Destaques
publicidade
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
14
Mar/18

Pesquisadores e tcnicos ambientais discutem segurana hdrica no oeste da Bahia

 

O uso racional da água é uma preocupação constante da população brasileira. No Bahia, o tema tem sido amplamente discutido por representantes de vários segmentos da sociedade civil. Às vésperas do Fórum Mundial da Água, o Estado sediou o I Seminário Internacional de Políticas Públicas de Gestão dos Recursos Hídricos, que reuniu pesquisadores brasileiros e norte-americanos para apresentar um estudo que está sendo desenvolvido no oeste baiano, onde se busca quantificar as águas superficiais e subterrâneas da região e propor um modelo de gestão sustentável.

Em paralelo ao evento, técnicos da Aiba, Codevasf, Crea, Sema, Inema e CPRM, além de pesquisadores da Ucsal e das universidades Federal da Bahia, de Viçosa e do Rio de Janeiro se reuniram, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em Salvador, para planejar ações que promovam uma maior interação entre diferentes instituições. O debate entre esses atores é fundamental para garantir os múltiplos usos do recurso disponível.

Durante o encontro, o geólogo e professor da Universidade de Nebraska – Lincoln (UNL) –, Troy Gilmore, compartilhou as experiências de gestão de águas subterrâneas do estado norte-americano que registra baixo índice de precipitação, mas que mesmo assim se tornou referência em irrigação com captação de água não superficial.



"No Nebraska temos mapas de mudanças de nível de água do aquífero com base nos valores da década de 1950, quando a irrigação generalizada utilizando águas subterrâneas estava começando. Isso é fundamental porque reconhecemos que a qualidade da água pode ser afetada pelas atividades agrícolas. Por isso, destacamos a criação, na década de 70, dos Distritos de Recursos Naturais (NRDs), que têm sido muito eficazes para o gerenciamento de águas subterrâneas do Estado. Recentemente, as agências passaram por soluções colaborativas, que equilibram as necessidades de múltiplos grupos de interesse e usuários", destaca.

Para o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o diálogo entre os diversos segmentos sociais é o primeiro passo de um processo claro e democrático, onde todos falam e são escutados. “A troca de informações é crucial para se desmitificar algumas ideias infundadas e também para vir à tona dados reais e científicos para que tenhamos segurança no uso correto e otimizado da água, evitando desperdício, trazendo como premissa o desenvolvimento econômico atrelado ao desenvolvimento socioambiental”, defende.

A engenheira agrônoma, Glauciana Araújo, membro da equipe técnica da Aiba que acompanha o estudo sobre o potencial hídrico do oeste baiano, ressaltou que a pesquisa partiu de uma demanda dos agricultores e culminou no projeto liderado pela UFV, com o apoio do governo da Bahia, através da Sema, Seagri, SIHS e do Inema. Segundo ela, não está descartada, para as fases seguintes, parcerias com a Agência Nacional de Águas (ANA), CPRM e outras universidades públicas e privadas.



“Considerando a carência de informações e complexidade das pesquisas, podemos dizer que os estudos foram apenas iniciados e que há possibilidade e necessidade de consolidação de novas parcerias com instituições que não estão envolvidas diretamente nesta fase inicial. É importante ressaltar que o envolvimento de produtores rurais, de empresas que desenvolvem estudos geológicos, de solo e águas e de consultorias que dispõem de informações técnicas contribui muito para o avanço dos estudos”, explica.

O professor Gerson Júnior, do Instituto de Geociências da UFRJ, avaliou a reunião como um ponto de convergência entre os vários segmentos sociais interessados na boa gestão dos recursos hídricos do oeste baiano: produtores rurais, organismos e empresas públicas estaduais e federais e academias. “Conseguimos reunir todos os lados interessados em debater esse tema, de maneira a discutirmos os múltiplos usos e a preservação. Essa pesquisa veio na hora certa para termos dados concretos para debater. Neste sentido, foi fundamental a participação do Serviço Geológico Brasileiro, materializada pela rede de monitoramento de recursos hídricos, particularmente das águas subterrâneas, que, aliada ao esforço de outros órgãos como o Inema, permitem a obtenção de informações fundamentais para se atingir o equilíbrio e sustentabilidade no aproveitamento dos recursos”, pontuou.

