Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
13
Abr/24

Novas ofertas do Grupo Marabá pra você economizar; confira!!!




Fonte:Publicidade
()
13
Abr/24

Parada Geral Instrutiva da 83ª CIPM

6de486b0-95e4-4c53-99e1-e3e47119a537

e4c76091-08ff-4503-a081-1f27a2877650

a8930a45-fd38-4981-9578-da98cd86beda

Na manhã de ontem, sexta-feira, 12, foi realizada a parada geral instrutiva do mês de abril da 83ª CIPM. Na ocasião, a Perita Criminal, Taiana Araujo, coordenadora do Departamento de Polícia Técnica (DPT), pode passar um pouco do seu vasto conhecimento através de uma PALESTRA onde o tema foi Cadeia de Custória e importância da preservação do local de crime.

Tema esse, onde o efetivo teve a oportunidade de abranger ainda mais o conhecimento relacionado aos assuntos, fazer perguntas e sanar dúvidas, com o propósito de melhor servir a sociedade e a cidade de Barreiras.

Fonte:ASCOM/83ª CIPM
()
13
Abr/24

LEM: 85ª CIPM realiza parada geral com todo efetivo da unidade

Ontem, sexta-feira, 12, a 85ª CIPM realizou nesta sexta-feira 12, em LEM, a Parada Geral com todo efetivo da CIPM onde o Maj PM Barroso Neto, Comandante da 85ª CIPM, expôs suas diretrizes operacionais e administrativas para otimizar as ações realizadas pela UOPM. Entre outros assuntos, o Ilmº Sr. Dr Alysson Flizi, Promotor de Justiça, proferiu uma palestra enriquecedora acerca dos procedimentos adotados nos atendimentos às ocorrências.

Durante a Parada diversos policiais foram elogiados por terem se destacado em diversas ocorrências, pelos relevantes serviços prestados e entrega do certificado de Policial Padrão dos meses de janeiro, fevereiro e março.

Fonte:85ª CIPM/Ascom
()
13
Abr/24

PM recupera moto com restrição de furto/roubo na zona rural de Bom Jesus da Lapa

Ontem, sexta-feira, 12, a PM recuperou uma moto  Honda/CG150 Titan, verde, placa JJX 7374, com restrição de furto/roubo na zona rural de Bom Jesus da Lapa.

A Polícia Militar ao realizar o policiamento ostensivo no projeto Formoso, setor 33 deparou-se com alguns veículos parados na praça do referido local, ao consultar os dados dos veículos foi constatado que uma motocicleta apresentava restrição de furto/roubo, foi questionado aos presentes quem seria o proprietário do veículo, porém ninguém se manifestou.

O veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia local.

Fonte:38ª CIPM
()
13
Abr/24

Sindsemb em reunião com Secretaria de Segurança Cidadã discute melhorias para Guarda Civil Municipal

Buscando tratativas para atuação e melhorias para os Guardas Civis Municipais, o Sindsemb representado pelo diretor Auzemir e a assessora jurídica Dra. Michele Sell se reuniram nesta quinta-feira, 11 de abril, com o Secretário Municipal, Júnior Sampaio, o comandante da GCM, João Oliveira e o subcomandante GCM Barbosa.

Na pauta de reunião foram discutidos as demandas sobre a uniformização, escala de trabalho, corregedoria, ouvidoria, escala para período eleitoral e intensificação das rondas.

Conforme informações do Secretário Junior Sampaio, os uniformes completos serão entregues nos próximos 60 dias. A pedido dos servidores, a escala de trabalho será fixada no mural da sede até o dia 28 de cada mês, para o prévio conhecimento da corporação.

Referente a Corregedoria e Ouvidoria, os departamentos estão com funcionamento normal. Segundo informações do Comando da GCM e Secretaria, a escala de trabalho permanece, confirmado após envio do requerimento à Justiça Eleitoral de Barreiras pedindo a dispensa dos listados como mesário, para que toda a corporação esteja a disposição.

