Destaques
publicidade
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
17
Jan/22

G7 NET tambm agora TV

Fonte:Informe Publicitrio
()
17
Jan/22

MIMOAO Indstria e Comrcio de Ferro e Ao. Atendemos toda a regio oeste





Trabalhamos com colunas e vigas para construções montadas e prontas para uso, treliças, perfil para estrutura metálica, chapa preta, chapa galvanizada, barra chata, cantoneiras, aços trefilados 1045, tubos mecânicos, produtos para torno e solda e serralheria em geral. Temos ainda corte e dobra de chapa.












FABRICAMOS telhas ALUZINC TRAPÉZIO sob medida e trabalhamos com telha isotérmica.

Vendas no cheque, cadastro próprio pela loja, cartão debito, cartão credito, cartão BNDES e no boleto facilitado e sem burocracia.

Temos 4 lojas na Bahia para o melhor atendê-los:

  • ROSÁRIO , município de Correntina - PRÓXIMO A SM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. (77) 3689-1071 (62) 99917-1054 (62) 99840-2860
  • RODA VELHA  - SÃO DESIDÉRIO. (77) 9,9993-9305 (77) 3684-2101
  • LUÍS EDUARDO MAGALHÃES.  (77) 3628-3982 (77) 3628-2738 / 2738

  • AGORA COM FILIAL NO BAIRRO SANTA CRUZ, NA RUA ITABUNA

  • AGORA COM FILIAL EM FORMOSA DO RIO PRETO
Fonte:Informe Publicitrio
()
17
Jan/22

Compre agora sua passagem para Braslia, Goinia, Salvador e So Paulo

s clicar no banner abaixo

Fonte:Publicidade
()
17
Jan/22

Oeste Recuperadora - Jateamento, recuperao de plsticos e fibras

Fonte:Publicidade
()
17
Jan/22

Secretaria de Sade de Barreiras comunica o 328 bito, em decorrncia da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informa o 328º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido neste domingo (16), no Hospital do Oeste. Mesmo com todo empenho da equipe médica, o paciente de 94 anos, que fazia tratamento de hipertensão, não resistiu ao avanço do novo Coronavírus.

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos do paciente reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Barreiras-BA, 17 de janeiro de 2022

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde

Fonte:DIRCOM/PMB
()
17
Jan/22

LEM agora tem o SUCATO DAS PEAS

Chegou na regio oeste a primeira loja de desmonte de sucatas com credenciamento no DETRAN/BA


O Sucatão das Peças está localizado na cidade do automóvel em Luís Eduardo Magalhaes

Atendemos toda a região. Telefones:
• (077) 3628 -3565
• (077) 99870-8585
• (077) 99923-8585



Loja credenciada no DETRAN-BA - Primeira empresa credenciada junto o DETRAN-BA para exercer legalmente o desmonte de sucatas e vendas de peças usadas, aonde atendemos a lei 12.977/2014.

Oferecemos peças usadas originais de qualidade, com procedência, contribuindo com o meio ambiente e proporcionando custos de reposição baixos aos nossos clientes.





Controle de Qualidade da Peças - Todas nossas peças passam pelo controle de qualidade e garantias, para que posam ser disponibilizadas no mercado, trazendo garantia e conforto aos nossos clientes.



Temos uma equipe preparada, como engenheiro mecânico, mecânico e auxiliar que atesta o retorno das peças para uso.



100% Rastreáveis - Todas nossas peças possuem a identificação do chassis da Sucata da qual a peça é proveniente. Desta forma, garantimos que 100% sejam rastreáveis.



Uma Empresa Amiga do Meio Ambiente - Nosso processo de desmontagem e descontaminação conta com separação de óleos, fluídos, materiais recicláveis, com a correta destinação ao que será reciclado ou descartado de forma correta.



Neste processo sustentável e consciente, reaproveitamos até 85% de cada veículo, evitando que a indústria de peças retire novas matérias-primas do meio ambiente.

O empresário Anelton José, juntamente com seus irmãos (Uandes e Jandeson) em reunião.

