Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
22
Nov/18

Semana da Consciência Negra em Barreiras discute religiosidade africana, preconceitos, educação indígena, quilombola e afrodescendente





Para celebrar o mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Barreiras está apoiando a realização da 14ª Semana da Consciência Negra em Barreiras - SECONBA, realizada pela Associação Barreirense de Umbanda e Candomblé-ABUC, UFOB, UNEB e IFBA. O evento aberto ao público, acontece de 21 a 25 de novembro no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e recebe a 1ª EXPOAFRO.

Este ano, o encontro traz como temática "Preconceitos dissimulados e as pedagogias inviabilizadas: ancestralidade e educação indígena, quilombola e afrodescendente”, com objetivo de refletir sobre a situação da população negra, quilombola e indígena no atual contexto sociopolítico nacional, além de buscar minimizar os preconceitos com as religiões de matrizes africanas.

Durante cinco dias, a programação apresenta atividades articuladas pelas instituições participantes, dispondo de mesas-redondas, apresentações de trabalhos, oficinas, cursos, exibições literárias e lançamento da 2ª edição da revista SECONBA. Professores acadêmicos e mediadores trarão à tona assuntos de ancestralidade, educação étnico raciais, pedagogia da resistência, influência dos orixás e religiões.

Na abertura, que aconteceu na noite de quarta-feira (21), o presidente da ABUC, Simão Vilas Boas destacou a importância do combate à intolerância religiosa e principalmente da valorização dos negros por meio da cultura, religião e culinária. “Esse momento é uma grande conquista para todos nós, que devemos lutar para sairmos da invisibilidade e realmente discutir, compreender e respeitar toda simbologia das religiões africanas, preservar a cultura afrobrasileira tão presente na música, capoeira, comidas, sem contar toda nossa formação histórica brasileira que está ligada totalmente a cidadania afro”, salientou Simão.

Ainda participaram da mesa o professor do IFBA, Diego Carvalho, a professora da UFOB, Anatália Oliveira e os professores da UNEB, Edson Carvalho e Marcia Virginia. Para a diretora de cultura de Barreiras, Diva Bonfim, o evento oportuniza a população a reconhecer o patrimônio cultural, imaterial e o legado dos negros principalmente para a formação da Bahia.

“Estamos falando além de história, dos nossos quilombos, da religião, da cor da pele, estamos sim, discutindo a importância do ser humano, os direitos, a beleza da cultura e toda contribuição na formação da sociedade baiana. Sabemos do preconceito e as privações sociais, por isso não podemos nos cansar, não podemos deixar de realizar esses encontros e discutir sempre como devemos e podemos ser mais justos e tolerantes com as diferenças”, ratificou a diretora.

Na continuidade, o palestrante Wilian Diemes de Xangô apresentou a palestra “Mitologia dos Orixás” e os debatedores Prof. Me. George Roque, Prof. Dr.  Rafael Petry e a mediadora prof. Napoliana Pereira falaram sobre preconceitos e pedagogia inviabilizadas. Todas as palestras e exposições são abertas ao público e ainda no local, os terreiros de Candomblé e Umbanda estão expondo peças, imagens e documentos sobre as religiões em Barreiras.

 Conheça abaixo a programação e participe.

Fonte: DIRCOM
()
22
Nov/18

Domingo tem Palmeiras e Vasco na Arena São José

Fonte: Publicidade
()
22
Nov/18

A maior loja de materiais de construção de LEM está chegando em Barreiras

Fonte: Publicidade
()
22
Nov/18

Mega Promoção Black Friday da DESTACK BY DESIGN

Mega Promoção com preços imbatíveis e descontos especiais. Não perca essa oportunidade!!!

Destack By Design - Avenida JK, centro de LEM. Fone: 3639-3189.

Fonte:Publicidade
()
22
Nov/18

Arabe&Pizza. As Melhores Pizzas Pertinho de Você!

Fonte:Publicidade
()
22
Nov/18

Black Friday Grupo Marabá - Válido apenas para sexta, dia 23 de novembro.


Fonte: Publicidade
()
22
Nov/18

Ofertas da Super Quinta do Verdurão


Fonte:Informe publicitário
()
22
Nov/18

Flagra de Internauta



Na tarde desta quinta-feira, 22, por volta das 16h40, um internauta flagrou o momento que um relógio de energia elétrica provocou algumas explosões, pegando fogo em seguida. O flagra foi ao lado da loja Planet Car, na Avenida Clériston Andrade, no bairro Novo Horizonte, em Barreiras.

Apesar do susto, Não houve feridos.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigivilares
()
22
Nov/18

Prefeitura de LEM leva iluminação pública para o Vista Alegre





A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está levando mais qualidade de vida para os moradores do Residencial Vista Alegre, a partir de hoje (22), com a instalação da iluminação pública em LED, da Avenida que proporciona o acesso dos moradores da BR 242 até às unidades habitacionais.