O comando ainda informou que as rondas da GCM se intensificaram nas unidades com intercorrências, conforme solicitado em ofício pelo Sindsemb .

Fonte:Ascom Sindsemb
()
13
Abr/24

UFOB: Resultado parcial do Programa Estudante Protagonista é publicado

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFOB publicou, nesta quarta (10), o resultado parcial do Programa Estudante Protagonista. O edital prevê a concessão de 25 bolsas no valor de R$ 700 cada, com duração de sete meses, destinadas a estudantes dos cursos de graduação da Universidade. O Programa tem por objetivo promover a extensão universitária, colocando o estudante como protagonista da sua formação técnica e cidadã.

<<<<CONFIRA O RESULTADO PARCIAL>>>

O período de recursos vai desta quinta (11) até domingo (14). O resultado final será divulgado até o dia 17 de abril. As bolsas terão início em 1 de maio e irão até novembro de 2024. Saiba mais sobre o edital aqui.

Fonte:UFOB
()
13
Abr/24

Inaugurado pela prefeitura de Barreiras a Praça Edson Alves de Souza e entrega ruas pavimentadas no Bairro Vila Rica

Proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida aos munícipes da Capital do Oeste são objetivos da Prefeitura de Barreiras, dentro dos projetos Barreiras Mais Bonita e Mais Humana e Barreiras 100% Pavimentada. Nesta quinta-feira (11), essas metas foram novamente alcançadas no bairro Vila Rica com a inauguração da Praça Edson Alves de Souza e a entrega das Ruas Rosa de Saron, São Gabriel, São Geraldo e a Rua Santa Bárbara pavimentadas.

O momento foi celebrado pelos moradores do bairro que recepcionaram o prefeito Zito Barbosa, a primeira-dama Marisete Bastos, presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; os vereadores Otoniel Teixeira, Yure Ramon, Eurico Queiroz, Teteia Chaves e Valdimiro José, também o secretário e subsecretário de Infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, respectivamente, demais secretários e subsecretários municipais, e ainda, dona Sandra dos Santos, Alzira Cardoso e demais familiares do homenageado Edson Alves de Souza.

“Um dia de muita alegria em poder acompanhar de perto essa justa homenagem dedicada ao meu tio. Um homem que morou aqui na Vila Rica, nesta Rua Santa Bárbara, ajudava sempre aqueles que precisavam. Muita gratidão à Prefeitura de Barreiras por entregar esse equipamento público que eterniza o nome de Edson Alves de Souza”, disse Edna Clara de Souza, que no ato esteve acompanhada dos demais familiares.

A construção da Praça Edson Alves de Souza foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes. O ambiente atrativo conta com parquinho infantil, academia ao ar livre, uma nova iluminação em LED, pintura, piso intertravado, paisagismo completo e sistema de irrigação. Em dezembro do ano passado, os moradores do bairro Vila Rica também foram contemplados com a entrega da Praça Cícero Avelino da Silva que segue esse mesmo padrão, garantindo mais conforto e bem-estar para a população.

A festa de comemoração contou com a participação especial do cantor Jeferson Fernandes, em contrapartida ao Edital de Credenciamento de Artistas João do Biriba (Lei 14.399/2022 – PNAB). Na oportunidade, o gestor municipal autorizou mais uma obra, assinando a ordem de serviço para a requalificação da Praça dos Sentidos, na Vila dos SAS em Barreirinhas. Ele relatou ainda, os avanços realizados na infraestrutura de Barreiras, na sede e zona rural do município.

“Hoje foi mais uma noite de muita alegria e emoção em entregar mais um espaço de convivência no bairro Vila Rica, aqui famílias inteiras poderão desfrutar dos ambientes preparados com muito cuidado e carinho. Também entregamos, concluídas, a pavimentação dessas quatro ruas que interligam à Praça Edson Alves de Souza, e nos próximos dias, daremos sequência na pavimentação asfáltica das demais ruas que ainda não foram pavimentadas. O nosso compromisso é continuar trabalhando, por isso, também já autorizamos a requalificação de mais uma praça, desta vez no bairro Barreirinhas, reforçando nosso compromisso com o bem-estar da nossa população, tanto na cidade, quanto na zona rural”, frisou o gestor Zito Barbosa.

