Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
22
Mar/23

Homem é preso com drogas em Barreiras

Na noite de ontem terça-feira, 21, por volta das 23h20, durante  patrulhamento na rua da Proclamação, a guarnição do PETO avistou  um indivíduo que, ao perceber a presença da viatura, de repente começou a correr, em Barreiras. Os policiais realizaram o acompanhamento desse cidadão e, ao alcançá-lo, foi verificado que ele carregava consigo uma sacola. O indivíduo foi abordado devido a fundada suspeita e constatado que ele transportava substância análoga a maconha juntamente com uma balança de precisão.

Os policiais deram voz de prisão à pessoa em questão, que foi informada dos seus direitos legais e o  apresentou à Delegacia Territorial de Barreiras. Não foi necessário a utilização de algema, pois o autor não ofereceu nenhum tipo de resistência.

Material apresentado:

✅ 01 Tablete de substância análoga a maconha.

✅ 01 Balança de precisão.

Fonte:83ª CIPM/Barreiras
()
22
Mar/23

LEM: Junta homocinética quebra e carro capota no Setor Industrial



No início da manhã desta quarta-feira, 22, pouco depois das 6h. Um veículo Fiat Palio capotou no trecho da BR 242, pouco depois das empresas que compõem o Setor Industrial, e deixou duas pessoas feridas, na cidade de LEM.



De acordo com informações do filho da vítima identificada como M.S, sua mãe estava viajando para o município de Lavandeira, no Tocantins, onde iria vender uma casa. A suspeita é que a junta homocinética do veículo tenha quebrado e provocado a saída da pista e o capotamento dentro de um capim as margens da rodovia.





Ainda de acordo com informações, a mesma peça do veículo tinha caído em uma outra ocasião após sair de uma oficina e o proprietário teria lavado novamente o carro para o conserto. 

Uma ambulância do SAMU socorreu M.S com dores na região inferior e na clavícula já o homem identificado como E.G.S sentia dores na região do membro superior. As vítimas deram entrada na UPA.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
22
Mar/23

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
22
Mar/23

Compre sua casa no Jardim Paraíso direto com a construtora

Fonte:Publicidade
()
22
Mar/23

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
22
Mar/23

Operação conjunta em Bom Jesus da Lapa termina com um morto e outro preso

A operação foi coordenada pelo delegado Marcos Aurélio, terminou com um suspeito morto e um homem preso por tráfico de drogas.

 Uma operação conjunta entre as polícias Civil, Militar e Companhia Independente de Policiamento Especializado Cerrado (CIPE/Cerrado) terminou com um homem morto e outro preso, na manhã desta quarta-feira (22), em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia.

A operação foi coordenada pelo delegado Marcos Aurélio, Coordenador da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (24ª Coorpin), com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão relacionados ao tráfico de drogas e homicídios.

Durante a operação para cumprir os mandados os agentes encontraram resistência em um dos imóveis, ocasião em que os policiais responderam  à injusta agressão. O suspeito foi alvejando e socorrido para uma unidade de saúde local, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu depois de dar entrada.

Um segundo suspeito foi preso em flagrante delito, visto que esse foi encontrado com drogas ilícitas. O coordenador não divulgou o nome do suspeito que morreu em confronto, assim como não divulgou a identidade do preso por tráfico.

Durante as buscas foram encontrados uma grande quantidade de material entorpecente, balanças de precisão, invólucros para acondicionamento de drogas e aparelhos telefônicos.

Fonte:Alerta Bahia
()
22
Mar/23

Polícia Federal combate fraudes contra o INSS em LEM

Esquema criminoso que fraudava benefícios de Pensão por Morte e Salário Maternidade

A Polícia Federal em Barreiras deflagrou nesta quarta-feira, 22, a Operação “Falsa Mortis”, visando desarticular associação criminosa especializada na obtenção de benefícios previdenciários mediante fraudes contra o INSS.

A ação decorreu de investigação desenvolvida pelo recém criado Núcleo de Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos- DRCC/DPF/BRA/BA, que levou à identificação de um esquema criminoso relacionado ao pagamento indevido de benefícios de Pensão por Morte e SalárioMaternidade, concedidos pelo INSS com base em documentos falsificados e vínculos empregatícios inexistentes.

