Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
04
Jan/23

APPLE SHOP - Ofertas

Apple Shop, tudo para seu Iphone!
End: Rua José Cardoso de Lima, 1391, Galeria ONE, sala 06.
Luís Eduardo Magalhães-BA

Chama no WhatsApp: 77 99823-1111
Acesse nossas redes : @appleshoplem

 

Fonte:Publicidade
()
04
Jan/23

Ofertas CLICK

CLICK Celurares e Informática
End: Rua Piauí, 630 - Centro.
Luís Eduardo Magalhães-BA

Contato:
Chama no WhatsApp: 77 99911-9011
Acesse nossas redes : @lojaclick.lem

Fonte:Publicidade
()
04
Jan/23

Prazo de renovação da CNH vencida voltou a ser 30 dias

Fonte:Informe Publicitário
()
04
Jan/23

Jusmari admite que pode disputar a prefeitura de Barreiras em 2024

Jusmari Oliveira (PSD), que ainda não tomou posse como secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, afirmou que existe a possibilidade de concorrer à prefeitura de Barreiras. Ela também já comandou o Executivo do município, atualmente chefiado por Zito Barbosa (União), concorrente político da parlamentar.

“Quem está na chuva é para se molhar. Claro que existe a possibilidade de uma candidatura, embora ela não esteja desenhada hoje. A gente está no processo político e Barreiras é uma cidade muito importante, da qual tenho participado da vida pública ativamente”, declarou a parlamentar ao site Política Livre.

A corrida pela prefeitura da capital do oeste promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos. Diversos nomes já despontam para a disputa. Do vice-prefeito, Emerson Cardoso, ao deputado federal Carlos Tito, passando pela vereadora Graça, da ex-vice prefeita Karlúcia, e de Danilo Henrique, hoje secretário de governo do município vizinho de Luís Eduardo Magalhães. 

Fonte:Da redação do Blog do Sigi Vilares
()
04
Jan/23

NINO AUTO PEÇAS tem peças novas e seminovas. Agora com serviço de guincho

CREDENCIADA NO DETRAN/BA


Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480






Agora com serviço de guincho sempre pronto para lhe atender

AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA



A NINO AUTO PEÇAS
 vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA.

NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.

Fonte:Informe Publicitário
()
04
Jan/23

Conheça o Clube de Vantagens da Ancore

Ancore Clube de Vantagens é uma das maiores associações de proteção veicular, que busca levar até você os melhores serviços e benefícios.

Com a Ancore você protege seu veículo contra todo tipo de imprevisto!

♦Roubo/Furto;
♦Colisão;
♦Incêndio;
♦ Desastres naturais;
♦ Cobertura para terceiros;
♦Assistência 24 horas;
♦Carro reserva;
♦Sem perfil de motorista;
♦Sem consulta SPC/ Serasa;
♦ Cobertura para vidros e muito mais.

Tudo isso, seja seu veículo moto, carro, caminhonete ou caminhão!

Faça sua cotação online:
https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl

  1. Iago Ivens
    (77)99805-3561

    Av. Salvador, n°630, sala 05, centro - Luis Eduardo Magalhães.
Fonte:Informe Publicitário
()
04
Jan/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
04
Jan/23

Morre Rita de Cássia, compositora de 'Meu Vaqueiro, Meu Peão' e 'Saga de um Vaqueiro'

A cantora de forró foi internada em hospital de Fortaleza nesta terça-feira (3) e morreu por fibrose pulmonar.

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu nesta terça-feira (3) em Fortaleza. Rita estava internada em um hospital particular da capital cearense desde 1º de janeiro, onde recebia tratamento contra uma fibrose pulmonar.

Rita de Cássia é conhecida como uma das principais compositoras do forró, tendo suas músicas gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. São delas composições como "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Saga de um Vaqueiro" e "Jeito de Amar".

Nas últimas postagens nas redes sociais, a cantora desejou feliz ano novo no hospital onde estava internada. Ela falava com a voz fraca, em consequência da doença.

A doença causa "cicatrizes" e enrijecimento dos pulmões, dificultando a respiração. Segundo o Ministério da Saúde, as causas da fibrose pulmonar são desconhecidas.