“Sem dúvida nenhuma, o diferencial desse estudo é que o mesmo está sendo proposto como uma contribuição ampla de todas as instituições e equipes técnicas ligadas à área”, disse o professor Everardo Mantovani, coordenador do estudo, atestando a imparcialidade da pesquisa, que será apresentada no 8º Fórum Mundial da Água, na próxima semana, em Brasília.

 

Fonte: Ascom Aiba
()
14
Mar/18

LEM: Menino de 2 anos morre afogado no Assentamento Rio de Ondas

Na tarde desta quarta-feira, 14, por volta das 16h50, um senhor, avô do pequeno Lohan Gabriel de Lima, de 2 anos, compareceu a delegacia de polícia de Luís Eduardo Magalhães para comunicar que a criança morrreu após cair em um tanque de criação de peixe, na Vila II, no Assentamento Rio de Ondas, zona rural do município.

De acordo com informações, a criança estava na roça com a mãe e durante um descuido, a criança caiu dentro do tanque, morrendo afogada.

Uma funerária da cidade foi autorizada a ir remover o corpo da criança que será encaminhado para o IML de Barreiras para a realização de necropsia.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
14
Mar/18

LEM tem a UNIPEAS - Centro Automotivo. Venha nos visitar!!!!













Luís Eduardo Magalhães agora conta com uma grande loja no ramo automotivo com serviços de qualidade e garantia nacional.

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D e balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica.

Atendemos todas as marcas nacionais e importados trabalhamos com peças originais. Temos um ambiente climatizado, espaçoso e confortável para você e sua família.

Contando com uma experiência de 16 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.

UNIPEÇAS – Avenida Kichiro Murata, 463, Jardim Imperial, fone: 77 3628-6988. Em Barreiras, na Rua Lomanto Junior, 290, bairro JK.

Fonte: Publicidade
()
14
Mar/18

Tem Promoo Nova na MOBIL!!!

Fonte:Publicidade
()
14
Mar/18

Hoje tem Promoo na rabe Pizza!!!

Fonte:Publicidade
()
14
Mar/18

Secretria Jusmari destaca aes do Desenvolvimento Urbano da Bahia



A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, representou o estado no Encontro Internacional da Rede Mundial do Fórum das Autoridades Locais de Periferia (Falp), que aconteceu na manhã desta terça-feira (13), em Salvador. O evento integra as iniciativas envolvendo o Fórum Social Mundial.

Na ocasião, a secretária Jusmari apresentou os avanços conquisdtados nos últimos anos, como por exemplo no metrô trem sobre trilhos, que atende cerca de 284 mil usuários por dia. “Eu peguei o metrô com 140 mil. Fomos construindo estações, melhorando os acessos. Sobre trilhos, construímos passarelas - a que liga o Iguatemi, com oito metros de largura é a maior. Detalhes de corrimões, rampa, escada fixa, escada rolante, braille, piso tátil, sistema de monitoramento, shoppings parceiros, espaço seguro, implantação de sistema com leitura facial, integrado mundialmente. Também nas entradas dos grandes fluxos, shoppings, teatros, estádio e o sistema de leitura de placas”, frisou.



Sobre o Sistema VLT, Jusmari Oliveira destacou que a licitação ocorrerá nos próximos dias e foi além ao confirmar a implantação do Sistema de Regionalização da Saúde, com grandes hospitais e policlínicas regionais. “Eu e Oziel estávamos adequando na segunda-feira passada o projeto do hospital de Luís Eduardo Magalhães, com recursos da Prefeitura e do Estado, Desenbahia, convênios com mais de 100 municípios e preparando mais 261. Mais de R$ 100 milhões em convênios para pavimentação de ruas, praças, teatro [em Itabuna],” explicou.

O município de Barreiras será beneficiado com a construção do acesso e do melhoramento do sistema de esgotamento da unidade penal do município e também pela construção do heliporto, já em fase de licitação.
Em Luís Eduardo Magalhães, obras consideradas importantes pela gestão municipal e pela população estão em andamento, como o asfaltamento de 11 ruas, com recursos de R$ 6 milhões, construção e drenagem da feira do bairro Mimoso 2, além de reformas no “Aroldão”, na arquibancada, no gramado, cabine de transmissão para a imprensa.

