Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
10
Ago/22

MIMOAÇO Indústria e Comércio de Ferro e Aço. Atendemos toda a região oeste

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

Tem novidade na BEM BRASIL PASTÉIS!

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

Bahia registra 1.397 casos de Covid-19 e mais quatro óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.397 casos de Covid-19 e quatro mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.671.545 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.638.864 são considerados recuperados, 2.194 encontram-se ativos e 30.487 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quarta-feira (10) contabiliza ainda 1.973.163 casos descartados e 359.151 em investigação. Ainda de acordo com a Sesab, na Bahia, 67.992 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.649.310 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.816.071 com a segunda ou dose única, 6.903.991 com a de reforço e 1.604.229 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.015.049 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 625.751 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 16.563 tomaram a primeira dose.

Fonte:Com informações do Política Livre
()
10
Ago/22

Secretaria de Saúde de Xique-Xique, confirma 1º caso de varíola dos macacos na região

Informação foi confirmada nesta quarta-feira. Paciente é um homem de 29 anos, que trabalha na cidade, e passa bem

A Secretaria de Saúde deXique-Xique, no oeste da Bahia, confirmou nesta quarta-feira (10) o primeiro caso da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos. O paciente é um homem de 29 anos, que trabalha na cidade, e passa bem.

De acordo com o órgão municipal, o homem deu entrada em uma unidade de saúde, no dia 29 de julho, com febre e lesões características da doença. O resultado, no entanto, foi sivulgado nesta quarta pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A secretaria de Xique-Xique ainda detalhou que o paciente estava sendo monitorado diariamente e que as lesões já estão curadas. Dessa forma, não há mais risco de transmissão da doença.

Fonte:G1
()
10
Ago/22

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Ago/22

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

Barreiras vacina crianças de 3 a 4 anos contra a Covid-19

A procura pela primeira dose da vacina contra a Covid-19 começou cedo nesta quarta-feira (10), nas 19 unidades de saúde de Barreiras. Pais e responsáveis por crianças entre 3 a 4 anos, buscaram os postos para garantir a dose do imunizante, que começou a ser aplicado para os pequenos desta faixa etária. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Município, 4.732 crianças devem ser vacinadas.

“Estamos iniciando hoje a vacinação para as crianças de 3 a 4 anos com o imunizante Coronavac. Os adultos estão imunizados e circulando sem máscaras, então, é fundamental protegermos as crianças contra o vírus. A princípio, a orientação que recebemos do Ministério da Saúde é que sejam aplicadas duas doses para este público infantil”, destaca o secretário de Saúde de Barreiras, Melchisedec Neves.

As unidades de saúde estarão oferecendo a aplicação do imunizante das 8h às 11h e das 13h30min às 17h. Os pais ou responsáveis pelas crianças deverão apresentar os cartões do SUS e de vacina; documento com foto e comprovante de residência. Além da vacina contra a Covid-19, está em curso a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação, com a oferta de 18 tipos de imunizantes.

“Quem for vacinar contra a Covid, pode aproveitar para atualizar a caderneta nesta campanha Nacional que vai até 09 de setembro, com doses contra a poliomielite para crianças não vacinadas de 1 ano a menores de 5 anos, de forma indiscriminada, e multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos”, explica a coordenadora do Programa de Imunização, Charlei Jenne.

Números – Dados do Ministério da Saúde contabilizam 17.252 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19, e 730 mortes pela mesma causa entre crianças de 6 meses e 4 anos. A população desse grupo no Brasil é de 13 milhões. Os números foram registrados no Sistema de Vigilância Epidemiológica de Gripe (SIVEP-Gripe).

Fonte:Dircom PMB
()
10
Ago/22

Bahia registra cinco novos casos de varíola dos macacos

A Bahia registrou cinco novos casos de varíola dos macacos (Monkeypox) nesta quarta-feira (8). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as notificações são relativas a três indivíduos residentes em Salvador, um em Feira de Santana e outro em Xique-xique. Com as confirmações, a Bahia totaliza 25 casos da doença, sendo 17 em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Feira de Santana, um em Ilhéus, um em Mutuípe e um em Xique-xique. A Bahia tem notificados 166 suspeitos, informa a Sesab.

