Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
01
Fev/23

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
01
Fev/23

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
01
Fev/23

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
01
Fev/23

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
01
Fev/23

Comissão Organizadora e Forças de Segurança vistoriam instalações operacionais no circuito Aguinaldo Pereira

Com a data já confirmada para iniciar em 17 de fevereiro, os foliões de Barreiras e de todo Brasil já iniciaram o mês da folia na contagem regressiva para o maior carnaval do interior da Bahia. Para garantir a segurança de todos os foliões, bem como dos diversos profissionais que atuarão nos cinco dias de carnaval, nesta quarta-feira (1), integrantes da organização do Carnaval e representantes das Forças de Segurança no município, realizaram uma fiscalização e vistoria nas instalações operacionais e pontos estratégicos para a segurança.

Os detalhes dos espaços para cada instituição e setor público ficaram ajustados para funcionar entre o estacionamento do Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB) e a antiga Cesta do Povo. Os espaços serão referência de atuação para Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Cootrans, Secretaria Segurança Cidadã e Trânsito, Juizado de Menores, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social e base do SAMU.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, o principal objetivo é garantir a segurança dos foliões em uma das maiores festas populares de rua da Bahia. “Teremos uma média de 580 profissionais da segurança atuando todos os dias neste carnaval, nos circuitos Zé de Hermes e Aguinaldo Pereira. Nessa reunião de hoje, fizemos questão de conhecer de perto todos esses pontos estratégicos que irão fazer a integração das forças de segurança pública nos cinco dias do Barreiras Folia”, destacou Júnior Sampaio.

Participaram também da visita técnica o delegado regional, Rivaldo Luz (Polícia Civil); o coronel Bahia e a subcomandante Capitã Rejane (Corpo de Bombeiros); Ten. Marcelo e Ten. Mainarte (Polícia Militar); comandante João Oliveira (Guarda Civil Municipal); diretor de trânsito Rondinele Carvalho (Cootrans); subsecretário Cristiano Rans (Segurança Cidadã e Trânsito); coordenador André Vasco e o subdiretor Humberto Junior (Cultura e Turismo); coordenadoras Samara Barbosa e Juana Jamile (Saúde/Samu); engenheiro Bruno Castro e o subdiretor Domingos Ramos (Infraestrutura); e ainda representantes do Conselho Tutelar, Juizado de Menores e Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
01
Fev/23

Segurança no Trânsito: Prefeitura de Barreiras renova pintura de faixas de pedestres



Com a proximidade do início do ano letivo 2023 nas escolas municipais da Capital do Oeste previsto para o dia 7 de fevereiro, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, está priorizando às sinalizações das ruas e avenidas onde estão localizadas as escolas e creches, principalmente, as que contam com trânsito mais intenso nos horários de entrada e saída dos estudantes.

Os serviços estão sendo acompanhados pelos agentes de trânsito da Cootrans, prevendo que devem ser refeitas por semana uma média de 10 faixas de pedestres. O objetivo deste trabalho é oferecer mais segurança para os estudantes durante a travessia, ressalta o diretor de trânsito, Rondinelle Carvalho. “A movimentação na porta das escolas é sempre grande, então estamos reforçando as sinalizações antes do retorno às aulas para dar mais segurança aos estudantes e também aos condutores”, afirma.

O secretário de segurança cidadã e trânsito, destaca a importância de respeitar a faixa de pedestre. “Deixo o alerta para que pais, responsáveis e condutores respeitem a faixa de pedestre e deem preferência aos estudantes na hora da travessia. Nosso objetivo é oferecer mais segurança no trânsito e precisamos também da colaboração de todos”, frisa Júnior Sampaio.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
01
Fev/23

Global System Rastreamento 24h. Gestão de Máquinas Agrícolas!

Gestores agrícolas estão sempre em busca de processos que otimizem tempo, aumentem produtividade e melhorem o rendimento do maquinário. Buscando atender todos estes requisitos, foram criados os sistemas de monitoramento e gestão de frota agrícola.

