Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
20
Jul/22

MPs reforçam em nota técnica o direito das vítimas de violência sexual à interrupção da gravidez

Unidades de Saúde dos municípios da Bahia devem adotar medidas para cessar exigência de boletim de ocorrência ou ordem judicial para a interrupção da gravidez pós estupro

Arte com fundo rosa claro. Do lado direito há a ilustração feita em lápis de cor de nove mulheres de várias cores, idades e orientações sexuais. Do lado direito está escrito Nota Técnica.

O Ministério Público Federal (MPF) e o MP da Bahia (MP/BA) emitiram nota técnica, voltada aos estabelecimentos de saúde públicos ou privados do estado, para que revisem procedimentos e cessem a exigência de boletim de ocorrência (BO) ou ordem judicial, em casos de interrupção da gravidez de mulheres vítimas de violência sexual – conhecido como aborto legal.

Os MPs apontam que a exigência ilegal de documentação (BO ou decisão judicial) para proceder o aborto foi identificado nos municípios baianos de Feira de Santana, Itabuna e Campo Formoso, em fiscalização por amostragem realizada pelos ministérios públicos. 

No documento, os órgãos destacam também que já existem diversas manifestações e notas técnicas de entidades como a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do MPF, o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de convenções e normas internacionais, defendendo a atenção humanizada ao abortamento. 

Os procuradores Marília Siqueira e Ramiro Rockenbach, titular e adjunto da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), assinam a nota técnica e reforçam que o aborto legal não requer qualquer autorização judicial ou comunicação policial, já que a comunicação oficial sobre casos de interrupção legal de gravidez deve ser feita apenas para fins estatísticos, para formulação de políticas públicas de segurança e para policiamento, “com vistas à identificação do agressor e possível interrupção de violências sexuais contra outras vítimas”. Também assinam a nota, pelo MP/BA, os promotores de Justiça André Luís Mota, Edvaldo Vivas e Patricia Kathy Mendes.

Por fim, os MPs sugerem aos órgãos de execução de ambos os ramos do Ministério Público que averiguem, dentro dos limites de suas respectivas atribuições, se nos municípios baianos em que atuam vem ocorrendo a exigência de documentos para a realização dos procedimentos de interrupção da gravidez e, caso ocorra, adotem as providências cabíveis para afastá-la. 

Confira a íntegra da Nota Técnica dos MPs.

O que devo fazer em caso de violência sexual? Segundo o Guia do Aborto Legal e de Cuidado à Pessoa em Situação de Violência, em casos de violência sexual, existem cuidados de saúde importantes que devem ser tomados em até 72 horas após a exposição. Dentro desse período, é possível prevenir algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a gravidez. Ao procurar o serviço de saúde, a pessoa em situação de violência sexual deve receber avaliação clínica para detectar possíveis contaminações (HIV, sífilis, hepatites, entre outras) e teste rápido de gravidez. Depois dos exames clínicos, uma equipe multidisciplinar deverá realizar o acompanhamento clínico e psicossocial dessa pessoa.

O atendimento emergencial em casos de violência sexual deve ser realizado por todos os hospitais da rede do SUS. Alguns serviços, entretanto, são especializados na atenção às pessoas em situação de violência sexual, tendo como funções essenciais oferecer atenção integral em saúde e fomentar o cuidado em rede do SUS.

A Lei 12815/2013, conhecida como “Lei do Minuto Seguinte”, garante às pessoas em situação de violência sexual o atendimento imediato em todos os hospitais integrantes da rede do SUS e compreende diagnóstico e tratamento de lesões decorrentes da violência sofrida.

O Guia do Aborto Legal e de Cuidado à Pessoa em Situação de Violência Sexual é uma publicação produzida pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e pelo Fórum Aborto Legal/RS, com o apoio e a cooperação do Ministério Público Federal. Confira a íntegra em bit.ly/GuiaAbortoLegal.

Fonte:Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia
()
20
Jul/22

Câncer de bexiga acomete quase 10 mil brasileiros anualmente

O mês de julho foi eleito para trabalhar a conscientização do câncer de bexiga, tipo de neoplasia que têm apresentado crescimento nas últimas décadas, chegando a acometer mais de 10 mil pessoas anualmente, de acordo com dados estatísticos divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde). 

