Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
31
Jul/22

Formosa do Rio Preto: Homem morre eletrocutado durante instalação de antena de TV a cabo

Um choque elétrico matou um homem de 57 anos em Formosa do Rio Preto, pouco depois do meio-dia de sexta-feira (29). No momento do acidente, ele estava sobre o telhado de um ponto comercial localizado às margens da BR-135, na área urbana, instalando uma antena de TV por assinatura.

Segundo informações iniciais do site Portal do Cerrado, ele passava um cabo guia em aço por uma canaleta e é provável que tenha encontrado um fio energizado e desencapado. Com o choque ele caiu sobre o telhado, onde também havia uma canaleta de zinco.

O SAMU foi acionado e técnicos tiveram que quebrar parte do telhado para a retirada dele. Os socorristas já encontraram o corpo sem atividade cardíaca, diagnosticada também por ECG no local. Abalada, a esposa esteve no local, mas foi encaminhada para o Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago, junto com uma filha do casal.

A vítima identificada como Wilmar Ferreira dos Santos, era funcionário público municipal, trabalhava como motorista no hospital de Formosa do Rio Preto, e fazia diversos trabalhos extras. Vários colegas dele foram ao local do acidente, lamentando a morte.

Ele deixa esposa, irmãos, filhos e netos. No início da noite, a prefeitura lamentou a morte dele em uma nota. Segundo informou, ele fazia parte do quadro efetivo e trabalhou por mais de 20 anos.

Fonte:Do Bahia Notícias
()
30
Jul/22

Nota da Secretaria de Saúde de Barreiras sobre a veiculação de caso suspeito da Varíola dos Macacos no Município

A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que vem acompanhando criteriosamente o surto em andamento da doença Varíola dos Macacos, causada pelo vírus monkeypox, conforme definição da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Informa ainda que até o presente momento, nenhum caso suspeito foi identificado e/ou confirmado no município.

Fonte:Dircom PMB
()
30
Jul/22

Bahia registra 1.489 casos de Covid-19 e mais 5 óbitos

A Bahia registrou neste sábado (30) 1.489 casos de Covid-19 e 2.105 recuperados e mais 5 óbitos. Dos 1.660.378 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.623.884 já são considerados recuperados, 6.140 encontram-se ativos e 30.354 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico deste sábado (30) contabiliza ainda 1.955.983 casos descartados e 357.760 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado.

Fonte:Política Livre
()
30
Jul/22

Cipe Cerrado confronta homicida em Bom Jesus da Lapa

 

Na noite de ontem, sexta-feira, 29, por volta das 21h30, a Cipe Cerrado confrontou um homicida no Residencial Vale Verde na cidade de Bom Jesus da Lapa.

A guarnição da CIPE CERRADO avistou um homem, a bordo de uma motocicleta, que ao avistar a viatura da Unidade Especializada tentou empreender fuga. Foi dada voz de abordagem, mas o homem optou por realizar disparos de arma de fogo contra a guarnição, que tomou postura de segurança e revidou à injusta agressão.

O resistente que portava um revólver calibre 38, caiu ao solo, foi imediatamente socorrido ainda com sinais vitais, porém, seu óbito foi constatado na UPA de Bom Jesus da Lapa pelo médico plantonista. Posteriormente, a guarnição tomou conhecimento que o resistente era um múltiplo homicida, integrante de um grupo criminoso que atua em Bom Jesus da Lapa e região. O procedimento legal foi realizado no DISEP.

Fonte:Cipe Cerrado
()
30
Jul/22

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

GleiFit - Marmitas saudáveis Fit. Comida caseira sem conservantes!!!

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

Disk Marmitex - Sabor Caseiro - Cardápio do dia - Feijoada e Dobradinha

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

Hoje tem feijoada com música no Tempero Novo

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

Nas ruas de Ibotirama desde 2018, poeta tenta mais uma vez encontrar parentes

Um homem em situação de rua em Ibotirama tenta, mais uma vez, encontrar os familiares e voltar para sua terra.

Francisco Pereira de Souza afirma ser filho de João Avelino dos Santos e Maria das Dores Pereira de Souza. Ele também diz ser natural de Lapão, mas os familiares morariam em morro do Chapéu.

