Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
18
Jan/23

Avança investigação sobre desaparecimento de oito pessoas no DF

Fonte:JOVEM PAN
()
18
Jan/23

Alexandre Garcia: Um governo que provoca brigas

Fonte:Canal do Alexandre Garcia
()
18
Jan/23

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Bahia registra 724 casos de Covid-19 e mais 5 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 724 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%), 771 recuperados (+0,04%) e 5 óbitos. Dos 1.781.952 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.749.084 já são considerados recuperados, 1.532 encontram-se ativos e 31.336 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta quata-feira (18) contabiliza ainda 2.082.214 casos descartados e 373.930em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia 71.719 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.715.347 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.961.729 com a segunda dose ou dose única, 7.707.141 com a dose de reforço e 3.083.540 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.104.824 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 746.845 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 a 4 anos, 81.131 tomaram a primeira dose e 37.001 já tomaram a segunda dose. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 10.848 tomaram a primeira dose e 332 tomaram a segunda dose.

Fonte:SESAB
()
18
Jan/23

LEM: integrantes do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente (SGD) participam de mais um treinamento do Sipia

Integrantes do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente de Luís Eduardo Magalhães (SGD), participaram de mais um treinamento para uso da plataforma do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar,  o " Sipia-CT". O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado no bairro Santa Cruz.

Sobre o sistema
O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
18
Jan/23

Farmácia PAGUE POUCO, A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Solicitação de comparecimento

A Mauricéa Alimentos do Nordeste LTDA convoca Aos Srs. abaixo a comparecer a empresa no endereço indicado abaixo, no prazo de 48hrs a partir dessa publicação. Procurar o setor de Recursos Humanos.

Endereço: Rod. BR 242, KM88. Centro Industrial do Cerrado – Fábrica de Rações (Em frente ao Grupo Coringa)

Funcionários: 

DANILO MASIEIRO

Fonte:Mauricéa
()
18
Jan/23

Vice-prefeito, secretários e vereadores de Barreiras prestigiam solenidade da troca de comando do 4º Batalhão de Engenharia e Construção

Nesta terça-feira (17), o 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC), Batalhão General Argolo, realizou a solenidade militar de passagem de comando, na qual o Cel. Miguel Barra Gazola transmitiu o cargo ao Ten. Cel. Erivelton Marcos Kosciuresci. Representado o executivo municipal, o vice-prefeito Emerson Cardoso participou da solenidade acompanhado do secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio e da assessora especial, Marileide Carvalho. O presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues,  vereadores Dr. Graça Mello, Tetéia Chaves, Valdimiro José e autoridades civis e militares do município, também prestigiaram o ato solene.

Marcado pelo rito formal, o momento reafirmou a importância da instituição que há 50 anos colabora com o desenvolvimento regional. À frente do comando por dois anos, o Cel. Gazola participou de importantes missões como a construção do Lote 6 E (Bom Jesus da Lapa / São Desidério) da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol), marcando o retorno da engenharia militar às obras ferroviárias e na promoção de atividades administrativas. Bastante emocionado, Gazola agradeceu pela oportunidade de atuar no Oeste.

“Agradeço imensamente aos nossos integrantes do 4º BEC, marchamos juntos ao longo desses dois anos com coesão e abnegação, fatores que colocaram em destaque o 4º BEC, nosso maior patrimônio. Agradeço também o apoio da minha família, o acolhimento da sociedade barreirense e aos inúmeros amigos que fiz nesta cidade”, declarou Gazola que agora exercerá funções no Departamento de Engenharia do Exército, em Brasília.

Antes do ato solene da transmissão de comando e revista à tropa, foi realizada a leitura de referência no curriculum do novo comandante do 4º Batalhão, Cel. Erivelton Marcos Kosciuresci, que retorna de uma missão de paz nos Estados Unidos.