Com maior incidência entre os homens, somente em 2020, ao todo, mais de 4,5 mil pacientes diagnosticados vieram a óbito, o que implica uma taxa de mortalidade próxima dos 50% dos que são acometidos por esse tipo de tumor. 

Realizar, com frequência, exames de rotina e evitar o consumo de substâncias como o tabaco podem ajudar a prevenir e detectar precocemente a doença. 

“Soluções como o sequenciamento de nova geração tem permitido que as equipes médicas direcionem esses pacientes a procedimentos como as terapias alvo, muito mais eficientes e certeiras. Falando em câncer, sabemos que quanto antes detectado, maiores são as chances de cura e longevidade desses pacientes. Nesses casos, ao identificar a predisposição à doença a partir de um teste genético, é possível acompanhar seu surgimento com a realização de exames de sangue, de imagem e avaliações constantes desses pacientes. Isso tem um impacto direto na vida das pessoas e, um dia, em larga escala, poderá mudar totalmente a forma que se realizam as políticas de saúde pública”, destaca Allan Munford, Gerente Regional de Marketing para Diagnósticos de Oncologia e Precisão da QIAGEN.

Fonte:Bahia Notícias
()
20
Jul/22

Relembre: Lula, Tebet e Ciro já criticaram o sistema eleitoral no passado

Fonte:JOVEM PAN
()
20
Jul/22

Nome de Terence para suplência teve indicativo de pacificação na federação por Éden, diz Otto

A indicação de Terence Lessa (PT) para a suplência de Otto Alencar (PSD) (relembre aqui) ainda movimenta os bastidores políticos da Bahia. De acordo com Otto, a sinalização de que o nome de Terence seria ponto pacificado dentro da federação - composta por PCdoB, PV e o próprio PT - teria partido do presidente estadual petista, Éden Valadares. 

"Éden me trouxe como uma coisa pacificada, que não houve nenhuma reação por parte dos partidos que estão na federação. Depois eu vi algumas notas que foram colocadas, mas coisas que podem ser superadas com o entendimento entre as partes. Interessante que não houve em nenhum momento nenhum líder do Partido Verde que tivesse me procurado para tratar do assunto. Do PCdoB, lá atrás no início eu fui chamado pelo presidente Davidson Magalhães, ele me procurou para uma conversa preliminar e disse a ele que ia esperar uma solução da federação porque não eu não ia aceitar de um [único] partido. E eu achava que estava tudo normal", disse Otto ao Bahia Notícias. 

O senador ainda apontou que jamais cogitou indicar alguém do PSD na suplência."Eu sempre achei que a federação deveria encaminhar um nome. Depois de muito tempo, o presidente do PT, Éden Valadares, me trouxe o nome de Terence Lessa. Eu sou municipalista e acho que as coisas acontecem muito no município, não só na capital, poderia ser qualquer prefeito. E eu achava que poderia ser um prefeito ou ex-prefeito e o Éden me trouxe Terence Lessa, como já tinha me apalavrado que seria alguém que fosse prefeito ou ex-prefeito, eu aceitei o nome", pontuou. 

A divulgação do nome de Terence para a vaga causou um grande desconforto entre o PCdoB e o PV. Ambas legendas divulgaram notas criticando a definição e apontaram que a escolha teria sido feita de "forma unilateral" (reveja aqui e aqui). O presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, chegou a revelar que esperava que o PT desistisse da indicação e não escondeu sua insatisfação com a escolha (relembre aqui).

Apesar disso, a indicação de Terence não terá nenhum passo atrás, segundo Otto. "Zero. Não volto atrás com minha palavra. Eu dei declaração que é o Terence, dei minha palavra e não volto atrás. Foi aceito. Éden me trouxe como nome da federação e não tem chance de mudança", sinalizou o senador. 

Otto também pontuou que "disse à federação que poderia e teria direito de não aceitar" o nome indicado. Anteriormente, ao Bahia Notícias, Otto apontou que qualquer candidato ao Senado tem direito de escolher o seu suplente" (veja mais aqui).