Fonte:Informe Publicitrio
()
17
Jan/22

Pensou em segurana? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
17
Jan/22

Em Barreiras, bairro Vila Dulce recebe Projeto Comunitrio Famlia Feliz

Uma ação comunitária desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil São José, coordenada pelos jovens da Igreja Adventista do 7º Dia, levou diversos serviços ao bairro Vila Dulce neste sábado (15), através do Projeto Comunitário Família Feliz que contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Infraestrutura.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, juntamente com o secretário de Saúde, Melchisedec Neves, acompanhou a ação que atendeu cerca de 110 pessoas ao longo do dia com diversos profissionais, como: pediatra, psicólogos, fisioterapeutas, biomédica, enfermeiro, massoterapeuta, fonoaudióloga, além de consulta com advogados, teste de glicemia, aferição de pressão e corte de cabelo.

De acordo com Zaqueu Oliveira, diretor jovem do grupo Sociedade de Jovens GPS – Guiados pelo Senhor, o Projeto Comunitário Família Feliz está inserido dentro do Projeto Calebe, realizado voluntariamente pelos jovens durante as férias escolares há três anos em Barreiras. “Avaliamos antes o bairro que naquele momento mais precisa dessa ação, depois de uma pesquisa de campo e um estudo de opinião pública, iniciamos o projeto com a colaboração de todos os profissionais de maneira voluntária. Agradecemos o apoio da Prefeitura pelo espaço, iluminação e material para realização de testes rápidos e de outros procedimentos, essa parceria é essencial para alcançar com êxito os objetivos inseridos nesse Projeto Família Feliz”, destacou Zaqueu.

Para o secretário Melchisedec Neves essa ação dentro do Projeto Comunitário Família Feliz é muito importante, alcança famílias inteiras que além de uma consulta ao médico podem interagir com outras atividades pedagógicas e de entretenimento desenvolvidas no local. “Foi uma manhã de sábado gratificante, acompanhar ações voluntárias como essas e concretizar a humanização entre as pessoas e dedicar um tempo àqueles que mais precisam no momento. A Prefeitura abraça essas ideias na perspectiva de levar atendimento e atenção a todos, por isso, agradecemos essa ação humanitária desenvolvida aqui na Vila Dulce”, disse.

Fonte:Dircom PMB
()
17
Jan/22

Faroeste: A delao do fim do mundo na maior operao contra corrupo no Judicirio pode estar a caminho

Um advogado acusado pela Operação Faroeste, em estado de desespero, sentindo-se abandonado por antigos parceiros, promete abrir o bico naquela que pode se tornar, pelo nível de conhecimento que alega possuir da rotina do Poder Judiciário baiano, ‘a delação do fim do mundo’.

Segundo fontes que estiveram com o profissional, a delação apontaria também nomes de outros Poderes. Uma das queixas do advogado é que os antigos companheiros sequer atendem às ligações

Fonte:Poltica Livre
()
17
Jan/22

A Embasa est aparelhada politicamente pelo PT e quem paga o preo o povo, diz ACM Neto

O pré-candidato a governador ACM Neto (Democratas/União Brasil) afirmou nesta segunda-feira (17) que a “Embasa está aparelhada politicamente pelo PT” e que é o povo quem paga o preço pela ineficiência nos serviços prestados pela empresa estadual, responsável pelas ações de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na Bahia.

Em entrevista à rádio Alternativa FM, de Brumado, Neto ainda disse que, se for eleito governador, vai redesenhar inteiramente o papel da empresa. “A Embasa se tornou uma das empresas mais ineficientes do país. A empresa não vem tratando com respeito pelo tema (saneamento básico), que diz respeito diretamente à qualidade de vida das pessoas. Quando a gente fala em saneamento básico, a gente está falando no que é essencial para a vida das pessoas. A Embasa hoje não tem uma política de investimentos, ao contrário”, disse.