O vice-prefeito de Barreiras aproveitou a oportunidade para agradecer as contribuições do Cel. Gazola e desejar boa sorte ao novo comandante nessa nova missão no Oeste baiano. “O 4º BEC faz parte da história da Capital do Oeste e da nossa região, dessa maneira, agradeço as contribuições positivas do coronel Gazola enquanto esteve à frente dessa importante instituição e desejo sucesso na missão ao novo comandante Kosciuresci. Tenham certeza, que a Prefeitura de Barreiras se soma à essa tropa com o objetivo de fortalecer ainda mais o Oeste”, pontuou Emerson Cardoso.

Fonte:Dircom, Prefeitura de Barreiras
()
18
Jan/23

Barreiras: Morador da Vila Dulce se machuca gravemente ao tentar realizar poda de árvore


Foto: Osmar Ribeiro/Falabarreiras

Mesmo localizadas em calçadas de propriedade privada, as árvores são de responsabilidade pública. É o que diz o artigo 99 do Código Civil, no qual é deixado claro que são bens públicos “os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças”. As calçadas e as árvores que estão nesses espaços, portanto, fazem parte das vias públicas, e caso venham a apresentar danos, devem ser retiradas pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo do município.

Como regra, o serviço de poda e corte de árvores em áreas públicas, como praças, canteiros, vias e passeios públicos, ou em áreas de propriedade do Município, deve ser executado pelo ente estatal, podendo ser solicitado pelos munícipes em geral.


Foto: Osmar Ribeiro/Falabarreiras

Procurada pelo Falabarreiras, a advogada Nayanne Lis Pereira de Novais Oliveira esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto. Segundo a advogada, não são raros os casos de árvores caindo no meio da rua, em cima de carros, transeuntes ou até mesmo atingindo os fios elétricos e causando a falta de energia. Costumeiramente, essas árvores são antigas, muitas vezes de 40 ou 50 anos, tempo mais que suficiente para que a prefeitura cumpra com sua obrigação de fiscalizar, realizar a poda preventiva, tratar as árvores doentes e mapear as que oferecem risco de queda, o que aparentemente não acontece em muitos municípios.


Advogada Nayanne Lis Pereira

“É necessário observar alguns fatos, queda de árvore localizada em propriedade particular com caída para a via pública é de responsabilidade da Municipalidade e do proprietário, em face da incumbência de ambos em zelar pela manutenção, fiscalização, conservação e segurança dos que transitam no local, resultando na obrigação de indenizar”, informa Nayanne.

Fonte:Osmar Ribeiro/Fala Barreiras
()
18
Jan/23

Com a HE-NET você pode mais!!!

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Estadia de Lula em hotel de luxo já custa mais de R$ 216 mil

Diárias na suíte presidencial beiram os R$ 7 mil


O Hotel Meliá, o preferido do presidente fica no Centro Empresarial Brasil 21, em Brasília

A estadia do presidente Lula e da primeira-dama Janja já custou R$ 216.823,95. Tudo foi custeado pelo pagador de impostos e contratado sem licitação. O casal presidencial está hospedado em um luxuoso hotel em Brasília, com diárias que beiram os R$7 mil.

A despesa foi publicada na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União.

Lula e Janja estão no luxuoso hotel com a justificativa de que o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, passa por reformas.

O Meliá Brasil 21 foi o hotel escolhido por Lula para se hospedar durante a campanha eleitoral. Na ocasião, o Partido dos Trabalhadores assumiu a despesa. Desta vez, o dinheiro é pago diretamente pelos cofres públicos, sem intermediários.

O hotel é point do petista, foi lá que, em 2002, Lula celebrou a vitória eleitoral com vinho Romanée Conti, cujo preço da garrafa equivale a uma casa popular.

Fonte:Diário do Poder
()
18
Jan/23

Marina Silva mente sobre a fome no Brasil e cobra doação de R$500 bilhões

Marina usa dados de instituto ligado ao PT e cobra R$500 bilhões de países ricos


Marina Silva diz que metade do Brasil passa fome e cobra R$500 bilhões de países ricos

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, usou números no mínimo duvidosos para dizer que metade da população brasileira passa fome. A afirmação foi feita em Davos (Suíça), durante painel no Fórum Econômico Mundial. Os dados usados pela ministra são de 2022 e levantados por pesquisa do instituto Vox Populi, ligado ao Partido dos Trabalhadores e frequentemente contratado pela CUT para realização de levantamentos.