Fonte:DIRCOM PMB
()
13
Abr/24

Exame criminológico será obrigatório para a progressão de regime de pena

Uma comissão formada por 5 pessoas - um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário - avaliam as condições do preso antes dele passar para um regime com maior liberdade.

Com a publicação no Diário Oficial, os trechos sancionados da Lei da Saidinha já estão valendo. Entre eles, o que torna mais rigorosos os critérios para progressão do regime. A partir de agora, além do cumprimento de parte da pena e bom comportamento, os presos vão ter que passar por um exame criminológico.

Muita gente pode nunca ter ouvido falar, mas o exame criminológico não tem nada de novo. É um velho conhecido da Justiça brasileira. Foi estabelecido na Lei de Execuções Penais em 1984, justamente a que criou também a "saidinha", como uma ferramenta para ajudar os juízes, como explica o psiquiatra da USP Fabio Cantinelli:

"Ele é um exame que ele tem a finalidade de instrumentar, de embasar o juiz na decisão da progressão ou da regressão de pena".
Então, o exame era obrigatório toda vez que um preso pudesse, pelo tempo detido, passar do regime fechado para o semiaberto, ou do semiaberto para o aberto. O que para o professor de direito penal Marcio Januzzi foi uma ferramenta útil:

"Alguns detentos que teriam o tempo para progredir de regime e, automaticamente vão progredir, eram segurados um pouco mais porque não tinham condições psicológicas, psiquiátricas e sociais de ter a liberdade. Mostrava ainda as mesmas características de uma pessoa que voltaria a delinquir. Então, isso é bastante grave".
A forma que o exame ganhou em 1984 é a mesma com que vai valer agora. É criada uma comissão com cinco pessoas: um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário. Mas eles não vão sempre trabalhar juntos, não funciona como uma banca. Eles vão sair do local.

O assistente social, por exemplo, pode ir até a casa da família do preso verificar como são as condições; o psiquiatra faz uma consulta particular para elaborar o relatório. É um exame complicado, meticuloso. Por isso é fácil imaginar o que aconteceu nos 40 anos depois da criação da lei, com a explosão do aumento da população carcerária no Brasil.


O professor de direito penal Pierpaolo Botini explica como o Estado não conseguiu suprir a demanda dos exames, e o sistema colapsou:

"Na ausência desse exame criminológico, os presos começaram a ir até o Poder Judiciário e dizer para o juiz: 'Olha, eu tenho tempo de pena, tenho bom comportamento, eu não consigo alcançar o meu direito, porque o Estado não me dá estrutura para que eu tenha esse exame criminológico'. E os juízes, então, começaram a reconhecer e admitir a progressão de regime sem o exame criminológico".

Até que, em 2003, o STF - Supremo Tribunal Federal derrubou da Lei o que não era mais cumprido na prática. A exigência do exame acabou e a progressão de regime passou a acontecer considerando o tempo de prisão e o comportamento do detento. Mas os juízes podiam ainda, sempre que achassem necessário, pedir a avaliação.

Agora, ela volta a ser obrigatória, junto com as outras exigências, mas voltam também as dúvidas.

"Por exemplo, em um estado como o de São Paulo, isso é inviável ser apresentado, porque não haverá grupos suficientes para fazer esse exame, na quantidade que é necessária", pontua Januzzi.

Fonte:Por Jornal Nacional
()
13
Abr/24

Novas ofertas do Grupo Marabá pra você economizar; confira!!!