O corpo de Rita será levado para Alto Santo, cidade natal da cantora, onde ela será velada e sepultada.

Fonte:G1
()
04
Jan/23

Ministro das Cidades anuncia retorno do Minha Casa, Minha Vida

Jader Filho quer dar atenção também ao saneamento básico

 

O ministro das Cidades, Jader Filho, assumiu hoje (3) o cargo, em Brasília. Ao discursar, disse que o governo vai retomar o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. 

Destacou que a gestão da pasta terá destaque para reconquistas sociais. Segundo o ministro, durante a pandemia de covid-19 mais de um milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo. Além disso, ele citou números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2019 que apontam déficit habitacional de 5,9 milhões de moradias no país. 

“Precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta, incluindo o Minha Casa, Minha Vida. Um programa tão importante neste país, reconhecido pela população, mas que havia sido descontinuado”, afirmou.

Saneamento básico

Ele garantiu que pretende dar atenção aos programas de saneamento básico. “Em 2020, foi aprovado o Marco do Saneamento. Não vamos limitar o investimento privado em saneamento. Ao contrário, vamos incentivar, mas sabemos que, em muitas áreas do país, especialmente nas mais pobres, justamente onde há pouco ou nenhum tipo de saneamento, não há interesse da iniciativa privada em investir. Nessas áreas, o poder público precisa agir”, garantiu. 

Jader Filho também defendeu diálogo com movimentos sociais e anunciou a criação de Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos.

“São vocês [integrantes de movimentos] que trazem a experiencia e a demanda organizada de parcela da população que ficou desistida nos últimos anos”, concluiu.

Fonte:Agência Brasil
()
04
Jan/23

Marinho descarta adesão do Republicanos ao governo Lula: "Independência durante os quatro anos"

Mesmo com o assédio de lideranças petistas no Congresso Nacional para tentar atrair o Republicanos para a base aliada, se depender do deputado federal Márcio Marinho, a migração não acontecerá. Marinho indicou ao Bahia Notícias que o projeto nacional do partido é de “independência durante os quatro anos” do governo.

"Nós apoiamos o ex-presidente [Jair] Bolsonaro, primeiro e segundo turno, dentro do partido, temos o vice-presidente [Hamilton] Mourão, hoje senador, a Damares [Alves], o Tarcísio [de Freitas] todos pelo Republicanos. Boa parte são afeitos ao apoio a Bolsonaro. Isso, se você pegar os perfis você vê a adesão a Bolsonaro. Passado o período eleitoral, vem a tese da governabilidade, os governos fazem um esforço para o apoio no Congresso. Boa parte dos partidos que acompanharam Bolsonaro aderiram e foram indicados a alguns ministérios. Respeitamos o posicionamento dos partidos", apontou.

Apesar de negar a adesão, Marinho indicou que, de fato, existe o assédio por parte de "interlocutores" para que exista um diálogo mais próximo com a gestão federal. "Fizemos após o segundo turno, decidimos estar na independência. Aprovar o que for de interesse do Brasil, o que não for, nos posicionarmos de forma contrária. Dizer que o governo não faz, não temos controle, mas os interlocutores fazem contatos. Hoje, a postura é se manter independente. Nunca fechando a porta para quem vem conversar conosco", comentou.

Marinho revelou também que o partido segue esperando "o momento certo" para realizar o posicionamento do partido pensando nas próximas eleições. "[Ajustando para ter] uma candidatura nacionalmente, ou não. O partido vai acompanhar as entregas em relação ao Brasil", finalizou.

Fonte:Bahia Notícias
()
04
Jan/23

Bahia Produtiva alcança execução financeira recorde

O projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, alcançou uma execução financeira recorde durante o exercício do ano de 2022. Foram investidos R$ 414 milhões em uma estratégia diferenciada de apoio ao processo de inclusão produtiva, uma ação que promove o aumento de renda e gera oportunidades para agricultores e agricultoras familiares, além de populações quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais distribuídas em toda a Bahia. 