A pesquisa do Vox Populi apontou que 33 milhões de brasileiros estão no “mapa da fome”. Na época da divulgação do levantamento, o número foi prontamente rebatido pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que as pessoas estavam sendo assistidas pelos programas sociais do Governo Federal, como Auxílio Emergencial, Auxílio Brasil, Vale Gás e etc.

Durante a participação no painel, Marina Silva ainda pediu a doação de R$ 500 bilhões aos países ricos sob justificativa que o dinheiro seria usado para “proteção ambiental”. De olho no bolso dos ricaços, a ministra lembrou o “Acordo de Paris”, que firmou compromisso dos países ricos bancarem, anualmente, uma quantia para que os países mais pobres investissem em conservação ambiental.

Fonte:Diário do Poder
()
18
Jan/23

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Vende-se ou aluga

Gerador de energia.
Ano montagem 2003
Stemac, motor Cummins alternador Weg 440 kVA

Interessados entrem em contato pelo fone/zap 077-99840-8920


Preço a combinar

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Polícia Militar retira arma branca das ruas na cidade de Jaborandi

Na segunda-feira,16, a guarnição de serviço na cidade de Jaborandi/Ba foi informada a respeito de um indivíduo que portava uma arma na cintura. Com isso, deslocou até o local informando, e ao chegar visualizaram o supracitado indivíduo, constatando assim a veracidade do fato, pois este portava uma arma branca, tipo facão.

Foi feita a abordagem e busca pessoal do indivíduo, sendo este identificado. Diante dos fatos, o indivíduo e a arma branca foram apresentados a Delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte:30ª CIPM
()
18
Jan/23

Prefeitura em parceria com Programa Despoluir promove aferição da emissão de gases poluentes na frota escolar

Iniciativa visa garantir um ambiente sustentável para trabalhadores e usuários do setor de transportes

Até a próxima sexta-feira (20), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio de iniciativa do Setor de Transportes, realiza em parceria com o Programa Despoluir, a aferição do grau de poluição de  aproximadamente 60 veículos que fazem parte da frota do Transporte Escolar do município.

O objetivo é incentivar o controle de emissão de gases poluentes atmosféricos gerados por veículos automotores movidos a óleo diesel e verificar se o índice de emissão destes gases, está dentro das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

O Programa Ambiental do Transporte promove atividades práticas que visam solucionar os impactos ambientais. Além disso, a linha de ação prioriza o bem-estar e a saúde dos trabalhadores do Setor de Transporte, buscando a melhoria da qualidade do ar, sobretudo em áreas urbanas. Nesse processo, o trabalhador do setor é a peça fundamental, tornando-se um disseminador de boas práticas socioambientais.

Com o Programa, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o SEST e o SENAT estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
18
Jan/23

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Jan/23

Atualização do Cadastro Único está disponível em oito bairros de LEM

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no país. Para garantir o benefício é fundamental a sua atualização. Em Luís Eduardo Magalhães o serviço é oferecido na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e em mais sete unidades, além do projeto volante que atua na zona rural. Confira:

- Sede da Secretaria Municipal de Cidadania, na rua Regina Gomes Bergamini Nº 129, bairro Jardim Imperial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para almoço);

- Academia da saúde, no Mimoso II, às terças e quartas, de 8h às 12h e das 14h às 17h30;

- Centro de convivência, no Sol do Cerrado, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30;

- Centro de Convivência Jardim das Oliveiras, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

- Centro de Convivência no Vista Alegre, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30h;

- Centro de Convivência, no bairro Conquista, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30h;

- CRAS, no bairro Santa Cruz, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30;

- Solar Santa Cruz, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

Documentação necessária

RG, CPF,  carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e título de eleitor (do titular e dependente).