Foram cumpridos dois mandados judiciais de busca e apreensão na cidade de Luís Eduardo Magalhães, expedidos pela Justiça Federal - Subseção Judiciária de Barreiras, para obtenção de elementos complementares de prova sobre a prática dos delitos investigados. No âmbito dos mandados judiciais, consta ainda a autorização para a quebra do sigilo de dados dos equipamentos de informática apreendidos, bem como acesso imediato aos aparelhos eletrônicos encontrados na posse das pessoas investigadas.

As investigações apontam para o envolvimento de servidores de Cartórios de Registros de Pessoas Naturais de diversos municípios da Bahia e do Paraná que, supostamente em conluio com escritórios de contabilidade, fraudavam benefícios da espécie pensão por morte e salário maternidade se utilizando de documentação falsa. 

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações, falsificação de documento público e associação criminosa. 

Fonte:Comunicação Social Superintendência Regional de Polícia Federal na Bahia
()
22
Mar/23

Escola mais antiga de Luís Eduardo Magalhães completou 38 anos no dia 17 de março

Aniversário da Fábio Johner foi marcado por homenagens

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães  através da Secretaria Municipal de Educação, comemorou no último dia 17 de março os 38 anos da Escola Municipal Fábio Johner, localizada na comunidade de Bela Vista. A unidade escolar foi fundada em 1985, antes mesmo do município ser emancipado e é a primeira escola da cidade. Atualmente conta com 62 alunos, da pré-escola ao 9º ano.

Durante a celebração do aniversário, foram prestadas homenagens à escola e aos pais de Fábio Johner, seu Carlito e dona Isolde Johner, que prestigiaram a cerimônia. Na oportunidade, também receberam troféus, por fazerem história na unidade escolar, a ex-diretora e aluna da primeira turma, Janice Dahmer; a ex-coordenadora e professora, Ângela Fontana; a também ex- diretora, Ana Maria dos Santos Souza; a primeira aluna e ex-professora, Lucilene Weber; a primeira professora da escola, Karin Quesinski; e as ex-professoras, Márcia Quesinski e Anelise Ballmann. O secretário de Educação Jefferson Café e Socorro Caio, representando o gabinete, também foram homenageados.

A atual diretora da instituição, Magali Fernanda Cadini lembrou da importância das conexões criadas ao longo dos anos entre a escola e a comunidade. "A conexão está muito além de ensinarmos conteúdos disciplinares. Está nos braços que envolvem, no olhar atento, na mão que segura, no colo que protege. Está no amor empregado por cada um que se dedica a fazer uma escola de todos para todos", ressaltou.

Fonte:SECOM, Prefeitura de LEM
()
22
Mar/23

Vagas de Emprego para LEM



Empresa no Ramo de Pet Shop Contrata:

- Motorista;
- Que Goste de Animais;
- Cnh B;

Empresa no ramo de Móveis e Eletrodomésticos:
Embalador
- Sexo Masculino;
- Ensino Médio Completo;
- Com ou Sem Experiência;

Empresa no ramo de Auto Peças:
Operador de Caixa
- Sexo Feminino;
-Ensino Médio Completo;
-Com Experiência;
- Informática básica.

Empresa no ramo de Parafusos e Ferragens:
Vendas
-Sexo Masculino;
- Com Experiência em Vendas de Parafusos e Ferramentas;
- Ensino Médio Completo.

Empresa no ramo de Confecções:
Vendedora
- Sexo Feminino;
-Ensino Médio Completo;
-Informática Básica;
- Com experiência;
- Disponibilidade de horário;

Empresa no ramo de Concessionaria:
Consultor(a) de Serviços;
Auxiliar de Mecânico;
Mecânico;
Vendedor(a) Externo (transporte próprio);

Empresa no ramo de Confecções:
Vendas
-Sexo Masculino;
- Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário.

Empresa no ramo de Cosmético:
02 Vendas
-Ambos os Sexos;
-Ensino Médio;
-Conhecimento em Informática;
-Com ou Sem Experiência;

Empresa no ramo de Restaurante:
Atendente
- Ambos os Sexos;
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;

Monitora de restaurante
- Sexo Feminino;
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;

Empresa no Ramo de Papelaria:
Vendedora
-Sexo Feminino;
- Com Experiência;
- Ensino Médio Completo;
- Informática Básica;
- Com experiência em Sistema e Planilhas.

