Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
28
Set/20

SYLOCIMOL - A saúde que vem da água




Fonte: Publicidade
()
28
Set/20

Peça o seu pastel pelo Disk-Delivery do Bem Brasil Pasteis!!!

Fonte: Publicidade
()
28
Set/20

Área plantada com trigo na Bahia pode alcançar 20 mil hectares nos próximos anos

Com potencial de expansão da área plantada para pelo menos 20 mil hectares nos próximos anos com o uso de tecnologias de manejo e de variedades atuais, a triticultura no eeste da Bahia pode contribuir na busca pela autossuficiência do Brasil no cereal. Das cerca de 12,5 milhões de toneladas consumidas internamente, apenas 6,81 milhões de toneladas deverão ser produzidas no país em 2020, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

O oeste baiano faz parte do Matopiba, fronteira agrícola nacional da atualidade que integra o Cerrado do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia, sendo responsável por grande parte da produção nacional de grãos como soja e milho, e de fibras como o algodão.

Na região, o trigo é plantado em sistema irrigado, em rotação com a soja, o milho ou o algodão sob pivô, cultivos voltados à produção de sementes ou plumas, respectivamente. Nesses sistemas, o trigo atua quebrando ciclos de pragas e doenças, além de reduzir a infestação de plantas daninhas e de deixar, após a colheita, uma palhada de boa qualidade. Já o trigo em sistema de sequeiro, apesar de ser pontualmente testado por alguns produtores, praticamente não é cultivado devido ao maior risco representado pelos solos arenosos da região, que têm menor capacidade de retenção de água. 

Estimativas da Conab apontam que a área plantada com trigo na Bahia neste ano – quase a totalidade na região oeste – ainda é pequena, de cerca de 3 mil hectares, mas pesquisadores acreditam que possa alcançar rapidamente 20 mil hectares nos próximos anos. A produção estimada para 2020 é de cerca de 17 mil toneladas, o equivalente a uma produtividade média de 5,66 ton/ha (ou 94,4 sc/ha), bem superior à média nacional de 2,9 ton/ha (ou 48,3 sc/ha) projetada para o ano.

“Mas há produtores que chegam a produzir 7 ton/ha (116,6 sc/ha) seguindo as recomendações de manejo e plantando variedades mais modernas”, aponta o pesquisador Julio Albrecht, da Embrapa Cerrados (DF). 

Ele lembra que a Embrapa atua com o trigo na região desde meados da década de 1980, com o plantio de ensaios de valor de cultivo e uso (VCU) em áreas de produtores. Exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os ensaios de VCU são realizados para comprovar, em condições de cultivo, o valor agronômico de linhagens candidatas a cultivares, segundo normas elaboradas pelo próprio Ministério. 

A Embrapa tem atualmente conduzido e avaliado experimentos com novas variedades e linhagens de trigo na região. As variedades também são avaliadas pelos produtores em campos experimentais e lavouras comerciais, observando as recomendações de manejo prescritas pela pesquisa científica. “Na medida em que fomos lançando novas variedades, a área cultivada foi aumentando, sobretudo de 2005 para cá”, diz Albrecht. 

As condições climáticas e geográficas favoráveis ao cultivo do trigo irrigado no Oeste baiano são semelhantes às do Brasil Central (Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais), local onde foram selecionadas as cultivares da Embrapa para o Bioma Cerrado. Temperaturas elevadas durante o dia e amenas à noite, dias com alta luminosidade e altitudes que variam de 600 a 1.000 metros são fatores que influenciam positivamente na produtividade e na qualidade industrial dos grãos, considerada uma das melhores do mundo. 

As recomendações de plantio, de manejo e de controle de pragas e doenças da cultura para a região se assemelham às preconizadas para o Brasil Central, sendo também a brusone a doença mais recorrente. “Com os mesmos cuidados preventivos e recomendações, os produtores têm conseguido escapar da doença ou minimizar os seus efeitos”, afirma o pesquisador da Embrapa Cerrados. 