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
18
Jan/23

Conheça o Clube de Vantagens da Ancore

O Ancore Clube de Vantagens é uma das maiores associações de proteção veicular, que busca levar até você os melhores serviços e benefícios. Com a Ancore você protege seu veículo contra todo tipo de imprevisto! ♦Roubo/Furto; ♦Colisão; ♦Incêndio; ♦ Desastres naturais; ♦ Cobertura para terceiros; ♦Assistência 24 horas; ♦Carro reserva; ♦Sem perfil de motorista; ♦Sem consulta SPC/ Serasa; ♦ Cobertura para vidros e muito mais.

Tudo isso, seja seu veículo moto, carro, caminhonete ou caminhão! Faça sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl Iago Ivens (77)99805-3561 Av Salvador, n°630, sala 05, centro - Luis Eduardo Magalhães.

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Jan/23

LEM: País enfrentam fila para matricular filhos na rede estadual de ensino

Na manhã desta quarta-feira, 18, pouco depois das 6h, pais de alunos da rede estadual de LEM começaram a enviar fotos, vídeos para a redação do Blog do Sigi Vilares relatando dificuldades para realizar as matrículas dos filhos no Colégio CEMO, localizado na rua Paraná, no centro da cidade.

Uma longa fila se formou do lado de fora do colégio por pais que aguardavam sentados ou em pé desde a madrugada.

Dona Jamara relatou que após um bom tempo na fila os pais foram colocados para esperar no interior do Colégio. "Eu já estou em casa, mas ficou muita gente lá na fila ainda; com muita dificuldade eu consegui fazer a matrícula online, acredito que tem muita gente tentando fazer a matrícula ao mesmo tempo e não consegue. O sistema fica dizendo que não tem vaga, logo depois consegue fazer, mas graças a Deus eu consegui", contou.

"Nem todo mundo tem acesso, sabe mexer ou consegue se aprofundar no site e internet para fazer tudo pelo celular ou computador, acaba muita gente vindo pra cá, ocasionando enormes filas", relatou outro pai.

A Secretaria de Educação sempre orienta que não há mais a necessidade dos pais fazerem fila na porta dos colégios, pois através do site disponibilizado os pais conseguem fazer a matrícula do seu filho(a).

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
18
Jan/23

Hoje tem hoje Rodízio Oriental no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
()
18
Jan/23

Código de Trânsito Brasileiro completa 25 anos com avanços

No interior do país e em condomínios, motoristas cometem falhas

No próximo dia 22, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 25 anos. Para o professor de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Rômulo Orrico, o documento mudou o cenário no trânsito, colocando prioridades muito claras para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, ordenando o uso de vias e rodovias. 

“Neste sentido, ele foi um baita de um avanço em relação ao que nós tínhamos”, disse. A criação da pontuação na carteira nacional de habilitação (CNH) foi também muito importante, afirmou o professor para a Agência Brasil.

A legislação endureceu as penalidades e as multas para motoristas imprudentes e embriagados e ainda os obrigou a fazer curso antes de dirigir. “A regra é muito positiva”, opinou. No interior do país, contudo, e em grandes condomínios de classe econômica alta, ainda são vistas grandes falhas. “É comum encontrar desrespeito ao código. É preciso mudar alguns comportamentos”, sugeriu.

Lei seca

Para Rômulo Orrico, o CTB melhorou a segurança e deu margem, por exemplo, para que fosse criada a lei seca. Em relação ao cinto de segurança, pesquisa feita no âmbito da Coppe, antes da obrigatoriedade do cinto, em 1989, mostrava que apenas 2% a 4% das pessoas usavam o acessório corretamente. 

“Hoje, a gente estranha se alguém está sem cinto”, observou. Advertiu, contudo, que algumas pessoas ainda resistem a cumprir a norma, que estende o uso do equipamento ao banco traseiro dos veículos. “É muito comum o não uso. Acho que hoje depende muito de fazê-lo aplicar, de educar para que as pessoas se conscientizem de que aquilo é uma medida importante para suas vidas”, argumentou.