Esses sistemas utilizam a mesma plataforma para cadastrar dados de máquinas, implementos e operadores. Depois, combina estas informações para gerar relatórios precisos sobre os principais problemas encontrados. Com o monitoramento de frota, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas sobre sua operação e melhora sua tomada de decisão.

Global System Rastreamento 24h
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱 077 99808-6261 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT

Fonte:Publicidade
()
01
Fev/23

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado com 49 votos

Resultado do candidato apoiado por Lula e pelo PT é bem abaixo daquele esperado pelo Palácio do Planalto


Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao chegar ao plenário

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi reeleito para o cargo, na tarde desta quarta-feira (1º), com 49 votos. O principal adversário, senador Rogério Marinho (PL), obteve 32 votos.

Pacheco afirmou que vai “defender a independência do Senado” e também pediu o fim do que chamou de “polarização tóxica” que, segundo ele, “precisa ser erradicada”.

Ministros do Planalto apostavam que Pacheco conseguiria “entre 56 e 58 votos”, por isso o resultado desta quarta-feira é bem abaixo daquele esperado pelo governo federal.

Fonte:Diário do Poder
()
01
Fev/23

Bahia registra 335 casos de Covid-19 e mais 1 óbito

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 335 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 397 recuperados (+0,02%) e 1 óbito. Dos 1.786.753 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.755.064 já são considerados recuperados, 299 encontram-se ativos e 31.390 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (01) contabiliza ainda 2.089.004 casos descartados e 374.673 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia 71.924 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.735.352 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.987.248 com a segunda dose ou dose única, 7.724.207 com a dose de reforço e 3.144.456 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.094.402 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 746.913 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 a 4 anos, 83.898 tomaram a primeira dose e 39.576 já tomaram a segunda dose. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 12.399 tomaram a primeira dose e 2.507 tomaram a segunda dose.

Fonte:SESAB
()
01
Fev/23

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Fev/23

ANCORE Proteção Veicular. Contar com a gente é a melhor escolha!

Fonte:Publicidade
()
01
Fev/23

Farmácia PAGUE POUCO. A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
01
Fev/23

Bancada do PP abandona oposição e anuncia apoio ao governo Jerônimo

 

A bancada do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se reuniu, nesta terça-feira (31), e decidiu que não mais integrará o grupo de oposição na Casa, retornando à base de apoio ao governo do estado. A decisão foi tomada com a participação dos seis deputados estaduais da legenda: Antônio Henrique Jr., Eduardo Salles, Felipe Duarte, Hassan Iossef, Nelson Leal e Niltinho.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário estadual das Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), e o chefe de gabinete do governo da Bahia, Adolpho Loyola (PT), também participaram da reunião decisiva da bancada.

A presença do PP na bancada de oposição da AL-BA durou menos de um ano. Em março de 2022, o partido anunciou seu rompimento com o então governador Rui Costa (PT) e se juntou ao grupo de ACM Neto (União). Agora, com o ex-prefeito de Salvador derrotado e a manutenção dos petistas no poder, a legenda decidiu se juntar ao governo de Jerônimo.

O movimento já era esperado pelos oposicionistas. Nesta segunda-feira (30), uma reunião marcada pela liderança da oposição na AL-BA foi esvaziada por membros do PP, do Solidariedade e do PL. Apenas 19 deputados compareceram e o líder Alan Sanches (União) admitiu que não esperava que outros parlamentares se juntassem.

Fonte:Bahia Notícias
()
01
Fev/23

Jerônimo anuncia Leonardo Goes como novo presidente da Embasa

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quarta-feira (1º), por meio de suas redes sociais, o nome do novo presidente da Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento. Leonardo Goes, ex-secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, foi o escolhido para assumir a direção da empresa que está, até então, sob o comando de Rogério Cedraz.