O Bahia Produtiva se tornou referência nacional a partir da aplicação de investimentos consistentes em ações, como o serviço qualificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o fomento à base de produção, com insumos e equipamentos voltados para o fortalecimento de sistemas produtivos, a exemplo da fruticultura, mandiocultura, piscicultura, avicultura, apicultura e meliponicultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite e oleaginosas. Nos últimos oito anos, foram aplicados um total de US$ 260 milhões em investimentos, alcançando mais de 170.205 mil beneficiários, distribuídos em 342 municípios de todos os Territórios de Identidade da Bahia. 

De acordo com o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, esse resultado demonstra uma excelente performance do projeto: “o Bahia Produtiva é considerado referência tanto no Brasil quanto no exterior. É um projeto premiado pela Cofiex [Comissão de Financiamentos Externos] como a melhor prática de captação internacional. E, pelo Banco Mundial, foi avaliado como altamente satisfatório, em função dos seus resultados e da sua estratégia. É uma nota máxima e é inédita em projetos apoiados pela instituição financeira internacional”. Cabral afirma, ainda, que o reconhecimento do projeto é fruto de uma estratégia acertada e de uma equipe comprometida e altamente qualificada.  

Maria Juçara Monteiro, que atua como assessora financeira do Bahia Produtiva, observa que a excelente execução do projeto se deve ao fato de ter gestores imbuídos em dar suporte à equipe e captar recursos de contrapartida para o cumprimento de todos os compromissos assumidos: “atrelado a essa gestão, o projeto conta com uma assessoria financeira estruturada e 16 contadores que dão suporte à gestão financeira em todos os territórios. Contamos com uma equipe altamente especializada e avanço nos sistemas de acompanhamento e execução dos subprojetos, como implantação do sistema Comprova, SOL e sistema informatizado de prestação de contas”.  

O projeto também investiu em ações de acesso à água e implantou 182 sistemas de água, 26.105 novas ligações de água canalizadas e 5.297 sistemas de ligações de água canalizadas foram recuperadas. Além disso, foi executado um conjunto de políticas públicas complementares para a autonomia das comunidades rurais, a exemplo da regularização fundiária e ambiental de imóveis rurais, em parceria com outras instituições governamentais. 

O Bahia Produtiva é resultado do acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Trata-se de um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).  

Fonte:Ascom SDR/CAR
()
04
Jan/23

IPVA 2023 na Bahia já pode ser pago com 20% de desconto

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) informa aos proprietários de veículos que já é possível pagar, até o dia 10 de fevereiro, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 com 20% de desconto, à vista. Para efetuar o pagamento, é necessário dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, com o número do Renavam em mãos, ou utilizar os aplicativos e sites destes bancos pelo smartphone. O contribuinte pode optar por pagar apenas o IPVA neste momento, ou quitar o licenciamento completo.

O Governo do Estado manteve, pelo segundo ano consecutivo, o percentual de desconto dobrado para quitação antecipada do IPVA. Também está valendo o desconto em dobro para quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo: o abatimento, que, neste caso era de 5%, em 2023 continuará sendo de 10%. O parcelamento em cinco vezes, que poderá ser feito a partir de março, também está mantido. Para parcelar, é preciso que o valor devido seja no mínimo de R$ 120,00.

As medidas levam em consideração o cenário de persistência da inflação, alvo de preocupação para os brasileiros, com impacto no mercado de carros. A tabela 2023 do imposto, assim como todas as condições de pagamento, estão disponíveis no site da Sefaz-BA. De acordo com o fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,4 milhões de veículos. O IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado. O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.

Alertas do Detran

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. Ou seja, para o automóvel estar regularizado, é necessário quitar, também, débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Outro alerta do Detran-BA diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento, que inclui o IPVA, o licenciamento e possíveis multas. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular.