Em relação às bicicletas, o código estabelece que não devem ser usadas nem na calçada, nem na contramão, ”mas é uma coisa que a gente vê com frequência”. Orrico frisou que se vê um movimento ativista de uso da bicicleta muito importante, com muita ação positiva em termos de redução de velocidade e ciclovias, mas ainda se encontra um comportamento bastante adverso que é usar a bicicleta na contramão e sobre a calçada.

Ele disse que é preciso educar mais a população sobre as regras do trânsito e fazer avançar o cumprimento das leis. A grande maioria dos motociclistas, por exemplo, insiste em andar entre veículos nas ruas e rodovias. 

“É contra a lei. O CTB diz que - para um carro ultrapassar outro - é necessário deixar, no mínimo, um metro de afastamento lateral. Se uma motocicleta passa entre dois carros, ela não consegue botar um metro para cada lado. Isso é grave. Em São Paulo, é perigosíssimo. O curioso é que a velocidade caiu, talvez devido ao aumento da frota em circulação e engarrafamentos, mas o perigo continua e nem sempre é possível anotar a placa das motos. É mais um comportamento temerário do que a velocidade”, salientou.

Mais rigor

O professor da Coppe/UFRJ elencou, ainda, entre os pontos positivos do Código de Trânsito Brasileiro, a questão da segurança no trânsito. Ele acredita que um maior rigor com os condutores contribuiu para reduzir o número de acidentes. 

“Acho que podia ser maior ainda (o rigor), porque existe um comportamento muito egoísta em relação, por exemplo, às infrações cometidas detectadas eletronicamente pelos pardais eletrônicos”. Para ele, o rigor é importante e, se houve infração, “é fazer cumprir a lei”.

O CTB é um processo de educação e de ação pública importante, mas é preciso que a multa chegue rápido, opinou. Estudo feito em Nova York, em 2010, apontou que, naquele ano, houve menos mortes de trânsito na cidade do que há um século. Isso ocorreu devido ao programa de tolerância zero e mudança de engenharia de tráfego, ajustando semáforos e a circulação de veículos, além de educação no trânsito. “Os americanos têm uma lógica muito forte de policiamento e de punição também, um julgamento muito rápido”, justificou.

O professor Orrico propôs a criação eventual de uma justiça de trânsito no Brasil, tendo em vista o aumento da frota de veículos no país, que já alcançou 100 milhões, incluindo motos. “Que não fosse tolerante com mortes no trânsito, com motoristas bêbados. Que julgasse rápido”, disse. Frisou que é preciso ter rapidez nessas questões. “Se a justiça tarda, ela é pouco eficaz”.

Fiscalização

Ele defende a necessidade de retomar as ações de fiscalização e de educação e voltar a ter um controle de velocidade nas estradas brasileiras, para não haver sensação de impunidade. Outro cuidado muito grande que se deve ter é com as motocicletas, tendo em vista o crescimento acentuado da frota, em paralelo ao aumento de acidentes e de mortes, inclusive de pedestres, por motocicletas. Outro problema das motos é a sensação de impunidade, na medida em que a velocidade impede que se anote a placa do veículo.

Para diminuir o problema, ele sugeriu que o Brasil poderia adotar o exemplo da Colômbia, que estabeleceu a política de obrigatoriedade do uso de colete e capacete com as placas escritas para proteção da segurança civil. Isso significa que o motorista e o veículo são identificáveis e podem ser multados. 

A sensação de impunidade fica mais difícil, ponderou. Outro efeito secundário é a diminuição da quantidade de roubos e furtos de motocicletas. “Não zera, mas reduz e inibe”. O Brasil poderia adotar essa medida para a segurança viária, alertou.

Ele disse, a seguir, que as autoridades têm que discutir também como as novas tecnologias podem ajudar a ter um trânsito mais eficiente e mais seguro, e com maior qualidade. Para que as coisas melhorem, é preciso usar tecnologia da informação e engenharia social, além de discutir como essas tecnologias podem ajudar diversas formas de transportes úteis para a sociedade.