"Estamos concluindo o processo de nomeação nos cargos de direção das empresas e órgãos do nosso governo. Agradeço a Rogério Cedraz pela sua contribuição no cargo e já convidei Leonardo Goes, que assumirá, nos próximos dias, a presidência e a direção dos trabalhos da nossa Embasa. Desejo a Leonardo e a toda sua equipe, que iremos montar de forma conjunta, uma boa gestão nos próximos quatro anos para qualificar e fortalecer ainda mais a Embasa" disse o governador", disse o governador. 

Fonte:Correio
()
01
Fev/23

Prefeitura de São Desidério lança chamada pública para aquisição de produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar

Com o objetivo de atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), lançou o Edital da Chamada Pública 2023 para aquisição de produtos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural.

Os agricultores interessados em participar da chamada deverão procurar a sede da Secretaria Municipal de Agricultura até o dia 17 de fevereiro para fazer a inscrição, com formalização do projeto de venda e entrega dos documentos.

Entre os produtos, serão adquiridos frutas, hortaliças, derivados da mandioca e grãos. A ação obedece às exigências da Lei nº 11. 947 de 16 de junho de 2009 que determina o mínimo de 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar.

Fonte:Ascom SD
()
01
Fev/23

O Espaço Capra é ideal para seu Evento, venha Comemorar com a gente!

Agora com dois espaços







Local: Rua 56, qd37 lt 67,68 Bairro Cidade Universitária II

* Aniversário;
* Casamento;
* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc...

Fonte: Publicidade
()
01
Fev/23

Polícia Militar deflagra Operação Força Total

Operação abrange tmbém o distrito do Rosário

A 30° CIPM deu início ontem terça-feira, 31, a mais uma edição da Operação Força Total em todos os 10 municípios sob sua responsabilidade, incluindo o Distrito do Rosário, em Correntina.

A operação conta com a intensificação do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo com o objetivo de potencializar as ações e operações policiais em andamento, ampliando a segurança do local.

A unidade está empregando 30 policiais, 11 viaturas de quatro rodas e 4 viaturas de 2 rodas.

Resultados alcançados:

1101 pessoas abordadas, 324 veículos quatro rodas abordadas, 269 motocicletas abordadas, três veículos aprendidos,  cinqüenta estabelecimentos abordados.

Fonte:30ª CIPM
()
01
Fev/23

Procurando um hotel no distrito do Rosário? Conheça O BISTECÃO









No distrito do Rosário, no município de Correntina, você encontra o Hotel Bistecão. Quartos confortáveis, com ar condicionado, TV e frigobar. Café da manhã e jantar, inclusive com pratos a la carte.

Tudo isso com preço justo e ambiente familiar. Então você já sabe, ao passar, ou visitar o Rosário, hospede-se no Hotel Bistecão, do amigo Amarildo.

Telefone para reservas: 62 9.9953-8104 (também WhatsApp)

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Fev/23

Pneumonia é a maior causa de morte de crianças na Bahia em 2022 e teve crescimento de quase 500%

Para evitar números alarmantes em 2023, médicas especialistas indicam que as famílias vacinem as crianças para os diversos tipos de doenças que podem provocar infecção.

A pneumonia é a maior causa da morte de crianças entre 1 e 4 anos na Bahia, em 2022. O crescimento do número de óbitos, em comparação com 2021, foi de quase 500%. Para evitar números alarmantes neste ano, especialistas aconselham às famílias a vacinarem para doenças que provocam a infecção.

No último ano, 405 crianças dessa faixa etária morreram na Bahia, sendo que a maioria delas perderam a vida em decorrência das pneumonias: 18,3%. Esse percentual representa, em números brutos 74 crianças. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

No comparativo com 2021, quando 15 crianças morreram por pneumonias, o crescimento foi de 493%. A pneumonia é uma doença altamente letal que se instala nos pulmões a partir de infeções provocadas por bactérias, vírus ou outros microorganismos, ou seja: tem origens diversas.

