Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
12
Dez/21

LEM: Moradora do Solar dos Buritis reclama de lagoa na frente de casa

"Meus dois filhos estão com dengue devido a uma água que fica acumulada aqui na frente de casa"

Boa noite Sigi,

Meu nome é Gediane, sou moradora do bairro Solar dos Buritis... meus dois filhos estão com dengue devido a uma água que fica acumulada aqui na frente de casa. Toda vez que chove a água fica acumulada e não tem boca de lobo pra escoar.

Gostaria que colocasse no seu blog. Meu filho já teve duas convulsões devido a febre alta e minha bebê de 3 anos está sem comer nada e dando febre fez exames e deu dengue.

A foto ficou um pouco escura porque eu tirei agora a noite.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP: 77 9.9810-9920
()
12
Dez/21

LEM: Homem é encontrado morto dentro de casa no Solar Santa Cruz

A suspeita é de suicídio


A movimentação da polícia no local

No final da tarde deste domingo, 12, por volta das 17h,  familiares de Maikon Ribeiro da Silva, de 28 anos, o encontraram morto em sua casa no Residencial Solar Santa Cruz, na cidade de LEM.

De acordo com informações da Polícia Militar, Maikon estava desaparecido, sendo encontrado caído próximo a sua cama com uma corda no pescoço após seu irmão arrombar a porta de seu apartamento.

Os policias preservaram o local até a chegada da Polícia Técnica e da remoção do corpo para o IML de Barreiras. A polícia trata a morte como suicídio.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
12
Dez/21

Governo da Bahia realiza antigo sonho dos moradores de Barra e Xique-Xique

É o governo da Bahia melhorando a vida de sua gente!

Fonte:Publicidade
()
12
Dez/21

Bombeiros controlam princípio de incêndio em lanchonete de Barreiras

Um princípio de incêndio na cozinha de uma lanchonete mobilizou equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), no início da manhã deste domingo (12), em Barreiras.

A situação aconteceu no Centro da cidade, por volta das 6h. A guarnição de serviço foi acionada após populares notarem fumaça saindo do local.

A atuação rápida dos bombeiros evitou grandes prejuízos para o estabelecimento. “O local estava totalmente tomado pela fumaça. Fizemos o isolamento e foi necessário fazer o arrombamento, já que não havia ninguém. Constatamos que se tratava de um princípio de incêndio na chapa da cozinha e se espalhava para o forro, que foi controlado rapidamente, mas que poderia tomar grandes proporções já que havia muito material combustível”, afirmou o Sargento BM Gerliano.

Não há informações sobre as causas do incêndio nem registro de feridos.

Fonte:17º GBM
()
12
Dez/21

Projeto de lei quer retirar a expressão 'declaro marido e mulher' do código civil

Está em pauta na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que retira do código civil o termo "marido e mulher" no contexto das cerimônias de casamento. O PL 4004/21 prevê que a cerimônia seja realizada sem declarações que façam referência ao gênero dos noivos. 

Segundo o portal Migalhas, a autoria do projeto é da deputada Natália Bonavides (PT) que propõe modificar os termos da declaração feita pela presidência da cerimônia de casamento para celebração do casamento civil, assegurando o tratamento igual entre casais.

O final do texto do art. 1.535 do CC/02 - trecho que está em questão por conta do PL - dispõe que a frase narrada pelo presidente da cerimônia do casamento civil declarará efetuado o casamento nos termos: "De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados".

De acordo com a deputada, a norma em vigor viola a dignidade de casais. Ela também acredita que, da maneira como está, a legislação milita em sentido contrário ao estabelecido na Constituição, motivo pelo qual propôs a PL para: "De acordo com a vontade que acabam de declarar perante mim, eu, em nome da lei, declaro firmado o casamento".

"Não basta o reconhecimento do direito ao casamento. Sem a adequação da cerimônia, casais homoafetivos têm sido submetidos a constrangimentos que são verdadeiras violações de direitos", afirma a autora do projeto.

Fonte:Bahia Notícias
()
12
Dez/21

RONDESP OESTE apreende três armas de fogo e munições na zona rural de Barreiras

Na noite de ontem, sábado, 11, por volta das 21h, guarnições da RONDESP OESTE realizavam policiamento tático pela cidade de Barreiras, quando receberam informações de que um indivíduo teria realizado disparos com arma de fogo nas proximidades de um bar, situado no Povoado da Tabua.

De imediato, as guarnições se dirigiram até o local, onde, após diligências, obtiveram êxito ao encontrar o indivíduo acusado, o qual tinha sob sua posse 03 armas de fogo de fabricação caseira. 