“Esse é um dos principais sonhos desta comunidade, que foi instalada em um local sem o mínimo de condições de vida. Além da falta de iluminação no acesso, que causava transtornos na mobilidade dos moradores no período noturno, as unidades habitacionais também foram instaladas longe de escolas”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

O investimento da iluminação do acesso da comunidade gira em torno de 87 mil reais e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) está realizando a finalização da instalação e ainda esta noite, o acesso já estará completamente iluminado.

“Além do investimento com a iluminação pública, nós já começamos a construir a Escola Municipal do Vista Alegre. Esses foram dois compromissos que firmei junto aos moradores do Residencial, que com muito trabalho e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, nós estamos concretizando”, finalizou o chefe do executivo.

Fonte:ASCOM | Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães
()
22
Nov/18

Prefeitura de Barreiras assume atendimentos do Mais Médicos até que seja resolvido o problema pelo Governo Federal

O Município de Barreiras, como os demais municípios do Brasil com adesão ao programa Mais Médicos do governo federal, terá que fazer recomposição de profissionais médicos, em face da saída dos profissionais cubanos. Barreiras contava com 15 médicos oriundos da parceria neste programa, sendo destes, 08 de nacionalidade cubana, que deixaram de atender no munícipio.

A cidade possui 12 Unidades Básicas de Saúde e 26 Unidades de Saúde da Família. A determinação do prefeito Zito Barbosa é que todas as 38 unidades continuem funcionando mesmo com a saída dos oito médicos cooperados internacionais para que não haja prejuízo no atendimento à população. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde contratará novos médicos que assumirão o atendimento nestas unidades.

Além do atendimento médico, as Unidades de Saúde da Família em Barreiras seguirão ofertando atendimento nas áreas de enfermagem, odontológica, pré-natal, curativos, marcação de exames, vacinação e entrega de medicamentos.

Fonte:Dircom
()
22
Nov/18

Dia de Black Friday na ON-LINE Celulares

Fonte:publicidade
()
22
Nov/18

Abapa participa de feira de ciências dedicada à cultura do algodão no distrito de Roda Velha, em São Desidério

Na última sexta-feira (16), os técnicos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participaram de uma feira de ciências dedicada à cultura do algodão promovida pelos estudantes do Colégio Maria Edith, no distrito de Roda Velha, em São Desidério. Para demonstrar todo o processo de plantio, colheita e beneficiamento do algodão, foi construída uma sala específica que reforçou aos participantes a importância da cotonicultura para o desenvolvimento socioeconômico do oeste da Bahia.

Ao agradecer a participação da Abapa no evento, o diretor do Colégio Maria Edith Rhoden, Jonas Fantin, enfatizou a importância da entidade no suporte à informação para o desenvolvimento da temática sobre o algodão durante a Feira. “Houve a participação dos estudantes e familiares que acreditam na importância da agricultura para o desenvolvimento econômico e social do distrito da Roda Velha e de toda a região”, afirma. Durante a ação, os profissionais da Abapa estiveram no local e demonstraram a importância da cotonicultura para a Bahia, que é o segundo maior produtor de fibra do Brasil.

Na oportunidade, o gerente do Centro de Análise de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, foi até a escola e mostrou as etapas e onde os profissionais do mercado podem estar envolvidos. “Temos, por exemplo, mão de obra que vem atestando a qualidade do algodão, a exemplo do laboratório, e nas indústrias algodoeiras, onde é separado o caroço da pluma antes de serem comercializados para o mercado interno e externo”, explica. Já Elvis Rodrigues, do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, pilar social e de capacitação da Abapa, falou sobre as atividades, infraestrutura e funcionamento dos cursos que vem aperfeiçoando a mão de obra que contribui com o avanço e sucesso da produção de algodão.

Para o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, esta aproximação da entidade com os mais diversos setores da sociedade tem sido fundamental para o desenvolvimento da cotonicultura do estado. “Por meio dos seus projetos institucionais para incentivar a produção de algodão, estamos levando também mais conhecimento e divulgação sobre a importância da cadeia produtiva do algodão para gerar mais emprego, renda e qualidade de vida para quem também vive nas cidades”, afirma. Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pela Abapa para promover o desenvolvimento da cotonicultura baiana, acesse o site: www.abapa.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa
()
22
Nov/18

Vem para o Marabá, vem!

Fonte:Informe publicitário
()
22
Nov/18

Atenção Barreiras e LEM! Novas ofertas do Grupo Marabá, confira!!




