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08
Dez/22

São Desidério: Última edição do ano da Feirinha Luar do Cerrado é encerrada com sucesso

Em clima de Natal, a Feirinha Luar do Cerrado, aconteceu nesta quarta-feira, 07 de forma especial, em uma noite cheia de emoções, com apresentações do Coral Infanto-Juvenil e Adulto com músicas natalinas. O público ainda prestigiou a Orquestra do Grupo Flauta Doce, Filarmônica Municipal e som ao vivo com o cantor Jonathan Atila.

Consolidada na região como um modelo de empreendedorismo, a Feirinha aquece a economia local e desperta na população um meio de lazer e descontração. “Cheguei na cidade a pouco tempo, e meu primo falava muito dessa feirinha, e hoje, o que estou presenciando é muito bonito, um conjunto de cultura com culinária, são vários produtos, comidas, bebidas, parque para as crianças, a cidade está de parabéns” disse o turista de Brasília Michael Gomes.

A organização comemora mais uma edição da Feirinha, que agora entra para recesso e voltará no mês de fevereiro de2023. “Hoje é um dia muito especial, pois, finalizamos mais uma edição da feirinha com muito sucesso, o balanço é tolamente positivo para nós e também para os expositores. Na oportunidade quero agradecer a população que sempre prestigia e também aos expositores. Vamos aproveitar esse recesso e programar mais novidades para esse evento para que possamos cada vez mais atrair mais pessoas”, comemorou o secretário da SEMATUR, Joabe Almeida.

Fonte:ASCOM, prefeitura de São Desidério
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08
Dez/22

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

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08
Dez/22

PROTEGES - Prestadora de Serviços nas áreas de construção civil e segurança

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08
Dez/22

Club Carlos Chagas

Fonte:Informe Publicitário
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08
Dez/22

Farmácia PAGUE POUCO, A farmácia da família luiseduardense

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08
Dez/22

Atenção prefeito Zito "Olhai para a feira da feira livre"







Boa tarde Sigi,

Essa é a situação da feira livre da Vila Rica, em Barreiras. É mato e esgoto a céu aberto, sem contar a infraestrutura que está precária. Fica muito difícil manter um negócio nessa feira com tanto descaso do poder público municipal. Peço ao prefeito Zito que olhe por nós aqui.

Att. Comerciante indignada

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP: 77 9.9810-9920
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08
Dez/22

Senadores aprovam relatório sobre impactos da pandemia na educação

No Senado, a Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia aprovou, nesta quinta-feira (8), o relatório do senador Flávio Arns (Podemos-PR). O colegiado foi criado em 2021 para avaliar e monitorar os impactos da covid-19 na educação e ainda propor recomendações para recuperar os sistemas de ensino impactados pelo período. 

O texto, com 240 páginas, traz 30 recomendações construídas a partir de 20 audiências públicas, realizadas ao longo de mais de um ano com a participação de representantes do governo e de instituições públicas e privadas ligadas à educação, além de professores, economistas, trabalhadores e membros de entidades organizadas da sociedade civil.

Entre as principais sugestões. a de que os ministérios da Educação e da Economia recomponham o orçamento da educação básica, que sofreu cortes nos últimos anos. O documento também recomenda o apoio a programas que possibilitem a melhoria na infraestrutura e na conectividade das escolas, além da aprovação de projetos de lei pelo Congresso Nacional.

Outra recomendação feita é o apoio a redes estaduais, municipais e do Distrito Federal na adoção de metodologias de programas desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) - Busca Ativa Escolar, Trajetórias de Sucesso Escolar e Educação que Protege - como forma de trazer crianças e adolescentes de volta às escolas.

Também está no rol de sugestões a criação de um banco de dados de acesso público para mapear e compartilhar experiências de políticas públicas educacionais exitosas, especialmente aquelas relativas à implantação da educação em tempo integral, recomposição de aprendizagem, busca ativa e combate à evasão escolar. 

Transição

Ainda na tarde desta quinta-feira, Arns e senadores do colegiado vão entregar o documento ao presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e aos membros da equipe responsável pela área da educação no governo de transição.

