Os riscos do descumprimento das medidas sanitárias e de ordem pública já são evidentes neste período de pandemia. Para manter o rigor e a eficiência das ações de enfrentamento à Covid – 19, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras definiram na manhã desta quarta-feira, 15, os ajustes para uma grande operação de fiscalização que unirá também Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária.
Durante o encontro, ocorrido na sede da Secretaria de Segurança, também foram discutidos aspectos de ações anteriores, estratégias de integração entre as equipes de cada área e o grande número de denúncias ligadas à aglomeração em residências com agravante de poluição sonora. Deste modo, perturbação do sossego, crime ambiental de poluição sonora seja em espaços públicos, comércios ou residências e aglomerações serão o foco das abordagens, que deverão acontecer ainda esta semana. “Com o trabalho que vem sendo feito pelo poder público desde o início da pandemia do novo coronavírus e o acesso fácil às informações, não há mais como o cidadão alegar desconhecimento. Já passamos pela fase da orientação, este é o momento de endurecer as fiscalizações e as medidas para proteção da segurança e da saúde pública”, destacou o secretário municipal de segurança Júnior Sampaio.
Participaram da reunião, o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Ayres, o secretário municipal de meio ambiente Demósthenes Júnior, o subcomandante do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO) Ten. Cel. Camilo Uzêda, o coordenador de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Judson Almeida, além do secretário de segurança Júnior Sampaio.
“A operação contará com o apoio de 14 veículos, e equipes distribuídas em toda a cidade. Indivíduos que forem flagrados utilizando equipamentos sonoros que abusem do limite de emissão de ruído serão enquadrados na lei de crimes ambientais, terão o item apreendido sem opção de devolução, além da aplicação de multa”, disse o secretário de meio ambiente Demósthenes Júnior.
O Governo do Estado, através da força-tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Desenvolvimento Rural (SDR), enviou, nesta quarta-feira (15), 313 mil máscaras reutilizáveis de tecido e TNT para 45 municípios localizados nas regiões Oeste e Chapada Diamantina e do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu. Também foram destinadas 160 mil máscaras para os Núcleos Territoriais de Educação de Itapetinga, Caetité, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória e Macaúbas.
As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 12 milhões de unidades. “Desde o início da pandemia do coronavírus, o governo vem distribuindo amplamente as máscaras, como forma de ampliar a segurança da população, ao tempo em que a produção delas gera renda para milhares de pessoas em toda a Bahia”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
Os municípios que vão receber as máscaras na região Oeste são: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Angical, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.
Já os municípios da Chapada Diamantina que vão recepcionar as máscaras são: Gentio do Ouro, Souto Soares, Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas e Wagner.
No Território Piemonte do Paraguaçu, as máscaras serão destinadas para os seguintes municípios: Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa e Santa Terezinha.
O Governo do Estado executa a distribuição das máscaras diretamente para municípios e secretarias, para uso nas unidades de saúde e para a população, sendo vedada a vinculação e utilização política na entrega.
Um mototaxista necessitou de atendimento médico após colidir na traseira de veículo na BR 020, no perímetro urbano de Luís Eduardo Magalhães, na manhã desta quarta-feira (15), por volta das 11h40.
Segundo informações colhidas no local, o mototaxista seguia pela rodovia, sentido à Brasília, no momento em que o veículo VW Gol, de cor branca, ao sair do posto de combustível e adentrar no retorno da pista, não percebeu o motociclista que mesmo tentando frear, não conseguiu evitar a colisão.
Em decorrência da colisão contra a traseira do veículo, o mototaxista necessitou de atendimento médico. O condutor do veículo, juntamente com populares que transitavam pela rodovia, prestou atendimento ao ferido acionando o SAMU, que prontamente compareceu ao endereço informado e prestou os primeiros socorros à vítima.
O acidentado foi identificado com as iniciais D.S.S., de 44 anos e apresentou trauma no joelho direito, FCC na mão direita e após ser estabilizado, foi encaminhado à UPA. A SUTRANS registou o acidente.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães distribuiu nota à imprensa justificando o alto preço pago pelas máscaras faciais: No período em que Luís Eduardo Magalhães adquiriu as máscaras N95, o mundo inteiro passava por uma crise de desabastecimento de equipamentos de proteção individual.
O aumento abusivo dos preços foi enfrentado por gestores públicos na área da saúde do país inteiro, como amplamente noticiado pela mídia.
Entretanto, nada justificaria expor nossos profissionais de saúde ao risco de trabalhar sem proteção.
Toda a situação foi exposta na reunião do Conselho COVID-19, para que a comunidade ali representada, tivesse ciência da necessidade de uma decisão administrativa excepcional.