Fonte:Informe publicitário
()
22
Nov/18

Melhorias na obra de reconstrução do Anel da Soja reivindicadas pelo prefeito Oziel são autorizadas

A reconstrução do Anel da Soja (BA 460) com recapeamento em CBUQ foi autorizada pelo Governador Rui Costa em atendimento às solicitações do Prefeito Oziel Oliveira juntamente com os produtores da região. A obra ja está sendo executada e tem tranquilizado seus usuários. Mas, o Prefeito Oziel Oliveira ouvindo os produtores, levou ao Governador algumas solicitações para melhorar ainda mais as condições da estrada que é tão importante para a região produtora, não só da Bahia como dos estados limítrofes.



Hoje, 22 de novembro, o prefeito recebeu o Engenheiro do Governo do Estado, Dr. Jader Coelho, e engenheiros da Construtora Jurema que comunicaram o atendimento das solicitações do prefeito pelo Governador e serão executadas na continuidade da obra:
-Construção de rotatória entre as BAs 460 e 469 nas Placas.

A reconstrução dos 10 Km que vão do posto fiscal á divisa com Tocantins.
- Construção de refúgios de drenagem ao longo da estrada, evitando a umidade do solo e consequente deterioração da malha viária.



“Já agradecemos ao Governador Rui Costa pela obra de qualidade que vem sendo executada, agora com estas melhoras ficamos ainda mais tranquilos pois teremos mais segurança na nossa estrada ,” disse o prefeito Oziel Oliveira que acertou com os engenheiros os últimos detalhes dos andamentos das obras.

O encontro contou com a presença de xeputada Estadual eleita Jusmari Oliveira que acompanhava com os engenheiros a evolução das obras.

Fonte:Assessoria de Comunicação
()
22
Nov/18

Nino Auto Peças adquire nova frota de sucatas













A NINO AUTO PEÇAS informa que está com uma nova frota de sucatas para melhor atender você cliente amigo.

Disponibilizamos peças originais seminovas de todas as marcas com garantia.

NINO AUTO PEÇAS - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 

Fonte:Informe Publicitário
()
22
Nov/18

Realize o sonho da casa própria... Venha morar no Residencial Cidade Alta

Fonte:Publicidade
()
22
Nov/18

Compre já a sua nova cartela do Oeste dá Sorte. Acredite na sua sorte!

Fonte:Publicidade
()
22
Nov/18

Confira os ganhadores do último sorteio do Oeste dá Sorte

Fonte:Publicidade
()
22
Nov/18

LEM: Moradora faz desabafo sobre a insegurança e falta de iluminação pública no Florais Léa

Uma moradora do bairro Florais Léa entrou em contato com a redação do Blog do Sigi Vilars para denunciar a falta de segurança e problemas de iluminação pública no local. “Esqueceram de nós aqui principalmente na Avenida Ibitiara, já resido aqui há seis anos e até agora nada”, disse.

Indignada, ela falou sobre a importância de se aplicar corretamente os tributos pagos pela população. “A iluminação pública é um dever dos municípios, que investem o dinheiro que é cobrado dos moradores na taxa de energia elétrica. A iluminação eficiente contribui para se ter a sensação de segurança. Para nós uma rua bem iluminada já coíbe ação de ladrão”, afirmou.

Uma outra situação que preocupa os moradores do bairro são os constantes assaltos. “Os roubos vêm nos apavorando a cada dia, teve um grande crescimento constante aqui na avenida. Todos os dias amigos e vizinhos comentam... Fui assaltado, roubaram a minha moto, roubaram meu celular, roubaram minha bicicleta”, contou.

A internauta relatou a truculência dos criminosos. “Inclusive esses dias assaltaram minha tia, derrubaram ela da bicicleta e carregaram sua bolsa. Eu gostaria que as autoridades de Luís Eduardo Magalhães olhassem para nós, andamos com medo todos os dias, não se vê policiamento nessas ruas. Estamos apavorados e queremos nossos direitos como moradores por que pagamos nossos impostos”, desabafou.

Fonte:Redação do Blog do Sigi Vilares
()
22
Nov/18

Morte do presidente de sindicalista da Lapa pode ter sido suicídio, afirma delegado


O Coordenador de Polícia da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), sediada em Bom Jesus da Lapa, Jackson Trindade responsável pela investigação do desaparecimento do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Eduardo Pereira do Santos, de 64 anos, ocorrido no dia 21 de junho de 2018, concedeu entrevista ao site Notícias da Lapa na manhã desta quinta-feira (22).

Na ocasião, o chefe da 24ª COORPIN falou sobre o caso e da possibilidade do corpo encontrado em avançado estado de decomposição na última terça-feira (20), foi encontrada nas proximidades da Lagoa da Lapa, próxima a Gruta, ser do sindicalista. “Quase cinco meses depois, a Polícia Civil, através de um agente policial nosso, conseguiu localizar um corpo, que supostamente possa ser do senhor Eduardo Pereira dos Santos. Isso, ontem, o Delegado Dr. Marcos Aurélio tomou as medidas iniciais com o Dr. Geraldo Almeida e no local onde o corpo foi encontrado, levou a Polícia Técnica para fazer o levantamento cadavérico e a perícia. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) aqui de Bom Jesus da Lapa, o qual será submetido ao exame de necropsia, para tentarmos identifica-lo, certamente por DNA ou outros meios científicos, que possam identificar se realmente é o corpo do senhor Eduardo, que até então estava desaparecido”.