“As recomendações são a contribuição que o Senado dá à educação brasileira, considerando todas as dificuldades e sugestões que foram apontadas ao longo de quase dois anos de debates com diversos segmentos da área. Esperamos que o documento ajude a equipe de transição no planejamento de ações necessárias para a recuperação dos severos prejuízos que a educação brasileira sofreu nos últimos anos”, disse Arns. 

Fonte:Agência Brasil
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08
Dez/22

Em 2020, as mortes ocorreram em 88,8% dos 5.109 municípios com internação

Dados são de pesquisa do IBGE divulgada hoje

Em 2021, dos 5.517 municípios brasileiros que declararam necessidade de internação de pessoas que contraíram covid-19, 5.468 (99,1%) informaram a ocorrência de óbitos. Houve mortes pela doença em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. Em 2020, as mortes ocorreram em 88,8% dos 5.109 municípios com internação.

Os dados constam das Pesquisas de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic) 2021, divulgadas hoje, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A análise da ocorrência de óbitos nas unidades da Federação coloca em destaque os estados de Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Ceará, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, nos quais 100% dos municípios com casos de covid-19 confirmados e com necessidade de internação informaram a ocorrência de óbitos”, diz o IBGE.

Entre os 5.549 municípios que informaram casos confirmados, clínica ou laboratorialmente, de covid-19, 5.517 (99,4%) declararam a necessidade de internação de pessoas acometidas pela doença, valor maior que o observado em 2020: 5.109 (93,8%).

No ano passado, dos 5.517 municípios onde foram necessárias internações por covid-19, 48,1% informaram que o número de doentes ultrapassou a capacidade de leitos e de unidades de terapia intensiva (UTIs) públicas e privadas e conveniadas ao Sistema Único do Saúde (SUS). Em 2020, esse percentual foi de 23,6% nos 5.109 municípios onde ocorreram internações pela doença.

Também chamou a atenção dos pesquisadores o aumento da necessidade de manutenção de pessoas, por mais de 24 horas, em unidades sem internação, passando de 31,1% para 51,9% entre 2020 e 2021.

Houve ainda aumento da proporção de municipalidades que declararam a necessidade de encaminhamento de pacientes a outra cidade para a realização de procedimentos na área da saúde: de 91,6%, em 2020, para 95,8%, em 2021.

Segundo a pesquisa, em 5.393 municípios (95,9%), havia locais com condições de realizar testes PCR ou sorológicos em pacientes suspeitos de covid-19. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, todas informaram a existência desse local.

No ano passado, 5.549 (99,6%) municípios informaram que tiveram casos confirmados clinicamente ou laboratorialmente da doença. Apenas 19 cidades disseram que não houve casos confirmados, todas com menos de 50 mil habitantes.

De acordo com o IBGE, 3.170 municípios informaram que o número de leitos foi ampliado para atender à demanda de pacientes com covid-19, sendo que 69,2% (2.193) fizeram ampliação da própria estrutura existente.

Cultura

Os resultados da Munic 2021 mostram que 61,1% dos municípios fizeram a distribuição de recursos da Lei Aldir Blanc, de ajuda ao setor cultural, em decorrência das restrições impostas pela pandemia. A distribuição dos recursos se elevou à medida que aumentava o porte dos municípios, alcançando 100% naqueles acima de 500 mil habitantes. A região com maior número dos que distribuíram os recursos foi o Nordeste (71,3%), seguido do Sul (61,2%).

Em relação aos recursos a que tinham direito, apenas Paraíba, Paraná e Santa Catarina utilizaram menos de 50% do total.

Em geral, 51,8% dos municípios afirmaram ter tido alguma dificuldade na implementação ou não conseguiram distribuir os recursos da lei, taxa que caiu para 24,5% em cidades com mais de 50 mil habitantes.

Entre as 27 unidades da Federação, apenas sete afirmaram ter tido alguma dificuldade para implementar a lei. De forma geral, os problemas enfrentados dizem respeito à falta de estrutura, de pessoal ou física, para a adequada implementação da Lei Aldir Blanc.

Entre as dificuldades mais frequentes estão a falta de estrutura de pessoal administrativo para implementar a lei (CE, PE, MG e MT), falta de estrutura de pessoal de atendimento presencial para distribuir recursos (CE e MT) e falta de estrutura física (guichê etc.) para pagamentos e informação sobre instituições e agentes culturais no estado (CE).

