Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
19
Nov/22

PRF apreende veículo clonado durante fiscalização em LEM

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um Hyundai/Hb20 clonado e com ‘queixa’ de furto em aberto. O veículo foi apreendido nesta sexta-feira (18/11), em fiscalização realizada na altura do quilômetro 878 da BR 242), trecho do município de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Em identificação veicular, foi constatado que o veículo, fabricado originalmente em 2013, emplacado no Distrito Federal, apresentou placas e documentação de outro do mesmo modelo e emplacado no estado de Goiás .

Os policiais descobriram também que os elementos de identificação do carro estavam adulterados.

O responsável pelo automóvel, um homem de 26 anos que reside na cidade de Barreiras (BA), informou a equipe que desconhecia a origem fraudulenta do veículo. Ele disse também que negociou o Hb20 mediante troca em outro veículo usado e mais o pagamento de R$ 15 mil em dinheiro.

A ocorrência foi apresentada a autoridade policial da Delegacia de Polícia Civil pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (BA).

Fonte:PRF
()
19
Nov/22

Mulher é morta por disparos de arma de fogo em LEM

Na madrugada de hoje, sábado, 19, por volta das 2h, uma mulher foi morta a tiros, numa distribuidora de bebidas, na rua Acre, no bairro Mimoso II, na cidade de LEM.

Segundo informações, Georgia Cardoso de 40 anos, natural de Licínio de Almeida/BA, estava no estabelecimento comercial com seus filhos, quando uma outra mulher chegou no local e acabou causando confusão. Em seguida, um indivíduo não identificado, chegou a bordo de um carro, parou em frente e efetuou diversos disparos de arma de fogo, atingindo Georgia, o mesmo fugiu, tomando rumo ignorado.

Uma equipe do SAMU atestou o óbito da vítima no local do ocorrido e a Polícia Militar, Polícia Civil e Técnica estiveram no local e após perícia, o corpo foi removido para o IML de Barreiras para necropsia.

A motivação e autoria do crime será investigado.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
19
Nov/22

Bahia participa do desenvolvimento de vacina contra dengue a ser disponibilizada pelo SUS

De janeiro a outubro deste ano, 1,4 milhão de pessoas foram diagnosticadas com a dengue e outras 900 morreram no Brasil em decorrência da doença, uma arbovirose conhecida da população desde o século XVIII. O aumento registrado foi de 400%.

O alto número de ocorrências não dá conta das histórias únicas de cada um dos brasileiros vitimados pelo mal. A fim de evitar a interrupção dessas trajetórias, uma pesquisa encabeçada pelo Instituto Butantan, de São Paulo, busca desenvolver um imunizante para combater infecções pelo vírus causador da dengue.

O estudo, que está na fase 3, está sendo tocado em 16 centros espalhados pelo Brasil. E um deles é o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia.

Na etapa de teste clínico em que se encontra, última antes da submissão do imunizante para a solicitação de uso comercial junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é observada a proteção em humanos.

Pesquisadora envolvida no estudo, a médica imunologista Viviane Boaventura conta que, atualmente, o país conta com um imunizante contra a doença, mas ele só é indicado para quem já teve dengue e não foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo fármaco em desenvolvimento, explica Boaventura, deve ser aplicado justamente para que o paciente, de forma gratuita, não seja submetido ao risco de ser infectado por nenhuma forma do agravo.

Ao Bahia Notícias, a profissional comenta que o estágio atual da pesquisa é avançado. Nela, os voluntários que se colocaram à disposição da ciência recebem uma injeção - que pode ser o imunizante ou o placebo - e são acompanhados por cinco anos para que seja testada a eficácia do produto.

"É ume estudo cego. A gente não sabe quem tomou a vacina ou o placebo, assim como quem se voluntaria também não tem essa informação", descreve a médica, detalhando também o grande número de pessoas que se dispuseram.

O estudo está em curso desde 2016 e ainda não há uma data para que a vacina desenvolvida possa estar nos centros de distribuição da rede pública de saúde. De acordo com Boaventura, o prazo limite para que seja concluído o período de observação do último grupo de voltuntários que entrou no estudo é em 2024. A partir desse marco, a equipe ainda deve esperar para entrar com o pedido de análise final na Anvisa.