“Então, se tiver a oportunidade de ser governador, eu pretendo redesenhar inteiramente o papel da Embasa. Nós vamos constituir uma empresa eficiente, que zele ser pelo cidadão, que tenha uma política agressiva, positiva, com ampliação do saneamento básico em nosso estado. Então, nós vamos enfrentar esse problema”, acrescentou.

Para enfrentar esse problema, continuou o ex-prefeito de Salvador, é preciso deixar a política de lado. “O que a gente vê é o PT sempre fazer política com a Embasa, é uma empresa que está aparelhada politicamente pelo PT. Quem paga o preço é o povo, é o usuário. Quem está me ouvindo sabe que, além de não ter acesso a um serviço de qualidade, às vezes sequer ter a ligação residencial feita, ainda paga uma conta de água cara em nosso Estado”, salientou.

Neto ainda defendeu a necessidade de investimentos para melhorar a qualidade dos serviços, com auxílio às “grandes e médias cidades do estado da Bahia para que haja um plano de saneamento básico”. “Esse é o compromisso nosso com a cidade de Brumado e também com outras cidades que vivem esse mesmo problema. Sem investimento a coisa não vai avançar. É preciso ter uma postura diferente do governo no futuro para mobilizar os investimentos privados, com modelo eficiente para a Embasa e assim assegurar a ampliação do serviço de saneamento”, ressaltou.

Educação e segurança

Na entrevista, ACM Neto foi questionado sobre a situação da violência na Bahia, que lidera o ranking de homicídios no país. Ele voltou a destacar a necessidade de envolvimento direto do governador para enfrentar o problema, o que pretende fazer caso seja eleito. Ele também salientou a necessidade de prioridade para a educação para ampliar as oportunidades para os jovens baianos.

“Nos últimos anos infelizmente a Bahia perdeu a importância econômica no Brasil. A Bahia já teve 38% do PIB do nordeste. Hoje nós apresentamos 28%. Os empregos foram indo embora. Quantos são os casos de jovens que nascem no interior, que sonham em poder estudar, trabalhar, vencer na vida e constituir a sua família indo para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais para conseguir oportunidade de estudar e de trabalhar?. A gente precisa de uma visão diferente para o futuro da Bahia”, disse.

Neto disse que pretende tratar um planejamento estratégico para o desenvolvimento de cada região do estado, “entendendo quais são os potenciais, as votações e como é que nós vamos mobilizar os investimentos públicos para geração de empregos, para levar emprego para o interior”. Para isso, ele continua, é necessário priorizar a educação.

“A Bahia é campeã nacional da violência e, por outro lado, nós estamos em último lugar na educação. Imagine que absurdo, que inversão de valores inaceitáveis. A Bahia tem que estar em primeiro lugar na educação e o último na violência. Não há como a gente pensar num futuro de crescimento sustentável para a Bahia sem investir e trabalhar pela educação. A educação tem que ser uma prioridade e tem que estar vinculada a esse plano estratégico”, pontuou.

Fonte:Poltica Livre
()
17
Jan/22

LEM tem a TERRA BAHIA COMERCIAL. Distribuidora AIZI Implementos

Rodotrem, Bitrem e demais implementos rodovirios





"PULVERIZADORES FUTURJET"


Rua 23 de Outubro, 71 - Jardim Paraiso Fase I - Luis Eduardo Magalhães. Fone: 77 9.9810.4068

Fonte:Informe Publicitrio
()
17
Jan/22

Saldo de Fim de Ano na CR Materiais de Construo; confira!

Fonte:Publicidade
()
17
Jan/22

Farmcia PAGUE POUCO. A farmcia da famlia luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
17
Jan/22

Quer economizar? No compre antes de fazer um oramento na MADEFERRO!





MEGA PROMOÇÃO DE FINAL DE ANO em FERRAGENS ARMADAS (Gaiola, esteira,Viga...) Vergalhão,Treliça, Malha Pop...e também em MADEIRAS (Tábuas, Linhas Barrote,Caibro, Piquete). Quer economizar??? Antes de comprar material para sua obra visite a MADEFERRO e compre tudo em um só lugar.