Foram apreendidas, também, 04 munições, sendo uma cal. 38 percutida e três cal. 22 intactas.

Diante dos fatos, todos os envolvidos foram conduzidos e apresentado na delegacia de polícia de Barreiras.

Fonte:Coordenador de área
()
12
Dez/21

Policiais da Rondesp Oeste participam de instrução para operadores MARC

Visando melhorar a condição técnica dos policiais lotados na CIPT Oeste, quatro policiais participaram, no 11 Batalhão/ Itaberaba, do curso de operadores MARC I, que aconteceu nos dias 10 e 11 deste mês, com a participação de policiais da CIPT Oeste, CIPT Chapada, 7 Batalhão/ Irecê, 11 Batalhão/ Itaberaba.

Durante os dias de curso foram demonstradas técnicas de atendimento pré-hospitalar em combate, noções de Balistica e realização de oficinas de realidade simulada, instrução ministrada pelo PC Pablo Bozon, cobra 75.

Fonte:Núcleo de instrução CIPT/Oeste.
()
12
Dez/21

Cidade baiana completa 100 dias sem registros de novos casos da Covid-19

Último caso foi registrado na cidade de Caturama há mais de três meses

Imagine viver numa cidade onde o último caso da Covid-19 foi registrado pela última vez há mais de três meses. Pode parecer difícil, no entanto, essa é a atual realidade dos moradores de Caturama, localizada no sudoeste da Bahia. O município completou 100 dias sem registros de novos casos da doença.

De acordo com a secretária da Saúde de Caturama, Mary Barbosa, as ações de prevenção realizadas pela pasta foram determinantes, além da conscientização da população, para a cidade atingir a marca.

Ao BNews, Barbosa salientou que apesar do município zerar os casos da Covid-19, medidas básicas de combate a transmissão do vírus foram mantidas na cidade. “Medidas como o uso da máscara. A importância de lavar as mãos e evitar aglomerações são abordadas diariamente pelas equipes de saúde e prontamente atendidas pela população”, afirma.

O avanço da vacinação, segundo a secretária, também contribuiu para o feito. Até a última atualização da Secretaria Municipal da Saúde, Caturama registrava 6.591 vacinados com a primeira dose e 5.335 pessoas completamente imunizadas, ou seja, que tomaram as duas doses do imunizante.

Para que numeral zero continue aparecendo na área destinada aos casos ativos do boletim epidemiológico, Mary Barbosa explica que a secretaria está monitorando a chegada de visitantes na cidade. “Realizamos visitas domiciliares através dos agentes comunitários de cada localidade. As orientações são feitas pelos agentes comunitários de saúde e de endemias”.

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, duas mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Desde o início da pandemia, o Estado soma 27.386 óbitos pela doença.

De acordo com a pasta, em virtude ao ataque de hackers sofrido pelo Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira (10), não foi possível divulgar o boletim epidemiológico completo neste sábado (11).

Fonte:BNews
()
12
Dez/21

Na Bahia, 25 municípios decretaram situação de emergência por causa da chuva

Depois de quatro dias, a chuva diminuiu, mas estradas continuam bloqueadas, cidades estão sem energia e faltam água potável e alimentos.

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vistoriaram a ponte, que foi liberada depois de 30 horas de interdição. Outras cidades da região também tiveram estradas bloqueadas.

Em Jucuruçu, a prefeitura e voluntários improvisaram uma ponte para facilitar o acesso à cidade. Quando as doações chegam, a população comemora.No quarto dia consecutivo de intensas chuvas que atingem a Bahia, 25 municípios decretaram situação de emergência. As medidas foram publicadas neste sábado (11) no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os temporais causaram inundações e muitos moradores, sobretudo das regiões sul e extremo sul do estado, ficaram desalojados e contam os inúmeros prejuízos.

Segundo o governo do estado, as vítimas estão sendo socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros. Os habitantes de 13 cidades recebem com prioridade insumos médicos, comida e água levados pelos militares.


No extremo sul da Bahia, as cidades mais afetadas, segundo os Bombeiros, são: Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Guaratinga, Itabela, Vereda, Itanhém, Itamaraju, Mucuri, Prado, Jucuruçu, Medeiros Neto e Porto Seguro.

Já na região sul, os municípios que mais sofrem com os temporais são: Ilhéus, Canavieiras, Itacaré, Camacan, Jequié, Ibicuí e mais algumas localidades que recebem as chuvas, mas apresentaram menos prejuízos.