Fonte:Exame
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08
Dez/22

Safra de grãos 2022/23 é estimada em 312,2 milhões de toneladas

Dados são do terceiro levantamento da Conab

A estimativa para a safra 2022/23 indica uma produção de grãos de 312,2 milhões de toneladas, 15% ou 40,8 milhões de toneladas superior à obtida em 2021/22. Os dados são do terceiro levantamento da safra de grãos, divulgado hoje (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o órgão, com a conclusão do plantio das culturas de primeira safra em dezembro, as atenções se voltam para a evolução das lavouras e os efeitos do comportamento climático, que deverá definir a produtividade. Com relação à estimativa anterior, anunciada em novembro, quando foram projetadas 313 milhões de toneladas de grãos, os dados mostram um ajuste no volume total em função da menor produtividade do milho e redução na área de arroz.

Ainda assim, com a área total de plantio estimada em 77 milhões de hectares, a agricultura brasileira mantém a tendência de crescimento observada nos últimos anos, também com previsão de recorde, segundo a Conab. O resultado representa um crescimento de 3,3% ou de 2,49 mil hectares sobre a área da safra 2021/22.

Nas pesquisas realizadas para esse levantamento, a evolução do plantio das culturas de primeira safra apresenta um leve atraso. Segundo a Conab, houve uma cautela natural dos produtores em um cenário climático que apresenta excesso de chuvas e baixas temperaturas, sobretudo em parte dos estados das regiões Sul e Sudeste. Há, ainda, as restrições hídricas e baixa umidade do solo na Região Centro-Oeste e no Matopiba (região produtora que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “Ainda assim, a produção estimada para a safra 2022/23 continua recorde”, estima.

Soja e milho

No caso da soja, a terceira estimativa para a área de plantio, no atual ciclo, aponta para crescimento de 4,6% sobre a safra passada, ficando em 43,4 milhões de hectares. A conclusão do plantio está prevista para o final de dezembro e as condições climáticas vêm beneficiando as lavouras. A leve redução na produtividade foi compensada pelos acréscimos nas áreas, em especial no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. Assim, a safra de soja deve chegar a um volume recorde de 153,5 milhões de toneladas, 22,2% ou 27,9 milhões de toneladas acima da obtida na safra anterior.

Para o milho, a Conab prevê uma produção total de 125,8 milhões de toneladas na safra 2022/23, com aumento esperado de 11,2% comparado à safra anterior. O plantio do milho primeira safra avançou em todas as regiões produtoras do cereal.

Segundo a Conab, no Rio Grande do Sul a diminuição e irregularidades de chuvas em novembro, aliadas a altas temperaturas, provocaram sintomas de déficit hídrico nas plantas, afetando, principalmente, as áreas que se encontram no estágio reprodutivo. Diante disso, a Conab mantém o monitoramento das lavouras para avaliar os possíveis impactos, o que pode intensificar as quedas já registradas no rendimento do milho no estado.

Outras culturas

O arroz tem área estimada em 1,5 milhão de hectares, uma redução de 9,5% em relação à safra anterior. A produção está prevista em 10,4 milhões de toneladas, com o plantio avançando nas áreas produtoras no país. O feijão também aponta redução de 2,3% na área total a ser semeada. A produção total de feijão no país, somadas as três safras, é estimada em 2,9 milhões de toneladas.

Já o algodão deverá crescer cerca de 2,3% na área a ser semeada, totalizando 1,6 milhão de hectares, com produção prevista de 2,9 milhões de toneladas de pluma. Para o trigo, com a expectativa de aumento de 11,5% de produtividade e de 11,6% da área cultivada em relação à safra passada, este levantamento concretiza uma produção recorde de 9,6 milhões de toneladas de trigo, valor 24,4% maior que o do ciclo anterior.

Mercado

As análises de mercado mostram que para a soja em grãos, houve redução das estimativas de esmagamento em 2023, passando de 51,43 milhões de toneladas para 50,68 milhões de toneladas. O motivo para isso, segundo a Conab, é que, nesse levantamento, considerou-se que o percentual de mistura de biodiesel ao diesel nos três primeiros meses de 2023 será de 10%. Na estimativa anterior, a previsão era que esse percentual seria de 12% até março. Com essa redução no processamento de grãos prevista, as estimativas dos estoques finais de soja em grãos da safra 2022/23 passam de 5,28 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas.

