02
Abr/14 |
Promoção na Nordeste Construções |
02
Abr/14 |
A sua visão é a nossa missão! |
O sistema de videomonitoramento de Luís Eduardo Magalhães começou a ser instalado na semana passada, véspera das comemorações pelo 14º aniversário de emancipação política do município. Ao todo serão 29 câmeras instaladas em locais estratégicos da cidade. A definição dos locais foi decidida em comum acordo dentre o prefeito Humberto Santa Cruz, o vice-prefeito e secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Marcos Alecrim e representantes da CIPE Cerrado e Polícia Militar.
Em janeiro deste ano, prefeito e vice se reuniram com o Coronel Inácio Paes de Lira Junior, Comandante Regional de Polícia Militar, o Capitão Paulo Vinícius Souza Rego, o Major Camilo Uzeda e o Major PM Aloísio Herwans da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Cerrado), o Major Jean Fábio Wartmann, o delegado José Resende de Moraes Neto da 11º Coordenadoria de Polícia do Interior (CORPIN), o delegado Rivaldo Luz, da Delegacia de Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães, para discutir a temática da segurança no município, inclusive, a implantação do sistema de videomonitoramento em Luís Eduardo Magalhães.
Segundo o Coronel Lira a instalação do sistema contribuirá significativamente para a diminuição da criminalidade no município. “Em Vitória da Conquista conseguimos diminuir em quase 80% os golpes cometidos contra usuários de bancos na saída das agências. Também reduzimos o número de assaltos e furtos no comércio por causa da maior agilidade dos nossos soldados para chegar ao local das ocorrências”, destacou.
Em 2009, quando estava no comando do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Vitória da Conquista, o coronel esteve em Luís Eduardo Magalhães, onde apresentou dados comprovando que após a instalação dos equipamentos de monitoramento, as ruas e bairros com maior movimento de pessoas e veículos da cidade tiveram uma queda significativa nos índices de violência. A previsão é que no máximo em 30 dias as primeiras câmeras já estejam em funcionamento.
02
Abr/14 |
Máquinas e homens trabalhando |
Máquinas já estão trabalhando na recuperação de algumas ruas no centro da cidade de Luís Eduardo Magalhães.
A operação acontece em virtude das fortes chuvas que caíram no município e que comprometeram algumas ruas.
Rua Valdemar Klein
Funcionários da Prefeitura vem trabalhando para amenizar os estragos das chuvas nas vias públicas de LEM. Máquinas, como patrol e caçambas, estão sendo utilizadas para tampar os buracos e melhorar os trechos que estavam danificados, facilitando o tráfego de pedestres e veículos.
02
Abr/14 |
Recados aos vereadores |
Na sessão de ontem, terça-feira, 01, um cartaz chamou a atenção no plenário da Câmara de Vereadores de LEM. O cartaz alertava os vereadores para o descontentamento em relação a alguns dos edis, demonstrado através dos inúmeros comentários na nota publicada pelo sindicato da categoria e na nota de repúdio e desagravo que os vereadores publicaram contra o sindicato e a imprensa que reproduziu a nota.
Celia mostra a documentação do filho que luta para estudar em LEM
O Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que “ É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Ano passado, centenas de adolescentes só não ficaram sem estudar na cidade de LEM, graças a uma ação do ministério público que obrigou o estado a providenciar espaço físico e professores.
Mas, o ano de 2014 começou exatamente igual ao do ano passado. Muitos pais não conseguiram matricular seus filhos na rede estadual d ensino.
Uma dessas mães é a senhora Celia Pimenta Lima Pereira está revoltada. Ela não consegue matricular o filho, que amanhã completa 17 anos, na rede estadual de ensino na cidade Luís Eduardo Magalhães.
Ela contou a reportagem do Blog do Sigi Vilares, que seu filho passou cinco dias dormindo na fila do Colégio Estadual Mimoso do Oeste (CEMO), no centro da cidade.
“Ele passou do dia 14 ao dia 19 de janeiro na fila. Enfrentando, sol, chuva e frio”, contou ela.
O adolescente passou dias nas fila, conseguiu as fichas, mas não a matrícula
Após esse período na fila, o adolescente conseguiu enfim pegar uma filha, a de número 27, para fazer sua matrícula.