Educação

A futura professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Marina Baltar, que deve ser nomeada ainda este mês, afirmou que o CTB é bem completo porque pensa tanto na educação da população como na fiscalização do trânsito. 

Para ela, muitas vezes há críticas por ele buscar essa educação somente via punição financeira. “Mas a gente vê que é um resultado positivo quando se pensa em velocidade. O que termina funcionando é quando a gente implanta radar e nota que as pessoas passam a respeitar”, disse.

O CTB é atualizado de forma permanente. Marina apontou mudanças favoráveis, como a implantação da lei seca, que foi algo que veio já com o código em curso e que mudou muito a realidade. Ela acredita que o Rio de Janeiro é um dos lugares em que a lei seca mais funcionou. Houve maior mudança no comportamento das pessoas, principalmente nas cidades. 

Para o futuro, ela acredita que é necessário pensar em segurança viária. Hoje se busca, constantemente, nos estudos e na prática, a redução de mortes no trânsito. É preciso entender melhor o que está levando a essas mortes e buscar legislar em cima disso, sugeriu.

Marina concordou com o professor Orrico no sentido de trazer para o Brasil, na área de motociclistas, a obrigatoriedade de os condutores usarem capacetes e coletes com o número da placa estampado, porque a medida contribuiria para reduzir o número de acidentes e facilitaria a identificação dos motoqueiros e dos veículos. “É uma ideia interessante”, frisou.

Para que o CTB seja cumprido em todos os seus regulamentos, a professora defendeu que o ponto mais crítico é que haja expansão da fiscalização. “A gente tem a lei, mas precisa colocá-la em prática”. 

Nas cidades maiores, até os motociclistas têm o costume de usar capacete, mas, no interior do Brasil, há pouco uso, que se atribui à falta de maior fiscalização, como a que gerou mudança na população com o cinto de segurança. “Foi com muita campanha e muita fiscalização. Hoje, parece que virou costume. A gente precisa conseguir isso agora no banco de trás, para que vire um costume na população”, observou.

Marina Baltar é formada em engenharia civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com mestrado e doutorado em engenharia de transportes pela Coppe. De 2012 a 2018, atuou na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), cuidando do planejamento e execução dos planos de mobilidade dos grandes eventos e grandes obras da cidade, como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e obras do BRT Transbrasil.

Novas regras

Entre as novas regras de trânsito que entram em vigor este ano, está a multa por excesso de peso. Os fabricantes de veículos de carga deverão informar na estrutura dos veículos o limite técnico de peso para cada modelo. Quem estiver trafegando com peso acima do permitido receberá multa de R$ 130,16, além de receber quatro pontos na carteira nacional de habilitação.

Para pessoas jurídicas que não identificarem o condutor que cometeu uma infração no veículo de uma empresa, a multa equivalerá ao dobro do valor da multa original. Ou seja, se um condutor cometer uma infração grave, terá multa de R$ 195,23, mas essa multa por não identificação antecipada do motorista pela empresa será o dobro, ou seja, R$ 390,46.

Outra nova regra do CTB diz que a carteira nacional de habilitação não pode ser suspensa ou bloqueada em situações em que o condutor esteja em processo de defesa prévia, por exemplo, durante a suspensão ou cassação. Com isso, o condutor não perde o direito de dirigir até o final do processo.

Outro mecanismo que entrará em vigor este ano é relativo à idade do motorista. A regra estabelece que a validade da carteira nacional de habilitação (CNH) é inversamente proporcional à idade do condutor, ou seja, quanto mais jovem, por mais tempo valerá a CNH. Com isso, condutores com até 49 anos de idade terão a carteira válida por 10 anos, enquanto motoristas entre 50 e 69 anos terão de renovar a CNH a cada 5 anos. Já os condutores com 70 anos ou mais precisarão fazer a renovação a cada três anos.

Fonte:Agência Brasil
()