Obras importantes
A secretaria de Desenvolvimento Urbano tem diversas outras obras em andamento em todo o estado. São dezenas de túneis e viadutos. “Essa semana iniciamos a etapa 1 da Avenida Gal Costa, quatro túneis que ligam a suburbana à Estação do Pirajá. No bairro Lobato, os quatro túneis que se entregaram chegam à estação do Pirajá em poucos minutos”, falou sobre as obras na capital baiana.

A recuperação do anel da soja, que liga toda a malha viária a São Desidério, terá início em breve, após a assinatura da ordem de serviço.

Fonte: Assessoria de Comunicao
()
14
Mar/18

Oziel Oliveira vai ao DF garantir internet para todos no LEM





O prefeito Oziel Oliveira esteve na capital federal na última segunda-feira (12), acompanhado do secretário municipal de Ciências e Tecnologia, Nil Teixeira, para garantir a implantação do projeto Cidade Digital em Luís Eduardo Magalhães.

O convênio assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai possibilitar a instalação de fibra ótica no município, com a finalidade de integrar escolas, postos de saúde, hospitais e secretarias, por exemplo, além de possibilitar a implantação de sistema de monitoramento em ruas, praças e prédios públicos, melhorando, assim, a segurança da cidade.

De acordo com o termo de adesão, diversas localidades da Zona Rural e também da Urbana ainda sem acesso à internet em Banda Larga, como o bairro Sol do Cerrado, por exemplo.

Ao município caberá garantir espaços adequados para a instalação dos equipamentos, além de segurança e fornecimento de energia elétrica. Já o ministério ficará responsável pela liberação, instalação e manutenção dos equipamentos instalados.

Segundo o prefeito Oziel Oliveira, após ser implantado, o serviço deverá melhorar o acesso e a inclusão digital de moradores das localidades mais distantes do Centro da cidade de Luís Eduardo Magalhães.

“A ampliação do sinal de internet que asseguramos com este novo convênio irá conectar milhares de luiseduardenses ao mundo digital, o que proporcionará diversas vantagens como acesso aos serviços públicos, à educação, à informação e capacitação profissional, para citar algumas. As ações da nossa Rede do Bem também serão impulsionadas com essa conquista, acessando uma quantidade muito maior de crianças, jovens, adultos e idosos, que passarão a receber capacitação para adentrar a este “mundo novo”, justificou o prefeito.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
14
Mar/18

Bruno Motos - A sua oficina de motos em Barreiras

 

Fonte: Publicidade
()
14
Mar/18

Ateno corretores!!

Fonte: Publicidade
()
14
Mar/18

Cirrgica Brando. Distribuidor Mdico Hospitalar

 

Fonte: Publicidade
()
14
Mar/18

Motociclista tem suspeita de fratura aps acidente em LEM





Um motociclista de 38 anos ficou ferido após sofrer acidente na tarde desta quarta-feira (14), por volta das 14h, entre os bairros Sol Nascente e Alto do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, Sandro Souza dos Santos trafegava pela Rua São Francisco quando foi surpreendido por um carro e acabou colidindo.

O motociclista e o carona ficaram feridos e foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e encaminhados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

O condutor do veículo permaneceu por pouco tempo no local e foi embora. A suspeita é que o motociclista sofreu fratura na perna direita.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
14
Mar/18

Estudantes de curso de enfermagem esto impedidos de colar grau por falta de professores de estgio



Alunos do curso técnico em enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP) procuraram o Blog do Sigi Vilares para denunciar uma situação que estão enfrentando desde o ano de 2014, quando eles conseguiram concluir a formação profissional. Os estudantes estão impossibilitados de cumprir a carga horária de estágio devido à falta de professores de estágio ou preceptores para supervisionar e orientar a a prática desses alunos.

De acordo com os alunos, cada preceptor só pode acompanhar legalmente, dependendo do setor em que é realizado o estágio, apenas seis alunos, o que inviabiliza a realização do estágio, tendo em vista que não tem um número suficiente de preceptores.