A varíola dos macacos é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura até cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Fonte:Com informações do Política Livre
()
10
Ago/22

SUS: ministro anuncia incorporação de tecnologia contra o AVC

A trombectomia é usada na fase aguda do problema

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (10) a inclusão da trombectomia nos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Altamente especializado e usado na fase aguda do AVC, o tratamento consiste na inserção de um cateter no vaso sanguíneo do paciente para remover o bloqueio e restaurar o fluxo sanguíneo para a área afetada. A tecnologia deve estar completamente implantada até o final do ano

O anúncio foi feito na abertura do Global Stroke Alliance – for Stroke without Frontiers, um congresso médico destinado a debater o Acidente Vascular Cerebral (AVC), na capital paulista.

Segundo Queiroga, a logística da trombectomia é complexa, mas já há experiência nacional para realizar esse procedimento. Antes de ser aprovada para inserção no SUS, a tecnologia foi avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). A portaria foi publicada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde, faltando concluir a terceira fase que é a disponibilização dos hospitais especializados.

"São 88 centros do Brasil que realizam o tratamento especializado no AVC, mas não são todos esses que terão essa tecnologia em um primeiro momento. Isso é feito degrau por degrau. Só pode estar disponível naqueles centros onde há qualificação técnica de equipes de profissionais habilitados”.

O ministro explicou que o critério de escolha dos locais onde a tecnologia será implantada serão os indicadores de cada um dos hospitais, como dados de mortalidade por AVC, tempo de internação no hospital, reinternações, pacientes que são tratados com trombolíticos e a experiência dos médicos.

Segundo Queiroga, o desafio de cuidar do AVC é tão amplo que não abrange só a atenção especializada, porque começa na atenção primária, com controle da hipertensão arterial, do diabetes, com o combate ao tabagismo, sedentarismo, entre outros. O ministro reforçou que o AVC é a primeira causa de morte no mundo, atingindo 18 milhões de pessoas por ano.

"Essa é a maneira mais eficaz de reduzir óbitos por AVC, mas aqueles que têm precisam de terapia para reperfundir a artéria que está obstruída levando ao AVC. Isso se faz com trombolíticos, que são os medicamentos que dissolvem o coágulo, ou então com a trombectomia. É como acontece no infarto, mas a logística do AVC é mais complexa porque temos menos tempo".

Queiroga reforçou que todas as terapias inovadoras acarretam custos que podem ser incrementais ou a eficácia dessa terapia é muito superior ao que já existe, sendo um custo decremental. "No caso da trombectomia, foi avaliado, e a razão de custo e efetividade incremental está dentro do patamar de limiar que o sistema brasileiro suporta financiar. Essa questão dos custos não é a preocupação maior em relação a essa terapia. A nossa maior atenção é garantir que os resultados dos ensaios clínicos se repliquem na prática".

O que é o AVC

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: AVC hemorrágico e AVC isquêmico.

O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É o responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

Segundo informações do Ministério da Saúde, os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Os fatores que aumentam o risco de AVC são a hipertensão, o diabetes tipo 2, colesterol alto, sobrepeso; obesidade; tabagismo; uso excessivo de álcool; idade avançada; sedentarismo; uso de drogas ilícitas; histórico familiar; ser do sexo masculino. Para prevenir, o ideal é manter uma vida saudável, sem fumar, consumir álcool ou drogas ilícitas, além de manter alimentação equilibrada, peso ideal, beber bastante água, praticar atividades físicas regularmente e manter a pressão e a glicose sob controle.

Fonte:Agência Brasil
()
10
Ago/22

Hoje tem Rodízio Oriental no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

Mês dos pais é na JAÚ

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

Em Barreiras você encontra a ABS Móveis Planejados

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

LEM está ganhando o Centro Especializado Oftalmológico Queiroz

Fonte:Publicidade
()
10
Ago/22

Pacientes imunocomprometidos terão novas opções de tratamento pelo SUS

Os pacientes imunocomprometidos e com infecções fúngicas terão novos medicamentos incorporados no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento, segundo o Ministério da Saúde. 