Para não deixar margem para segundas interpretações, e na intenção de proteger nossos profissionais, a Prefeitura oficiou ao Ministério Público Estadual, por meio de expediente daquele Orgão, sobre o aumento abusivo nos preços das máscaras N95 e outros itens, em abril de 2020, e confiantes de que seriam acionados meios que coibissem a prática do abuso de preços, a Secretaria de Saúde adquiriu uma quantidade mínima de EPIs naquele momento.
Responsabilidade e transparência têm sido o norte das ações da Gestão Municipal de Luís Eduardo Magalhães, que nestes três anos e meio primou por garantir a melhoria da qualidade de vida da população, realizando extraordinária transformação em todas as áreas com planejamento e projetos definitivos e que na surpresa proporcionada pela pandemia do COVID-19, soube como poucas reagir de forma firme, corajosa e acima de tudo, democrática e transparente.
Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
Nota da Redação: Estaria tudo muito bem se as máscaras não tivessem custado mais de 5 vezes o preço de mercado atual;
Estaria tudo bem ainda se o currículo da empresa vendedora não tivesse tantos problemas e não constasse de uma empresa de portas fechadas, escondida em Abadiânia, GO;
Estaria tudo bem se não acontecessem fatos precedentes de super faturamento, como os dos serviços de lixo, mais de R$ 45 milhões em quatro anos;
Ou da locação dos ônibus escolares, da contratação de horas-máquina, suficientes para a compra de 10 patrolas zero km, 20 tratores com implementos e mais algumas centenas de milhares de litros de óleo diesel;
Estaria tudo bem se não fosse a tentativa de repassar a terceiros, honorários advocatícios, relatados no famigerado caso do “Contratão”, que se tornou público e fez com que o prefeito Oziel Oliveira recuasse a tempo de não cometer mais uma improbidade.
O caso das máscaras é de fato o menor problema. Em termos financeiros. Mas espera-se que outros, de maior monta, não se sucedam até o fim da atual gestão.
15
Jul/20 |
KASAMAR preços e condições imperdíveis! |
Gestão de frota mais completa é na Global System Rastreamento 24h!
Controle em um único lugar: o nosso Painel de Gestão possui alguns parâmetros para otimizar o consumo de combustível e antecipar manutenções. Você reduz despesas e aumenta a disponibilidade da frota! E com o aplicativo Global System, você toma decisões na palma da mão, ganhando segurança nas transações e agilidade nos processos.
Automatize tarefas, tenha acesso a sistemas com informações completas sobre a sua frota e a relatórios com indicadores de desempenho para ser mais assertivo nas decisões da sua empresa.
Fale com um de nossos representantes e agende uma visita:
📱77 99856-0000 Luziana | Barreiras-BA
📱77 99916-0199 Bruna | LEM-BA
📱77 99921-4588 Tatiane | LEM-BA
📌Av. JK, 2499, Centro, Luís Eduardo Magalhães-BA
15
Jul/20 |
MONITORAR: Seguindo o viés do Agro |
Desde a última segunda, 13 de julho, a Monitorar está em Mato Grosso do Sul, onde passa a semana implantando seu sistema de monitoramento de energia em vários silos armazenadores de grãos. O acompanhamento e a gestão preventiva realizados pela Monitorar seguem, lado a lado, acompanhando a evolução do agronegócio, setor que, juntamente com a agricultura, são os que mais contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Importante destacar que o agronegócio vai além da lavoura e da pecuária, para envolver uma série de tecnologias e processos biotecnológicos que atendem os objetivos de indústrias, produtores e tantos outros clientes. É o trabalho realizado pela Monitorar, que tem como grande objetivo agregar tecnologia, melhorar a qualidade da produção agrícola e modernizar velhos serviços, tornando mais prática a vida dos produtores rurais.
Mais lucro e produtividade - Atendendo em todo o Brasil, a Monitorar, comandada pelo engenheiro agrônimo Victor Nunes e sua equipe, é uma startup voltada para a gestão energética, cujo desempenho vem assegurando mais lucro e produtividade a empresas e produtores rurais, proporcionando uma economia expressiva nas contas de energia elétrica de Sistemas de Irrigação (Pivot Central e Gotejamentos), Armazéns, Agroindustrias, Algodoeiras e outras instalações de maior porte no Cerrado Brasileiro.
15
Jul/20 |
A SEMPRELAR tem de tudo! |
15
Jul/20 |
Clínica Veterinária VETLEM |
Consultada pelo Política ao Vivo sobre a denúncia de uma médica de que remédios contra a Covid-19 tinham sido apreendidos pelo governo estadual, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que as vigilâncias sanitárias do estado e do município de Teixeira de Freitas fizeram uma ação conjunta de fiscalização nesta segunda-feira (13), após denúncias de que uma igreja estaria distribuindo medicamentos controlados para a população.