Segundo Cleber Soares, diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a tropicalização do trigo, por meio do processo de inovação, é um exemplo claro da importância da pesquisa e da inovação na agropecuária. 

“O trigo, que é uma cultura originalmente de clima temperado, que há décadas passadas era produzido quase exclusivamente na região Sul do Brasil, hoje graças à inovação agropecuária brasileira é possível cultivar no cerrado brasileiro, inclusive no Nordeste e em parte da região da caatinga. Isso mostra, a exemplo de outras culturas como a soja, que com inovação é possível expandir a produção agropecuária e, sobretudo, ofertar mais alimento na mesa do consumidor e do cidadão brasileiro”, diz o diretor, lembrando a recente colheita de trigo no estado do Ceará. 

Para Soares, a expansão do cultivo poderá tornar o Brasil um grande produtor mundial de trigo. “A nossa perspectiva é de que, com o avanço do trigo tropical na região do Cerrado e no Nordeste Brasileiro, esperamos em um horizonte de tempo de curto prazo, quem sabe até em dois anos deixarmos de importar trigo e, por que não, pensarmos até em exportar trigo para o mundo”, afirma o diretor do Mapa. 

Celso Moretti, presidente da Embrapa, diz que, depois de "tropicalizar" diversos tipos de plantas e animais nas últimas décadas, o Brasil agora trabalha para a "tropicalização" do trigo. "Estamos trazendo trigo para os trópicos. No entorno do DF, já temos trigo de alta qualidade. E tivemos a satisfação da primeira colheita no Ceará".

Fonte: Bahia Notícias
()
28
Set/20

Mercado Santo Antonio, Loja Centro. Grupo Santo Antonio o lugar certo para você e sua família!

O Comercial Santo Antonio é o mercado pioneiro de Luís Eduardo Magalhães, onde iniciou sua atividade com a Família Ramos, que logo depois foi passado para o Sr. Renato Domingos (in memoriam). Em seguida foi comprado por Sr. Tadeu Muterle e sua esposa Sra. Suzana Muterle, no ano de 2002.
O Comercial Santo Antonio além de ser a primeira loja, foi o alicerce do Grupo Santo Antonio. Nascia ali uma historia incrível de muito trabalho e dedicação da família Muterle, que com o resultado da pontualidade, qualidade e preços acessíveis, o Comercial Stº Antonio se transformou em Mercado e Açougue Santo Antonio. E hoje como Mercado Santo Antonio, é uma das lojas do Grupo Santo Antonio, que conta com: 1 Hipermercado, 3 Supermercados, 1 Centro de Distribuição e Atacadista e 7 Lojas de Gás e Água sendo 4 em Barreiras, 2 em LEM e 1 em Roda Velha-BA.
Grupo Santo Antonio, o lugar certo para você e sua família!

Fonte:Grupo Santo Antonio
()
28
Set/20

Coronavírus faz mais uma morte em LEM

No total, 30 pessoas já perderam suas vidas na capital do agronegócio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar a TRIGÉSIMA MORTE pelo novo coronavírus no município.

O paciente do gênero masculino, 28 anos, portador de comorbidades, foi internado na Unidade de Controle do Coronavírus - UCC, de Luís Eduardo Magalhães em 24/09/20. Apesar de todos os esforços das equipes médicas que o assistiram, o paciente não resistiu à gravidade do quadro, evoluindo à óbito às 04h20min do dia 26/09/2020.

Solidarizamo-nos com os familiares e amigos do paciente neste momento, ao tempo em que reiteramos que todas as medidas de assistência tem sido tomadas na intenção de minimizar dentro do possível, a dor de sua perda.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 2.850 (dois mil, oitocentos e cinquenta) casos confirmados da doença, destes, 2.758 (dois mil, setecentos e cinquenta e oito) recuperados.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

Ressaltamos que todos os procedimentos de prevenção e cuidados tem sido deliberados em consonância com as determinações da SESAB, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Cuide de sua alimentação e mantenha seu sistema imunológico fortalecido, evitando assim que outras doenças o (a) levem ao ambiente hospitalar. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte:ASCOM - Prefeitura de LEM
()
28
Set/20

Novas ofertas da semana do Grupo Marabá; aproveite!!!