Office Boy
- Sexo Masculino;
- Com Experiência;
- Cnh.

Empresa no ramo de Tv por assinatura:
Vendedor Externo
- Ambos os Sexos;
- Com Experiência;
- Informática Básica;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com atendimento ao Cliente;
- Disponibilidade para viagens;
- CNH: A/B

Empresa no Ramo de Internet Contrata:
Vendedor Externo
- Ambos os Sexos;
- Com ou Sem Experiência;
- Ensino Médio Completo ou Cursando a Noite;
- Salário Mínimo + Comissão e 500 MB Grátis.

Interessados comparecer na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica. Tel. 77 9.9844-3280

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
22
Mar/23

Estamos contratando profissionais de vendas


A líder consórcios representante autorizado do consórcio jockey empresa com 57 anos de mercado está disponibilizando vaga para vendedor interno(Sexo Masculino). A empresa busca um profissional proativo, comunicativo, com boas relações interpessoais, com facilidade de trabalhar em equipe.

Para se candidatar é só encaminhar o currículo no WhatsApp (77)3612-0974

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
22
Mar/23

Vagas de Emprego para Barreiras



Vagas para vendas Interna
-Ambos os sexos;
-Goste de trabalhar com o público;
-Proativa, Comunicativa.

Vaga para Consultor de vendas
-Ambos os sexos;
-maior 18 anos;
-Horário comercial;
-experiência será um diferencial.

Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao shopping 10, em cima do dentista do povo.
WhatsApp: (77) 9.8105-3297.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
22
Mar/23

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
22
Mar/23

Curso de Manicure e Pedicure na REFERÊNCIA



RESTAM APENAS 5 VAGAS PARA O CURSO DE MANICURE E PEDICURE! CURSO COM AULAS PRÁTICAS E CERTIFICADO RECONHECIDO NACIONALMENTE!

Nos dias atuais, empreender está sendo um dos setores que mais crescem, e a estética a mais procurada! Pensando nisso a Referência Cursos Profissionalizantes está com vagas para o curso de manicure e pedicure para você ganhar muito dinheiro com essa profissão! E os primeiros matriculados desta semana irão ganhar um super descontão: Matrícula R$ 130,00 e 2 x de R$ 130,00 Mensal.

Faça já a sua inscrição no whatsapp 77 99905-0094.
Ou através do link:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
22
Mar/23

LEM: Secretaria de Segurança através da SUTRANS faz balanço dos últimos 10 dias de ocorrências

Nos últimos 10 dias, mais de 33 atendimentos foram prestados pela SUTRANS, entre registros de sinistros de trânsito, recuperação de veículo roubado, operação Kadron, apresentação de condutores embriagados no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), apoio a eventos diversos, rondas escolares, rondas nos bairros, rondas nas rodovias que cortam o município, rondas na área de comércio, dentre outros.

Segundo o Superintendente de Trânsito e Transporte Adê Cerrado, a fiscalização de trânsito além de proporcionar um trânsito mais seguro, também proporciona uma sensação de segurança aos moradores do município, pois na grande maioria das vezes, os meliantes que praticam algum tipo de crime utilizam veículo seja de 2 ou 4 rodas para executar os delitos.

Vale ressaltar que desde o início das operações de trânsito já foram recolhidos mais de 130 escapamentos proibidos do tipo Kadron, foram mais de 30 condutores sob efeito de álcool, 7 menores de idade conduzindo veículo automotor, sem falar em outras irregularidades sanadas.

Em todas as operações de trânsito o cidadão é preservado, mesmo tendo alguma irregularidade nos documentos do veículo, se é oferecido um prazo para que os mesmos possam regularizar seus veículos. Caso não seja habilitado, o veículo é liberado mediante um condutor habilitado, mostrando que a intenção é prevenir acidentes e nunca remover veículo, principalmente do cidadão trabalhador.

Todas essas ações nada mais são que a SUTRANS levando segurança viária pra todos os luiseduardenses.