Fonte:Informe Publicitrio
()
17
Jan/22

Janeiro Branco: Cuide bem da sade mental

No Brasil, mais de 40% dos cidados tiveram problemas de ansiedade durante a pandemia

Em tempos de prolongada pandemia, recolhimento e tantas perdas, é quase impossível não sofrer algum tipo de problema mental ou emocional. Difícil passar ileso por esses quase dois anos de mudanças e tantos desafios sanitários. Publicação recente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) examina estudos e dados de países da região, para tentar compreender o impacto da pandemia sobre a saúde mental da população. E faz uma constatação relevante: no Brasil, mais de 40% dos cidadãos tiveram problemas de ansiedade.

No vizinho Peru, aumentaram em cinco vezes os sintomas de depressão e os canadenses que relataram altos níveis de ansiedade aumentaram 4 vezes. No caso brasileiro, o documento aponta, ainda aumento acentuado nos registros de violência doméstica. A psiquiatra Monia Bresolin, do corpo clínico do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), entende que a indefinição sobre o fim da pandemia – com o reaparecimento de novas cepas de vírus – faz desse tempo um fator de estresse crônico, sobretudo em função das incertezas do que ainda está por vir. “Além do sofrimento pela perda de pessoas queridas, também trouxe mudanças econômicas, na forma de trabalho, estudos, relação sociais e familiares, o que exige uma adaptação a situações nunca antes vividas”, reflete a médica.

Mas como resistir a tanta pressão? “As recomendações para manter a saúde mental não são muito diferentes quanto à saúde física”, explica Monia Bresolin, listando, entre as principais atenções que se deve ter nesses momentos difíceis, a prática de atividade física regular, alimentação equilibrada, rotina de sono adequada, manter vínculos sociais positivos, manter equilíbrio entre lazer, trabalho, família, vida social e religiosidade. E buscar auxílio profissional em caso de necessidade.

Identificar essa necessidade de ajuda, porém, nem sempre é fácil. Mas a psiquiatra dá uma boa dica para distinguir o que é considerado comportamento “normal” daquele que exige uma maior atenção profissional: “Pode-se entender como ‘normal’ o padrão habitual da pessoa, levando em consideração sua trajetória de vida. E consideramos como merecedor de tratamento quando há alguma alteração de comportamento que cause sofrimento ou prejuízo significativo à pessoa.”

Nesse contexto mundial com tantas preocupações e poucas certezas, a médica destaca a importância não apenas de manter-se atentos a eventuais transtornos decorrentes dessa situação, mas, também, de buscar promover ainda mais a saúde mental. 

Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental como importante fator de qualidade de vida. Afinal, mesmo antes da pandemia, conforme dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil já era o segundo país da América com maior número de pessoas depressivas (5,8% da população) e, também, o país com maior número de ansiosos do planeta: 9,3%. E considerando a pandemia de Covid-19, aumentam exponencialmente as possibilidades de aparecimento e agravamento do estresse crônico e transtornos mentais. 

Fonte:Fala Barreiras
()
17
Jan/22

Opo para denunciar fake news no Twitter chega ao Brasil

Brasil, Espanha e Filipinas foram adicionados à lista de países que testam uma opção para realizar denúncias de informações falsas no Twitter. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (17) pela plataforma.

De acordo com a plataforma, os países foram escolhidos visando "colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões" antes de tornar a ferramenta disponível no mundo todo, segundo a empresa.

“Em agosto de 2021, começamos a testar nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul um novo mecanismo de denúncia de informações potencialmente enganosas. Lançamos o experimento para analisar se esta é uma ferramenta efetiva para que a comunidade do Twitter denuncie desinformação em tempo real. Hoje, estamos expandindo o teste da funcionalidade para o Brasil, a Espanha e as Filipinas”, anunciou o Twitter.

A rede social disse que até agora, esse mecanismo provou que é útil, mas também tem suas complexidades. “Dos Tweets denunciados e analisados ??por nossas equipes, apenas 10% violavam nossas políticas. Isso indica que ainda são necessárias melhorias no processo”, disse.