As novas tecnologias (Anidulafungina, Voriconazol e Isavuconazol), avaliadas e recomendadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), serão disponibilizadas nos próximos meses na rede pública.De acordo com a pasta, os pacientes imunocomprometidos são aqueles cujos mecanismos de defesa (sistema imunológico) estão comprometidos. É comum em pacientes oncológicos, soropositivos ou transplantados. Grupo considerado extremamente de risco são os pacientes com transplante recente de medula óssea. 

Já os fungos são um dos quatro grupos de organismos infecciosos, que incluem bactérias, vírus e parasitas. Infecções por fungos são as invasões dos tecidos por uma ou mais espécies e variam de superficiais, da pele, até mais profundas, de órgãos e do sangue (septicemia) ou doenças sistêmicas.

Fonte:Bahia Notícias
()
10
Ago/22

Semana do Renova Varejo em Barreiras capacita empresários a venderem mais no Dia dos Pais

Com programação diversificada, evento oferece uma semana de palestras para que as empresas montem uma boa estratégia de vendas para o período

Definido como um programa de consultorias e oficinas para que o comércio varejista se aproprie cada vez mais do digital para alavancar as vendas, está sendo realizada em Barreiras, Oeste da Bahia, a semana do Renova Varejo, que visa capacitar os empresários a venderem mais no Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (14). As capacitações têm como objetivo auxiliar os empresários a montar uma estratégia que garanta sucesso em volume de negócios. As inscrições ainda podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/eventossebraeoeste.

A agenda da Semana do Renova Varejo segue até quinta-feira (11) e os participantes receberão várias dicas de sucesso para alavancar as vendas. Na programação desta terça-feira (9), os empresários podem se inscrever para a palestra “Como alavancar as suas Vendas nas Redes Sociais”.

Já nesta quarta-feira (10), o tema da palestra é sobre “Recrutamento e Seleção para diminuir a rotatividade”. Na quinta-feira (11), o treinamento é voltado para a “Formação do Preço de Venda”.

As palestras são gratuitas e destinadas a todos os segmentos do Varejo. As capacitações acontecem às 19h, no auditório da Escola Mirandolina Macedo, localizada na Rua das Turbinas, no bairro Barreinhas.

Fonte:Silvania Costa/Agência SEBRAE
()
10
Ago/22

Seja um corretor de imóveis

Faça um curso com Maísa Regis. Corretora e Coordenadora de Cursos

✅ Você sabia que a profissão de Corretor de imóveis é uma das mais rentáveis do mercado de trabalho ? Seja um Corretor de Imóveis!!!🏘️🏡🏚️ 📱Entre em contato conosco. Que explicaremos tudo sobre essa profissão. Uma excelente oportunidade para você!!!

Informações:
77 9.9971- 2141
[email protected]
@maisaregisimoveis

Seja um Corretor de Imóveis!

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Ago/22

ACM Neto anuncia Zé Ronaldo como novo coordenador de campanha: 'Meu braço direito'

Após uma breve celeuma entre o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União) e o candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União), a manhã desta quarta-feira (10) foi o dia da confirmação de que a relação entre os dois está pacificada. Em coletiva de imprensa realizada na Princesa do Sertão, Neto anunciou que Zé Ronaldo continua em sua base e terá o papel de coordenar - junto a outras lideranças - a campanha do ex-prefeito de Salvador, e não vai concorrer a nenhum cargo eletivo.

Durante seu pronunciamento, ACM Neto destacou José Ronaldo como "reforço" na chapa. "A saudação dessa manhã não é somente para Feira de Santana, mas para a toda a Bahia. Essa luta em outubro será vitoriosa porque está há anos na frente da política, José Ronaldo de Carvalho. Uma figura como Zé, com a história não poderia estar de fora. Zé Ronaldo não pode estar de fora e por isso, o convido para ser o coordenador geral de campanha. Ele estará colado comigo para que nós possamos contar com a contribuição dele, conhecimento e experiência que ele tem sobre a Bahia e a presença dele ao meu lado no governo representará também a presença de Feira de Santana comandando o governo do estado da Bahia", declarou Neto.