“Quando ele chegou com a ficha para fazer sua matrícula, mandaram ele retornar no dia 24. Ele voltou na noite do dia anterior e dormiu no local, com a ficha de número 16. Quando cheguei a vez dele fazer a matrícula, a diretora do colégio informou que não havia mais vagas em nenhum colégio da rede estadual”, revelou Celia.
Peregrinação
Após ter sido negado o direito de seu filho estudar, dona Celia passou a procurar os órgãos que poderiam ajuda-la a garantir o direito de seu filho de estudar.
Celia procurou a 25ª Diretoria Regional de Educação (DIREC 25) que informou que aguarda o município alugar um local para montar um anexo do CEMO.
Ela procurou também a secretaria municipal de educação que informou que o problema não é de sua alçada.
Celia contou que também procurou o prefeito Humberto Santa Cruz que pediu que a mesma procurasse a secretaria municipal de educação. “Pra que procurar a secretaria municipal de educação para ouvir o que ouvi antes de que o problema não e deles?”, indagou ela.
Depois dona Celia procurou o conselho tutelar que pediu o nome do filho para incluir numa lista com outros 400 alunos que não conseguiram vagas na rede estadual de ensino.
Por último, ela procurou o ministério público que prometeu notificar o estado para que o mesmo providencie vagas para os alunos que estão sem estudar.
Justiça
Celia revelou que vai esperar por uma decisão até amanhã, quinta-feira, 03. Se nada for feito, ela promete matricular o filho em uma escola particular e cobrar na justiça que o estado paga a mensalidade.
“A nossa constituição diz que é dever do estado garantir educação para os nossos filhos. Se ele não está cumprindo o seu papel, vou eu buscar na justiça essa garantia. Amanhã, se uma solução não chegar, vou matricular meu filho numa escola particular e mandar a conta para o governo pagar. Em todas as portas que eu bati, eu ouvi a seguinte frase: Mãe fique tranquila, seu filho não será prejudicado. Como não? As aulas já começaram a mais de um mês. Neste ano ainda teremos copa do mundo e eleições. Como ele não será prejudicado. Até a prefeitura alugar um ponto e o estado contratar professores... O ano letivo já acabou”, encerrou a mãe.
02
Abr/14 |
Churrascaria e Lanchonete Rio de Ondas |
02
Abr/14 |
Preços baixos é nas Casas Baiana |
02
Abr/14 |
LEM nunca mais será a mesma! |
02
Abr/14 |
A TOPVEL fechou suas portas |
Mas não se preocupe, ela reabre suas portas amanhã, quinta-feira, 03, com ofertas e condições imperdíveis pra você adquirir o seu carro sero km. Aguarde!!
De 08 a 12 de abril, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) promove em Barreiras mais uma etapa do programa Saúde em Movimento. Na oportunidade serão oferecidas consultas e cirurgias de catarata a pessoas com idade superior a 60 anos. O município de Luís Eduardo Magalhães possui 250 vagas disponíveis.Os interessados devem procurar o Setor de Regulação na Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 02, 03, 07 e 08, sempre no período da tarde.
O Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O projeto já realizou, desde o seu início em 2009, 65 mil cirurgias de catarata beneficiando moradores de mais de 350 municípios. O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização).
A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.
O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.
02
Abr/14 |
EDITAL DE CONVOCAÇÃO |
O SINSERPLEM - Sindicato dos Servidores Públicos de Luís Eduardo Magalhães, no uso de suas atribuições estatutárias, CONVOCA todos os Servidores Públicos Municipais da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, a participarem da Assembléia Geral Extraordinária que será realizada no dia 03 (quinta-feira) de abril de 2014, na sede do SINSERPLEM, localizada na Rua José Cardoso de Lima, nº 1010 – Edifício Comercial e Residencial Solare – 1º Andar – Sala 17 – Centro – Luís Eduardo Magalhães – BA, a instalar-se em primeira convocação às 17:30 horas e, em segunda convocação às 18:00 horas, nos termos do Art. 5º do Estatuto, tendo as seguintes ordens do dia:
1. Respeito à entidade sindical como representante legítimo dos servidores públicos;
2. Projeto de Lei do reajuste salarial 2014 enviado pelo Poder Executivo sem negociação coletiva (Sindicato – Patronato) à Câmara Municipal de Vereadores desobedecendo às determinações da Constituição Federal;
3. Reajuste Salarial com ganho real de 12,22% sobre os salários de todos os servidores públicos concursados;
4. Auxílios alimentação e transporte garantido na Lei Municipal 101/2002;
5. Plano de cargos e salários dos servidores públicos com a comissão escolhida em Assembléia Geral do Sindicato;
6. Adicional de insalubridade para os servidores que tem direito e não recebem e os que recebem o valor em desacordo com a lei 101/2002;
7. Pagamento da produtividade para os cargos de analistas ambientais e biólogos da secretaria municipal de meio ambiente;