O morador de rua fica nas imediações da Rua 12 de Outubro, no trecho da BR-242 próximo à ponte, e quase sempre é ajudado por pessoas que passam no local.

Com a saúde visivelmente debilitada, Francisco também se abriga na calçada de uma igreja evangélica e recebe o apoio dos frequentadores. Os fiéis, inclusive, gravaram um vídeo e enviaram para pessoas do Morro do Chapéu na tentativa de encontrar a família.

Não é a primeira vez que o Gazeta 5 publica matéria sobre o caso e tenta fazer com que a situação chegue aos familiares. Aparentemente com transtornos emocionais, Francisco vive nas ruas de Ibotirama desde 2018, conforme registros de arquivos do blog.

Há quatro anos, identificando-se como “Frank Marlei”, o morador de rua pediu o espaço durante a gravação de uma matéria para recitar um poema de autoria própria. Ele é poeta de rua, segundo afirma.

Nas ruas, Francisco já foi agredido por várias vezes e precisou ser socorrido ao hospital local. Mesmo com a assistência de órgãos municipais, até então, o sonho de encontrar os parentes e retornar para o suposto município de origem nunca se concretizou.

Fonte:Gazeta 5
()
30
Jul/22

Primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro

Doses serão para profissionais de saúde e quem teve contato com doente

As primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox, em inglês) destinadas ao Brasil deverão chegar em setembro, informaram há pouco o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros. Cerca de 20 mil doses desembarcarão no país em setembro; e 30 mil, em outubro.

Apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados. O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

A aquisição será feita por meio de convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) porque a empresa dinamarquesa produtora da vacina não-replicante não tem escritório no Brasil nem pretende abrir representação no país. “Existe um pedido da Opas para a aquisição de 100 mil doses de vacinas para as Américas. Dessas 100 mil doses, 50 mil serão adquiridas pelo Ministério da Saúde”, detalhou Medeiros.

Os secretários do Ministério da Saúde concederam, nesta tarde, entrevista coletiva para explicarem as ações da pasta, no dia da inauguração do Centro de Operação de Emergência (COE), que coordenará os trabalhos de monitoramento e de combate à doença.

Segundo o secretário de Vigilância Sanitária, o ministério informou que não haverá campanha de vacinação em massa porque não existe recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A OMS não preconiza uma vacinação em massa, então a gente não está falando de uma campanha de vacinação como falávamos para a covid-19. São vírus absolutamente distintos, é uma clínica absolutamente distinta, um contágio absolutamente diferente, uma letalidade diferente. São doenças absolutamente distintas”, justificou.

Embora, neste primeiro momento, o Brasil compre as doses de uma empresa dinamarquesa, Medeiros não descartou a possibilidade de que, no futuro, o Ministério da Saúde compre doses do Instituto Butantan ou do Laboratório de Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, caso essas unidades produzam algum imunizante não-replicável contra a varíola dos macacos e caso haja necessidade.

Estigmatização

O Ministério da Saúde manteve as orientações para quem tem suspeita de estar infectado. Quem tiver sintomas deverá procurar um médico, informar os contatos próximos e isolar-se o mais rápido possível. Embora a maior parte dos casos registrados até agora seja registrado em homens que tiveram relações sexuais com outros homens, o secretário de Vigilância em Saúde alertou que qualquer pessoa pode contrair o vírus.

“O dado epidemiológico que nós temos é que, em quase 20 mil casos no mundo, mais de 95% dos casos confirmados são de homens que fazem sexo com outros homens, mas isso não é estigmatização porque a principal forma de transmissão se dá por meio de contato [direto com a pele da pessoa infectada]. É fundamental não fazer a estigmatização, até porque a principal forma de transmissão é o contato pele com pele”

Balanço

O Ministério da Saúde também atualizou as estatísticas de casos da varíola dos macacos. Em todo o Brasil, o número de casos confirmados subiu para 1.066, contra 978 até ontem. As cidades com mais ocorrências são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A pasta também deu mais informações sobre a primeira morte de um infectado no Brasil. O paciente, um homem de Belo Horizonte com 41 anos, tratava um câncer com quimioterapia, estava imunodeprimido e morreu por complicações provocadas pelos sintomas da varíola dos macacos. Ele estava em um hospital público da capital mineira, chegou a ir para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu.