Caso seja necessário, acione a SUTRANS através do telefone de contato 156 ou 3628-0689, 24h por dia.

Fonte:SUTRANS
()
22
Mar/23

PF faz operação contra grupo que planejava atacar autoridades; Moro era um dos alvos



A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta (22) uma série de diligências para desarticular um grupo criminoso que pretendia realizar ataques contra autoridades. Um dos alvos era o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

A ação foi batizada de Sequaz e, diz a PF, tem por objetivo desarticular o grupo que “pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro, em pelo menos cinco unidades da federação”.

Os ataques, de acordo com a apuração, ocorreriam de forma simultânea, e os principais alvos estavam em São Paulo e no Paraná.

São cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária em Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Paraná.

Fonte:FOLHA
()
22
Mar/23

Filho de subtenente baiano morre ao ser baleado com arma do pai

O filho do subtenente teria pegado a arma do pai, que estava escondida

Um garoto de 8 anos, filho de um subtenente da Polícia Militar, morreu após receber um tiro acidental, enquanto manuseava a arma do pai. O caso aconteceu na terça-feira (21), em Mascote, no sul da Bahia.

A suspeita é de que Nicollas Brito Santana encontrou a arma escondida em um dos cômodos da residência da família. Após o disparo, o menino chegou a ser socorrido para um hospital, mas chegou na unidade de saúde sem vida.

A morte do menino será investigada pela 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). A família de Nicollas deve ser ouvida durante a apuração do caso.

Outro caso

Em abril de 2022, um outro garoto, de 10 anos, morreu após ser atingido por um tiro de espingarda em Belmonte, também no sul do estado. Assim como Nicollas, Pedro Jorge do Vale Nascimento pegou a arma do pai escondida. Ele manuseava a espingarda, de fabricação artesanal, ao lado do irmão, dois anos mais velho, quando o disparo atingiu sua cabeça.

A vítima teria encontrado a arma em um dos cômodos da casa onde morava, após sua mãe pedir para que ela e o outro filho fizessem uma limpeza no imóvel. No momento do acidente, a mulher estava cuidando da filha caçula e o pai havia saído para trabalhar. O menino morreu na hora. 

Fonte:BNEWS
()
22
Mar/23

A Rápido Federal conta com nova agência no centro para melhor atender você

Fonte:Publicidade
()
22
Mar/23

Vaga de emprego para Mecânico Agrícola

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
22
Mar/23

Compre sua casa no Jardim Alvorada direto com a construtora, sem entrada e com bônus de R$ 10 mil

Fonte:Publicidade
()
22
Mar/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
22
Mar/23

Cerimônia oficializa troca de comando no 17º GBM, em Barreiras

Nesta terça-feira (21), uma cerimônia militar oficializou a troca de comando no 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), em Barreiras. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e contou com a presença de autoridades militares, políticas, civis e demais convidados.

O tenente-coronel BM Cleber Pacheco Bahia deixou o cargo para assumir o comando do 20º GBM, localizado em Bom Jesus da Lapa. Ele será substituído pelo tenente-coronel BM Leonardo Araújo Cedraz.

A transmissão do cargo foi presidida pelo coronel BM Carlos Miguel de Almeida Filho, comandante da Operação Florestal Bahia 2023. A cerimônia marca um momento importante para a corporação, que busca manter a excelência nos serviços prestados à população.

Fonte:17º GBM
()
22
Mar/23

Mulheres vítimas de violência poderão ter proteção imediata

Proposta teve origem no Senado e segue para sanção presidencial

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) projeto de lei que determina a concessão sumária de medidas protetivas de urgência às mulheres a partir da denúncia a qualquer autoridade policial ou a partir de alegações escritas. A proposta será enviada à sanção presidencial.

O Projeto de Lei 1604/22, do Senado, altera a Lei Maria da Penha. De acordo com emendas aprovadas da relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), as medidas protetivas poderão ser indeferidas no caso de avaliação pela autoridade de inexistência de risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou de seus dependentes.

Autora do projeto, a ex-senadora e atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o objetivo é evitar interpretações diversas de juízes ou policiais, que se valem de supostas brechas para não conceder a proteção, deixando de aplicar a lei.