Fonte:Publicidade
()
12
Abr/24

Agora a Rede São Camilo tem atendimento diário na Unidade de Roda Velha

Contamos com laboratório, raio-X e consultas todos os dias. Dia 11 de abril o Dr. Thiago Maia, médico vascular, estará atendendo. O médico vascular é um especialista que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam o sistema circulatório, incluindo veias, artérias e vasos linfáticos.

Eles lidam com uma variedade de condições, como varizes, trombose venosa profunda, doença arterial periférica, aneurismas, entre outras.

Seu objetivo é garantir a saúde e o bom funcionamento do sistema vascular, ajudando os pacientes a manter uma circulação sanguínea adequada e prevenindo complicações graves, como ataques cardíacos e derrames.

Rede São Camilo, você conhece, você confia!

Fonte:Informe Publicitário
()
12
Abr/24

Fiscal Ambiental em Formosa do Rio Preto é encontrado morto em Barreiras

Sepultamento ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (12), também em Barreiras

Um funcionário da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh) de Formosa do Rio Preto, na Bahia, foi encontrado morto nesta sexta-feira (12), em sua residência de Barreiras, na mesma região Oeste do estado. Astrogildo Ferreira Gomes Filho, tinha 45 anos e era Fiscal Ambiental.

As primeiras informações apontam que ele não compareceu à sede da secretaria em Formosa do Rio Preto, desde o início da semana. Em um grupo de mensagens de uma rede social, um colega de trabalho dele disse que houve tentativas de contato, mas sem respostas.

Ainda nesta sexta, um funcionário do órgão, destacou o colega, se deslocava para a Barreiras, quando chegou a notícias da morte dele. O corpo foi encontrado já em estado de decomposição em sua residência próxima ao BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação) e transferido para o Instituto Médico Legal (IML) também de Barreiras.

O sepultamento ocorreu no final da tarde também desta sexta-feira, com a presença de parentes, colegas de trabalho e do Secretário do Meio Ambiente, Geraldo Martins.

Em nota, a Semmarh lamentou com sentimentos de pesar, a morte do colaborador que havia se destacado durante o período em que trabalhou no órgão ambiental.

Fonte:Portal do Cerrado
()
12
Abr/24

Oportunidade de negócio em Barreiras

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
12
Abr/24

Peça já o melhor da culinária oriental em lem e região, comida chinesa e japonesa é no pede em casa delivery

Yakisoba, frango xadrez, temakis, combos e muito mais.





Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00

Fonte: Publicidade
()
12
Abr/24

Em Luis Eduardo Magalhães agora você pode fazer a sua prótese capilar

Diga adeus a calvície !!!






Antes


Depois

Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.

Contato:77 999309574

Fonte: Publicidade
()
12
Abr/24

Acidente Fatal na BR 242: Bombeiros Militares Realizam Resgate Veicular em Barreiras

Na tarde desta sexta-feira (17), por volta das 12h15, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para um resgate veicular na BR 242, sentido Salvador, em Barreiras.

O acidente ocorreu entre dois carros de passeio: um Fiat Siena, com 4 passageiros, e um Honda Civic, com 5 passageiros.

Os bombeiros precisaram intervir para a remoção de duas vítimas das ferragens do veículo Siena, infelizmente já em óbito. Os demais ocupantes foram atendidos pelo SAMU e encaminhados para uma unidade hospitalar em Barreiras.

As autoridades policiais, representadas pela Polícia Rodoviária Federal, permaneceram no local para coordenar o trânsito e aguardar a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para os procedimentos legais.

Fonte:17º BBM
()
12
Abr/24

Augusto Nunes: ‘Os ministros do STF agora estão na defensiva’

Fonte:REVISTA OESTE
()
12
Abr/24

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
12
Abr/24

ATM SEGURANÇA - Proteger o que te importa; essa é a nossa missão!

Fonte:Publicidade
()
12
Abr/24

TechSun - Limpeza inteligente

Somos especialistas em limpeza

Nossa empresa oferece um serviço de limpeza especializada com qualidade e comprometimento. Deixe a limpeza pesada por nossa conta e aproveite seu espaço sem preocupações. Oferecemos uma variedade de serviços para atender às suas necessidades, seja para uma limpeza pós-obra ou para a manutenção regular. Não importa o tamanho do trabalho, estamos prontos para ajudar.