Nesta tarde, a Espanha também confirmou a primeira morte por varíola dos macacos, a segunda fora do continente africano. Até agora, foram registradas sete mortes em todo o planeta neste surto da doença. O país com o maior número de casos são os Estados Unidos, com cerca de 4,9 mil ocorrências.

Fonte:Agência Brasil
()
30
Jul/22

Barreiras: Rondesp Oeste apreende arma de fogo no Povoado do KM 30

Na madrugada de hoje, sábado, 30, por volta das 2h, a Rondesp Oeste apreendeu uma arma de fogo no Povoado do KM 30, no município de Barreiras.

Durante a Operação Poder Marrom, as guarnições de policiamento tático receberam a informação de que havia um indivíduo portando arma de fogo e bebendo em um bar localizado no Povoado do KM30. De imediato as guarnições deslocaram até o bar, onde lá haviam algumas pessoas que, com a chegada dos policiais, algumas delas evadiram e outras foram abordadas.

Durante a busca nos arredores do local, os policiais encontraram jogado em um mato uma arma de fogo tipo revólver, calibre .32 sem munições. Como não foi possível identificar a pessoa que dispensou o objeto, as guarnições retornaram para Barreiras onde apresentaram a arma na delegacia de polícia de Barreiras.

Fonte:Rondesp Oeste
()
30
Jul/22

Concurso para delegado de Polícia Civil da Bahia tem nova data divulgada

O governo da Bahia divulgou uma nova data para o concurso para o cargo de delegado da Polícia Civil. As provas, que deveriam ter ocorrido no último domingo (24), foram suspensas após uma confusão de falha de logística. As avaliações foram entregues com nomes trocados aos candidatos.

De acordo com a publicação do Diário Oficial deste sábado (30), os candidatos devem refazer as avaliações objetivas e discursivas no dia 21 de agosto, nos períodos da manhã e tarde.

O Diário Oficial ainda traz um novo cronograma do concurso, que foi alterado por conta da nova data das provas. Inicialmente, as provas do concurso para delegado estavam programadas para o último dia 24, juntamente com as provas para escrivão e investigador, estas últimas já realizadas. No total são mil vagas - 150 para escrivão e 700 para investigador, além das 150 para delegado.

O novo cronograma estará disponível no Portal do Servidor, e no site da organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

O concurso público será realizado em dois turnos. Pela manhã, as provas objetivas acontecerão a partir das 8h, com portões fechados às 7h45. No período da tarde, as provas discursivas terão início às 14h, com portões fechados às 13h45.

Os candidatos deverão comparecer com 60 minutos de antecedência, pelo menos, munidos de documento de identificação com foto, cartão de convocação e comprovante de vacinação, conforme edital, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

O candidato que não apresentar documento de identificação original como foto e comprovante de vacinação não poderá fazer as provas e será eliminado deste concurso. Ainda é recomendado que o candidato utilize máscara de proteção individual ao ingressar no local de realização das provas.

Salários de mais de R$ 13 mil

Ao todo, foram 150 vagas destinadas ao cargo de delegado com salários de até R$ 13.032,44. De acordo com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o certame teve 44.133 inscrições, para todas as três ocupações disponíveis - as outras duas são de investigador e escrivão.

Apenas as provas para o cargo de delegado, que tiveram taxa de R$ 160, foram suspensas e agora tem nova data. Não houve registro de confusões no caso das avaliações para os cargos de investigador e escrivão, cujas taxas foram de R$ 140.

Requisitos para assumir o cargo

Além do pagamento da taxa e aprovação na prova, o edital também previa o cumprimento de outros requisitos para assumir o cargo de delegado:

  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos comprovada mediante testes físicos, exames médicos, exames psicológicos e investigação social;
  • Ser aprovado no Curso de Formação de Policiais Civis da Academia de Polícia Civil da Bahia – ACADEPOL;
  • Possuir escolaridade ou formação profissional, estabelecida pelo edital;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento dos direitos políticos;
  • Ser eleitor e estar em dia com seus direitos políticos
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as obrigações militares;
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício dos cargos, também estabelecidos pelo edital;
  • ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse
  • Possuir idoneidade moral, comprovada pela inexistência de antecedentes criminais, atestadas por certidões negativas expedidas por órgãos policiais e judiciais, estaduais e federais
  • Não ter perdido cargo eletivo de governador e de vice-governador do Estado, e de prefeito e de vice-prefeito, por infringência ao dispositivo da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município, nos últimos oito anos;
  • Não ter contra si processos ou condenações por abuso de poder econômico ou político nos últimos oito anos;
  • Não ter condenações há pelo menos oito anos pelos seguintes crimes: contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação a perda do cargo ou a inabilitação para o exercício da função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga a de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.
  • Não ter contra si decretação da suspensão dos direitos políticos, por ato doloso e de improbidade administrativa por lesão ao patrimônio público e/ou enriquecimento ilícito há pelo menos oito anos;
  • Não ter sido excluído do exercício da profissão por infração ético-profissional há pelo menos oito anos;
  • Não ter sido demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial há pelo menos oito anos;
  • No caso de magistrado e de membro do Ministério Público, que não tenha sido aposentado compulsoriamente por decisão sancionatória, que não tenha perdido o cargo por sentença ou que não tenha pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, há pelo menos oito anos;
  • Apresentar os documentos comprobatórios da escolaridade e pré-requisitos constantes no edital
  • Cumprir as determinações deste edital.
Fonte:G1
()
30
Jul/22

ACM Neto destaca importância de fomentar agricultura na região de Irecê para gerar emprego e renda

Ao lado do pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP), Neto visitou nesta sexta o município de João Dourado, onde foi recebido pelo prefeito Di Cardoso (PL)

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou nesta sexta-feira (29) a importância de fomentar a agricultura na microrregião de Irecê, sobretudo nos distritos que trabalham com irrigação. Ao lado do pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP), ele visitou João Dourado, onde foi recebido pelo prefeito Di Cardoso (PL), que aderiu na última semana à pré-campanha e criticou o tratamento dado pelo governo do estado.

"É do próximo governador que João Dourado e região terão que cobrar um olhar atento para a força econômica, para o potencial da agricultura e cobrar investimentos para o homem do campo. Esses investimentos não vão chegar por meio de promessas, de discursos e nem com propaganda. Esses investimentos vão chegar por meio do trabalho comprometido", discursou ACM Neto.

O ex-prefeito de Salvador destacou que já percorreu a região de Irecê várias vezes desde o ano passado, quando começou a sua pré-campanha, tendo inclusive visitado João Dourado. "Vi de perto projetos de agricultura que estão dando certo, iniciativas que se tiverem o apoio do governo do estado vão se multiplicar levando emprego para as pessoas que vivem do campo", disse.

No encontro político, o prefeito Di Cardoso e a vice-prefeita Kel do Riacho pediram a criação de estradas para a região norte de João Dourado. "É onde se concentra a maior parte da nossa produção agrícola. Hoje, somos a principal cidade economicamente de produção irrigada na região, mas somos uma das menores em malha asfáltica", disse.

Neto se comprometeu a resolver o problema: "O prefeito tem o direito de cobrar uma atenção especial ao norte do município. Vocês falaram da situação das estradas. Concordo que João Dourado, que já é uma das grandes cidades produtoras da Bahia, pode expandir ainda mais a sua produção se tiver uma infraestrutura digna. E não é de outra pessoa que vocês terão que cobrar senão do governador", afirmou o pré-candidato.

Prefeito critica governo

Filiado ao PL, Di Cardoso explicou os motivos da sua adesão à pré-campanha de ACM Neto, que foi anunciada nesta semana, na última segunda-feira (25). Segundo ele, desde que foi eleito, tem convivido com a falta de diálogo com o grupo que hoje está no comando do governo do estado.

"O povo tem que ter a confiança no seu prefeito e o prefeito tem que ter a confiança do governo do estado. Coisa que Di Cardoso não teve em momento algum nesse trabalho. Não tem coisa pior do que um político ir a Salvador e não ter confiança do governador. Eu quero falar agora ao povo de João Dourado: nós temos agora uma oportunidade diferente. Temos um pré-candidato a governador que veio a João Dourado para conhecer as necessidades desse povo", discursou Di Cardoso.