No último processo seletivo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), realizado no ano de 2016, foram aprovados 06 preceptores sendo que até a presente data nenhum deles foi contratado.

Por conta dessa situação, as turmas de 2014/2015 estão impedidos de colar grau até que se tenha uma solução para que tal processo seja realizado.

Segue abaixo portaria:

PORTARIA SEC/SUPROT N° 3781 de 30 de maio de 2017



Assim é medida urgente e necessária, a contratação desses profissionais para que os alunos realizem a carga horária de estágio pendente, tal como a realização da colação de grau, para podermos então concluir o curso Técnico em Enfermagem e estarem aptos a exercer a tão sonhada profissão, pois a maioria dos alunos são mães e pais de famílias que para isso precisam do Registro no Conselho Regional de Enfermagem - COREN para poder atuar e contribuir no sustento dos seus lares, visto que ao longo do curso houve um grande investimento por parte dos alunos com transporte, alimentação, material didático e instrumentos para prática do estágio. Desta forma, ao regularizar a situação dos alunos, a saúde da região oeste tem muito a ganhar tendo em vista que serão inseridos no mercado de trabalho profissionais qualificados, aptos a contribuir de forma satisfatória com a saúde daqueles que necessitam.
.
Atenciosamente,

Comissão Representante das turmas do Curso Técnico em Enfermagem CETEP Bacia do Rio Grande.

Fonte: CETEP
()
14
Mar/18

Hoje tem Lucas & Bruno no Picanha

 

Fonte: Publicidade
()
14
Mar/18

LEM: Motociclista fica ferido aps coliso com veculo na Avenida Eduardo Campos












Um homem de 50 anos ficou ferido após acidente na tarde desta quarta-feira (14), por volta das 14h, na Avenida Eduardo Campos, trecho duplicado da BR 242, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, o motociclista identificado como José Francisco dos Santos Jesus, ficou ferido após reduzir a velocidade para passar por um quebramolas e colidir na traseira de um veículo Fiat Uno.

Devido à colisão, o motociclista veio ao chão e teve algumas escoriações. Uma guarnição da Guarda Civil Municipal rapidamente esteve no local, organizou e socorreu o motociclista para a UPA, já que o SAMU estava atendendo outra ocorrência. A vítima é vigia do lixão de LEM.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
14
Mar/18

Vai construir ou reformar? Passe no Galego - O Rei da Construo













Na hora de por a mão na massa, passe primeiro no Galego - O Rei da Construção. Lá você encontra material hidráulico e elétrico, cimento, tintas, blocos, piso e muito mais.

O Gelego tem pontualidade na entrega e qualidade no produto.

Galego - O Rei da Construção, fica na Rua Paraíba, Quadra 16, na bairro Cidade. Universitária. Fones: 77 3628-7474 É 9.9918-9451

Fonte: Publicidade
()
14
Mar/18

A Machado Ribeiro - Empreendimentos Imobilirios agora no Oeste Shoppin Popular

 

Fonte: Publicidade
()
14
Mar/18

SUTRANS isola rea na divisa do Paraso com o Florais La







Na manhã desta quarta-feira, 14, agentes da SUTRANS isolaram parte da Avenida Tancredo Neves, na altura do cruzamento com a Rua 2 de Julho, entre os bairros Florais Léa e Jardim Paraíso, na cidade de LEM.

O motivo é um novo desmoronamento e uma cratera que voltou a se formar no local que tinha sido recuperado pela prefeitura, após as chuvas do início do ano.

O problema voltou a ocorrer após as chuva que caiu durante toda noite de ontem e madrugada de hoje na cidade. O local foi isolado para evitar acidentes.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
14
Mar/18

LEM: Acidente de trabalho mata pedreiro no Cidade Universitria

Ado Carlos Lima caiu de uma escada. Ele estava em uma residncia fazendo a manuteno no telhado





Na manhã desta quarta-feira, 14, pouco depois das 9h30, um pedreiro identificado como Adão Carlos Lima Barbosa, de 52 anos, morreu após uma escada escorregar e cair com ele em uma residência localizada na quadra 1 da Rua Martha Fischer, no bairro Cidade Universitária, na cidade de LEM.