Pós Obra
Depois de uma construção ou reforma, a limpeza pode ser uma tarefa esmagadora. Nossos profissionais são treinados para lidar com todos os tipos de sujeira e detritos, deixando seus espaços novos em folha e prontos para serem desfrutados.

Fachada Comercial
A primeira impressão é a que fica, por isso é essencial manter a fachada do seu negócio limpa e atraente. Nossos serviços de limpeza de fachadas comerciais ajudarão a melhorar a aparência do seu estabelecimento, atraindo mais clientes.

Vidros Residenciais
Manter os vidros de sua residência limpos pode ser um desafio, especialmente para aqueles altos. Nossa equipe é treinada em técnicas de limpeza de vidros seguras e eficazes, garantindo que suas janelas estejam sempre brilhantes.

Climatizador Industrial
Um climatizador industrial limpo não apenas funciona melhor, mas também é mais eficiente em termos de energia. Nossos especialistas em limpeza de climatizadores industriais garantirão que seu equipamento esteja funcionando em sua capacidade máxima.

Cristalização de Vidros
Nossa empresa oferece serviços de cristalização de vidros que não apenas limpam, mas também protegem suas superfícies de vidro. Este serviço pode ajudar a prolongar a vida útil de suas janelas, portas de vidro e outras superfícies de vidro.

Contate-nos
Estamos localizados em Luís Eduardo Magalhães, mas também prestamos serviços em Barreiras e Roda Velha. Entre em contato conosco pelo número 77 9.9996-8856 para agendar seu serviço de limpeza hoje mesmo. Estamos ansiosos para trabalhar com você e ajudar a manter seu espaço limpo e atraente.

Fonte:Fala Barreiras
()
12
Abr/24

Barreiras: Justiça volta a suspender empréstimo de R$ 60 milhões

Justiça volta a suspender empréstimo de R$60 Mi Após aprovação polêmica, Justiça em Barreiras suspende novamente empréstimo milionário, acentuando debates sobre legalidade

Em um movimento jurídico significativo, a Justiça determinou a suspensão do empréstimo de R$ 60 milhões que havia sido aprovado pela Câmara Municipal. A controvérsia teve início no dia 13 de março de 2024, quando, após uma sessão extraordinariamente breve de 16 minutos, a Câmara Municipal aprovou o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, com 12 votos a favor e 3 contra. A pressa e a falta de debate geraram suspeitas e preocupações entre os munícipes e observadores da gestão pública.

Legalidade Questionada e Decisões Judiciais

A validade do empréstimo foi rapidamente contestada em tribunal, com a vereadora Carmélia da Mata e Beza à frente de uma Ação Popular que apontava falhas graves no processo de aprovação. A justiça, respondendo às preocupações levantadas, suspendeu inicialmente o projeto de lei no dia 22 de março, apenas para que a decisão fosse revogada e novamente reinstaurada após novos desenvolvimentos e apelações.

O ponto de virada ocorreu no dia 09 de abril, quando o Desembargador Maurício Kertzman Szporer atendeu ao pedido de antecipação de tutela, proibindo a formalização do contrato sob diversas penalidades severas, incluindo crime de desobediência e multa pessoal. Esta decisão sublinha a importância da integridade no processo legislativo e na administração dos recursos públicos.

Implicações para a Administração Pública

A saga jurídica em torno do empréstimo de R$60 milhões em Barreiras serve como um alerta crucial da necessidade de rigorosa aderência às normas legais e éticas na administração pública. Além das implicações imediatas para os envolvidos, este caso lança uma luz sobre os mecanismos de controle e fiscalização, essenciais para a manutenção da confiança pública na gestão dos recursos municipais.