O gestor lembrou da amizade que seu avô, João Cardoso, ex-prefeito de João Dourado, teve com o avô de Neto, Antonio Carlos Magalhães. E disse que ambos ficariam orgulhosos de ver essa nova parceria. "Sabe porque Di Cardoso apoia Neto? Por acreditar que ele é o candidato mais preparado. Tem know how, já foi prefeito duas vezes, já foi deputado e sabe como fazer o melhor governo da história da Bahia", disse.

Fonte:Ascom
()
30
Jul/22

Homem suspeito de estuprar a própria filha é preso no oeste da Bahia

Suspeito atuava como vigilante e também como técnico de computadores

Um homem de 32 anos foi preso na quinta-feira (28), suspeito de estuprar a própria filha na cidade de Barra, no oeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, o possível autor já está respondendo a um inquérito e teve o mandado de prisão temporário cumprido.

Ainda segundo a PC, mais detalhes do caso não estão sendo divulgados, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Entretando, informações divulgadas pela TV Bahia dão conta de que a mãe da garota de 11 anos foi a responsável pela denúncia. Ela percebeu que a criança mudou de comportamento e se recusava a passar o final de semana com o pai. O suspeito atuava como vigilante e também como técnico de computadores.

Fonte:IBahia
()
30
Jul/22

Conta de luz continuará com bandeira verde em agosto

Expectativa da Aneel é não aplicar nenhuma cobrança adicional até o fim deste ano, devido à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (29/7), pela manutenção da bandeira verde para as contas de energia no mês de agosto.

Dessa forma, a conta de luz continuará sem cobrança adicional em decorrência das condições de geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas, que continuam favoráveis.

A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril. A expectativa da Aneel é não aplicar nenhuma cobrança adicional até o final deste ano, devido à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

Quando acionada a bandeira amarela cobra uma taxa extra de R$ 2,989 para cada 100 quilowatts-hora (kWh). A bandeira tarifária vermelha patamar 1 tem um adicional de R$ 6,50 a cada 100 kWh na conta do consumidor.

O que são as bandeiras tarifárias?

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias busca sinalizar o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores planejar como usar a energia elétrica.

Se a bandeira está vermelha, ele sabe que é conveniente economizar, ter um consumo mais consciente e evitar o desperdício de água e energia.

Fonte:Metropoles
()
30
Jul/22

Pfizer pede autorização para uso de vacina em crianças a partir de 6 meses

A Pfizer submeteu nesta sexta-feira (29) à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o pedido de aprovação de sua vacina contra Covid para aplicação em crianças de seis meses a quatro anos.

Segundo a empresa, o pedido tem como base um estudo realizado com 4.526 crianças dessa faixa etária em um momento em que a ômicron já era a variante predominante. Na pesquisa, as crianças receberam três doses de 3 μg, com um intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda dose, e de pelo menos oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

Ainda de acordo com a Pfizer, não há diferença na composição da vacina proposta para os mais novos e aquela já oferecida para pessoas a partir de cinco anos. O que muda é a concentração: 3 μg por dose para crianças de seis meses a quatro anos, 10 μg por dose para crianças de cinco a 11 anos e 30 μg para aqueles a partir de 12 anos.

Para sinalizar a diferença na concentração, a fabricante pretende manter a política de embalagens com cores variadas: o imunizante para os mais novos terá tampa na cor vinho, enquanto para aqueles de cinco a 11 anos a vacina tem tampa laranja. O imunizante a população acima dos 12 anos segue com a tampa roxa.

Além da Pfizer, a Moderna também pretende submeter nas próximas semanas à Anvisa o pedido para aplicação de sua vacina. Os imunizantes das duas empresas utilizam tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), que protege por mais tempo segundo estudo conduzido por cientistas das universidades Yale e da Carolina do Norte publicado na revista científica PNAS.

As duas vacinas foram aprovadas pelo FDA (agência reguladora de drogas e alimentos dos Estados Unidos) em junho para aplicação em crianças americanas de seis meses a quatro anos e, se obtiverem aval da Anvisa, atingirão uma faixa não coberta pela Coronavac, que tem autorização para ser aplicada a partir de três anos.