"Eu sou senador com mandato. Poderia vir um nome que eu não aceitasse, que não tivesse liga. Mas aconteceu que o Terence é amigo, conheço ele, foi um bom prefeito em Ibotirama e não teve problema. O senador não pode receber de cima para baixo 'vou botar esse e é esse mesmo'. Comigo não é assim. Não faço isso com ninguém, debato muito. Só que a federação trouxe o Terence e eu aceitei, quem me trouxe foi o presidente do PT, Éden Valadares, dizendo que estava tudo pacificado dentro da federação, por isso não houve nenhum problema da minha parte", finalizou.

Fonte:Do Bahia Notícias
()
20
Jul/22

A Hidráulica União está agora em novo endereço para melhor lhe servir em LEM

Rua Jatobá, 213, Jardim Imperial, próximo a Portaria da Galvani. Fones: 3628-2250 - 9.9956-1561








Serviços de torno e solda




Bombas, motores, comando, caixa de direção. Estoque completo para melhor lhe atender...





Hidráulica União Peças e Serviços - Rua Jatobá, 213, Jardim Imperial, próximo a Portaria da Galvani. Fones: 3628-2250 - 9.9956-1561.

Fonte:Informe Publicitário
()
20
Jul/22

Construa sua carreira profissional onde você estiver, com a qualidade de ensino que só a UNIDOMPEDRO tem!

#VENCERÉACREDITAR# Vestibular 2022.2 - Inscreva-se AQUI ou entre em contato (71) 9.8167-1857/ (77) 3628-2025.

Fonte:Informe Publicitário
()
19
Jul/22

Luiza Trajano agora adere ao "não fique em casa" e pede que clientes vão às lojas

Fonte:JOVEM PAN
()
19
Jul/22

Seja uma consultora de vendas da FIO DIAMANTE e aumente sua renda




Fonte:Informe Publicitário
()
19
Jul/22

ÁudioVolks amplia seu local de trabalho para melhor atender os seus clientes



A empresa ÁudioVolks ampliou o seu local de trabalho para melhor atender os seus clientes e amigos: agora contamos com uma ampla área coberta, conveniência, sala de espera, veículo para levar os clientes. Trabalhamos com uma linha completa de acessórios para picape, som, acessórios, alarmes, ar condicionado, tapeçaria, vidros elétricos, martelinho de ouro, recuperação de parabrisa, insul-film, engates, capota marítimas, vidros, tapeçaria... venha nos fazer uma visita.

Estamos localizados na avenida Enedino Alves da Paixão, 3314, bairro Santa Cruz, LEM. Tel: (77) 3628-8738 ou Whatsapp (77) 9.9952-1727

Fonte:Informe Publicitário
()
19
Jul/22

LEM está ganhando o Luggi Residencial - um condomínio de casas inteligentes

VCA traz Luggi Residencial, um condomínio de casas inteligentes com controle por voz Smarthouse terá dois quartos, sendo uma suíte, e quintal. Condomínio terá 14 opções de área comum e lazer.

Imagina chegar em casa com suas músicas preferidas tocando e ter um café recém feito ou um assado perfumando a cozinha? E entrar em casa sem precisar tirar tudo dos bolsos para achar as chaves?  

Os moradores do Luggi Residencial, lançamento da VCA Construtora podem ligar a cafeteira ou o forno elétrico pelo celular a caminho de casa, entrar em casa digitando sua senha de acesso na fechadura eletrônica e pedir à assistente virtual que toque suas músicas favoritas no momento em que se conectar ao Wi-Fi da residência. É tecnologia pra deixar a vida mais fácil e prazerosa.

Além de inteligentes, as casas do Luggi têm dois quartos, sendo um deles suíte com closet. E quintal, que no futuro pode abrigar uma churrasqueira para receber os amigos, virar um escritório, uma área gourmet ou o que a imaginação do morador quiser.

E 14 opções de lazer e áreas comuns para fazer pelo condomínio: tem piscina semiolímpica, sala de jogos, sala de pôquer, pomar, espaço pet, brinquedoteca, quadra poliesportiva, quadra de areia, quatro quiosques gourmets, pomar, entre outras.