“As equipes de fiscalização impediram a distribuição, em virtude do local não possuir farmacêutico, nem alvará sanitário, bem como levaram para análise amostras dos medicamentos manipulados. Segundo a Sesab, o Ministério Público também foi acionado para avaliar a iniciativa e adotar as medidas cabíveis”, diz a nota.
No comunicado, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destacou que “não existe comprovação científica da eficácia desses medicamentos no combate ao coronavírus. Ao contrário do que alguns tem difundido, existem evidências de que os remédios podem fazer mal à saúde”, afirma o secretário, ao pontuar ainda que essas medicações são controladas e só devem ser liberadas com receita.
Trabalhamos com colunas e vigas para construções montadas e prontas para uso, treliças, perfil para estrutura metálica, chapa preta, chapa galvanizada, barra chata, cantoneiras, aços trefilados 1045, tubos mecânicos, produtos para torno e solda e serralheria em geral. Temos ainda corte e dobra de chapa.
FABRICAMOS telhas ALUZINC TRAPÉZIO sob medida e trabalhamos com a telha isotérmica.
Vendas no cheque, cadastro próprio pela loja, cartão debito, cartão credito, cartão BNDES e no boleto facilitado e sem burocracia.
Temos 3 lojas na Bahia para melhor atendê-los:
O vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) usou as redes sociais para repudiar a apreensão de medicamentos do chamado “Kit Covid” distribuídos por médicos de Teixeira de Freitas.
A apreensão teria acontecido, segundo relato da médica Caroline Martins, mesmo com os profissionais envolvidos seguindo todos os protocolos determinados pelo governo para distribuição dos medicamentos para famílias carentes atingidas pela Covid-19.
“A única forma que o povo baiano tem para ter acesso ao tratamento precoce de Covid é com o auxílio das FFAA”, escreveu Aleluia em seu Twitter. Recentemente, ele pediu em ofício o auxílio das Forças Armadas e do Governo Federal para que medicamentos sejam distribuídos na Bahia.
“O governador Rui Costa, do PT, continuará provocando o desabastecimento da hidroxicloroquina”, acrescentou o vereador, um dos principais nomes da direita baiana atualmente.
A médica Caroline Martins, de Teixeira de Freitas, usou as redes sociais para denunciar a apreensão pela Vigilância Sanitária da Bahia de “kits covid” que estavam sendo distribuídos na cidade, após uma ação da iniciativa privada do município.
De acordo com a médica, o kit, que possui cloroquina e ivermectina, estava sendo distribuído de graça para a população, mediante comprovação de prescrição médica, para tratamento da Covid-19.
“A iniciativa privada de Teixeira de Freitas se mobilizou para doar à população carente três medicamentos que estão sendo usados para combate à Covid-19. Ontem [segunda-feira] começamos a doação e fomos surpreendidos com a chegada da Vigilância Sanitária estadual ao local”, disse a médica. Segundo Caroline, os fiscais não encontraram irregularidades, mas voltaram no dia seguinte para recolher não somente os kits feitos pelos médicos da região, como também ameaçar fechar as farmácias que os cederam.
“Fomos novamente surpreendidos pela Vigilância estadual da Bahia, que autuou toda as as farmácias de manipulação e recolheu todos os remédios que nós havíamos comprado nessas farmácias com ameaça de interdição. Ou seja, se as farmácias não entregassem esses medicamentos, eles iriam fechar as farmácias”, contou a médica.
O vídeo com o relato de Caroline Martins foi publicado pelo vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM), em suas redes sociais.
O Política ao Vivo procurou a Secretaria de Saúde da Bahia para comentar a denúncia, mas ainda não obteve retorno.
Assista ao vídeo
NOTA:
Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Saúde confirmou operação da vigilância sanitária estadual e municipal para apreensão dos medicamentos, que estavam sendo distribuídos em uma igreja.
“As equipes de fiscalização impediram a distribuição, em virtude do local não possuir farmacêutico, nem alvará sanitário, bem como levaram para análise amostras dos medicamentos manipulados. Segundo a Sesab, o Ministério Público também foi acionado para avaliar a iniciativa e adotar as medidas cabíveis”, diz a nota.
No comunicado, secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que “não existe comprovação científica da eficácia desses medicamentos no combate ao coronavírus. Ao contrário do que alguns tem difundido, existem evidências de que os remédios podem fazer mal à saúde”, afirma o secretário, ao pontuar ainda que essas medicações são controladas e só devem ser liberadas com receita.
Apesar de pregar a necessidade do distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus, o governador Rui Costa (PT) acabou responsável por uma aglomeração na manhã desta terça-feira (15), durante a inauguração do Hospital Geral Clériston Andrade 2, que será utilizado para o tratamento de pessoas com coronavírus.