Fonte:Folha Press
()
30
Jul/22

Barreiras sedia Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador – Fetipa

Com o objetivo de apresentar o que Barreiras tem realizado no combate ao trabalho infantil, bem como, conhecer das práticas realizadas pelos municípios vizinhos que integram a macrorregião Oeste do estado, Barreiras sediou na tarde desta sexta-feira (29), o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa), um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do trabalho infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho, em parceria com a Secretaria Municial de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Composto por instituições estatais/não-estatais, públicos/privados, empenhados com a temática e visando o fortalecimento das ações de Combate ao Trabalho Infantil no estado, o evento foi realizado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença da secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues; da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Janaina Oliveira; da coordenadora Regional do Samu, Juana Jamile; da técnica em Saúde do Trabalhador da Divast/Cesat e membro do colegiado Fetipa, Gildete Britto; demais técnicos, gestores, coordenadores e representantes interinstitucionais.

“Estamos realizando encontros macrorregionais com a temática do enfrentamento contra o trabalho infantil. Através do diálogo e da sensibilização da rede de apoio, buscamos estratégias de enfrentamento para fazer um planejamento integrado, e principalmente, destacar a importância da notificação, pois para realizar esse trabalho, primeiro precisamos conhecer a realidade de cada município. Então, esse momento de diálogo e troca de experiências é valioso para esse processo de construção”, destacou a membro do colegiado Fetipa, Gildete Britto.

A macrorregião Oeste tem Barreiras como sede e é composta também pelos municípios de Angical, Baianópolis, Brejolândia, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Barra, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Ibotirama, Ipupiara, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada e Sítio do Mato.

A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Barreiras destacou a importância desse fórum nas 09 macrorregionais e ressaltou que o momento é de fortalecer as ações de combate ao trabalho infantil. “Os encontros foram pensados como forma de mobilização e fortalecimento das ações de combate ao Trabalho Infantil e temos a oportunidade de planejar ações que contemplem a temática e adotar normas e ações sólidas de combate ao problema e, por meio delas, desenvolver políticas para proteção das crianças”, destacou, Janaina Oliveira.

Ao final do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa) foi realizado a entrega do certificado de participação no evento.

Fonte:Dircom PMB
()
30
Jul/22

Prefeitura de São Desidério prepara programação especial para comemorar Dia do Evangélico nos dias 01 e 02 de agosto

Entre os dias 1º e 02 de agosto, a Prefeitura de São Desidério, por meio da organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), e com o apoio das Igrejas Evangélicas Reunidas, prepara uma programação especial para homenagear o Dia do Evangélico, comemorado no dia 02 de agosto.

O evento religioso será realizado na Praça Abelardo Alencar com início na segunda-feira, 1º, a partir das 19 horas, com participação do Pastor Antônio Márcio e show gospel com a dupla André e Felipe. Na terça-feira, 02, a pregação do Pastor Cláudio Gama e show com a cantora Bruna Karla. A programação musical contará ainda com as apresentações de atrações locais.

“Estamos organizando os últimos preparativos do evento e convidamos a toda a comunidade para prestigiar este grande momento de fé e louvor em homenagem ao Dia do Evangélico”, convidou o secretário da SECULT, Florentino Souza.

Fonte:Ascom SD
()
30
Jul/22

Animais vítimas de maus-tratos recebem acolhimento e cuidados no Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras

A rotina dos profissionais que se dedicam ao combate das zoonoses, em Barreiras, ganha uma função extra e que exige um grau significativo de humanidade e desprendimento. Os animais vítimas de maus-tratos são recolhidos com frequência pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses e a partir daí, os três médicos veterinários iniciam um protocolo de cuidados para amenizar a dor e oferecer tratamento adequado aos animais, na maioria, equinos.

Os relatos são muitos e comoventes. Nesta semana, uma égua recolhida em uma área onde ocorreu um incêndio criminoso tem sido o centro das atenções dos médicos veterinários do Zoonoses. O animal estava amarrado e teve boa parte do corpo queimado, além disso, estava recém-parida, o potro não resistiu e acabou morrendo queimado. “A égua chegou aqui com sofrimento físico e psicológico, iniciamos o tratamento com medicamentos, além de oferecer comida e muito carinho”, diz o veterinário Antônio Luiz Pedrosa.

Há cinco meses no Centro de Controle de Zoonoses, outra égua, a Miguelina, foi encontrada abandonada no bairro São Miguel, com um corte provocado por foice em um dos membros anteriores. Estava tão debilitada que precisou ser carregada por quatro pessoas ao ser retirada do caminhão, já não ficava mais em pé. O tratamento foi iniciado com remédios e troca de curativos duas vezes ao dia. Hoje Miguelina já fica em pé e se alimenta bem, apesar do trauma sofrido e das fortes dores.