O prazo é diferente do visto durante a produção do imunizante contra o coronavírus, por exemplo. "O processo todo foi acelerado para a [vacina] da Covid-19 porque o número de casos, obviamente, 'facilitou' a aprovação. Você rapidamente consegue, com o número alto de pessoas infectadas, mostrar se houve ou não uma proteção com a vacina. Com a dengue não há a mesma velocidade, já que a dengue ocorre, de maneira mais incidente, durante ciclos de infecção", esclarece a cientista.

Na etapa anterior, a fase 2, a vacina em desenvolvimento se mostrou segura e eficaz. O que possibilitou aos pesquisadoes o avanço para o passo seguinte. "Ainda não temos dados preliminares da terceira etapa porque geralmente não se faz essa análise com muita antecedência [durante essa fase]. A gente tem que esperar o número de eventos e análises pré-programadas para essa avaliação", acrescentou Viviane Boaventura.

Espera-se que os indivíduos que tomaram a vacina estejam protegidos dos quatro tipos de dengue, inclusive a forma mais grave dela, a hemorrágica - causada quando o paciente já foi acometido por múltiplas infecções.

As regiões em que a dengue é endêmica, ou seja, ocorre de maneira habitual e com uma incidência significativa, são consideradas como vetores prioritários de aplicação para a vacina estudada pelo Butantan.

"Temos regiões do Brasil que há uma frequência da dengue. A gente já sabe, por exemplo, que no período do verão vai ter uma epidemia de dengue. Às vezes a força da epidemia muda, de acordo com os anos, mas geralmente acontece. É clássico, porque você tem ali a chuva, depois o período de sol e ficam os ovos do Aedes aegypti", descreveu.

O mecanismo de ação dela é o vírus atenuado. Assim que é injetada no corpo do indivíduo, o agente patogênico enfraquecido, incapaz de causar infecção, age para que seja dado um estímulo ao sistema imunológico para que ele possa se defender. Se comprovada a proteção efetiva, ela será uma resposta de grande aplicabilidade, acreditam os pesquisadores envolvidos.

Apesar de promissora, a vacina ainda não será capaz de tornar o país uma zona livre da dengue. "A expectativa não é de erradicar a dengue, porque ela é endêmica no nosso meio e tem uma série de características que dificilmente a gente conseguiria erradicá-la, mas o grande foco da vacina é, primeiro, reduzir o número de infecções e, assim, diminuir a mortalidade causada pela dengue hemorrágica", finalizou a imunologista entrevistada.

Fonte:Bahia Notícias
()
19
Nov/22

Que fofo! Petistas esperam retorno do PP à base do governo da Bahia

Segundo o site Política Livre, os petistas baianos já esperam pelo retorno do PP à base governista. No primeiro semestre do ano, os progressistas romperam com o grupo do governador Rui Costa (PT) para apoiar a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Palácio de Ondina, mas ficaram a ver navios após a derrota do aliado e a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT).

Membros do PT ouvidos pelo site fizeram questão de dizer que a política é dinâmica, que “tudo é movimento”, considerando a possibilidade de as duas legendas voltarem a caminhar juntas.

No início do mês, o presidente nacional do PP, o deputado federal Cláudio Cajado (BA), já havia falado sobre o assunto em entrevista ao jornal “Tribuna da Bahia”. “Vamos reunir os membros do partido junto com a Executiva estadual para discutir os rumos que iremos tomar. Porém, temos de aguardar também o novo governo se manifestar e se quer conversas institucionais conosco”, disse.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
19
Nov/22

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/22

Mais uma novidade na LOCALIZE



Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
19
Nov/22

GleiFit - Marmitas saudáveis Fit. Comida caseira sem conservantes!!!

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/22

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/22

HOJE tem feijoada com música no TEMPERO NOVO 😋😋😋😋😋😋

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/22

Homicida, traficante e receptador são presos em Irecê

Três homens foram presos, entre eles, um homicida foragido, um traficante de drogas e um receptador de materiais roubados, em uma única ação realizada pelo 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM). As capturas ocorreram, na quinta-feira (17), após o furto de uma moto, no distrito de Angical, na cidade de Irecê, região de Chapada Diamantina.

Após denúncia do furto, militares do 7º BPM encontraram o veículo, conforme as características passadas. Segundo o comandante do Batalhão, tenente-coronel Carlos Augusto Ferreira Dias, o homem que estava com o veículo tentou fugir para uma residência, onde estava outro criminoso com uma espingarda, uma arma artesanal, uma balança e porções de drogas.