A pneumonia é a maior causa da morte de crianças entre 1 e 4 anos na Bahia, em 2022. O crescimento do número de óbitos, em comparação com 2021, foi de quase 500%. Para evitar números alarmantes neste ano, especialistas aconselham às famílias a vacinarem para doenças que provocam a infecção.

No último ano, 405 crianças dessa faixa etária morreram na Bahia, sendo que a maioria delas perderam a vida em decorrência das pneumonias: 18,3%. Esse percentual representa, em números brutos 74 crianças. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

No comparativo com 2021, quando 15 crianças morreram por pneumonias, o crescimento foi de 493%. A pneumonia é uma doença altamente letal que se instala nos pulmões a partir de infeções provocadas por bactérias, vírus ou outros microorganismos, ou seja: tem origens diversas.

Por causa disso, a médica infectologista Clarissa Cerqueira afirma que é necessário proteger as crianças dos mais diversos tipos de doenças que podem originar a pneumonia, como a gripe e a Covid-19. Todas elas estão disponíveis na rede pública de Saúde.

“A vacina da Covid é uma das vacinas que ajudam a gente a reduzir esse tipo de complicação e muitos pais não têm vacinado os filhos. A justificativa é de que a Covid é leve na criança, e a vacina pode levar a um quadro de miocardite. É melhor vacinar e correr um risco muito pequeno, muito raro de uma reação adversa, ou pegar Covid e ter uma complicação?”, questionou ela.

Fatores que agravaram as infecções

A avaliação dos especialistas é de que a pandemia foi a principal agravadora dos casos de pneumonia, por diversos fatores, como elenca Margareth Hamdan, que coordena a área da criança da Sesab.

“Primeiro, as crianças ficaram muito em casa, o sistema imunológico delas terminou não sendo ativado e elas terminaram sendo expostas mais tardiamente, e a gente sabe que isso faz diferença. Segundo, a cobertura vacinal de influenza, que não foi uma cobertura como a gente gostaria que tivesse sido. E terceiro, a própria Covid, que de muitas maneiras fez infecções respiratórias, com infecções subsequentes”, destacou ela.

Fonte:G1
()
01
Fev/23

Homens são presos por transporte ilegal de madeira nativa na região oeste da Bahia

Carga tinha como destino o município de Caetité, no sudoeste do estado.

 

 

Dois homens foram detidos ao serem flagrados por transporte ilegal de madeira nativa, na madrugada desta quarta-feira (1°), na cidade de Barra, no oeste da Bahia.

De acordo com a Polícia Civil, a carga tinha como destino o município de Caetité, no sudoeste do estado.

Os suspeitos foram presos na comunidade de Estreito, após uma denúncia anônima feita ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).

Com os suspeitos foram apreendidas cerca de 550 unidades de estacas de madeira. Os homens, o caminhão e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial do município.

Fonte:G1
()
01
Fev/23

Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023

Primeiros cinco meses do ano terão vacinação contra covid-19 e sarampo

O Ministério da Saúde divulgou esta semana o cronograma para 2023 do Programa Nacional de Vacinação. As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a covid-19 na população com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.

Também está previsto para abril intensificar a campanha de vacinação contra a influenza, antes da chegada do inverno, quando as temperaturas mais baixas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Já em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas.

As etapas, de acordo com o ministério, foram organizadas de acordo com os estoques de doses existentes, as novas encomendas realizadas pela pasta e os compromissos de entregas assumidos pelos fabricantes de vacinas.

O cronograma foi pactuado com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pode ser alterado caso o cenário de entregas seja modificado ou tão logo novos laboratórios tenham suas solicitações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Confira as cinco etapas do cronograma:

Etapa 1 - fevereiro

Vacinação contra covid-19 (reforço com a vacina bivalente)
Público-alvo:

  • Pessoas com maior risco de formas graves de covid-19;
  • pessoas com mais de 60 anos;
  • gestantes e puérperas;
  • pacientes imunocomprometidos;
  • pessoas com deficiência;
  • pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP);
  • povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • trabalhadores da saúde.