À medida que a Justiça segue deliberações adicionais, os olhos da comunidade de Barreiras e dos interessados permanecem fixos no desenrolar dessa questão. A decisão final, independentemente de seu teor, promete ser um precedente importante na jurisprudência sobre finanças municipais e na prática de governança.

Fonte:Osmar Ribeiro/Fala Barreiras
()
12
Abr/24

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
12
Abr/24

Não importa aonde você esteja,o Rei dos Óculos vai até você!!!

Fonte:Publicidade
()
12
Abr/24

UNACON do HO completa dois anos de acolhimento a pacientes com câncer

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, completará, no próximo mês de maio, dois anos de funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Voltada à prestação de atendimentos de urgência e emergência a pacientes com câncer, a unidade já realizou mais de 4 mil atendimentos pelos oncologistas clínicos; mais de 1700 tratamentos quimioterápicos; e mais de 1800 tratamentos diversos, dentre eles a hormonioterapia. Atualmente, a UNACON trata em média 20 pacientes por dia, o que reforça a atenção pela saúde da população da região oeste da Bahia.

De acordo a enfermeira responsável pela UNACON, Renata Lopes, os agendamentos das consultas são realizados via Sistema de Lista Única do Governo da Bahia. “É importante lembrar que a unidade oferece atendimentos médicos nas diversas especialidades da Oncologia: Clínico, Urologia, Mastologia, Ginecologia e Cirurgia Oncológica. Vale destacar também que existe uma equipe multidisciplinar com farmacêutico, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social e enfermagem, que já somam mais de 9500 atendimentos, além dos serviços de apoio”, reitera.

O grande desafio da Oncologia na região oeste era o deslocamento dos pacientes para grandes centros, como Salvador, São Paulo, Brasília ou Goiânia. “A implantação da UNACON foi estratégica e está surtindo efeitos positivos com a cura de centenas de pessoas nesses dois anos de funcionamento. A ideia é melhorar cada vez mais as estruturas e atendimentos para melhor atender os usuários do SUS. Os pacientes de Barreiras ou cidades próximas são acolhidos sem precisar fazer viagens desgastantes em uma difícil fase, que é o tratamento oncológico” destaca, Marina Barbizan, líder geral do HO.

“Sei da dificuldade que é viajar, doente, por horas. O cansaço e a dúvida, se vamos viver ou não… É horrível! Acompanhei minha irmã para tratamento oncológico em Salvador, graças a Deus ela se curou. Logo após, minha mãe também foi diagnostica e não venceu a batalha contra o câncer, porém a dor foi amenizada pelo fato dela ter sido tratada na UNACON de Barreiras, onde teve o apoio da família. Meses atrás descobri um câncer de mama e hoje estou na quarta sessão de quimioterapia, sendo acolhida por uma excelente equipe de profissionais”, depõe Zileide Silva Pianezzola, moradora de Barreiras.

Psicologia e Nutrição – O processo de diagnóstico e tratamento, na maioria dos casos, é complexo e causa transtornos físicos e mentais. “Ao chegar na UNACON é realizado um acolhimento para entender cada situação, ou seja, como o paciente está emocionalmente. Com isso, fornecemos orientações para um correto tratamento. É a chamada psicoeducação, através da qual orientamos o paciente e a família sobre a doença, trabalhamos a aceitação e ajudamos a organizar os pensamentos. Quem entende e aceita o processo possui mais chances de recuperação”, explica a psicóloga da UNACON Lidiane Santos.

Concomitante à psicoeducação existem os tratamentos individualizados que podem ser recomendados pelo médico, pela família ou até mesmo solicitado pelo paciente. Em muitos casos, os familiares também recebem acompanhamento psicológico. Os pacientes da UNACON também são orientados em relação a alimentação no período de tratamento. O acompanhamento nutricional é de acordo com cada diagnóstico.