Questionado sobre a possível causa da morte, o delegado Jackson Trindade falou sobre o assunto. “Sabemos que aparentemente se trata de um suicídio, só que a Polícia Civil irá aprofundar bastante as investigações, para ficar tudo bem claro, bem esclarecido, para que não paire nenhum tipo de dúvida, e nem um tipo de questionamento. Para que isso aconteça, iremos contar com o brilhante trabalho da Polícia Técnica daqui de Bom Jesus da Lapa, que tem pessoas qualificadas, que algumas vezes não tem alguns recursos, mas que pode ser encaminhado para a capital do estado. Já até conversamos com o Coordenador do DPT, Benigno, nesse sentido.”

Somente após realização de exames de DNA vai poder determinar se o corpo encontrado é realmente do sindicalista desaparecido. “As investigações continuarão nesse sentido, para buscarmos descobrir qual foi a verdadeira causa da morte, o que vai nos dizer também, que é o exame cadavérico, vai tentar determinar a causa mortis dessa pessoa. A Polícia Civil continuará à frente das investigações, dando continuidade para esclarecer o caso.”

No local foram encontrados documentos e celulares, que levam a polícia acreditar que de fato seja de Eduardo Pereira do Santos. “No entanto, será aguardada uma prova científica para confirmar, já que os devidos exames, já foram solicitados pelos delegados que conduzem o caso”, ressaltou.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Notícias da Lapa
()
22
Nov/18

TOP PARK - Venha conhecer o mais novo loteamento da cidade de LEM

.

Fonte:Publicidade
()
22
Nov/18

LEM: Dono de bar sofre tentativa de homicídio no Santa Cruz III







Um homem de 55 anos sofreu uma tentativa de homicídio na manhã desta quinta-feira (22), por volta das 10h45, em frente a um bar de sua propriedade, na Rua Itagimirim, nas proximidades da Rua Canavieiras, no bairro Santa Cruz III, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, a vítima identificada como Antônio Agostinho da Silva foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta que invadiram o local e efetuaram os disparos. A vítima caiu ferido ao lado de uma mesa de sinuca.

Socorristas de uma Unidade Avançada do SAMU (USA) esteve no local e prestou atendimento a vítima que apresentava pelo menos quatro perfurações de arma de fogo. Agostinho foi de imediato socorrido para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras.

Uma equipe da Polícia Militar (PM) esteve no local e registrou o crime, além de colher informações que possam ajudar a identificar a autoria e motivação da tentativa de homicídio.

Fonte: Reportagem de Weslei SantosBlog do SigiVilares
()
22
Nov/18

Prefeitura de LEM gasta R$ 17 milhões com limpeza pública, enquanto moradores reclamam de acúmulo de lixo na cidade

Denúncia foi feita pelo vereador Filipe Fernandes


Entulhos









Tendo em vista as constantes reclamações de moradores de vários bairros de Luís Eduardo Magalhães, por reiteradas falhas no recolhimento do lixo nos dias programados vem sendo alvo de cobranças do vereador Filipe Fernandes para que a Prefeitura Municipal possa tomar as devidas providências. É comum ver pelas ruas de LEM uma grande quantidade de lixo na frente das casas.

Para agravar a situação os moradores têm que conviver com o acúmulo de entulhos e a falta da varrição das ruas em todos os bairros do município. Essa situação vem contribuindo para aumentar os problemas de saúde na população luiseduardense.








Ruas sujas

Em virtude dos fatos mencionados, os cidadãos questionam que os valores destinados no serviço de limpeza urbana são mais que suficientes, pois nos últimos dois anos foram gastos o montante de cerca de R$ 17 milhões de reais.

Um levantamento realizado pelo vereador Filipe Fernandes e também constatado em outros municípios que adotaram o próprio sistema de limpeza urbana, não dependendo da contratação de empresas privadas mostra que tiveram economias satisfatórias nos cofres públicos, além da melhor qualidade da prestação de serviço. Essas ações tornaram essas cidades modelo de referência de boa gestão e prestação de serviço.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares
()
22
Nov/18

Black Friday na IEOB



Cursos Profissionalizantes por apenas R$ 69,90 - Informática, Vendas, Farmácia, Inglês e Muito Mais!

Corra e Faça sua Matrícula | (77) 3628-1760 (77) 99996-1555 - Rua Mato Grosso, 226 - Centro – LEM

Fonte: Informe publicitário
()