8. Deliberação sobre a deflagração de greve geral dos servidores públicos do município de Luís Eduardo Magalhães;
9. Outros assuntos de interesse da classe.
Luís Eduardo Magalhães, Bahia, 01 de Abril de 2014.
02
Abr/14 |
Nota do Blog do Sigi Vilares |
Por orientação da polícia não divulgamos a perde de documentos neste blog. Os estelionatários de plantão estão atentos esperando novas vítimas. Eles vão adorar saber que você perdeu seus documentos.
O pai da adolescente, Kelandia Facundes de Souza, de 17 anos, que estava desaparecida desde o início da noite de segunda-feira, 31, informou que a jovem foi encontrada.
Vanderlei Crisóstomo informou que sua filha foi encontrada desmaiada em uma rua do bairro Santa Cruz. “Alguns populares me ligaram me informando que havia visto a matéria dela no Blog do Sigi Vilares e que ela estava desmaiada em uma rua daquele bairro e que já estava sendo socorrida pelo SAMU. Fui para a UPA aguardar ela chegar. Graças a Deus ela está bem. Ela ainda está sob o efeito de medicamentos e ainda não pudemos conversar para saber o que de fato aconteceu”, contou o pai.
02
Abr/14 |
Aguarde!! |
02
Abr/14 |
Teen Malhas é Malwee! |
0
No início da madrugada desta quarta-feira, 02, Lusinete Damasceno Lopes, de 36 anos, foi presa por policiais militares da 5ª CIA de LEM, após esfaquear o companheiro de convívio Luiz Danilo Ribeiro de Moraes, de 29 anos.
A mulher contou que chegou em casa, no bairro Santa Cruz, e se desesperou ao descobrir que o companheiro, que é usuário de drogas, havia trocado alguns eletrodomésticos por droga.
Danilo foi atingido nas mãos e nos braços. Ele foi socorrido para a UPA, onde foi atendido e liberado.
Na delegacia, a mulher contou que só usou a faca para se defender. “Quando eu reclamei, ele pegou uma cadeira e veio para cima de mim. Peguei a faca para me defender. Ela relatou ainda que já não convivia mais com Luiz Danilo. “Eu já estou separada dele. Ele deve ter feito uma cópia da chave, por que quando eu cheguei em casa ele já estava lá dentro”, contou ela.
Lusinete vai ser ouvida na manhã de hoje e liberada. Ela vai responder em liberdade pelo crime de lesão corporal.
02
Abr/14 |
Asas Livres no Estação G |
02
Abr/14 |
Acidente no Mimoso II |
Na manhã desta quarta-feira, 02, por volta das 8h45, A SUTRANS e a Polícia Militar registraram um acidente no no cruzamento das ruas Juscelino Kubitschek e Ceará. bairro mimoso II, na cidade de LEM.
Os veículos envolvidos foram, um pick-up Amarok de cor prata e uma moto YBR 125 de cor preta, no acidente danos matérias e escoriações no condutor da motocicleta.
A moto chegou a ficar presa em baixo da pick-up, sendo retirada com a ajuda dos agentes de trânsito.
Os veículos foram conduzidos para o pátio da SUTRANS.
Uma carreta, Mercedes Benz, cor cinza, placa NVX 5009, foi tomada de assalto e a carga roubada no início da noite de ontem, segunda-feira, 31, na BR 242, na altura da serra do saco, em Barreiras.
O motorista do veículo, Kleiton Eduardo Barboza, de 32 anos, contou que foi interceptado por quatro indivíduos, todos armados, a bordo de um veículo Meriva, cor prata.