Tipificação penal

Outro trecho que será acrescentado à lei diz que essas medidas serão concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação penal ou cível, da existência de inquérito policial ou do registro de boletim de ocorrência.

As medidas protetivas deverão vigorar enquanto persistir risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou de seus dependentes.

Todas as situações

O projeto que irá à sanção também inclui novo artigo na Lei Maria da Penha especificando que ela se aplica a todas as situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente da causa ou da motivação desses atos ou da condição do ofensor ou da ofendida.

Uma das emendas de redação aprovadas, entretanto, retirou do texto dispositivo que considerava violência baseada no gênero toda situação de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A relatora justificou a retirada com o argumento de que era redundante. Segundo Jandira Feghali, apesar de a lei estar fundada nos princípios da prevenção, proteção e punição, o que se vê “é que tais princípios têm sido sistematicamente aniquilados por uma interpretação judicial restritiva que não aplica a lei a casos em que há conflitos colaterais, disputas em relação à guarda dos filhos, violência de irmão contra irmã, de neto contra avó, em conflitos patrimoniais e até em casos em que o agressor estava alcoolizado ou sob efeito de drogas”.

O parecer de Feghali foi lido em Plenário pela deputada Luisa Canziani (PSD-PR).

Debate

A deputada Soraya Santos (PL-RJ) destacou que “foi uma luta muito grande para o Judiciário e o Ministério Público entenderem que nem os policiais nem os delegados estariam invadindo competência”, referindo-se à primeira mudança na lei sobre medidas urgentes, como afastamento do agressor. “E agora essa preocupação veio novamente à tona e nós conseguimos consenso em todos os partidos”, afirmou.

A deputada Delegada Ione (Avante-MG) ressaltou que a intenção do projeto é acelerar a concessão de proteção à mulher. “O que vinha acontecendo? Muitas vezes, as medidas protetivas eram indeferidas ou demoravam a ser concedidas. E, agora, não vai haver um julgamento. Não há que ser questionado se houve violência ou não, não há que ser questionado sobre tipificação penal ou não, e isso é muito importante”, afirmou.

Já o deputado Abilio Brunini (PL-MT) lamentou a inoperância que pode ocorrer atualmente na delegacia. “Eu fico muito preocupado quando uma mulher vai a uma delegacia, faz um boletim de ocorrência e nada acontece. Volta para casa e convive com aquela pessoa que lhe agride, às vezes não só física, mas moralmente", disse.

Para o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), “quando se trata de proteção da mulher, tudo o mais que esta Casa fizer temos de dar apoio”. “A mulher precisa ser acolhida, valorizada e respeitada e, se não respeitam por não terem amor próprio, é preciso haver a lei para impor o respeito”, declarou.

Fonte:Agência Câmara de Notícias
()
22
Mar/23

Barreiras: CER II Aníbal Barbosa Filho promove encontro de famílias com acolhimento e inclusão no Dia Internacional da Síndrome de Down7

Uma manhã especial de terça-feira, 21 de março, no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho – CER II com o encontro das famílias e crianças com síndrome de down atendidas pela equipe multiprofissional. Comemorando o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, os pais foram recebidos na sala de Terapia de Grupo Infantil para uma roda de conversa interativa e café da manhã.

Enquanto as crianças de três meses a quatro anos interagiam com brinquedos de estímulo, as mães assistiram uma palestra com a fonoaudióloga Rita Virginio, a psicóloga Gyellen Moreira e as fisioterapeutas Manoela Amaral e Jurane Lustosa, com o tema da campanha nacional “Faça com a gente, não pela gente”. As profissionais repassaram orientações sobre o dia a dia, posicionamento social e um vídeo motivacional relatando a emocionante experiência de Luana Dallacorte, a primeira fisioterapeuta brasileira com síndrome de down.

Emocionada, a jovem Nailma, mãe de Miguel com 4 anos, contou um pouco de sua história e como recebeu o diagnóstico médico. “Descobri na mesa de cirurgia que meu bebê era portador de síndrome de down, e sinceramente eu não sabia nada. Eu tinha dúvidas se ele iria andar, falar e como seria a maternidade e desde os quatro meses que ele é acompanhado por esta equipe maravilhosa. Hoje ele é saudável, ativo e comunicativo. Mas cada mãe aqui tem sua história, tem seus medos, sabe do preconceito, mas também renasce no amor de ser mãe nessa condição, e Miguel é meu presente de Deus”, disse Nailma.