Fonte:Diário do Poder
()
12
Dez/21

Bombeiros são acionados para resgatar iguana após réptil aparecer na calçada de residência em Barreiras

Uma iguana de aproximadamente 60 cm foi resgatada por bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM), no início da tarde deste sábado (11), após aparecer na calçada de uma residência no bairro Vila Dulce, em Barreiras.

O animal silvestre foi encontrado por um morador do bairro que acionou a guarnição de serviço.

Em poucos minutos, utilizando ferramentas próprias para captura, os bombeiros resgataram a iguana e devolveram à natureza. Conforme avaliação realizada pela guarnição, o réptil, não tinha sinais de ferimentos.

Fonte:17º GBM
()
12
Dez/21

Ministro determina passaporte da vacina obrigatório para quem chega ao Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou como obrigatório o comprovante de vacinação para viajantes estrangeiros que cheguem ao Brasil. A ordem foi dada neste sábado (11) após ação da Rede Sustentabilidade. Segundo o G1, a agremiação cobrava a adoção pelo governo de medidas sanitárias recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O "passaporte da vacina" ou quarentena obrigatória serve para fiscalização dos voos que desembarcam no país. Pela decisão, estrangeiros sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil. Barroso declarou que a situação ficaria sem controle caso o país tivesse de monitorar a quarentena de milhares de viajantes.

 A exceção, segundo o ministro, servirá apenas para viajantes que venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional. ícias

Fonte:Bahia Notícias
()
12
Dez/21

Ofertas de fim de semana do IGACENTER

Fonte:Publicidade
()
11
Dez/21

Chuva forte revela velhos problemas de LEM



A chuva forte voltou a cair na cidade de LEM e revelou um velho problema na cidade: A falta de infraestrutura adequada para suportar o volume de água sem que a enxurrada não invada as casas e que as ruas e avenidas se tornem verdadeiros rios.

A redação do Blog do Sigi Vilares recebeu alguns vídeos de internautas, juntamos todos em um só e postamos acima. Assista!

Fonte:Da redação do Blog do Sigi Vilares
()
11
Dez/21

Internauta reclama de animais que constantemente ficam sobre a rodovia BA 161 que liga a BR 242, na localidade de Igarité no município de Barra

Na tarde de hoje, sábado, 11, um internauta do Blog do Sigi Vilares, entrou em contato com nossa redação e flagrou animais na rodovia da BA 161, que liga a BR 242, no trecho da localidade de Igarité, no município de Barra.

Segundo o internauta, é frequente nesta localidade animais sobre a rodovia, causando perigo e pede que providências sejam adotadas.

Fonte:Redação do Blog do Sigi Vilares
()
11
Dez/21

Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização e combate à AIDS e outras infecções no CAB

No mês de conscientização e combate ao HIV/AIDS e de outras infecções sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da Atenção Básica do município, realizou na manhã deste sábado (11) a Ação Dezembro Vermelho na Feira Livre. As equipes de saúde realizaram testes rápidos para o HIV/AIDS, Hepatite B e C e Sífilis.

O Centro de Testagem, Aconselhamento e o Serviço Ambulatorial Especializado CTA/ SAE Edgard Pita, atende pacientes de demanda espontânea, soropositivos e população em geral na prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis. Até o momento, mais de 12 mil pacientes de Barreiras e região Oeste fazem o acompanhamento na Unidade.

De acordo com a coordenação do CTA, nessa ação realizada no CAB, os testes rápidos foram coletados no local e o resultado que fica pronto em 15 minutos é entregue ao paciente. Em casos positivos os pacientes são direcionados à sede do CTA, que funciona na rua Dr. Augusto Ribeiro de Macêdo, Bairro Morada Nobre, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h30 e das 13h30 às 17h, anexo ao Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, para iniciar o tratamento.

A feirante Vânia Nascimento aproveitou a oportunidade e fez o teste. “A melhor maneira de se prevenir contra todas essas doenças é o cuidado individual de cada um. O teste foi muito rápido, não dói e é importantíssimo estarmos realizando esses testes com frequência”, disse.

Acompanhando de perto a ação ao lado da coordenadora do CTA/SAE, Ana Paula Miranda e do coordenador da Atenção Básica, Ari Donizeti, o secretário municipal de saúde destacou a importância da prevenção e o cuidado com a saúde. “Durante todo ano essa ação de conscientização e prevenção é realizada no CTA e nas Unidades de Saúde, nesse mês específico, intensificamos a Campanha com objetivo de conscientizar a população para o uso dos preservativos masculino e feminino com o intuito de evitar a transmissão tanto da AIDS e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Sabemos que o HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento disponibilizado pelo SUS”, destacou Melchisedec Neves.