Fonte:Bahia Notcias
()
17
Jan/22

'Se cenas se repetirem, vamos reduzir drasticamente o pblico de eventos', avalia Rui Costa aps festas com aglomeraes na Bahia

Em uma rede social, governador afirmou que seguir com a postura de manter a sade e a vida em primeiro lugar.

O governador Rui Costa afirmou, nesta segunda-feira (17), que vai reduzir o limite de público dos eventos no estado, caso novas aglomerações sejam registradas nessas festas. Em uma rede social, ele afirmou que seguirá com a postura de manter a saúde e a vida em primeiro lugar.

"Na última semana, vi imagens de eventos que, claramente, não seguiam as regras estabelecidas por decreto. Se estas cenas continuarem a se repetir, nós vamos reduzir drasticamente o público permitido em eventos. Minha postura seguirá a mesma: a vida e a saúde em primeiro lugar", escreveu Rui.

Em uma entrevista, o governador comentou diretamente a festa 'Me Leva pro Bonfim', que reuniu milhares de pessoas aglomeradas no Terminal Turístico Náutico, em Salvador, na última quinta-feira (13).

"Vi imagens daquela festa do Comércio. Aquilo não tinha 3 mil pessoas. Se persistirem em desafiar os decretos, vamos fazer uma redução drástica em número de pessoas permitidas. Você que é organizados de evento e quer cuidar do seu negócio, acho bom cuidar e manter dentro do limite legal. Caso contrário teremos que ser mais incisivos e aí depois não tem choro nem vela, não adianta ficar reclamando".

"Minha prioridade é a vida humana e a saúde público. Se tiver liberou geral, não vamos assistir passivos cenas de desrespeitos como aquelas festas no Comércio e na Paralela".
Já na sexta-feira (14), o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Procuradoria Geral do Estado, informou que estuda processar os responsáveis pelo evento. Até esta segunda (17), a medida ainda não havia sido confirmada.

Rui também elogiou estabelecimentos que têm cobrado o comprovante de vacinação para permitir a entrada das pessoas.

"Aproveito para parabenizar e agradecer a todos os donos de restaurantes e bares que estão cumprindo o decreto e exigindo o comprovante de vacinação de seus clientes. Muitos estão seguindo o que estabelecemos. Se todos fizerem a sua parte, nós vamos controlar a #Covid19".

Fonte:G1
()
17
Jan/22

Registros na Delegacia Virtual na Bahia evitam aglomeraes nas unidades fsicas da Polcia Civil

Com 39.320 registros realizados desde 18 de outubro de 2021, quando a Delegacia Virtual substituiu a Delegacia Digital, a plataforma representa uma grande alternativa para evitar aglomerações nas unidades físicas da Polícia Civil. São 15 opções de ocorrências que, depois de cadastradas, serão encaminhadas para as delegacias de referência. A unidade virtual compõe o novo sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Diante de um novo surto de Covid-19 e H2N3, a Polícia Civil reforça a importância da utilização da Delegacia Virtual para os casos referentes à perda e extravio de documentos, furto, estelionato, roubo, acidente de trânsito sem vítimas, ameaça, dano, via de fato, perturbação do sossego, desaparecimento e localização de pessoas, maus-tratos contra animais, violência doméstica contra a mulher e racismo. No período de 89 dias de funcionamento, a Delegacia Virtual realizou uma média de 441 registros diários, com tempo de atendimento de 17 minutos.

É importante que as pessoas somente procurarem as delegacias físicas para o registro de casos mais complexos, a exemplo de lesão corporal grave, extorsão mediante sequestro, suicídio, homicídio, latrocínio e perigo de contágio de moléstia grave ou para vida ou para vida de outrem. As denúncias também podem ser feitas à distância, no Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), discando 181.

Para registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual é rápido e fácil. Após cadastrar a assinatura eletrônica no site gov.br, é preciso acessar este link.