O encontro foi acompanhado pelo diretor Anderson Vian e a coordenadora administrativa Geisa Schwambach, que explicaram a estrutura da rede de cuidados do CER II.

“O dia 21 de março foi escolhido para marcar o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, uma alusão à trissomia do cromossomo 21. E preparamos esse momento de acolhimento com nossa equipe multiprofissional, que busca a estimulação precoce e reabilitação de todos os pacientes. Acompanhamos mais de vinte pacientes nessa fase infantil, e sabemos da importância da luta pela inclusão, respeito e estamos sempre dando suporte para as famílias, para estimular o pleno desenvolvimento das pessoas com síndrome de down desde o diagnóstico até a vida adulta”, destacou o diretor. 

Fonte:Dircom PMB
()
22
Mar/23

Governo do Estado anuncia contratação de 1.624 profissionais para a Educação Especial

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (21), em suas redes sociais, a autorização da contratação de 1.624 profissionais para a Educação Especial, para o exercício das funções de cuidador educacional, intérprete de Libras, instrutor de Libras, brailista, técnico de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A partir da publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (22), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) estará apta para contratar os educadores em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Jerônimo fala sobre a importância da contratação de novos profissionais na Educação Especial. “Escolhi o 21 de março para anunciar a contratação de pessoal para acompanhar e cuidar das pessoas com deficiência nas nossas escolas estaduais porque este dia é dedicado às pessoas com Síndrome de Down. Esta celebração é para festejarmos os direitos e conquistas e as lutas das pessoas, das famílias, dos professores, da APAE e de todas as demais associações e entidades ligadas à causa. Compartilho dessa nossa posição de garantir que as pessoas com deficiência possam ter direitos. E este dia é importante para continuarmos a luta em busca de direitos”.

O 21 de março também foi escolhido pelo governador Jerônimo para sancionar a lei que institui o Setembro Verde, a ser dedicado à promoção de direitos das pessoas com deficiência. “Isso proporcionará maior visibilidade a esta nossa causa muito importante, para a qual precisamos conscientizar a nós e a população em geral quanto à sua relevância”.

De acordo com a SEC, a presença desses profissionais nas unidades escolares vai auxiliar o aprendizado dos estudantes com necessidades especiais, já que eles passam a ter as condições necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e educacional, sendo essencial para o seu processo de aprendizagem e sua permanência na rede estadual de ensino.

Com esta autorização, a Secretaria da Educação reforça o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

Fonte:SEC BA
()
22
Mar/23

Flib 2023: As Literaturas Afro-brasileiras e Africanas – conectando mundos será o tema central da Festa Literária Internacional de Barreiras, em sua 6ª edição

Com data confirmada para o período de 23 a 25 de maio a sexta edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), pretende, a partir do tema central: As Literaturas Afro-brasileiras e Africanas: conectando mundos, “fazer ecoar muito mais as vozes afro-brasileiras e africanas que, por vezes, não recebem o mesmo reconhecimento da literatura canônica veiculada pelas classes detentoras do poder”, de acordo com a curadoria do evento.

“Será um momento oportuno para se refletir sobre o que é a literatura afro-brasileira e africana. Qual o lugar da literatura afro-brasileira em nossas escolas? O que explica o desejo da sociedade brasileira de apagar ou ignorar a forte presença dos povos africanos e seus descendentes na formação nacional?”, destaca a curadora da Flib, Marilde Guedes.

A festa literária integra a programação oficial do aniversário de Barreiras e promete reunir no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Academia Barreirense de Letras, Escola Municipal de Teatro e em todas as praças do centro, estudantes e professores de escolas municipais, estaduais, universidades e instituições de ensino. “Será, mais uma vez, um evento de integração e muita cultura com lançamentos de livros, palestras, contações de histórias, exposições literárias, teatro e música”, explica a subsecretária de Cultura, Emília Moreno.

O evento realizado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, conta com a Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), como Instituições curadoras.

Fonte:Dircom PMB
()