Quanto ao milho, para a safra 2021/22 o destaque é o aumento das estimativas de exportações para 41,5 milhões de toneladas, considerando os altos volumes exportados em novembro e a boa expectativa para dezembro. Dado isso, os estoques de passagem foram ajustados para 7,1 milhões de toneladas. Para a safra 2022/23, a Conab manteve a perspectiva de aumento do consumo interno de milho e projeção de continuidade de demanda externa aquecida pelo milho brasileiro, o que em conjunto com uma maior produção brasileira, resultará em aumento de 8,4% nas exportações.

Já as estimativas para o algodão permaneceram estáveis nesse terceiro levantamento. O destaque é a redução de 0,6% dos estoques finais, em virtude da redução da produção prevista para a safra 2022/23 em relação ao último levantamento. Já na comparação com a safra 2021/22, o consumo nesta safra 2022/23 deve ser 2,1% maior e o estoque final também deverá sofrer incremento de 20,7%.

Para o arroz, em relação ao levantamento anterior, os dados destacam a projeção de queda das exportações de 1,3 milhão para 1,2 milhão de toneladas e redução dos estoques de passagem para a safra 2022/23. O boletim ressalta que esse movimento ocorre em meio a um cenário projetado de menor disponibilidade de grãos, em função da menor produção prevista e do provável cenário de melhores preços internos. Com isso, a perspectiva é de leve retração do estoque de passagem, saindo de um patamar estimado de 2 milhões de toneladas ao final de 2022 para 1,8 milhão de toneladas ao final de 2023 (redução de 8% em comparação ao projetado no mês anterior).

Para a safra de trigo, que foi iniciada em agosto de 2022 e será encerrada em julho de 2023, foram revisados tanto os números de produção quanto os de consumo interno, referente ao uso para sementes, devido ao incremento de área plantada. A estimativa de exportação também foi ajustada, passando de 2,7 milhões para 3 milhões de toneladas. Com a consolidação dos dados, a safra brasileira de trigo deve encerrar com estoque de passagem de aproximadamente 1 milhão de toneladas.

Fonte:Agência Brasil
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08
Dez/22

Liquidação Mãos a Obra CR Material de Construção

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08
Dez/22

LEM agora tem a Estética Automotiva POLIDOR

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08
Dez/22

Miguel Crisóstomo é eleito presidente do consórcio de saúde do Oeste

Atual presidente da União dos municípios do Oeste da Bahia (UMOB), o prefeito de Riachão das Neves é o escolhido para presidir o Biênio 2023/2024 do CONSOB

Fundado em fevereiro de 2018, o Consórcio Interfederativo de Saúde do Oeste Baiano – CONSOB, é o órgão parceiro do Governo do Estado da Bahia, responsável pela gestão da Policlínica Regional de Saúde, Unidade Barreiras.

Atualmente é composto por 23 municípios do oeste, sendo: Angical, Baianopólis, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Catolândia, Cotegipe, Correntina, Cristopólis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Na última terça-feira (06), aconteceu a Assembleia Geral extraordinária do Consórcio de Saúde do Oeste Baiano no formato virtual, onde foi realizado a eleição para Presidente e Vice-presidente para Biênio 2023/2024. Com chapa única, o Prefeito de Riachão das Neves Miguel Crisóstomo e o Prefeito de Morpará Lelei Barreto, foram eleitos Presidente e Vice-presidente espectivamente.

Miguel Crisóstomo é Prefeito reeleito do Município de Riachão das Neves, e é referência no Oeste da Bahia pela sua representatividade em diversas frentes representando o município de Riachão e outros diversos municípios vizinhos. Miguel já foi eleito e reeleito como presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia – UMOB, onde marcou suas gestões pela parcialidade, carisma e competência em potencializar ainda mais o relacionamento entre os prefeitos em prol do melhor para a população.

‘’Darei continuidade ao trabalho do prefeito Lelei Barreto à frente do consórcio, pois os nossos munícipes merecem o melhor de nós e vamos percorrer todos os caminhos necessários para saúde de qualidade em nossas cidades. Ninguém faz nada sozinho, agradeço o apoio dos prefeitos e prefeitas reunidos nesta tarde. Estou animado e meu desejo é contribuir para o desenvolvimento e avanço sempre.”

