Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
01
Dez/20

Puxado por informais, nº de trabalhadores cresce pelo segundo mês na BA e chega a 5 milhões, aponta IBGE

Dados da PNAD COVID19 são referentes ao mês de outubro e foram publicadas nesta terça-feira (1º).

número de pessoas trabalhando na Bahia cresceu 2,5% no mês de outubro, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD COVID19), divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse crescimento ocorre pelo segundo mês no estado. Em setembro, a Bahia registrou 4,973 milhões de pessoas de 14 anos ou mais trabalhando e, em outubro, 5,099 milhões de pessoas, o que representou um aumento de 126 mil trabalhadores.

De acordo com o IBGE, somando os saldos positivos de setembro e outubro, a população ocupada no estado cresceu 4,5% frente a agosto, quando havia chegado ao seu patamar mais baixo, de 4,880 milhões. Isso significou mais 219 mil pessoas trabalhando em dois meses.

Apesar desse aumento, a pesquisa aponta que o número de ocupados na Bahia, em outubro, foi menor do que em maio, quando se iniciou a PNAD COVID19, e havia 5,125 milhões de pessoas trabalhando no estado.

Ainda segundo o instituto, o avanço da ocupação na Bahia, entre setembro e outubro, foi puxado pelos trabalhadores informais, sobretudo os empregados sem carteira assinada e os trabalhadores por conta própria.

Os profissionais sem carteira passaram de 783 mil para 832 mil, de um mês para o outro, o que representou mais 49 mil trabalhadores nessa situação (+6,2%). Já os que atuam por conta própria passaram de 1,501 milhão para 1,547 milhão (+46 mil ou +3,0% em um mês).

A pesquisa também aponta que, com o terceiro maior aumento absoluto, vieram os trabalhadores domésticos sem carteira assinada. Depois de quedas sucessivas desde maio, passaram de 188 mil em setembro para 202 mil em outubro (+14 mil pessoas ou +7,5%).

Por causa desses movimentos, a taxa de informalidade apresentou tendência de alta na Bahia, pelo segundo mês consecutivo, chegando a 47,0% em outubro. Isso significa que 2,396 milhões de trabalhadores baianos eram informais no mês passado (empregados do setor privado ou trabalhadores domésticos sem carteira assinada; empregadores ou trabalhadores por conta própria que não contribuíam para o INSS; ou trabalhadores não remunerados em ajuda a morador do domicílio ou parente).

Em setembro, o número de trabalhadores informais no estado era de 2,310 milhões, e o aumento absoluto de um mês para o outro no estado (+87 mil informais) foi o segundo maior do país. Ficou abaixo apenas de São Paulo (+246 mil), que tem uma taxa de informalidade bem menor que a baiana (28,2%).

Outros dados da pesquisa

  • Em outubro, 10 das 12 atividades econômicas tiveram saldo positivo de trabalhadores na Bahia, lideradas pela construção (+28 mil ocupados);
  • Apesar do crescimento da população ocupada, a taxa de desocupação não cedeu de forma significativa no estado. Foi de 19,5% em outubro (frente a 19,6% em setembro) e passou a ser a segunda maior do país, abaixo do Maranhão (19,9%). Desocupados continuam sendo pouco mais de 1,2 milhão;
  • Em outubro, 780 mil deixaram o isolamento na Bahia e 4 em cada 10 pessoas fizeram pouca ou nenhuma restrição ao contato social. Ainda assim, 8 em cada 10 idosos, 9 em cada 10 crianças e 7 em cada 10 mulheres mantinham algum grau de isolamento;
  • Puxada pelo ensino fundamental e superior, proporção de estudantes sem atividades diminuiu no estado e chegou a 29,6%. Indicador ainda piorou no ensino médio, onde pouco mais da metade (51,2%) dos alunos não tiveram atividades escolares em outubro;
  • Até outubro, 12,1% da população baiana (1,806 milhão) tinham sido testados para Covid-19; 1 em cada 5 testes deu positivo (19,0% ou 344 mil);
  • Em outubro, Bahia foi estado com maior percentual da população com ao menos um sintoma de gripe (5,0%, ou 754 mil pessoas).

O IBGE informa que esses são alguns dos resultados da PNAD COVID19, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, por telefone, desde maio, com apoio do Ministério da Saúde.

Fonte: G1 BA
()
01
Dez/20

Peça seu pastel pelo Disk-Delivery do Bem Brasil Pasteis!!!