O quarteto deflagrou vários tiros para cima, forçando o motorista a parar a carreta. Em seguida, dois indivíduos entraram na cabine, assumindo a direção, seguindo para uma estrada vicinal, onde foi descarregada a carga no chão.
Após a descarga, os indivíduos seguiram viagem para alguns lugares desconhecidos pelo motorista. Depois de algumas horas, ele foi liberado.
Além da carreta e da carga, os bandidos levaram também os documentos da carreta, dois aparelhos de celulares e a quantia de R$ 500.
A Polícia Civil de Barreiras investigará o caso.
O aposentado de 85 anos revelou a Polícia Civil que a dupla de bandidos de altura média e cor parda chegou a sua residência na Rua deputado Amaral Neto, bairro Jardim Ouro Branco, usando capacetes de cor vermelha e portando um revólver de calibre desconhecido.
Um dos marginais chamou o idoso pelo nome, e invadiu a casa com o seu comparsa, assim que a porta foi aberta. Alegaram que estavam à procura de uma arma e imediatamente anunciaram o assalto.
Eles roubaram a quantia de R$ 101.910,00, um aparelho celular e ainda agrediram a vítima, que chegou na delegacia com lesões no peito e braço direito em consequência dos atos de tortura na qual foi vítima.
02
Abr/14 |
Luís Eduardo vai comparecer... |
Com a ausência de três vereadores, dois por motivos médicos, a sessão de ontem, terça-feira, 01, na câmara municipal de LEM, contou com 11 parlamentares. O plenário ficou lotado e a sessão foi presidida pelo 1° secretário Elton Alves.
“Agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura; portanto vou continuar trazendo aqui os requerimentos que são de interesse da comunidade, e todas as vezes que derrubarem eu volto a fazer”.
Mais uma vez as atenções estiveram voltadas para os requerimentos. Sim, outra vez o vereador Claudionor Machado fez requerimentos, que obviamente foram debatidos durante toda a sessão.
Para o vereador de oposição nada muda, ele vai continuar fazendo os requerimentos até que obtenha respostas da prefeitura.
Foram cinco requerimentos:
• Informações sobre as valas das Acácias;
• Informações sobre a lei que obriga carros a serviço da prefeitura serem identificados;
• Informação sobre o porquê o executivo não atendeu os guardas, atitude que culminou em greve;
• Informações sobre o não pagamento do 13° salario dos professores contratados;
• Informações sobre por que os servidores públicos municipais não têm auxilio transporte e alimentação.
Todos os requerimentos foram negados em votação aberta.
“Eu não aguento mais ouvir falar em greve, agora quem vai parar é a saúde de LEM. Nunca se viu tanta greve nesse município, virou moda? Até os presos agora estão fazendo greve, de fome, dizem que a comida não é boa”.
A vereadora Katerine Rios frisou as greves.
Sem citar nomes, o vereador Alaídio denominou alguns vereadores como encarcerados.
“Eu não sei o que os professores ainda vêm fazer aqui, não venham, pois essa casa não pode ajuda-los, pois aqui a maioria são encarcerados, só faz o que mandam através de ordens; então vocês estão perdendo tempo”.
O presidente em exercício na noite de ontem, 01, Elton Alves, saiu em defesa dos alunos do CEMO (Colégio Estadual Mimoso do Oeste), que tiveram suas motos guinchadas pela SUTRANS na noite da ultima segunda-feira, foram 22 motos no total.
“Descordo totalmente, os alunos foram obrigados a ficar dentro do colégio vendo suas motos serem guinchadas, onde eles vão estacionar? Na praça? É longe. Na frente do colégio? É ciclovia, onde eles vão estacionar? Do outro lado da rua, mas lá existe 20 metros para a parada de coletivos. Quero que providencie esse problema, os alunos precisam de tranquilidade para estudar; ora, faça outro estudo com relação a essa ciclovia, todos percebem que essa via está no local errado, inviabilizando a vidas da pessoas que precisam usar o centro da cidade, ora, é importante de mais termos ciclovia em nossa cidade, é avanço, mas ali é um local inapropriado, foi uma obra eleitoreira, feita as pressas devido as eleições”.
Quer saber mais sobre a sessão ou as notícias da política? Acesse: www.neivilares.com.br
02
Abr/14 |
Prato do dia no Tukas Burger |