“O condutor informou onde estava o vendedor do veículo. Quando o localizamos, foi constatado que se tratava de um procurado por homicídio, na cidade de Barreiras”, disse o oficial, acrescentando que o trio foi levado para a Delegacia Territorial (DT) da cidade, juntamente com os materiais.

Fonte:SSP BA
()
19
Nov/22

Semana de mobilização em combate ao Aedes aegypti acontece de 21 a 26

Este sábado, 19 de novembro, será o Dia Nacional de Combate à Dengue. A data tem como objetivo principal mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor das arboviroses, por meio de campanhas educativas e de comunicação social.

Além do sábado, a semana de 21 e 26 de novembro será destinada a intensificação de ações de mobilização em combate ao vetor, com participação da população e poder público. O período foi escolhido diante da probabilidade do aumento da transmissão da dengue, Chikungunya e Zika por conta do tempo chuvoso, que se inicia na maior parte do Brasil em novembro.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica através da Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial, da Secretaria de Saúde do estado da Bahia, incentivará os municípios para o desenvolvimento de ações nas diferentes esferas de governo, com participação efetiva das distintas áreas da saúde. As iniciativas deverão incluir também o controle social, já que, se trata de um problema de saúde pública de grande magnitude e o risco aumenta com a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Em 2022, até a semana epidemiológica (SE) 45, dados coletados no dia 16 de novembro, foram registrados 34.395 casos prováveis de dengue, 17.813 casos prováveis de Chikungunya, e 1053 casos prováveis de Zika.

Fonte:Sesab
()
19
Nov/22

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada na Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo

A Campanha Papai Noel dos Correios retoma no formato presencial neste ano de 2022, com a proposta de despertar nas pessoas o espírito natalino e a solidariedade, oportunizando às crianças em situação de vulnerabilidade social, o alento e a alegria que só um presente de Natal é capaz de oferecer.  O evento é uma iniciativa dos Correios, e em Barreiras, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. O lançamento foi nesta sexta-feira (18), na Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo.

“Já é uma expectativa firmar esta parceria com os Correios, trata-se de uma oportunidade de renovar as esperanças e levar alegria às crianças. Nós indicamos as escolas em que a campanha será desenvolvida, considerando aquelas onde há maior vulnerabilidade e tomando o cuidado de sempre inserir novas, em formato de rodízio. Nesta edição são dez escolas participantes e um total de 3.090 estudantes que já escreveram suas cartinhas orientados pelos professores e coordenadores”, explica a diretora de ensino da Secretaria de Educação, Zaira Pedrosa.

Ao redigirem suas cartinhas, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental registram o seu sonho de Natal, pedindo o presente que gostariam de receber. Todas as cartinhas são recolhidas e enviadas à Agência Centro dos Correios e ficam disponíveis para que pessoas ou empresas se tornem padrinhos das crianças, adotando uma ou mais cartinhas. Até 5 de dezembro, os interessados em fazer uma criança mais feliz neste Natal podem escolher as cartinhas, os presentes devem ser entregues até 11 de dezembro, sempre na agência dos Correios. As equipes da empresa levam as arrecadações até as escolas participantes.

“A cada ano contamos com mais adesões na campanha, há empresas que adotam uma escola, por exemplo, o que é muito bom, mas, sempre precisamos de mais voluntários para apadrinharem esta causa que tanto nos emociona. Como priorizamos escolas de bairros e localidades que possuem menos acessos, muitos pedidos são incomuns para as crianças. Já nos deparamos com pedidos de cestas básicas, colchões e travesseiros, reflexo da realidade destas crianças. A campanha está lançada e é uma oportunidade para as pessoas contribuírem e expressarem o seu lado solidário”, lembra a coordenadora do projeto nos Correios, Maria Tereza Silva

Fonte:Dircom PMB
()
19
Nov/22

Contran prorroga prazo da primeira CNH com laudos emitidos a partir de novembro de 2020

Os baianos que estão sendo preparados na formação de condutores, em busca da primeira habilitação, para veículos automotores e elétricos possuem um novo prazo para finalizar o processo. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) seguirá a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito) que estende até 31 de dezembro de 2023 todos os processos de nova habilitação ativos no órgão.