Fonte:Publicidade
()
01
Dez/20

LEM registra 41 novos casos de COVID-19 nesta terça-feira



A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 41 (QUARENTA E UM) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: dezesseis pacientes do gênero masculino, de 19 a 67 anos; vinte e cinco pacientes do gênero feminino, de 14 e 68 anos. Os pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 3.873 (três mil, oitocentos e setenta e três) casos confirmados da Covid-19 e 36 (trinta e seis) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte:
()
01
Dez/20

Compre seu Chevrolet agora e só comece a pagar em 2022

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Dez/20

Contrata-se professor de informática

A Referência Cursos Profissionalizantes contrata professor de informática, que domine Windows, pacote office e preferência que possua experiência, para trabalhar aos sábados a tarde.

Vaga também para professor de farmácia, que seja farmacêutico ou enfermeiro, preferência com experiência na área.

Interessados enviar o currículo via e-mail: [email protected], ou entregar pessoalmente na Rua Pernambuco, nº401 frente a Caixa Econômica. Tel: 99844-3280.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
01
Dez/20

UNIFAAHF abre inscrições para o Vestibular 2021

O Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira – UNIFAAHF está com inscrições abertas para o processo seletivo de turmas que iniciarão os estudos em 2021. A prova acontece no dia 12 de dezembro e as inscrições podem ser feitas virtualmente, basta o candidato acessar o site oficial da instituição e seguir o passo a passo. O endereço do site é: https://faahf.edu.br

A instituição de ensino, que está prestes a completar 15 anos atuando com excelência no Oeste da Bahia, oferta 9 cursos presenciais, que são: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Letras, Pedagogia, Psicologia e CST em Recursos Humanosj (curso com 2 anos de duração). Desde sua primeira formatura, a UNIFAAHF já entregou ao mercado de trabalho mais de 1100 profissionais, que hoje atuam em diversas áreas do país, inclusive no oeste baiano.

Para saber mais detalhes sobre o vestibular e também sobre as novidades da UNIFAAHF, acompanhe nas redes sociais. E não esqueça: as inscrições para o vestibular estarão disponíveis online somente até o dia 9 de dezembro. Após esta data, os candidatos interessados em se inscrever terão de realizar o procedimento presencialmente.

UNIFAAHF
Endereço: Rua Pará, 2280 – LEM/Bahia
Telefone: (77) 3628-9900
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 14h às 19h
Instagram: https://www.instagram.com/unifaahf/
Facebook: https://www.facebook.com/unifaahf

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Dez/20

Faroeste: Réus presos devem deixar presídio sob escolta para depoimento em 9 de dezembro

Após o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinar que testemunhas e réus presos da Operação Faroeste serão ouvidos em audiência de instrução e julgamento em 9 de dezembro, o juiz Evandro Neiva de Amorim, da 2ª Vara de Precatórias do Distrito Federal, decidiu que a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, e o casal Adailton e Geciane Maturino, todos presos em Brasília, serão escoltados até o fórum onde vai acontecer o procedimento por videoconferência.

Os três réus presos da Operação Faroeste, que investiga um esquema de venda de sentenças na corte baiana, já foram intimados da audiência designada pelo STJ, conforme documentos acessados pelo BNews nesta terça-feira (1º). Maria do Socorro e Geciane estão custodiadas no 19° Batalhão de Polícia Militar, enquanto Adailton Maturino está preso preventivamente no Centro de Detenção Provisória (CDP). No estabelecimento, ele autorizou as visitas dos dois filhos, da mãe e também de Geciane, em caso de soltura.

O ministro Og Fernandes marcou audiência de instrução e julgamento para ouvir também as testemunhas arroladas no âmbito da Operação Faroeste para o dia 9 de dezembro. De acordo com ele, o dia 10 fica, desde já, reservado para a continuidade das oitivas.

O magistrado também delegou “a presidência do ato e a inquirição das testemunhas ao desembargador Honório Gomes do Rego Filho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), bem como solicitou apoio de pessoa e a disponibilização dos equipamentos de mídia necessários, uma vez que o procedimento será realizado por videoconferência.

As testemunhas vão receber cópia da peça acusatória com um mandado advertência anexado sobre a possibilidade, “no caso de ausência injustificada, de condução coercitiva, imposição de multa pecuniária e pagamento das custas da diligência, sem prejuízo de responsabilização criminal”.

As audiências acontecem no âmbito da Ação Penal nº 940, a principal envolvendo as acusações de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e que tornou réus desembargadores, juízes, advogados e empresários.

Fonte:BNEWS
()
01
Dez/20

Loteamento Florais Léa IV. Tudo que você e sua família merece

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
01
Dez/20

Oeste Shopping Popular ganha moderna agência da Caixa Econômica Federal

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
01
Dez/20

Fábio Vilas-Boas alerta para possível 2ª onda da Covid-19, mas descarta medidas restritivas no momento

O secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, alertou, em entrevista à TV Record Itapoan na manhã desta terça-feira (1º), para uma possível segunda onda do novo coronavírus.

O titular da pasta, porém, descartou medidas restritivas. “Estamos em uma fase de aceleração de novos casos, com novas notificações, mais pacientes internados nas UTIs e mais testagens realizadas no Laboratório Central do Estado”, disse.