“Estes animais sentem dor, medo, frio, fome. Sensações que muitas vezes as pessoas pensam não existir. Sem falar nos traumas psicológicos que precisam ser tratados também”, conclui Antônio Luiz.  Os animais recolhidos das ruas durante as rondas diárias ficam no Centro de Controle, os proprietários, quando encontrados, recebem o aviso e precisam cumprir algumas exigências para retirada, como o exame negativo para anemia infecciosa equina, além de pagar taxa de estadia. Em casos de reincidência, quando o mesmo animal é recolhido pela segunda vez, o proprietário perde a posse.

“É necessário que as pessoas entendam e se conscientizem que maltratar os animais é crime e que estes seres possuem sentimentos e merecem respeito. Aqui no Zoonoses buscamos oferecer serviços que promovam o bem-estar dos animais e o incentivo à adoção consciente. A castração gratuita de cães e gatos adotados por famílias de baixa renda e a marcação com microchips, implantados sob a pele dos cavalos são exemplos desse compromisso que temos com os animais e a saúde pública da população, fala o coordenador do Zoonoses, Dorimar Almeida.

Em média, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses retiram 20 equinos de logradouros públicos todos os meses. Além de rondas diárias para busca de animais soltos, as denúncias são outra fonte que ajuda no trabalho de captura. Para denunciar maus-tratos a animais a população pode utilizar o telefone/WhatsApp (77) 99803-4508. O Zoonoses fica às margens da BR 135, saída para São Desidério.

Fonte:Dircom PMB
()
30
Jul/22

LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas

Tenha uma gestão completa de sua frota através do nosso sistema... Controle de velocidade, troca de pneus, óleo, abastecimento, manutenção em geral, além de alertas costumizados que podem ser gerados. Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
29
Jul/22

"Despiora" em curso: Mais números positivos da economia brasileira

Fonte:JOVEM PAN
()
29
Jul/22

Na Maná Rações e Pet Shop você encontra ÓTIMOS PREÇOS; aproveite!!!

*Rações
*Acessórios
*Brinquedos
*Petiscos
*Gaiolas
*Medicamentos
*Canários Belga, Calopsitas, Periquitos Australiano, Hamsters, Peixes Betta.

🛵Entrega a domicílio

77 9.8864-3438

Fonte:Informe Publicitário
()
29
Jul/22

ÁudioVolks amplia seu local de trabalho para melhor atender os seus clientes

A empresa ÁudioVolks ampliou o seu local de trabalho para melhor atender os seus clientes e amigos: agora contamos com uma ampla área coberta, conveniência, sala de espera, veículo para levar os clientes. Trabalhamos com uma linha completa de acessórios para picape, som, acessórios, alarmes, ar condicionado, tapeçaria, vidros elétricos, martelinho de ouro, recuperação de parabrisa, insul-film, engates, capota marítimas, vidros, tapeçaria... venha nos fazer uma visita.

Estamos localizados na avenida Enedino Alves da Paixão, 3314, bairro Santa Cruz, LEM. Tel: (77) 3628-8738 ou Whatsapp (77) 9.9952-1727

Fonte:Informe Publicitário
()
29
Jul/22

Conheça o Clube de Vantagens da Ancore

Ancore Clube de Vantagens é uma das maiores associações de proteção veicular, que busca levar até você os melhores serviços e benefícios.

Com a Ancore você protege seu veículo contra todo tipo de imprevisto!

♦Roubo/Furto;
♦Colisão;
♦Incêndio;
♦ Desastres naturais;
♦ Cobertura para terceiros;
♦Assistência 24 horas;
♦Carro reserva;
♦Sem perfil de motorista;
♦Sem consulta SPC/ Serasa;
♦ Cobertura para vidros e muito mais.

Tudo isso, seja seu veículo moto, carro, caminhonete ou caminhão!

Faça sua cotação online:
https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl

  1. Iago Ivens
    (77)99805-3561

    Av. Salvador, n°630, sala 05, centro - Luis Eduardo Magalhães.
Fonte:Informe Publicitário
()