Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
16
Out/21

Falta de fertilizantes complica plantio e sinaliza mais inflação na mesa em 2022

O produtor Emilio Kenji Okamura, de Capão Bonito, município do sudoeste de São Paulo, já comprou o fertilizante que usará para o plantio do milho em fevereiro. “Como está se falando muito em possível falta, decidi antecipar, mas paguei caro”, conta. Para muitos produtores, a crise na oferta dos fertilizantes para a segunda safra de milho, a “safrinha”, a ser semeada entre janeiro e março no Centro-Sul do País, já é real. O impacto não ficará restrito ao campo: deve bater no prato do brasileiro e na inflação.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro previu desabastecimento de alimentos em 2022 por causa da falta de fertilizantes. Em vez de desabastecimento, especialistas acreditam que o impacto tende a ser na forma de inflação. A grande prejudicada, a segunda safra de milho, chamada de safrinha, na prática é uma “safrona”. Das 118 milhões de toneladas de milho esperadas para o ano 2022, a safrinha deve responder por 75%. Como o milho é base da alimentação de suínos e aves, qualquer quebra na oferta resulta em alta de preços do grão e dessas carnes.

O problema é que o Brasil depende das importações de insumos, como fosfato, cloreto de potássio e ureia, por exemplo. De janeiro a julho, dos 23,8 milhões de toneladas de fertilizantes entregues aos agricultores, 20 milhões de toneladas foram de produtos importados e 3,8 milhões de toneladas produzidas nacionalmente, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

E o cenário internacional de suprimentos é desfavorável. Com a retomada das economias, as compras de fertilizantes aumentaram, puxadas pela alta das commodities agrícolas (matérias-primas cotadas em dólar). Somado a isso, há restrições na oferta dos insumos.

Em comunicado, o diretor executivo da Anda, Ricardo Tortorella, explica que o potássio, por exemplo, sofre as incertezas do fornecimento pela Belarus, em razão de sanções aplicadas pela União Europeia, pela Suíça, pelos Estados Unidos, pelo Canadá e pela Inglaterra àquele país que responde por 20% da oferta, enquanto, no fósforo, os gargalos estão nos atrasos no embarque em portos de alguns tradicionais produtores.

Além disso, há incertezas quanto aos novos efeitos das restrições na oferta chinesa de nitrogênio e de fósforo em razão da alta no custo de gás natural e do aumento do consumo desses nutrientes pelo gigante asiático. “A China é uma grande produtora e também uma grande consumidora de fertilizantes”, diz o pesquisador Felippe Serigati, da FGV Agro.

Com risco de não conseguir entregar o produto pelas restrições na disponibilidade de fertilizantes no mercado internacional, em algumas regiões, contratos já firmados estão sendo cancelados. “A indústria de fertilizante não está enviando a cotação de preço para os produtores por causa do risco de não conseguir entregar o produto”, diz.

Mercado parado

O gerente da consultoria Agro do Itaú BBA, Guilherme Bellotti, diz que, para a compra de insumos da safra de verão 2022/2023, o mercado está parado. “Tem uma incerteza muito grande em relação ao preço desses insumos”. A margem de manobra do governo para conter os preços praticamente não existe. “Os estoques são marginais, não são significativos”, diz Silvio Farnese, diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura.

Ele explica que a Política de Garantia de Preços Mínimos foi desenhada em 1966. Quando os preços de mercado ficavam abaixo do mínimo, o governo entrava, comprando os produtos. Mas faz anos que os preços de mercado dos produtos agrícolas estão acima do mínimo, e “o mundo abandonou a política de formação de estoques, exceto a China”.

“O foco do ministério hoje é concentrar esforços no sentido de aumentar a produção agrícola, fornecendo seguro, crédito rural, e foi isso que aconteceu nos últimos anos”, observa. Quanto à afirmação do presidente de que haverá falta de alimento, Farnese diz que não é esse o cenário que a pasta está vendo. “O presidente teve uma posição de alerta”, afirma.

Fonte:Márcia De Chiara e José Maria Tomazela / Estadão
()
16
Out/21

HOJE é dia de feijoada no TEMPERO NOVO

Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

CIPR Barreiras intensificou o PCFTran para coibir transporte clandestino

Na noite de ontem, sexta-feira, 15, a CIPRV-Barreiras, intensificou o PCFTran com vistas inibir/coibir o transporte clandestino de passageiros em cumprimento a legislação vigente, visando a segurança dos usuários. 

Os veículos encontrados em situação irregular foram notificados por transporte irregular de passageiros, sendo os passageiros transferidos para veículos regulares na rodoviária da cidade de Barreiras.