Fonte:Ascom Sefaz-BA
()
04
Jan/23

Alexandre Garcia: Economia assustada com novo governo

Fonte:JOVEM PAN
()
03
Jan/23

Após aumento: PROCON de Barreiras realiza fiscalização nos postos de combustíveis

Ontem ministro da justiça já havia pedido investigação a prática



Na madrugada desta terça-feira, 3, publicamos AQUI no Blog do Sigi Vilares uma matéria a cerca dos aumentos abusivos de combustíveis no país após a troca de governo. Noticiamos a decisão do ministro da justiça, Flávio Dino, de investigar esses aumentos. Durante sua posse, o novo ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que já determinou ao secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, que apure as eventuais alterações nos preços dos combustíveis nas bombas.

“Já orientei o Wadih - secretário Nacional do Consumidor - para verificar os aumentos irrazoáveis, imoderados, dos combustíveis que vemos hoje, uma vez que não há razão objetiva”, afirmou Dino que acrescentou: “não houve aumento na Petrobras e não há base empírica para que haja essa descoordenação em relação a preços”.

Mostramos também os preços que estavam sendo cobrados em Barreiras, com o preço se aproximando dos R$ 7. O PROCON de Barreiras agiu rápido e hoje ainda iniciou uma fiscalização aos postos de combustíveis da cidade. O órgão ainda não divulgou o resultado da operação de hoje, mas o fato em sim já animou o barreirense que espera pagar um preço mais justo no combustível.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
03
Jan/23

R SEG - Distribuidora de Equipamentos para Segurança. Entrega imediata!

Fonte:Publicidade
()
03
Jan/23

Farmácia PAGUE POUCO, A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
03
Jan/23

Bahia registra 856 casos de Covid-19 e mais 19 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 856 casos de Covid-19 e 19 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.770.640 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.736.744 são considerados recuperados, 2.642 encontram-se ativos e 31.254 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta terça-feira (3) contabiliza ainda 2.074.291 casos descartados e 371.976 em investigação. Na Bahia, conforme dados da secretaria, 71.390 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.709.163 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.911.705 com a segunda ou dose única, 7.759.022 com a de reforço e 3.028.856 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.094.069 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 742.465 também com a segunda. Do grupo de 3 a 4 anos, 77.332 tomaram a primeira dose e 33.910 a segunda. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 7.991 receberam a primeira imunização.

Fonte:SESAB
()
03
Jan/23

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
03
Jan/23

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
03
Jan/23

Santa Rita de Cássia: Adolescente de 15 anos tira a própria vida

O mesmo deixou uma carta para a família.

Nesta terça-feira, 3, um adolescente de 15 anos morreu após provavelmente ter tirado a própria vida com um tiro, utilizando uma arma de fogo, tipo revolver no município de Santa Rita de Cássia.

De acordo com informações, o mesmo teria deixado uma carta para a família antes de cometer o ato, não há detalhes do teor da mensagem.

O corpo após perícia será removido para o IML de Barreiras para necropsia.

A Polícia Militar apresentou a carta e arma de fogo na delegacia de polícia local.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
03
Jan/23

Barreiras tem gasolina com valor irregular, disse vereador Carmélia da Mata

Barreiras não é terra sem dono e muito menos nossa população deve ser prejudicada.

Mas infelizmente é isso que constatei em diversos postos de Gasolina, onde os próprios donos reajustaram no dia 01/01, de forma irregular o valor do combustível na bomba.

Já temos o anúncio do Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, que todos os casos estão sendo verificados. Cadê o Procon Barreiras?

Não vamos nos calar. Porque é inadmissível essa postura dos donos de postos em nossa cidade.

CLIQUE AQUI E ASSISTA A FALA DA VEREADORA

Carmélia da Mata
Vereadora de Barreiras.

Fonte:Vereadora Carmélia da Mata
()
03
Jan/23

Embasa promove reunião comunitária em Muquém do São Francisco

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última quarta-feira (28) uma reunião comunitária na localidade da Piragiba, em Muquém do São Francisco. O encontro teve o objetivo de esclarecer os moradores sobre o funcionamento do sistema local, que beneficia cerca de 80 famílias com água tratada captada do rio São Francisco. Dicas sobre o consumo racional de água e orientação sobre a conta da água entraram na pauta da reunião com a população local.