Fonte:Cebolinha Notícias, parceiro do Blog do Sigi Vilares em Barreiras
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08
Dez/22

MPF duas ações para a titulação de territórios dos quilombolas no centro-oeste baiano

Órgão pede que União e o Incra, em 30 dias, apresentem cronograma de regularização das etapas pendentes

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou mais duas ações civis públicas (ACPs) com o objetivo de solucionar as etapas pendentes para a titulação dos territórios tradicionais das comunidades quilombolas Sambaíba, do município de Riacho de Santana, e Lagoa do Jacaré, em Paratinga, ambas no centro-oeste da Bahia. Com essas, somente nos últimos 30 dias, somam-se cinco ações a favor de nove comunidades remanescentes de quilombos no estado (confira as demais ações).

O MPF pediu que a Justiça Federal conceda liminar determinando à União e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no limite das atribuições de cada órgão, que apresentem, no prazo de 30 dias, cronograma para a realização dos processos administrativos que tratam da identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação, titulação e desintrusão da área territorial reivindicada pelas comunidades quilombolas da Bahia.

O cronograma apresentado precisa conter todos os prazos definidos para as etapas pendentes até a titulação do território quilombola respectivo, incluindo a comprovação da previsão orçamentária e aporte de recursos para o efetivo cumprimento das etapas no tempo previsto, o qual não deve ultrapassar o período total de 24 meses.

Ao final da ação, o Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal que conceda sentença para:

  • Condenar o Incra para que conclua, no prazo de 12 meses, todo o processo de titulação do território ocupado pelas comunidades quilombolas de Sambaíba e Lagoa do Jacaré;
  • Determinar à União a previsão de verbas ao Incra direcionadas à conclusão da titulação do território das comunidades quilombolas, mediante a inserção de verbas específicas nas leis orçamentárias, devendo ainda se abster de reduzir tais verbas ou mesmo de contingenciá-las;
  • Obrigar o Incra e a União a finalizarem o processo administrativo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação, titulação e desintrusão do território das comunidades quilombolas, no prazo máximo de 24 meses, fixando-se datas no início de cada nova fase a ser superada;
  • Condenar o Incra e a União a pagarem indenização, por danos morais coletivos, em valor não inferior a R$ 1 milhão de reais por ação, que será revertido em investimentos das políticas públicas destinadas aos territórios quilombolas.
Fonte:Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia
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08
Dez/22

Câmara aprova agravante para crime de injúria racial

Proposta determina que a pena para o crime seja aumentada de 1 a 3 anos para 2 a 5 anos de prisão

A Câmara dos Deputados aprovou na 4ª feira (7.dez.2022) proposta que inclui agravantes para o crime de injúria racial, cuja pena é aumentada de 1 a 3 anos de reclusão para 2 a 5 anos. A proposta seguirá para sanção presidencial.

Embora desde 1989 a legislação tenha tipificado crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, a injúria continua tipificada somente no Código Penal.

Assim, a pena de 1 a 3 anos de reclusão continua para a injúria relacionada à religião ou à condição de pessoa idosa ou com deficiência, aumentando-se para 2 a 5 anos nos casos relacionados a raça, cor, etnia ou procedência nacional. 

Outra novidade na redação proposta é que todos os crimes previstos nessa lei terão as penas aumentadas de 1/3 até a metade quando são realizados em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação.

Na interpretação da lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência.

Quanto à fase processual, seja em varas cíveis ou criminais, a vítima dos crimes de racismo deverá estar acompanhada de advogado ou de defensor público.

Em relação ao crime de injúria em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional, a pena é aumentada da metade se o crime for cometido por duas ou mais pessoas.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Quando esse crime de injúria racial ou por origem da pessoa for cometido por funcionário público no exercício de suas funções, ou a pretexto de exercê-las, a pena será aumentada em 1/3.

O agravante será aplicado também em relação a outros 2 crimes tipificados na Lei 7.716/89:

  • Praticar, induzir ou incitar a discriminação, ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional: reclusão de 1 a 3 anos e multa;
  • fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo: reclusão de 2 a 5 anos e multa.