Fonte:Ascom PM
()
16
Out/21

Hoje tem feijoada no West Burguer

Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

Buscando uma alimentação saudável? Agora em LEM você encontra o Frango Caipira do Sítio do Sol

Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

Hoje tem Feijoada na Churrascaria Mimoso. Coma a vontade por R$ 25

Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

Fim de Semana de Ofertas do IGACENTER!

Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

LEM: Condutor com visível estado de embriaguez atropela pedestre em faixa e é preso pela ROMU

 

No inicio da noite deste sexta-feira (15), por volta das 18h45, uma mulher de 21 anos, foi atropelada por um veículo Saveiro/Volkswagen, quando fazia a travessia em uma faixa de pedestre na avenida Ayrton Senna, entre os bairros Santa Cruz e Florais Léa.

Uma equipe do ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), da GCM-LEM foi acionada, prestou apoio a vítima até a chegada do SUMU.

Uma equipe da SUTRANS também foi acionada pelos GCMs, pois o condutor do veículo apresentava visível estado de embriaguez.

O motorista foi convidado a realizar o teste do etilômetro, porém se recusou, resistiu a revista ofendendo os GCMs, além de informar o nome errado. 

No interior do veículo foi encontrado uma garrafa de cerveja e dois cachorros. 

A SUTRANS registrou a ocorrência de trânsito e o condutor recebeu voz de prisão pelos Guarda Civis Municipais e foi conduzido ao DISEP, juntamente com o veículo, que ficaram a disposição das autoridades competentes.

A SUTRANS acompanhou a ocorrência até o DISEP, juntamente com a equipe do ROMU.

Segundo informações, à vítima do atropelamento sofreu contusão no crânio e em membro inferior esquerdo. A mesma foi encaminhada à UPA para melhor avaliação.

Fonte:Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito
()
16
Out/21

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação aplica mais de 15 imunizantes neste sábado

Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade não vacinados ou com esquema incompleto, poderão regularizar a situação vacinal neste sábado (16), dia “D” de mobilização nacional da Campanha Nacional de Multivacinação.

Para iniciar ou completar o esquema vacinal, estão sendo oferecidas as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativada e Pólio Oral, Rotavírus, Pneumcócica 10-Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DPT, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e DTpa.

A campanha tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal desse público, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes desta faixa etária.

A Campanha Nacional de Multivacinação segue até 29 de outubro.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) destaca a importância de toda a população-alvo comparecer às unidades de saúde, levando o cartão ou caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

Fonte:Bahia Notícias
()
16
Out/21

Senado pode votar subsídio para gás de cozinha na próxima terça-feira (19)

O Plenário do Senado se reúne na próxima terça-feira (19), quando poderá votar o projeto de lei que prevê subsídios para a compra de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda (PL 2.350/2021). O texto conta com relatório favorável e, se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados.

O projeto cria o programa Gás para os Brasileiros, que poderá financiar até 100% do preço médio do botijão a cada dois meses. As famílias beneficiadas serão aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O autor da proposta é o senador Eduardo Braga (MDB-AM). O relator é o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que promoveu alterações no texto com o objetivo de ampliar o valor do benefício em relação ao previsto no texto original.

Fonte:Com informações da Agência Câmara e Agência Senado
()
16
Out/21

Mais de 800 eletrônicos são apreendidos em operação da CIPRv que tinha como destino Irecê e Luís Eduardo Magalhães

Mais de 800 eletrônicos foram apreendidos, na nesta quinta-feira (14), durante operação do Tático Operacional da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado), o km 251 da BR 030, entre os municípios e Caetité e Brumado. Os itens irregulares estavam em dois ônibus com destino a Irecê e Luís Eduardo Magalhães.

Foram encontrados 10 celulares, 300 modems, 300 fontes elétricas, 57 carregadores, 54 cabos para diversos equipamentos, fones, carregadores, balanças, caixinhas de som, extensões elétricas, adaptadores bluetooth, calculadoras, mouses, controles remotos, suportes para televisão e baterias.

De acordo com o comandante da CIPRv, major David Robson Conceição, os itens foram achados no bagageiro de dois coletivos que vinham de São Paulo para a Bahia. Os produtos não tinham nota fiscal.

O material foi apreendido e levado à Delegacia Territorial de Caetité. Os proprietários dos itens não foram identificados.