De acordo com informações, o pedreiro foi até à residência para fazer um conserto no telhado, quando a escada escorregou e ele caiu para trás, batendo com a parte das costas e a cabeça no chão. A escada caiu por cima do pedreiro.

O SAMU foi acionado e tentou reanimar o pedreiro, mas sem sucesso, ele veio a óbito ainda na residência. A Polícia Militar, juntamente com a polícia civil, esteve no local colhendo informações. Após perícia, o corpo do pedreiro será removido para o IML de Barreiras.

Dor - Familiares do pedreiro lamentaram a sua morte e a relembraram uma dor recentemente da família que já havia perdido outro membro vítima de choque elétrico na Avenida Salvador, no bairro Mimoso I, após uma barra de ferro encostar em um fio de alta tensão da Coelba.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
14
Mar/18

Secretaria de Assistncia Social e Trabalho realiza programao especial para mulheres barreirenses

Como parte das comemorações do mês da mulher, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho organizou uma programação com serviços e atendimentos às mulheres que moram na zona urbana e também na zona rural do município. As ações tiveram início nesta quarta-feira (14), com reuniões comunitárias e serviços socioassitenciais no CRAS III, no bairro São Pedro onde as participantes foram recepcionadas com um café da manhã, e também na Escola Adroaldo Costa, no Cerradão. Até a próxima sexta-feira (16) a programação terá sequência.


No primeiro dia dos atendimentos as mulheres acompanharam palestras sobre ‘a importância do CRAS na comunidade’ e ‘mulheres e os serviços socioassistenciais’. Também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os serviços oferecidos e fazer atualizações do CadUnico, Passe Livre, Carteira de Idoso, além serem orientadas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e acolhimento familiar.

“A proposta é levar serviços e informações principalmente às mulheres que estão mais distantes e muitas vezes não têm tempo ou condições de sair de suas casas para ir até um CRAS buscar seus benefícios. Intensificamos as ações neste período, mas, nossa meta é continuar com essas abordagens até atingirmos 100% de cobertura em todo o município”, disse a secretária Karlúcia Macedo.

Na quinta-feira (15), das 8:30h às 16h30min a reunião será na Escola Manoel Rocha de Carvalho, no KM 30 e na sexta-feira (16) a programação será encerrada com uma roda de conversa às 16h na Escola Paulo Freire, no Conjunto Habitacional Rio Grande, com a temática ‘Rede de Proteção e Empreendedorismo’.

Fonte: Dircom/PMB
()
14
Mar/18

Internauta: "Quando o asfalto termina, comea o problema"











Bom dia Sigi,

Olha o que aconteceu com o meu carro hoje pela manhã. Estava trafegando pela Rua Lençóis, no Santa Cruz, quando fui surpreendida com essa buraqueira.

A rua é asfaltada, mas quando termina o asfalto o problema começa. Deixo aqui meu apelo à prefeitura de LEM que olhe com carinho a situação de nossas ruas.

Att. Motorista indignada

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Participao do internauta: 9-9810-9920
()
14
Mar/18

Bem Brasil Pastis... Esse o Blog do Sigi Vilares recomenda!

Fonte:Publicidade
()
14
Mar/18

LEM: Reclamao de uma me de aluna do CEMEI do Mimoso I



Bom dia Sigi;

Essa é a sala que as crianças de apenas 3 a 4 anos ficam no CEMEI Patrícia Oshiro Brentan, no bairro Mimoso I, aqui em LEM. O teto parece que vai desabar. Isso já acontece desde a semana passada e a prefeitura não resolve o problema.

Até quando nossas crianças irão pagar o preço pelo erro dos adultos que fazem uma obra que não aguenta chuva?

Att. Mãe indignada

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Participao do internauta: 9-9810-9920
()
14
Mar/18

Hoje a Quarta do Bloco e Tbuas na ArKhilar Materiais de Construo

Fonte:Publicidade
()
14
Mar/18

Ofertas da Semana do Hortifruti e Verduro

Fonte:Publicidade
()
14
Mar/18

Distribuidora RSEG Equipamentos para Segurana

Fonte:Publicidade
()