Para esses 2 tipos de crime, se a conduta for realizada “no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais destinadas ao público”, será determinada pena de reclusão de 2 a 5 anos e proibição de o autor frequentar, por 3 anos, locais destinados a práticas esportivas, artísticas ou culturais destinadas ao público, conforme o caso.

Sem prejuízo da pena pela violência, quem dificultar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações, ou práticas religiosas será punido com reclusão de 1 a 3 anos e multa.

REDES SOCIAIS

Para todos esses crimes, exceto o de injúria, o texto atualiza o agravante (reclusão de 2 a 5 anos e multa) quando o ato é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou de publicação de qualquer natureza, incluindo também os casos de postagem em redes sociais ou na internet.

Fonte:Agência Brasil
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08
Dez/22

Por meio da CPA a UNIFAAHF quer sua contribuição para continuar avançando e melhorando cada vez mais

Sua opinião vale muito!


Você provavelmente conhece a UNIFAAHF, ou pelo menos já ouviu falar dela, certo? Agora imagine que você pode contribuir para melhorar ainda mais essa Instituição tão importante para nossa cidade.

A Há 16 anos somos o maior Centro de Referência em Educação Superior do Oeste da Bahia. E nada mais justo do que você participar ativamente desse crescimento. Isso mesmo, por meio da CPA, queremos a sua contribuição, para continuar avançando e melhorando cada vez mais.

CPA é a Comissão Própria de Avaliação, um setor presente em todas as Instituições de Ensino Superior, em cumprimento a Lei n° 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

Aqui na UNIFAAHF, não poderia ser diferente, nossa CPA é formada por docente, discentes, funcionários e comunidade civil. Ela realiza anualmente o levantamento de informações, através de questionários aplicados on-line, que chamamos de Avaliação Institucional.

A Avaliação Institucional é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido aqui na UNIFAAHF, seu objetivo é proporcionar uma autoavaliação da nossa instituição. Os resultados dessa avaliação serão usados para direcionar nossas ações, revendo o que não está dando certo e melhorar o que já está funcionando.

Por isso, convidamos você a participar conosco dessa avaliação, dando sua opinião e sugestão sobre a interação e a atuação da Instituição com a sociedade.

Responda ao questionário e nos ajude a construir um Centro Universitário ainda melhor para nossa cidade. Contamos com você!

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO QUESTIONÁRIO

Fonte:ASCOM/UNIFAAHF
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08
Dez/22

Vagas de emprego na ATM

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
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08
Dez/22

Decreto suspende o expediente nas repartições públicas do município de Barreiras

Amanhã, sexta-feira, 9

O Decreto municipal nº 201, de 07 de novembro de 2022, suspende o expediente das repartições públicas municipais amanhã, sexta-feira, 9, no município de Barreiras, em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2022, que iniciará às 12h.

Os serviços essenciais devem ser mantidos em pleno funcionamento, especialmente aquels das áreas de saúde, limpeza pública e segurança.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
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08
Dez/22

Sob comando de Leão, PP entra em parafuso depois de derrota de Neto

Por Raul Monteiro*


O vice-governador João Leão, cujo controle do PP é contestado hoje pelos deputados do partido

O partido baiano que paga hoje o maior preço por ter mudado de lado nas eleições de outubro é seguramente o PP. A legenda tinha uma situação confortável no consórcio que sustenta há pelo menos 16 anos o partido governista no Estado. Em troca do apoio político ao governo petista, fez órgãos importantes e secretarias de relevo, entre as quais a superestratégica pasta do Planejamento, que vinha sendo acumulada pelo seu principal cacique, o também vice-governador João Leão. A relação do governo com o partido caminhava sob pleno entendimento, o que garantia a seus membros e, especialmente, aos deputados, acesso livre ao Palácio de Ondina.

Tudo parecia caminhar a mil maravilhas até o próprio Leão encasquetar com a ideia de concorrer ao governo do Estado, animado com um alegado acordo com o governador Rui Costa (PT) pelo qual o petista, que não acreditava na hipótese de fazer o sucessor nem preparara um nome para tanto, renunciaria ao mandato para concorrer ao Senado, entregando ao aliado o comando do Estado. De fato, em alguns momentos o plano pareceu que ia decolar. Rui e Leão formavam uma dupla relativamente coesa, de cuja intimidade o PT e o PSD, segundo maior partido da coalizão, não conseguiam compartilhar e dividiam um interesse que convergia abertamente para o mesmo ponto.