Fonte: Publicidade
()
28
Set/20

Promoção Carrinho Cheio


Além de poder parcelar em até 12x (Todos os Cartões), a cada R$ 400 em compras, no Auto Center (pneus e produtos) você ganha um cupom para concorrer a 6 Vale-Compras de R$ 500,00 reais

*Consulte o Regulamento no site www.cerradopneu.com.br/promocao

Fonte:Informe Publicitário
()
28
Set/20

Ofertas especiais da TOPVEL

Fonte:Publicidade
()
28
Set/20

Rui Costa vai a Santana e Coribe para entrega de obras, nesta terça (dia 29)

O governador Rui Costa viaja para oeste do estado, nesta terça-feira-feira (dia 29). A programação tem início às 10h, em Santana, onde Rui vai entregar as obras de recuperação do Mercado Municipal, a pavimentação do acesso à Rodovia BA-172, além da ampliação e reforma do Hospital Municipal Dr. Francisco Flores.

Rui também vai autorizar a celebração de três convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva. Ainda em Santana, o governador participa da entrega da pavimentação da estrada da Serra da Altaneira, das ruas do povoado de Umburanas e da Rua do Alto da Santa Rita, na sede do município.

Depois, o governador segue para Coribe. No município, às 11h30, vai entregar a requalificação da praça da localidade de Ranchinho e a reforma, ampliação e aquisição de equipamentos e para o Hospital Municipal Antônio Joaquim Lopes. Haverá ainda inauguração do serviço de urbanização e pavimentação do bairro Novo Horizonte e do centro da cidade. E ainda a entrega do novo Terminal Rodoviária Municipal.

Fonte:SECOM/BA
()
28
Set/20

Genro e sogro realizando juntos o sonho da casa própria no Florais Léa IV

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
28
Set/20

Contabilidade Guarani: Erros que comprometem o crescimento de uma empresa

Um bom empreendedor precisa estar atento e gerir sua empresa de forma organizada para evitar falhas

Separamos algumas dicas que vai ajudar o seu negócio a reduzir as margens de erros:

1. Faça um plano de negócio;
2. Organize seus objetivos e metas;
3. Atenda bem seus clientes e de maneira personalizada;
4. Atualize seus serviços/produtos;
5. Contrate uma contabilidade.

Fale com um de nossos especialistas e conheça o nosso método de trabalho para gerir os números. Contabilidade Guarani - Rua Dorival Caymmi, 461. 1° Andar - Salas: 02/03 - Centro de LEM/BA. Fone: 77 3628-1096.

Fonte:Informe Publicitário
()
28
Set/20

Fake news são ameaça à democracia? Constantino e Joel debatem

Fonte:JOVEM PAN
()
28
Set/20

Motociclista morre após queda de moto em São Desidério

Na tarde de ontem, domingo, 27, por volta das 16h34, Sebastião Ferreira dos Santos morreu no Hospital Municipal de São Desidério, vítima de queda de moto.

Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para a unidade de sáude, por volta das 14h. Mas, após cerca de duas horas e meia internado, não resistiu e veio a óbito.

O corpo do motociclista foi removido para o IML de Barreiras, para necropsia.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
28
Set/20

Cardápio de hoje do Restaurante do Super Mais Supermercado

Fonte:Publicidade
()
28
Set/20

Conheça o restaurante do Super Mais Supermercado


SUPER MAIS Supermercado – Rua Pernambuco, antigo Super Econômico, no centro de LEM/BA.





A melhor comida caseira de LEM. "Aqui eu almoço como se fosse em casa. A comida tem sabor, tem tempero e o preço é muito bom", diz um cliente.

Fonte:Informe Publicitário
()
28
Set/20

Vaga de Emprego!