Fonte:Dircom/PMB
()
11
Dez/21

Motorista avança preferencial e quase causa uma tragédia no entroncamento da BR 242 no acesso para Baianópolis

Na madrugada de hoje, sábado, 11, por volta das 3h, o condutor de uma caminhonete hillux de forma desatenta avançou a preferencial ao sair da BA 464 saída de Baianópolis, e trafegando na BR 242 foi surpreendido por um caminhão que vinha no sentido de Barreiras a Salvador, e acabou colidindo com a lateral da caminhonete.

Apesar da gravidade do acidente, não houve vítima fatal, ocasionando apenas ferimentos leves.

Fonte:Ascom Notícias
()
11
Dez/21

APPLE SHOP - Tudo para seu Iphone

Fonte:publicidade
()
11
Dez/21

Brasil tem 65,27% da população totalmente imunizada contra a Covid-19

75% dos brasileiros já tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19

O Brasil tem 65,27% da população com duas doses da vacina contra a Covid-19. A dose de reforço foi aplicada em 9,48% da população brasileira.

Os dados são do consórcio formado por veículos de imprensa e foram divulgados na noite da última sexta-feira (10).

Mais de 75% dos brasileiros foram imunizados com uma dose da vacina contra a Covid-19.

Cerca de dez estados tiveram dificuldades na divulgação dos números da pandemia nesta sexta. O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do Conecte SUS sofreram ataques de hackers no mesmo dia.

O estado de São Paulo tem a maior porcentagem de vacinados com as duas doses de imunizantes contra a Covid com uma taxa de 77,05%. Mato Grosso do Sul (71,11%) e Rio Grande do Sul ( 69,47%) também tem alta porcentagem de imunizados

Fonte:Band
()
11
Dez/21

CIPE/CERRADO recebe certificação no quarto prêmio Polícia Militar - Gestão Qualidade

Na tarde desta sexta-feira, 10, por volta das 16h, a Polícia Militar da Bahia realizou a solenidade de certificação e entrega do Prêmio Polícia Militar - Gestão da Qualidade 2021, no auditório do BEPE, em Salvador.

A certificação premiou as Unidades da PMBA que se destacaram no ano e preencheram os requisitos previstos para a certificação, a PMBA adora Caderno de 250 pontos do Modelo de Excelência de Gestão - MEG, da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ.

A CIPE/Cerrado está entre as 62 Unidades da PMBA que preencheram os requisitos e, portanto, nesta data receberam o certificado das mais do Comandante-Geral da corporação.

Fonte:Ascom, CIPE Cerrado
()
11
Dez/21

Governo cede à pressão: dono de SUV CORRE MAIS RISCO

Fonte:AutoPapo
()
11
Dez/21

Governo da Bahia realiza antigo sonho dos moradores de Barra e Xique-Xique

É o governo da Bahia melhorando a vida de sua gente!

Fonte:Publicidade
()
11
Dez/21

HOJE é dia de feijoada no TEMPERO NOVO 😋😋😋😋😋😋

Fonte:Publicidade
()
11
Dez/21

Preço da gasolina sobe quase 50% entre janeiro e dezembro

Dados são da ANP; entre os dias 5 e 11 de dezembro, o litro da gasolina no Brasil custa em média R$ 6,708

O preço da  gasolina acumula alta de 49,6% entre início de janeiro e o fim desta semana, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Entre os dias 5 e 11 de dezembro, o litro da gasolina no Brasil custa em média R$ 6,708 nos postos.

Em relação à semana anterior, houve um recuo de 0,5% no preço por litro da gasolina. Pela terceira semana seguida, o preço máximo encontrado no Brasil é de R$ 7,96 por litro - caso do Rio Grande do Sul.

Segundo o IBGE, que divulgou nesta sexta-feira (10) o IPCA, a gasolina teve o maior impacto individual sobre o índice novamente, com alta de 7,38% em novembro.

Fonte:Metro 1
()
11
Dez/21

Vila do Natal está sendo montada em Barreiras e receberá programação especial

Em Barreiras, o clima natalino já está presente nas ruas, avenidas e praças com a iluminação e decoração instaladas pela Prefeitura como parte da programação do Natal de Luz da Cidade do Futuro. Agora, a Vila do Natal, um espaço cheio de encanto, volta a fazer parte da vida dos barreirenses após deixar de ser realizada durante a pandemia. Para esta edição a novidade será o novo local do evento, no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger. O espaço que será entregue pelo prefeito Zito Barbosa já na próxima quarta-feira (15), está sendo preparado com decoração natalina, iluminação e contará com uma ampla programação a partir do dia 20.

A Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, preparou todo um leque de atividades para compor o Natal de Luz da Cidade do Futuro que inicia na segunda-feira (20), às 19 horas, com apresentação do Coro Sinfônico dos alunos da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio. Depois, o Musical de Natal com professores também da escola de música e encenação do Conto de Natal “Qual a cor do Amor” com alunos das oficinas Biblioteca Municipal Folk Rocha.

Na terça-feira (21) a partir das 14h terá distribuição de brinquedos e às 18h, a chegada do Papai Noel seguida de apresentação musical da Banda Municipal 26 de Maio. Quarta-feira (23), encenação da peça “O Boi e o Burro a Caminho de Belém, com alunos das oficinas da Escola Municipal de Teatro. A apresentação das quadrilhas Sapecou Queimou e Encanto do Oeste com “Um pedido de Natal”, encerra a programação na quarta-feira. Já no último dia do evento, quinta-feira (23), a Banda Milho Cru, levará aos presentes o Forró Natalino.

“Pensamos uma programação que agrade as crianças e também o público em geral, com muita música, dança e teatro. Teremos ainda uma feira de artesanato com itens alimentícios e natalinos.  É uma felicidade grande retomarmos estas atividades, então, esta edição chega carregada de carinho e afeto”, diz a diretora de Cultura, Emília Moreno.

Feirinha Zé Buriti – Também na Vila do Natal, no dia 15, será realizada a Feirinha Zé Buriti com a comercialização de hortaliças, frutas, verduras, biscoitos e demais alimentos produzidos por agricultores familiares do Vale. No local será possível encontrar também peças de artesanato como opção de compra para as lembrancinhas de Natal. O evento realizado pela Secretaria de Agricultura estará aberto ao público das 15h às 22h.

Fonte:Dircom PMB
()
11
Dez/21

Bacia Hidrográfica do Rio de Ondas passará por levantamento de usos de recursos hídricos

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG), Demósthenes Júnior, participou nessa quinta-feira (9), durante a XLII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizada em Salvador, da assinatura de um termo de Cooperação Técnica para realização do levantamento de usos de recursos hídricos na bacia do Rio de Ondas.

A bacia hidrográfica do Rio de Ondas está localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e drena uma área de aproximadamente 5.559 km², seus principais tributários são: Rio das Pedras, Rio Borá e o Rio Cabeceira de Pedras. O Rio de Ondas é um afluente do Rio Grande, que por sua vez, é afluente do Rio São Francisco.

A proposta do acordo de Cooperação Técnica conta com a participação do CBHSF, CBH Rio Grande, Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Agência Peixe Vivo, com responsabilidades e atribuições específicas a cada partícipe. Será elaborado também um plano de trabalho esclarecendo os objetivos do estudo, produtos esperados e outras especificações técnicas, financiados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com recursos da cobrança pelo uso da água.

“O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco considera esse Termo de Cooperação essencial para que o nosso comitê possa apoiar as ações do Comitê do Rio Grande, queremos conhecer e apoiar a implementação de instrumentos de gestão nessa bacia tão importante que é o Grande, que contribui tanto com a vazão do Rio São Francisco”, ressaltou o presidente da Bacia do Rio São Francisco José Maciel.

O acordo tem o objetivo de desenvolver um instrumento de gestão de recursos hídricos capaz de realizar serviços de levantamento aerofotogramétrico para cadastramento de usuários, permitindo a identificação de usos ainda não cadastrados. O trabalho consiste em realizar a primeira etapa do cadastro de usuários, a partir de levantamento aerofotogramétrico (voo tripulado) dos usos de água da bacia do Rio de Ondas, afluente do Rio Grande. O cadastro de usuários de água é uma ferramenta que possibilita uma gestão mais eficiente através do acesso a informações mais precisas e objetivas.

Segundo Demósthenes Júnior, o trabalho será pioneiro na bacia hidrográfica do Rio Grande, sendo uma ferramenta fundamental para a gestão das águas na bacia do rio de ondas. “Esse é um projeto piloto realizado na bacia do Rio Grande de fundamental importância na gestão dos recursos hídricos, que visa o melhor do uso da água para garantir os usos múltiplos. Quero agradecer ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco pelo atendimento ao nosso pleito”, destacou.

Fonte:Dircom PMB
()