A nutricionista Evelin Rafaela relata que “nos dias de tratamento, os pacientes recebem uma alimentação diferenciada. A quimioterapia é agressiva e algumas pessoas apresentam sintomas de efeitos colaterais e necessitam de uma dieta individualizada. Para os pacientes que precisam ficar internados, o cardápio é de acordo com suas necessidades e tolerâncias”, informa. (Ascom da UNACON)

Fonte:Ascom da UNACON
()
12
Abr/24

Bahia cresce em 25,75% as análises de algodão para o mercado consumidor

Última etapa da fibra antes da comercialização para as indústrias têxteis, o trabalho de classificação tem sido fundamental para separar e atestar a qualidade do algodão da Bahia, definindo para onde e para quem a fibra será negociada. Os produtores levaram para o Centro de Análise de Fibras, localizado em Luís Eduardo Magalhães, um total de 3,55 milhões de amostras na safra 2022/23, um aumento de 25,5% em relação ao ciclo anterior. Os dados foram divulgados neste início de abril, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), depois de consolidado o relatório do volume de fibra analisada ao longo deste ciclo produtivo.

O gerente do Centro de Análises de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, explica que a eficiência do trabalho operacional no laboratório tem sido fundamental para garantir o atendimento aos produtores. “O laboratório é reconhecido pelo seu alto nível técnico, com entrega de resultados confiáveis e satisfatórios aos cotonicultores e usinas. “Houve um volume expressivo de amostras entregues no laboratório, com pico de até 40 mil em um único dia, o que demonstra o interesse cada vez maior dos produtores rurais na classificação da fibra”.

Considerado o maior da América Latina, o Centro de Análise de Fibras da Abapa tem a capacidade de analisar 25 mil amostras por dia e conta com uma equipe de 20 colaboradores efetivos, com o acréscimo de 100 novos profissionais contratados durante o período de safra para suprir a demanda das 56 usinas de beneficiamento e de 90 produtores da Bahia e da área de abrangência do Matopiba, que abrange também Maranhão, Tocantins e Piauí. As amostras são classificadas e separadas conforme características essenciais para o uso do setor têxtil, como comprimento, resistência, uniformidade, reflectância da fibra, dentre outras.

O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, explica que as condições favoráveis de clima e solo na produção proporcionam a qualidade do algodão na Bahia, que somam às boas práticas agrícolas exercidas pelos cotonicultores da região. “O laboratório central, em Brasília, valida e atesta essa qualidade ao conferir com precisão as análises realizadas pelo Centro de Análises da Abapa, que possuem mais de 99% de confiabilidade das amostras checadas, reforçando todo o trabalho de excelência desenvolvido ao analisar a fibra em território baiano”, afirma.

Fonte:Assessoria de imprensa Abapa
()
12
Abr/24

Os reflexos do agronegócio no desenvolvimento do Oeste da Bahia

Referência no segmento agrícola em diferentes cenários, o oeste baiano segue em destaque no segmento da produção de grãos com 89,9% da produção estadual e 3,3% do montante nacional. Os dados do Núcleo de Agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), revelam a soma de 9,64 milhões de toneladas de soja e milho produzidos na Safra 2022/23. A projeção para a Safra 2023/24 é que haja variação de – 9,33% no total produzido destes grãos, sendo um total de 8,74 milhões de toneladas cultivadas, em função das adversidades climáticas e fitossanitárias enfrentadas pelos produtores rurais da região.

O PIB do agronegócio baiano, totalizou R$ 88,66 bilhões em 2023 e fechou o ano com crescimento de 4,2% e participação de 21,1% na economia baiana, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). No último trimestre de 2023, verificou-se crescimento de 3,0%. Ações sustentáveis realizadas por agricultores do oeste baiano são apontadas como importantes contribuições na diferença e crescimento dos números.