Etapa 2 - março

Intensificação da vacinação contra covid-19
Público alvo:

  • Toda a população com mais de 12 anos.

Etapa 3 – março

Intensificação da vacinação contra covid-19 entre crianças e adolescentes
Público alvo:

  • Crianças de 6 meses a adolescentes de 17 anos.

Etapa 4 – abril

Vacinação contra Influenza
Público-alvo:

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • adolescentes em medidas socioeducativas;
  • caminhoneiros;
  • crianças de 6 meses a 4 anos;
  • Forças Armadas;
  • forças de segurança e salvamento;
  • gestantes e puérperas;
  • pessoas com deficiência;
  • pessoas com comorbidades;
  • população privada de liberdade;
  • povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • professores;
  • profissionais de transporte coletivo;
  • profissionais portuários;
  • profissionais do Sistema de Privação de Liberdade;
  • trabalhadores da saúde.

Etapa 5 - maio

Multivacinação contra poliomielite e sarampo nas escolas

Baixa cobertura

O ministério destacou que o Brasil, apesar de ser considerado um país pioneiro em campanhas de vacinação, vem apresentando retrocessos nesse campo desde 2016. Praticamente todas as coberturas vacinais, segundo a pasta, estão abaixo da meta.

“Diante do cenário de baixas coberturas vacinais, desabastecimento, risco de epidemias de poliomielite e sarampo, além da queda de confiança nas vacinas, o Ministério da Saúde realizou, ao longo do mês de janeiro, uma série de reuniões envolvendo outros ministérios.”

“É importante ressaltar que, para todas as estratégias de vacinação propostas, as ações de comunicação e de comprometimento da sociedade serão essenciais para que as campanhas tenham efeito. A população precisa ser esclarecida sobre a importância da vacinação e os riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas.”

Fonte:Agência Brasil
()
01
Fev/23

Operações da PRF resultam em quantidade expressiva de armas de fogo retiradas de circulação das rodovias federais da Bahia em 2022

No que tange às munições/espoletas, houve um acréscimo de quase 2.000% na apreensão desse material: em 2022, foram 75.354 unidades apreendidas, já em 2021, registrou-se 3.682 unidades.

O volume de armas de fogo apreendidas pelos policiais rodoviários federais, na Bahia, no ano passado somou de 152 unidades. Deste total, 65 foram pistolas. O número de revólveres apreendidos atingiu 46 unidades. Ainda foram retiradas de circulação 75.354 munições/espoletas de diversos calibres.

Os números apresentados em 2022 representam um aumento 1.946% na apreensão de munições, quando comparados a 2021.

Durante às abordagens também foram apreendidos 02 fuzis; 10 espingardas e 02 sub-metralhadora.

As operações realizadas pela PRF BA ‘estrangularam’ a estrutura logística e financeira do crime e causaram um prejuízo milionário no movimento das associações criminosas, principalmente principalmente porque as armas retiradas de circulação deixaram de abastecer às facções criminosas e também aos crimes ligados a explosão de instituições financeiras e assalto a carro forte de valores.

Vale ressaltar também que a PRF BA apertou o cerco ao crime organizado e alguns fatores contribuíram para esses resultados expressivos como ao apostar na estratégia de orientar o policiamento com informações de inteligência policial, bem como investir em tecnologia da comunicação, o que tornou as ações de abordagens nas estradas mais assertivas.

Fonte:PRF BA
()
01
Fev/23

Lula dá prazo de 60 dias para que todas as armas sejam registradas na PF

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, nesta quarta-feira (1º), que todas as armas no país sejam registradas no sistema da Polícia Federal, conhecido como Sinarm (Sistema Nacional de Armas).

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta e assinada pelo ministro Flávio Dino. O texto dá 60 dias para que seja feito o cadastro.