“Para poder absorver a segunda onda, nós estamos reativando leitos de UTI onde está sendo necessário ser reativado. Nós também estamos programando estratégias de filtrar melhor os casos que estão demandando terapia intensiva”, contou.

“Hoje, o sistema de saúde está pressionado com casos da normalidade, como acidentes e pela piora, pela volta do aumento do número de casos”, acrescentou Vilas-Boas.

“Se for necessário em algum momento aumentar o rigor nós teremos que aumentar. Nós não queremos, neste primeiro momento, adotar medidas repressivas porque a população está cansada, fadigada e exaurida psicologicamente”, ressaltou.

Fonte:Política Livre
()
01
Dez/20

Faroeste: autorizada pelo STJ, próxima fase mira filho de desembargadores do TJ-BA

O Ministério Público Federal (MPF) está se preparando para deflagrar uma nova fase da Operação Faroeste. Agora, o foco serão exclusivamente filhos de desembargadores.

Todos os principais alvos da nova operação teriam usado tráfico de influência dentro do esquema de venda de sentenças na Corte, de acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio.

A equipe do MPF escalada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para a operação já concluiu os trabalhos e obteve autorização do relator da Faroeste no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro OG Fernandes, para cumprir mandados de busca e apreensão em pelo menos dois grandes escritórios de advocacia de Salvador.

Fonte:Política Ao Vivo
()
01
Dez/20

West Burguer. Churrascaria com Buffet por quilo. A melhor de LEM

Fonte:Publicidade
()
01
Dez/20

SYLOCIMOL - A saúde que vem da água




Fonte:Informe Publicitário
()
01
Dez/20

Contrata-se cabeleireiro urgente

Contrata-se um cabeleireiro com urgência. Interessado ligar no fone: 77 9.9937-6495 (Adoro Feminices). LEM/BA.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
01
Dez/20

Vagas de emprego na ZABRAS

Empresa do ramo de peças agrícolas para Silos e Secadores
Vaga para vendedor externo/gerente Zabras - Empresa com filiais no Paraguai, Bolívia, Argentina e agora no Brasil em LEM.
 
Estamos contratando vendedor externo/gerente.
Temos uma linha completa de peças para silos e secadores.
Salário à combinar, com comissões e bonificações.
Temos carteira de clientes.
Carro da empresa para vendas externas.

Requisitos:
Proativo, responsável e organizado.
CNH B.
Experiência no ramo de peças para silos ou agrícolas em geral.
Relatório semanal de despesas e visitas.

Será cobrado por organização de loja, ligações, cotações e visitas.
Currículos apenas por:
What’s: (77) 9 9700-3903
 
Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
01
Dez/20

Vagas de emprego em loja de materiais de construção

Supervisor de Estoque/Auxiliar de Entrega

Gerente de loja de materiais de construção (Salário no valor de R$ 6.000).

Supervisor de vendas

Os interessados encaminhar currículo para o e-mail [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
01
Dez/20

Tudo que você precisa tem na KASAMAR

Av. Enedino Alves da Paixão, 3534 - bairro Santa Cruz - LEM. Fone: (77) 99957-7800


Fonte:Publicidade
()
01
Dez/20

Contrata-se Operador de máquinas e Técnico em Segurança de Trabalho

Contrata-se Operador de máquinas e Técnico em Segurança de Trabalho. Com experiência, horário de trabalho de segunda a sexta, fazenda localizada a 80 km de Barreiras.

Os currículos devem ser enviados para [email protected]
Ou via whatsapp 77 9.9971-6213

Salário a combinar. Contratação imedia

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
01
Dez/20

ACM Neto e Wagner dão largada ao ciclo eleitoral de 2022 na Bahia

A ressaca das eleições de 2020 começou com o início do próximo ciclo, que se encerra daqui a dois anos. Após o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), falar pela primeira vez sobre a “possibilidade grande” de ser candidato a governador em 2022, o ex-governador Jaques Wagner (PT) voltou a reiterar que o nome dele está disponível caso isso garanta a unidade do grupo político que hoje comanda o Palácio de Ondina. É, até aqui, o rascunho mais preciso do embate eleitoral da próxima disputa na Bahia.

ACM Neto é candidato a governador e nem precisava ser tão explícito para saber. Após toda a pressão em 2018, ele deixou claro que estaria apenas adiando o projeto. Com as vitórias expressivas em colégios eleitorais importantes, a musculatura do gestor soteropolitano aumentou e o cacife dele para negociar apoios também. Caso consiga costurar um arco de alianças similar ao feito na sucessão em Salvador, o presidente nacional do DEM se consolida como o principal nome na corrida pelo governo em 2022. Afinal, é o único posto, ainda que extraoficialmente. 