O que eles não contavam era com a entrada em cena do senador petista Jaques Wagner, que resolveu melar o jogo ao impor à base, à revelia de Rui e para supressa de Leão, uma candidatura do PT ao governo. Com mais segurança do que qualquer outro líder do grupo, Wagner previra que, como aconteceu em 2006, ano em que se elegeu governador da Bahia pela primeira vez, uma vez consolidado no jogo presidencial, ainda que não ganhasse o pleito, o nome de Lula viria rasgando a base popular do Estado com a mesma capacidade de levar ao pódio qualquer nome que se apresentasse como seu candidato à sucessão estadual. Quanto a Leão, já tinha dado o que podia ao grupo.

Além disso, extrapolara os limites da ética com o seu PT e ele próprio ao ensaiar a dobradinha com Rui e forçara para fora do círculo do razoável o plano de disputar o governo, de forma que não podia mais permanecer na condição de aliado. Foi assim que Leão foi forçado a migrar para a candidatura de ACM Neto ao governo, levando todo o partido para a oposição. Não espanta que, com a derrota de Neto, as bancadas do PP que marcharam de bom grado para a sua campanha sob a liderança do vice-governador compartilhem hoje uma avaliação de que ele as levou a pagar um preço alto pela mudança e desejem agora, mais do que nunca, voltar ao curso político anterior.

Para viabilizar a retomada da relação com o governo, precisam, no entanto, de um aval partidário, decorrente da exigência natural do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) de negociar com a sigla ao invés de com os deputados, que Leão, na condição de seu presidente estadual, não consegue dar. É isso o que move a insatisfação nas bases do PP contra a permanência do cacique no comando da agremiação, cujos prognósticos são de que só tende a aumentar. A acusação que fazem a Leão e a seu filho, o deputado federal Cacá, cotado para a secretaria de Governo de Bruno Reis, de terem negociado sozinhos o apoio ao prefeito, acendeu a fogueira na legenda.

Fonte:*Artigo do editor Raul Monteiro publicado na edição de hoje da Tribuna
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08
Dez/22

Sua Ceia de Natal é no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
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08
Dez/22

GleiFit - Marmitas saudáveis Fit. Comida caseira sem conservantes!!!

Fonte:Publicidade
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08
Dez/22

O Tempero Novo está com a agenda de confraternização aberta para o fim do ano

Fonte:Publicidade
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08
Dez/22

PMBA e PC do Piauí deflagram operação em cumprimento de mandados de prisão por homicídio em Santa Rita de Cássia

Na manhã de hoje, quinta-feira, 8, a Polícia Militar da Bahia, através da 86ª CIPM, em conjunto com a Polícia Civil do Piauí deflagraram uma Força Tarefa na cidade de Santa Rita de Cássia.

A ação conjunta teve o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca expedidos pelo Tribunal de Justiça do Piauí contra indivíduos apontados como autores, partícipes e mandante de um homicídio ocorrido em Março do corrente ano, na cidade de Parnaguá/PI.

Conforme a decisão, foram expedidos 4 (quatro) mandados de prisão, sendo que um dos suspeitos já encontrava-se preso desde Agosto de 2022 por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, ocorrido em Santa Rita de Cássia.

O primeiro preso já possuía passagens por homicídio em 2014 e porte ilegal de arma de fogo em 2016, ambas em Santa Rita de Cássia.

O segundo era apontado como integrante de um grupo de extermínio oriundo de Inajá-Pernambuco, possuindo diversas ações penais no Tribunal de Justiça de Pernambuco por suspeita de envolvimento em homicídios, além de passagens por porte ilegal de arma de fogo, ameaça e receptação.

O terceiro suspeito, apontado como mandante do homicídio do próprio irmão, foi preso e encaminhado à Delegacia Local.

Participaram da Operação 15 policiais, em quatro viaturas 4 rodas.
A ocorrência de cumprimento dos mandados de prisão será registrado na Delegacia de Polícia Civil de Corrente - Piauí.

Fonte:86ª CIPM
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