A medida é uma forma de aumentar o controle sobre a circulação de armamento e ocorre na esteira do decreto de 1º de janeiro que, entre outras coisas, limitou a quantidade de armas e munições de uso permitido. O governo do antecessor Jair Bolsonaro (PL) flexibilizou o porte e a posse e ampliou armas em circulação.

O recadastramento também atinge grupos que possuem armas cadastradas no Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), do Exército, como os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores). A medida vale para quem obteve arma a partir de maio de 2019.

De acordo com as novas regras, as pessoas deverão realizar na PF os novos registros. E, no caso de armas de uso restrito, deverão ainda apresentar as armas nas delegacias da PF, com a comprovação do registro do Exército.

A portaria determina que o proprietário que descumprir a determinação estará sujeito a apreensão de suas armas e poderá ser alvo de apuração pelo cometimento de ilícito.

As regras divulgadas nesta quarta pelo ministério trazem detalhamento do que já constava em decreto publicado por Lula no primeiro dia de governo. À época, Dino explicou que as armas que não forem recadastradas se tornarão ilegais e poderá haver a apreensão. A intenção é saber efetivamente o que há de armas registradas no Brasil e onde elas se encontram.

“As normas operacionais serão editadas pela Polícia Federal. Haverá um sistema híbrido: eletrônico e presencial. Dependendo da condição, do armamento, da gravidade e lesividade potencial do armamento haverá necessidade ou não de apresentação física. As normas operacionais serão editadas pela Polícia Federal ainda nesta semana”, explicou Dino, em coletiva de imprensa.

Uma série de mudanças na política armamentista ocorreu com a publicação do decreto na segunda-feira (2). Entre elas, o texto suspende a aquisição de arma de fogo de uso restrito para CACs e coloca nesse primeiro momento um quantitativo menor de armas que podem ser adquiridas de uso permitido.

A suspensão irá ocorrer até a entrada em vigor de uma nova regulamentação do Estatuto do Desarmamento. O decreto institui um grupo que fará esse trabalho em até 60 dias. Há uma sugestão do grupo de transição da Justiça e Segurança Pública de dar mais poder à Polícia Federal e esvaziar o poder do Exército.

A equipe do presidente sugeriu que a Polícia Federal passe a ser responsável pela concessão de registro e pela autorização para aquisição de armas para CACs. Atualmente, esse papel é do Exército.

Conforme apontado na conclusão dos trabalhos da transição de governo, as armas passariam a ser cadastradas no Sinarm. Já as informações sobre aquelas de uso restrito devem ser compartilhadas com o Exército e também estarão no Sigma, usado pelos militares.

Fonte:FOLHA
()
01
Fev/23

Alerta de Promoção na OPTIMUSTEC



Fonte:Publicidade
()
01
Fev/23

LEM: Agricultura apresenta resultado positivos do uso de fosfato natural em comunidades rurais

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Agricultura, apresentou o resultado da utilização do fosfato natural nas comunidades rurais de Nova Esperança e Muriçoca. O resultado, de acordo com os técnicos da pasta, foram mais do que satisfatórios: o solo apresentou uma grande concentração de fósforo e silício, o que refletiu em uma grande produtividade.

Pioneirismo de Luís Eduardo Magalhães

Desde o ano passado, cerca de 100 famílias que produzem hortaliças e verduras foram beneficiadas com 45 toneladas de fosfato natural, no projeto piloto gerido pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a Rialma S.A. A partir dos resultados, o objetivo é expandir para mais comunidades e contemplar outros produtores familiares.

"Esses resultados serão apresentados ao Governo do Estado, através do CAR e da Seagri e ao Banco Mundial. A nossa expectativa é muito positiva, de que o nosso município mais uma vez saia na frente e receba mais produtos para que possamos continuar investindo na agricultura familiar sustentável", ressaltou o secretário de Agricultura, Kenni Henke.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()