Isso não significa a inexistência de outros postulantes nessa disputa. É apenas a constatação de que, depois de permanecer no DEM enquanto tudo parecia naufragar, o partido não apenas ganhou sobrevida como se tornou um protagonista no processo eleitoral. Nacionalmente, o DEM é a namoradinha do “centrão” - alcunha eufemista do fisiologismo de muitas legendas. Na Bahia, é praticamente a sigla responsável por dar as cartas na oposição, apesar de fingir bem dividir as atenções com os aliados.

Wagner é um dos melhores quadros da base aliada de Rui. Foi governador por dois mandatos e é responsável direto pela construção das alianças que garantiram a eleição, a reeleição e a sustentação de Rui Costa no governo. No meio de um mandato de senador, o petista é também o que menos tem a perder. A favor dele, a boa avaliação do período em que esteve em Ondina, ainda que alguns percalços, a exemplo das greves de policiais e professores, possam retornar dos mortos.

Contra ele, pesa um fato que se repete no PT em diversos planos: a dificuldade em formar novos quadros, ainda que tenha havido esse esforço com a candidatura de Major Denice em Salvador. Mesmo que nomes como Éden Valadares, presidente estadual do PT, despontem no plano da articulação, os petistas têm problemas históricos em lançar novas figuras a tempo de torná-las competitivas para o pleito. Esse desgaste é natural e independe do próprio Wagner. Até aqui, não houve sinal de que há um sucessor para Rui sendo construído paulatinamente e o perfil centralizador do governador inclusive mostra um caminho diferente. 

Com esse novo ciclo iniciado, as peças do tabuleiro político local começam a ser mexidas. É cedo para cravar se teremos esse embate entre ACM Neto e Wagner daqui a dois anos. Porém essa disputa parece a mais provável com o retrato do atual momento.

Fonte:Bahia Notícias
()
01
Dez/20

VAI PARA O CAMPO? VÁ DE AGRIMAPP!


O AGRIMAPP é um aplicativo de rotas rurais com informações e localizações de fazendas que funciona 100% Off-line.

Nessa versão beta disponibilizamos as localizações das fazendas aqui da nossa região sendo essas:
Coaceral, Garganta, Estrondo, Placas, Anel da Soja, Bela Vista, Novo Paraná, Estrada do Café, Roda Velha, Alto Horizonte, Linha Timbaúba, linha do Ouro, dentre outras micros regiões.

Acesse e baixe agora pelo site:
www.agrimapp.com.br/downloads
ou pelo WhatsApp: 077 9.9941-5719

Fonte:Publicidade
()
01
Dez/20

LOCALIZE - Rastreador para máquinas pesadas e leves



Controle as manutenções, reduza custos com o nosso rastreador, visualização em tempo real rotas, deslocamento indevido, controle de jornada de trabalho acionamento de ignição... tudo isso com parcelas que cabem no seu bolso. Seja um cliente Localize. Ligue para um de nossos especialistas 3628.5292/9.98355560 vai ser um prazer atendê-lo.

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Dez/20

Vende-se uma fazenda em LEM

Vende-se uma fazenda de 100 hectares as margens da BR 242/020. Cerca de 10 km do centro de LEM.

Vizinha à Fazenda Galvani.

Contato: 77 9.9805-8550 (Isac)

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
01
Dez/20

Líder Consórcios abre processo seletivo em LEM

A líder consórcios representante autorizada do Consórcio Jockey empresa com mais de 57 anos de mercado está inaugurando sua mais novo loja em Luis Eduardo Magalhães e está fazendo um grande processo seletivo para vendedor interno.

A empresa não exigi experiência comprovada com vendas , mas procura profissionais que estão em busca de crescimento profissional, pois a mesma dispõe de um plano de carreira que permite que o profissional cresce dentro da instituição com possibilidade de crescer dentro da sua região ou representar a marca em outra cidade ou estado.

Para se candidatar é só encaminhar o currículo para o WhatsApp (77)9.9800-8044

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
01
Dez/20

Barreiras: PETO da 84ª CIPM prende indivíduo com arma e drogas no Arboreto

Na madrugada desta segunda-feira, 30, por volta da 1h, policiais militares do PETO da 84ª CIPM, em rondas no Bairro Arboreto II, em Barreiras, prenderam um indivíduo com um revólver calibre 38, carregado com três munições intactas e uma quantidade de aproximadamente 1,5kg de maconha, além de tabletes e trouxinhas embaladas em plástico e um balança de precisão.

O indivíduo, com todo o material apreendido, foi apresentado na delegacia de polícia onde  flagrante foi lavrado.

Fonte:Da Redação do Blog do Sigi Vilares/84 CIPM
()
01
Dez/20

Quer comprar barato de verdade? Vem pro Marabá

Fonte: Publicidade
()