Na prática, quem comprou laudo para primeira habilitação a partir de novembro de 2020, que tem vencimento até 31 de dezembro de 2022, tem até dezembro de 2023 para finalizar todas as etapas. A deliberação dispõe sobre a prorrogação de prazos previstos na Resolução Contran nº 789, de 18 de junho de 2020, que consolida normas sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos.

Veículos de autoescolas

Ainda sobre a prorrogação dos prazos, as autoescolas terão um período maior para o uso da frota. Segundo o artigo 3º “ficam prorrogados, por três anos, a contar de três de novembro de 2020, os prazos para utilização dos veículos de aprendizagem”.
A legislação diz que o período de uso dos veículos nas autoescolas são: motos (5 anos), carros (8 anos) e ônibus, caminhões e carretas (15 anos).

Fonte:Ascom/Detran-BA
()
19
Nov/22

Escola Municipal de Teatro apresenta a peça “Nós em Cena” nas escolas de Barreiras

Inspirados no universo teatral e da encenação, os estudantes da Escola Municipal de Teatro levaram a interatividade e o mundo da imaginação para o Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, nesta manhã de sexta-feira, 18. A ação da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras está sendo coordenada pela Escola Municipal de Teatro na culminância dos cursos técnicos do trimestre.

No palco do auditório e acompanhados pelo diretor da Escola de Teatro, Osmar Mendes, os jovens estudantes Victor, Hector e Ana Clara apresentaram a peça “Nós em Cena”, que retrata a metalinguagem e o cotidiano dos futuros atores. Incentivados pela arte, os três preparam as narrativas, o figurino cênico e atuaram contando um pouco sobre os personagens.

Os estudantes do 6º e 7º ano do  Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira Filho assistiram com entusiasmo, e no final interagiram com perguntas relacionadas à paixão pelo teatro. A estudante Camila, 6º ano, ficou encantada com a desenvoltura dos iniciantes. “Eu gosto muito de teatro, e agora sei que posso participar, e no próximo ano, vou me matricular na Escola Municipal de Teatro”, disse.

O diretor Osmar Mendes explicou como os estudantes da rede municipal podem participar da Escola Municipal de Teatro e Núcleos Escolares, que atende mais de 200 jovens. “Essa peça é culminância do último trimestre, e nossos estudantes são convidados a compor, preparar e apresentar as técnicas desenvolvidas. Temos mais de 200 estudantes de teatro, tanto na cidade como no campo, e isso reflete a importância da arte dentro e fora da escola”, destacou. Ainda de acordo com Osmar Mendes, essa peça será apresentada em outras escolas da rede municipal de ensino, lembrando que os estudantes de teatro já estão se preparando para as apresentações natalinas no mês de dezembro.

Fonte:Dircom PMB
()
19
Nov/22

Mais uma novidade na LOCALIZE



Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
19
Nov/22

Confira as análises dos fatos mais importante da semana por Alexandre Garcia

Fonte:JOVEM PAN
()
19
Nov/22

'O que aconteceria se todos os caminhoneiros fossem para Brasília?'

Fonte:JOVEM PAN
()
19
Nov/22

Participe do lançamento da Bahia Farm Show 2023

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/22

Farmácia PAGUE POUCO, A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/22

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
18
Nov/22

Renovação de matrícula na rede estadual de ensino começa na segunda-feira

Processo deve ser realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022


Renovação de matrícula na rede estadual de ensino começa na segunda-feira (21), na Bahia

A renovação da matrícula para o ano letivo de 2023 da rede pública de ensino do Estado será iniciada nesta segunda-feira (21) e segue até 2 de dezembro, conforme informou a Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

O processo deve ser realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022. Renovar a matrícula, na mesma escola, está garantido aos alunos regularmente matriculados, dentro do prazo estabelecido e desde que haja o ano/série subsequente.

Para a renovação, os estudantes devem apresentar comprovante de residência atualizado e cabe à unidade escolar atualizar os dados, com o preenchimento de todos os campos do cadastro no Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC).

Fonte:G1
()
18
Nov/22

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
18
Nov/22

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
18
Nov/22

Após decisão de Moraes, caminhoneiros ampliam bloqueios em rodovias

Fonte:JOVEM PAN
()
18
Nov/22

Em Portugal, Lula defende ministros do STF e fala da cartinha dos economistas

Fonte:JOVEM PAN
()