O cenário de incerteza sobre a permanência de Zé Ronaldo no grupo ligado a Neto pairou nos bastidores da política baiana após ele anunciar Ana Coelho (Republicanos) como candidata a vice na corrida pelo Palácio de Ondina. Poucos dias antes, o nome de Zé Ronaldo já havia perdido força na "bolsa de apostas". Nos bastidores, chegou a ser especulado que o ex-prefeito de Feira teve conversas com grupos adversários a Neto, com possibilidade de rompimento político.

Na última quinta-feira (4), o ex-gestor de Feira saiu enfurecido da reunião do União Brasil depois de não ter sido o escolhido na majoritária de Neto. No dia seguinte a ausência dele foi sentida na convenção que oficializou a candidatura de Neto ao Palácio de Ondina.

Fonte:Do Bahia Notícias
()
10
Ago/22

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Ago/22

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Ago/22

Estamos contratando profissionais de vendas


A líder consórcios representante autorizado do consórcio jockey empresa com 57 anos de mercado está disponibilizando vaga para vendedor interno(Sexo Masculino). A empresa busca um profissional proativo, comunicativo, com boas relações interpessoais, com facilidade de trabalhar em equipe.

Para se candidatar é só encaminhar o currículo no WhatsApp (77)3612-0974

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Ago/22

Estamos contratando profissionais de vendas


A líder consórcios representante autorizado do consórcio jockey empresa com 57 anos de mercado está disponibilizando vaga para vendedor interno(Sexo Masculino). A empresa busca um profissional proativo, comunicativo, com boas relações interpessoais, com facilidade de trabalhar em equipe.

Para se candidatar é só encaminhar o currículo no WhatsApp (77)3612-0974

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Ago/22

Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê mínimo de R$ 1.294 em 2023

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. O texto prevê um salário mínimo de R$ 1.294 para o ano que vem e um déficit primário de R$ 65,91 bilhões para as contas públicas do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central).

O déficit primário representa o resultado das contas do governo desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que a estimativa é de um crescimento real de 2,5% para Produto Interno Bruto (PIB - a soma de todos os bens e serviços produzidos) em 2023.

A meta para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que meda a inflação, é de 3,3%, taxa Selic em 10% e taxa de câmbio média de R$ 5,3 no ano que vem.

A LDO determina as metas e prioridades para os gastos públicos e oferece os parâmetros para elaboração do projeto da Lei Orçamentária de 2023 (LOA 2023). O texto, publicado hoje (10) no Diário Oficial da União, foi aprovado no Congresso em julho.

De acordo com a Presidência, foi vetada a previsão de direcionamento de recursos do orçamento do Ministério da Saúde para a implantação de sistemas fotovoltaicos (de conversão de energia solar em energia elétrica) em entidades privadas. “Aparentemente, haveria um desvio de finalidade pela ausência de relação com a ampliação ou a manutenção de ações e serviços públicos de saúde”, explicou.

“Foi vetada também a necessidade de devolução dos recursos não utilizados transferidos aos entes federados por meio das transferências especiais à União, tendo em vista que os recursos pertencem ao ente federado no ato da efetiva transferência financeira”, diz a nota.

Outro veto citado pela Presidência é ao trecho que possibilita Organizações Sociais receberem recursos por termo de colaboração ou de fomento, convênio ou outro instrumento congênere celebrado com entidade filantrópica ou sem fins lucrativos.

“De acordo com o disposto na Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998, deveria ser utilizado o contrato de gestão como instrumento para formar parceria entre o Poder Público e a organização social”.

Fonte:Agência Brasil
()
10
Ago/22

Beneficiários de NIS final 2 recebem hoje o Auxílio Brasil

Até o fim do ano, benefício tem valor mínimo de R$ 600 por família

A Caixa Econômica Federal paga hoje (10) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. É a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda constitucional também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa sobe para 20,2 milhões a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que uma nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 2. Com valor de R$ 110 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, é retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 110. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Fonte:Agência Brasil
()