Vaga de emprego para Alinhador e Balanceador Automotivo

Interessados enviar currículo para o e-mail: [email protected]

Telefones para contato: (77) 3639.0245 (77) 99917.0030

Fonte:Oferta de Emprego
()
28
Set/20

Bombeiros e voluntários vão para o nono dia de combate ao incêndio na cidade de Barra

Ontem, domingo (27), nono dia de combate ao incêndio que atinge uma área florestal na cidade de Barra, na região oeste,18 bombeiros militares, quatro aviões modelo airtractor contratados pelo Programa Bahia Sem Fogo e oito brigadistas voluntários se juntaram para controlar as chamas.

As equipes percorreram todo o perímetro combatido para analisar a situação e verificar a existência de pontos quentes e possíveis reignições. Nesta segunda-feira (28) os militares irão percorrer toda a área atingida e com a evolução do combate. Conforme o Climatempo, nesta segunda (28), a temperatura deverá chegar a 36 °C e a velocidade dos ventos em torno de 16 km/h.

Fonte:BNEWS
()
28
Set/20

Ao futuro, vá de TOYOTA

Fonte:Publicidade
()
28
Set/20

Contrata-se gerente de loja de materiais de construção

Vaga de emprego para gerente de loja de materiais de construção.

Salário no valor de R$ 6.000.

Os interessados encaminhar currículo para o e-mail [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
28
Set/20

Curso de Maquiagem Profissional por apenas R$ 100. Não perca essa oportunidade!

Fonte:Publicidade
()
28
Set/20

Sigi Vilares comenta o hospital "quase pronto" de Jusmari

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
28
Set/20

Vagas de emprego em loja de materiais de construção

01 Vaga de Operador de Empilhadeira
02 Vagas de Vendedor
 
01 Vaga Gerente de Loja
Auxiliar de Entrega/Auxiliar Administrativo conferente/Empacotador/Repositor de Mercadorias/Auxiliar de Serviços Gerais/Separador/Encarregado de Recebimento.

Interessados encaminhar e-mail para [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
28
Set/20

Vagas de emprego para fazenda

- Operador de Máquinas Agrícolas residir em fazenda;
- Cozinheira residir em fazenda.

Interessados enviar currículo para o e-mail: [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
28
Set/20

Vende-se uma fazenda em LEM

Vende-se uma fazenda de 100 hectares as margens da BR 242/020. Cerca de 10 km do centro de LEM.

Vizinha à Fazenda Galvani.

Contato: 77 9.9805-8550 (Isac)

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
28
Set/20

Mais 9,4 milhões recebem hoje novas parcelas do auxílio

Serão 7,8 milhões nascidos em outubro e novembro que recebem da 1ª à 5ª parcela de R$ 600, e outros 1,6 milhão do Bolsa Família, com NIS final 8

A Caixa vai pagar nesta segunda-feira (28) novas parcelas do auxílio emergencial para 9,4 milhões de pessoas. Serão beneficiados 7,8 milhões nascidos em outubro e novembro do ciclo 2 de pagamento, que receberão da 1ª à 5ª parcela de R$ 600, dependendo da data de entrada no programa. 

Outros 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família, com número final 8 do NIS, terão direito à parcela do auxílio extra, de R$ 300, que será paga até dezembro. O pagamento desse grupo, o primeiro a ganhar as parcelas residuais, segue o calendário regular do programa e vai até o dia 30, para os que têm o NIS final 0.

Para os demais grupos, o pagamento das novas parcelas extras de R$ 300 ainda não foi definido pelo Ministério da Cidadania, mas deverá ser incluído no calendário organizado por ciclos de crédito em conta digital e saques em espécie até o final do ano. Os beneficiários recebem a parcela a que têm direito no período de acordo com o mês de nascimento.

Para o grupo do ciclo 2, o valor é primeiro creditado na conta digital, que pode ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar boletos e fazer compras na internet e nas maquininhas em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais. O saque para os nascidos em outubro e novembro só será liberado nos dias 20 e 22 de outubro, respectivamente.

Fonte:R7.COM
()