Para o gerente da Embasa em Muquém do São Francisco, Altamir Bastos, este momento com a comunidade é fundamental para levar informações de como a água tratada chega até as torneiras. “Esta é a oportunidade de reforçar a importância de ter um reservatório para armazenar a água e de evitar misturar a água de outras fontes com a que chega tratada pela rede operada pela Embasa”, reforça.

Durante o encontro, a assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, recomendou aos moradores o monitoramento do consumo para reduzir as perdas de água com os vazamentos na rede interna das casas, o que impacta diretamente na conta. A Piragiba integra a linha da rede adutora que atende o distrito do Javi, às margens da BR-020, e as localidades de Feirinha, João Amâncio, Três Morros, Reforma Santana, Vila Enedina e Vila Santana, na zona rural de Muquém do São Francisco.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)
()
03
Jan/23

LEM agora tem a Estética Automotiva POLIDOR

Fonte:Publicidade
()
03
Jan/23

PRF: autuações de motoristas embriagados aumentaram 70%

Total de pessoas fiscalizadas foi 56%

O aumento do efetivo utilizado e do número de ações de fiscalizações feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante a Operação Ano-Novo 2023 refletiram diretamente nos resultados obtidos no período de festividades. Segundo a PRF, o número de autuações de motoristas embriagados aumentou em 70%.

O reforço para a operação desse ano foi 44% maior que no ano passado. E o total de pessoas fiscalizadas foi 56%. A quantidade de veículos parados foi 42% maior, na comparação com a operação realizada no período festivo entre 2021 e 2022.

“Os testes de alcoolemia realizados pelo órgão, popularmente conhecidos como testes de bafômetro, apresentaram um impressionante aumento. Houve um acréscimo de 77% nas medições aplicadas, em relação aos números do ano anterior. Como consequência, houve também um aumento de 70% no número de autuações de motoristas dirigindo embriagados”, informou a nota.

As ações de fiscalização retiraram das rodovias este ano 611 quilos de maconha, resultado 120% maior em relação ao que foi apreendido no ano passado.

A PRF informou que, este ano, as apreensões de cocaína foram as que apresentaram “aumento mais superlativo” em relação à última edição da operação. “O acréscimo de apreensões da droga foi impressionante 30.000%”, diz a nota. Na operação anterior haviam sido apreendidos 1,01 kg de cocaína, enquanto nesta, foram apreendidos 308,51 kg da droga. 

Agência Brasil entrou em contato com a PRF para esclarecer o total de cocaína apreendida em cada ano, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

“No tocante à preservação da vida, da segurança e da incolumidade física e patrimonial da população, houve redução de 9% no número de acidentes graves, de 12% no número de mortes e de 31% no número de feridos nas rodovias e estradas federais, em relação à operação de 2021/22”, acrescentou a nota da PRF.

A Operação Ano-Novo 2023 teve início a meia-noite do dia 30 de dezembro de 2022 e término às 23h59min do dia 1º de janeiro de 2023. O objetivo da ação foi promover segurança viária, reduzindo número de acidentes, mortos e feridos nas rodovias e estradas federais.

Fonte:Agência Brasil
()
03
Jan/23

Enem 2022 será reaplicado nos dias 10 e 11 de janeiro

Participam quem não fez o exame por doença e pessoas presas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplica, nas próximas terça-feira (10) e quarta-feira (11), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Podem participar estudantes que tiveram algum tipo de problema logístico no dia da aplicação regular ou que estavam acometidos por doenças infectocontagiosas, desde que os pedidos de reaplicação tenham sido aprovados pelo instituto.

Segundo o Inep, o cartão de confirmação de inscrição da reaplicação já está disponível na Página do Participante. O documento apresenta, entre outras informações, data, horário e local de prova. Para visualizar ou imprimir o cartão, é necessário acessar o sistema do Enem com login e senha únicos do Governo Federal (gov.br). Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.

Pessoas privadas de liberdade

Nas mesmas datas da reaplicação, ocorre a edição do Enem 2022 para pessoas privadas de liberdade ou que estão sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. As provas, de acordo com o Inep, têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A aplicação acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.

Enem

O exame avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que possuem convênio com o Inep.

Fonte:Agência Brasil
()