Na presença do secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, e do pré-candidato petista à prefeitura de Feira de Santana, o deputado federal Zé Neto e de médicos, assessores, jornalistas e outros candidatos, como Sargento Isidório (Avante), Rui participou do ato de inauguração, que reuniu algumas dezenas de pessoas, que não respeitaram à recomendação de manter 1,5m de distância.
Recentemente, o governador já havia causado outra aglomeração em um ato de inauguração na cidade de Rafael Jambeiro.
O deputado federal Igor Kannário (Democratas) apresentou nesta terça-feira (14) um projeto de lei para tornar obrigatória a instalação de câmeras em coletes, viaturas e capacetes de policiais. A medida, caso aprovada, valerá para todos os integrantes dos órgãos de segurança pública do país, como as polícia Civil, Militar, Penal, Federal e Rodoviária Federal.
O projeto de lei, cujo número é 3796/2020, prevê que as câmeras tenham resolução boa, zoom e opção de impressão. “A filmagem e gravação da ação policial é ferramenta utilizada pelas principais polícias mundiais e visa, particularmente, resguardar o policial e comprovar a correta abordagem, preservando a ação e as provas nelas colhidas”, ressalta Kannário.
As câmeras também devem ter tecnologia “com sensibilidade à luz compatível com a iluminação do local, a fim de permitir a identificação fisionômica de pessoas ou situações presentes no sistema monitorado”.
O projeto ainda prevê que o sistema seja instalado de forma gradativa no período de um ano após publicação da lei e que as imagens sejam preservadas por seis meses. A fiscalização ficaria a cargo de cada Secretaria de Segurança Pública dos estados.
Vende-se ou Aluga-se ponto comercial com 620 metros quadrados localizado na Avenida Kichiro Murata, nas proximidades da Praça dos Três Poderes, em Luís Eduardo Magalhães.
Intessados ligar para os fones: 73 9.9987-7059 - 73 3013-6362 - 73 9.9968-0532.
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D e balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óeo, suspensão, injeção eletrônica.
Atendemos todas as marcas nacionais e importados trabalhamos com peças originais. Temos um ambiente climatizado, espaçoso e confortável para você e sua família.
Contando com uma experiência de 17 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Agora na Rua Sérgio Hoff, N° 416, no bairro Jardim Imperial, atrás da Campo Oeste-Stara. Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 21 (VINTE E UM) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.
Os casos se referem: doze pacientes do gênero masculino, entre 20 e 55 anos; nove pacientes do gênero feminino, entre 17 e 52 anos. Nenhum dos pacientes refere história de viagem ou contato com caso positivo.
Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.
Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 540 (quinhentos e quarenta) casos confirmados da Covid-19 e 06 (seis) óbitos.
Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.
O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.
Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde
“Nos momentos em que a necessidade dos médicos é altíssima, isto é, durante as grandes epidemias, eles estão mais expostos ao perigo”. filósofo alemão Friedrich Nietzsche ...essa frase descreve o cenário atual. O reconhecimento da função social desses agentes é tão necessária quanto é a certeza de que a maioria de nós estará, cedo ou tarde, em suas mãos...
Para que eles façam o seu melhor para todos e inclusive para nós, quando chegar a nossa hora que sejam eles sejam valorizados e reconhecidos a todo tempo, palmas e apitos para essa gente toda que celebra a essência humana com tanto empenho, dedicação e entusiasmo... São médicos, enfermeiros, instrumentistas, bombeiros, policiais, seguranças, garis, enfim, eles são muitos...
É hora, agora como nunca de homenagear -los quem tem o poder curativo, se não , pelo menos o poder de aliviar as dores e oferecer consolo, cuja urgência é planetária. As cenas dessas pessoas dedicadas e, na maior parte, anônima por trás de suas máscaras e aventais, rodam o mundo que, atônito, compartilha com eles o mesmo drama.
Cansados e, quase sempre, atuando em cenários devastadores, onde falta quase tudo, essa gente se arrisca em seu dom filantrópico que inspira e celebra o que, como humanos, temos de melhor: a capacidade de se compadecer diante da dor alheia. Mantenham-se firmes, confiantes e seguros pelas mãos de Deus. Vocês foram escolhidos por Deus para essa profissão, mantenham-se tranquilos e com fé de que tudo isso vai passar logo.
Parabéns aos profissionais que estão na linha de frente nessa pandemia de Luís Eduardo ,do Oeste baiano, da Bahia ,do Brasil e do mundo vocês são muito importante para o nosso mundo, muito obrigado, vocês sao instrumentos de Deus. Desejo que a ida e retorno para suas casas sejam em segurança.