E não apenas: se faltou açúcar, não precisa entrar no carro e ir comprar. O condomínio terá também um micromarket, mercado inteligente dentro do seu condomínio com sistema de autoatendimento 24h. Um novo jeito de comprar, mais rápido, prático e sem sair de casa. E facilidades como compras pelo app, ofertas personalizadas para o perfil de compras de cada cliente e segurança automatizada para bebidas alcoólicas, impedindo a compra para menores de 18 anos. Faltou carvão na hora do churrasco? Corre no mercadinho e pague com o celular.

Quer morar ou investir no Luggi Residencial?

As casas poderão ser compradas pelo programa de financiamento próprio da VCA, o VCA Facilita, com possibilidade de dividir a entrada em até 36 vezes e o restante em até 240 vezes, com parcelas sem correções por IPCA, INCC ou IGPM, apenas por taxa de referência. E para quem tem um dinheiro sobrando todo ano, ainda pode pagar parcelas intercaladas, reduzindo o valor dos boletos do financiamento. As casas têm valor a partir de R$ 199.000,00.

 “O VCA Facilita é uma grande oportunidade para quem quer comprar um imóvel com análise de crédito facilitada e sem burocracias. Pensando em quem trabalha no agro e recebe bônus de lavoura, ajustamos o programa para que o cliente possa usar o bônus para reduzir o valor das parcelas do financiamento. E ainda há a possibilidade de usar o FGTS para quitar o imóvel”, diz Clécio Pereira, diretor de expansão da VCA. “Por isso, você que trabalha no agro e tem bônus de lavoura para receber, vem conversar com a gente”.

O programa permite que mais de um imóvel seja financiado por vez, permitindo a quem quer diversificar ativos, investir no mercado imobiliário de LEM. Se é para morar, o Luggi Residencial é o primeiro lugar para você chamar de seu.

Procure nossa equipe de venda na nossa loja na Avenida Salvador, Edifício Guarujá, torre 2, sala 4. Nossa equipe de corretores está a sua espera das 8:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira e nos sábados das 8:00 às 13:00. Uma construtora que lança casas inteligentes tem a inovação no seu DNA. Se quiser comprar pelo celular, é só entrar em contato com nosso canal de vendas online e comprar um VCA de forma 100% digital, da escolha da unidade à assinatura do contrato. Fale com a gente pelo WhatsApp: 77 3025-1212.

Fonte:Informe Publicitário
()
19
Jul/22

LEM agora tem a Estética Automotiva POLIDOR

Fonte:Publicidade
()
19
Jul/22

"Sou a única pré-candidata ao Senado que defende os CACs e o direito do cidadão de bem ao armamento", diz Dra. Raissa Soares

Bolsonarista aproveitou para criticar o governador Rui Costa em relação aos números da violência no estado



Pré-candidata ao Senado Federal pelo PL na Bahia, a ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Dra. Raissa Soares, utilizou as redes sociais na manhã desta terça-feira (19) para garantir o seu apoio aos Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores (CACs) caso se consagre nas urnas nas eleições deste ano.

"Sou a única pré-candidata ao Senado pela Bahia que defende abertamente os CACs e o direito do cidadão de bem de se defender", escreveu a médica, em uma publicação feita em seu perfil no Instagram.

A aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Bahia aproveitou para criticar o governador Rui Costa (PT) em relação aos números da violência no estado: "A bandidagem e a criminalidade estão em alta graças à péssima administração do governador".

"Os números da violência não param de crescer em todo o estado. Não podemos ser reféns dos criminosos e terceirizar a nossa segurança e a segurança da nossa família", finalizou a pré-candidata.

Fonte:MUITA INFORMAÇÃO
()
19
Jul/22

Em LEM você tem a Império Materiais Elétricos



Fonte:Informe Publicitário
()
19
Jul/22

HE-NET - É muita mais INTERNET!

Fonte:Publicidade
()
19
Jul/22

Tem novidade na BEM BRASIL PASTÉIS!

Fonte:Publicidade
()
19
Jul/22

Farmácia PAGUE POUCO. A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
19
Jul/22

Depois da gasolina, preço da carne também deve cair

Fonte:JOVEM PAN
()
19
Jul/22

Bahia registra 3.386 novos casos de Covid-19 e mais 13 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.386 casos de Covid-19 e 13 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.637.088 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.593.230 são considerados recuperados, 13.648 encontram-se ativos e 30.210 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta terça-feira (19) contabiliza ainda 1.933.873 casos descartados, 355.047 em investigação. Ainda de acordo com a secretaria, na Bahia, 66.894 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.639.301 pessoas vacinadas contra a Covid com a primeira dose, 10.739.373 com a segunda ou dose única, 6.563.170 com a de reforço e 1.135.136 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 992.675 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 587.097 tomaram também a segunda dose.

