,4 milhões de toneladas. Houve, entretanto, redução dos estoques finais para a safra 2022/23 em consequência dos menores estoques esperados para a safra 2021/22. As estimativas do algodão também permaneceram estáveis nesse 2º levantamento, em relação às do 1º. O destaque é a elevação de 3,73% dos estoques finais, em virtude da perspectiva de elevação da produção.  

As informações completas sobre o 2° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab. 

Fonte:Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
()
10
Nov/22

Projeto Primeiro Som abre inscrições para jovens de Barreiras

A 2ª edição do Projeto Primeiro Som, da Base Comunitária de Segurança Santa Luzia, em Barreiras, estará com inscrições abertas a partir do dia 21 de novembro. A iniciativa oferece aulas gratuitas de violão para jovens do bairro atendido pela unidade de polícia cidadã.

De acordo com o comandante da unidade, tenente Éder Santos, a proposta das ações promovidas na BCS é evitar que crianças e jovens entrem no mundo da criminalidade. “Os pais podem acompanhar os filhos nesse projeto. O Primeiro Som é o mais concorrido da região. As turmas terão 40 alunos, sendo 20 pela manhã e 20 pela tarde”, afirmou.


Para participar, os interessados devem procurar a BCS, localizada na rua Maria Nilza Araújo, no bairro Sombra da Tarde de Souza. Os alunos precisam levar documentação com foto e comprovante de residência, e os menores precisam estar acompanhados dos pais.

Fonte:SSP BA
()