Cuidados nas delegacias

A Polícia Civil, por meio do Departamento Médico da Instituição (Demep), está visitando as delegacias físicas e realizando orientações sobre os cuidados para prevenção das doenças, além das testagens e demais ações para a preservação da saúde dos servidores e dos cidadãos. O Demep também realiza teleatendimento e agendamento de exames de servidores pelo WhatsApp (71) 9 9973-8376.

 

Fonte:Ascom/Polcia Civil
()
17
Jan/22

Barreiras: RONDESP OESTE prende indivduo com mandado de priso em aberto

Na manhã desta segunda-feira (17), após levantamento de informações em conjunto com prepostos da 84ª CIPM, guarnição da RONDESP Oeste realizou a prisão de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, expedido pela 1ª Vara Crime de Maracaju, no estado de Mato Grosso do Sul.

O indivíduo foi conduzido e apresentado na 11ª COORPIN/Barreiras, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Fonte:Rondesp Oeste
()
17
Jan/22

Polcia registra homicdio em Wanderley

O autor do crime, de nome no revelado, est foragido. Jacimone declara que, seu irmo foi encaminhado para a unidade de sade da cidade de Wanderley-BA, mas j chegou sem vida.

O homicídio qualificado foi informado na delegacia de Barreiras por um irmão da vítima. Jacimone dos Santos Batista declara que seu irmão, Mateus dos Santos Batista, 25 anos, veio a óbito, após ser atingido por disparos de arma de fogo, por volta de 01 hora e 30 minutos da madrugada desta segunda-feira (17), no povoado de Goiabeira/Wanderley.

O autor do crime, de nome não revelado, está foragido. Jacimone declara que, seu irmão foi encaminhado para a unidade de saúde da cidade de Wanderley-BA, mas já chegou sem vida.

O corpo da vítima estava no local aguardando procedimentos das autoridades competentes.

Fonte:Al Al Salomo
()
17
Jan/22

Passaporte da vacina vai se tornar realidade?

Fonte:JOVEM PAN
()
17
Jan/22

JN Locaes de Mquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Atendendo as regies do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
17
Jan/22

Janeiro de Super Ofertas na MadeFerro





MEGA PROMOÇÃO DE FINAL DE ANO em FERRAGENS ARMADAS (Gaiola, esteira,Viga...) Vergalhão,Treliça, Malha Pop...e também em MADEIRAS (Tábuas, Linhas Barrote,Caibro, Piquete). Quer economizar??? Antes de comprar material para sua obra visite a MADEFERRO e compre tudo em um só lugar.

Fonte:Informe Publicitrio
()
17
Jan/22

Precisou de baterias? A KASAMAR tem a bateria certa para todos os tipos de veculos

Fonte:Publicidade
()
17
Jan/22

Brasil testa 'bafmetro' capaz de detectar cncer em 10 segundos

Capacidade do aparelho de detectar tumores ultrapassou os 70%, nos primeiros estudos

Um aparelho, parecido com o bafômetro, criado pelo Instituto de Tecnologia de Israel para detectar câncer no sistema digestivo, será testado em voluntários de um estudo clínico iniciado nesta semana no hospital A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo. Por meio de um sopro de dez segundos, a máquina é capaz de reconhecer compostos voláteis (fenóis, álcool, gorduras, açúcares) liberados pelas células tumorais e também por outras alterações.

Segundo informações do Estadão, a capacidade do aparelho de detectar tumores ultrapassou os 70%, nos primeiros estudos. Se a máquina apontar alterações, o paciente é encaminhado à endoscopia para confirmação do diagnóstico.

O estudo no Hospital A.C. Camargo Cancer Center deve envolver 300 participantes (com e sem câncer), que vão passar pelo aparelho até o final do ano.

Até o momento, centros da Colômbia, Chile, Ucrânia e Letônia estão participando da pesquisa, intitulada VOGAS, financiada pela União Europeia.

O objetivo é comparar os perfis de compostos exalados por pessoas com e sem a doença. Os voluntários não podem usar desodorante, perfume, cigarro, chiclete e outras substâncias capazes de interferir no resultado do exame.

Fonte:A Tarde
()