 

Fonte:SSP BA
()
16
Out/21

Com o rastreador da LOCALIZE você tem controle de frota e economia na gestão de combustível

Controle de manutenção em geral do seu veículo ou sua frota através do nosso sistema, uma ferramenta completa e fácil de usar! Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
15
Out/21

LEM: Mulher é atropelada na faixa de pedestre na Avenida Ayrton Senna

Na noite desta sexta-feira, 15, pouco depois das 18h30, uma mulher de aproximadamente 21 anos foi atropelada por um veículo enquanto atravessava a Avenida Ayrton Senna pela faixa de pedestre, entre os bairros Santa Cruz e Florais Léa, em frente ao Supermercado Santo Antônio, na cidade de LEM.

De acordo com informações, o homem conduzia uma picape Saveiro pela avenida sentido Loteamento Conquista. Quando a guarnição do ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da GCM chegou no local encontrou o condutor do carro com sinais de embriaguez e no veículo um litro de cerveja.

O SAMU foi acionado e ao chegar no local fez os primeiros procedimentos e em seguida socorreu a vítima para a UPA com ferimentos pelo corpo.

Agentes da SUTRANS realizaram o registro da ocorrência enquanto o condutor do carro foi encaminhado para o DISEP pelos agentes do ROMU.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
15
Out/21

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
15
Out/21

Governadores batem o pé e planejam ir ao STF para não baratear combustíveis

Fonte:JOVEM PAN
()
15
Out/21

LEM tem a TERRA BAHIA COMERCIAL. Distribuidora AIZI Implementos

Rodotrem, Bitrem e demais implementos rodoviários
















Rua 23 de Outubro, 71 - Jardim Paraiso Fase I - Luis Eduardo Magalhães. Fone: 77 9.9810.4068

Fonte:Informe Publicitário
()
15
Out/21

CONSTRUFER - Sobras industriais. A loja de ferro mais próxima de você!

Temos trilhos de trem. Aceitamos cartões

Fonte:Publicidade
()
15
Out/21

Farmácia Avenida. Medicamentos com até 90% de desconto

Fonte:Publicidade
()
15
Out/21

Essa você só encontra na FORD BURITI. E aí?! vai encarar?!

Fonte:Publicidade
()
15
Out/21

Ofertas de Fim de Semana do IGACENTER!

Fonte:Publicidade
()
15
Out/21

BIBIL Borrachas de Pneu - Fabricamos buchas de borracha para todos os tipos de veículos

Fonte:Publicidade
()
15
Out/21

Quer economizar? Não compre antes de fazer um orçamento na MADEFERRO!



Temos ferragem armada, vergalhão, tábuas, areia, cimento, e muito mais! Tudo em um único lugar... MADEFERRO FERRO - AÇO E MATERIAIS DE CONTRUÇÃO.

Fonte:Informe Publicitário
()
15
Out/21

Pague suas contas no CAIXA AQUI do Oeste Shopping Popular

Fonte:Publicidade
()
15
Out/21

Peça de ficção elaborada por Renan na CPI pedirá indiciamento de Bolsonaro, Queiroga e Onyx

Fonte:JOVEM PAN
()
15
Out/21

Prefeitura de São Desidério entrega casas populares para famílias do povoado de Sucupira

Na tarde desta sexta-feira, 15, a moradora do povoado de Sucupira, Ana Paula da Silva de Jesus e seus sete filhos pequenos tiveram seus sonhos realizados: ter uma casa digna. Sua irmã Daiane também recebeu a sua nova casa. Uma iniciativa da Prefeitura de São Desidério por meio do Programa Municipal Casa Bela.

A entrega contou com a presença do prefeito Zé Carlos, do vice-prefeito, Zé Barbosa, da secretária de Assistência Social, Josefina Soares, e vereadores.

“Somos em nove pessoas no total, e o nosso barraco só tinha um quarto, a gente tinha que dar um jeito e colocar os meninos todos amontoados em uma cama. A nossa condição de vida era difícil, mas, agora sou uma mulher realizada, Graças a Deus e depois a prefeitura, agora estou dentro de uma casa nova com meus sete filhos. Estou muito Feliz”, disse a morada, Ana Paula da Silva de Jesus.

Emocionada com a casa nova, Daiane Silva de Jesus relata o sofrimento que vivia quando estava morando na casa de adôbe, coberta de lona“ Só tenho que agradecer primeiramente a Deus e a prefeitura, que olhou pra mim, eu estava vivendo uma vida desumana, que chegava a chorar todos os dias, a antiga casa chegou a cair, e  hoje eu recebo a minha casa nova e estou muito alegre”, disse Daiane.

Fonte:ASCOM - Prefeitura de São Desidério
()