“Hoje, a Bahia é um dos estados onde mais se aplica tecnologia agrícolas. Na região oeste, acredito que cerca de 90% das nossas áreas já utilizam o Sistema do Plantio Direto, um diferencial muito grande, e os veranicos não nos assustam mais. Além de dispor de solo, sol e água, fatores diferenciados e favoráveis à agricultura, aplicamos as melhores técnicas de plantio,  incremento de boas práticas agrícolas, alto investimento em tecnologia e maquinário, qualidade das sementes utilizadas na semeadura, e técnicas de manejo cada vez mais precisas, fatores que refletem positivamente no avanço das altas produtividades e o aproveitamento máximo de todos os recursos que envolvem a cadeia de produção”, ressalta o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Investimentos que fazem a diferença no resultado da produção de estados e municípios com maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), crescimento populacional e geração de empregos e renda. No ranking de produção nacional da soja e milho, a Bahia detém a sétima colocação, apesar da variação de -16% na quantidade de grãos produzidas em relação à safra anterior. Um exemplo disso é o PIB, em que na escala nacional, a Bahia representa 4% do montante, e a nível estadual, o oeste baiano corresponde a 10%. Já na participação total, 44% do PIB agropecuário da Bahia é derivado da atividade praticada em sete principais municípios produtores de soja e milho no oeste baiano: São Desiderio, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Jaborandi. São Desiderio e Formosa do Rio Preto ganham destaque também no ranking nacional ocupando posições entre os 10 principais municípios que alavancam o PIB no setor agropecuário.

A produção de grãos está diretamente ligada aos altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Os municípios que obtiveram as maiores produções de soja e milho no Oeste da Bahia, também apresentaram os maiores índices de IDH Municipal, e acima da média estadual. Barreiras e Luís Eduardo Magalhães estão entre os dez IDH’s mais altos do estado.

Outro índice com reflexo do agronegócio é o de geração de emprego e renda. Em 2023, a Bahia gerou 71.924 empregos formais, e Barreiras e Luís Eduardo Magalhães lideram isoladamente o ranking de municípios com maior densidade populacional do extremo oeste baiano. Luís Eduardo Magalhães, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ocupou o 10º lugar na geração de empregos no estado em 2022 e em 2023, ficou na 8ª posição do ranking estadual, com 3.313 novos postos de trabalho criados, como parte das 131,6 mil novas vagas de emprego em toda a Bahia no mesmo período. Já em Barreiras, foram geradas 2.346 novas vagas com carteira assinada, registrados de janeiro a outubro de 2022.

“São mais empregos e renda gerados em torno do agro com a vinda dos agricultores e de empresas de máquinas, insumos e de outros segmentos. A economia é uma engrenagem, um setor depende do outro e as cidades crescem, precisa de mais profissionais e tudo é em função da agricultura uma atividade essencial que nesses últimos 40 anos no Oeste da Bahia tem sido fundamental para a economia. Eu tenho 70, 80 empregos diretos na fazenda, então são cerca de 70, 80 famílias, o que dá em torno de 300, 400 pessoas. E esse dinheiro vai para o comércio local. Essa que é a grande questão, às vezes olhamos o número específico do agro, mas não se sabe o que ele gera de emprego e renda para toda a região. As pessoas dos grandes centros do Brasil, precisam entender o que esse setor produz e gera de renda para a economia e desenvolvimento do país”, avalia o produtor rural Douglas Orth. Os altos números da produção agrícola comprovam que o segmento está cada vez mais impulsionando os índices positivos e o desenvolvimento da região Oeste da Bahia.

Além da Aiba, instituições como a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) e o Senar, disponibilizam mais de 4 mil treinamentos em diferentes temáticas para qualificação profissional. O resultado desses investimentos se converte em números. São mais de 72 mil capacitados e 150 envolvidos diretamente.  Desde 2022, a Abapa está conveniada ao Ministério da Agricultura (Mapa), para ministrar treinamentos de coordenador e executor de aviação agrícola no Oeste da Bahia. Essa aliança não apenas demonstra a complementaridade entre os setores rural e urbano, mas também reflete um compromisso conjunto em promover a qualidade e a sustentabilidade em todos os aspectos da agricultura, seja alimentar, econômica ou social.

Fonte:Ascom Aiba
()