Fonte:Política Livre
()
19
Jul/22

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
19
Jul/22

Em LEM você encontra o Cláudio Móveis Rústicos, no Jardim das Acácias

Av. JK, 5.014 - Entre a Escola Herminio Brandão e a Caixa d’água da Embasa



Temos:

  • Mesas rústicas de todos os tamanhos
  • Cadeiras de madeira maciça
  • Tamboretes
  • Banquetas
  • Namoradeira
  • Mesa com acabamento resinado (muito mais brilho e durabilidade).
  • Temos uma linda mesa de 06 metros, com 22 cadeiras (pronto entrega).

Fonte:Informe Publicitário
()
19
Jul/22

UBI LEM - Somos daqui, chama aí!!


Fonte:Publicidade
()
19
Jul/22

Engenheiro George Kummel é o entrevistado de hoje do Vox PodCast

Fonte:VOX PODCAST
()
19
Jul/22

Barreiras: Em Simpósio na UFOB, enfermeiras da Viep apresentam avanços no enfrentamento à Violência contra a Mulher

Nesta segunda-feira (19), as enfermeiras Maria Aparecida Febrônio e Raiane Lobo, da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, participaram a convite da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGIO), do Simpósio de Assistência à Saúde da Mulher, oportunidade em que discutiram sobre o tema “Violência Contra a Mulher e o Aborto”. Mediadas pela Dra. Raquel Alvim, as profissionais compartilharam informações e debateram assuntos relacionados ao universo de enfrentamento à violência contra as mulheres.

As enfermeiras explicaram durante a palestra os principais serviços qualificados na rede de saúde municipal, fluxograma de atendimento às vítimas, notificação dos casos e rede de proteção social através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“Essa roda de conversa na UFOB com os futuros médicos foi muito importante, porque compartilhamos informações básicas do fluxo de atendimento no SUS e rede de saúde municipal, abrindo o leque de toda rede de proteção social ofertada pelo CRAM, CRAS e CREAS até o encaminhamento para a Delegacia da Mulher. Nós apresentamos os impactos da violência e amparo às vítimas proporcionado na rede pública de Barreiras”, disse a enfermeira Maria Aparecida Febrônio.

O simpósio teve como público alvo os acadêmicos de Medicina e ainda abordou assuntos, como: Aborto determinante social e descriminalização, pela Dra. Tania Kuhnen; Atendimento a Vítima de Violência Sexual (protocolo), pela Dra. Maria Regina de Oliveira Pedroso; Sigilo Médico na ginecologia e obstetrícia, pela Dra. Andrea Leone; Fortalecimento da rede de Prevenção às vítimas de violência e notificação, pela enfermeira Raiane Lobo e o Fluxograma para atendimento das vítimas de violência, objeto de notificação dos casos suspeitos ou confirmados, pela enfermeira Maria Aparecida Febrônio.

Fonte:Dircom PMB
()
19
Jul/22

Vagas de emprego para Hospital do Oeste

Fonte:Ascom
()
19
Jul/22

Global System Rastreamento 24h. Rastreador para máquinas agrícolas

O Rastreamento de Máquinas Agrícolas da GlobalSystem é a melhor solução para o agronegócio!

Com ele, o produtor agrícola passa a ter:
Controle informatizado do horímetro;
Velocidade de deslocamento para evitar perdas no campo,
Sistema Online 24 horas por dia, 365 dias por ano;
Relatório de Tempo Parado;
Alerta de mal uso do equipamento;
Relatório em PDF e Tabelas Excel;
Alertas de excessos de velocidade,
Com o Rastreador Global System 24h você poderá definir áreas de operação ou de restrição. Caso o maquinário ultrapasse essa fronteira, você receberá imediatamente um alerta informando sobre o evento e a nova localização.
Mapeamento da fazenda para um melhor desempenho da operação.

Seja um cliente Global System.
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱 077 99962-1046 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT

Fonte:Publicidade
()