Notícias

25
Nov/13

Prefeito inaugura serviço de transporte coletivo com passeio de ônibus pela cidade


Humberto Santa Cruz recepcionou todos que experimentaram os novos ônibus neste domingo

O novo serviço de transporte coletivo de Luís Eduardo Magalhães começou a funcionar neste domingo, 24, em todo perímetro urbano do município. O prefeito Humberto Santa Cruz fez questão de inaugurá-lo, acompanhado dos vereadores Deusdete Petronilo, Erik Café, Juvenal Canaã, Guinho da Contém, Reinildo Nery, Zezé da Farmácia e do secretário de Infraestrutura, Valdemar Leite Lobo.

A comitiva pegou o coletivo no bairro Jardim das Oliveiras, passou pelos bairros Tropical Ville, Vereda Tropical, Jardim Ipê, Jardim das Acácias, Jardim Imperial e uma rápida passagem pelo bairro Santa Cruz, em frente a feira, onde o grupo desceu e aguardou o retorno do ônibus para seguir até a quadra Dioclécio Severino Ramos, onde a equipe do LEM Vento em Popa Janjar disputaria a final do Campeonato Baiano de Futsal 2013.


Os vereadores Deusdete Petronilo, Erik Café, Juvenal Canaã, Guinho da Contém, Reinildo Nery, Zezé da Farmácia, acompanharam o prefeito no passeio de inauguração

No caminho, o prefeito recepcionou todos os passageiros que entravam no coletivo e aproveitou para comentar como o serviço irá funcionar a partir desta segunda-feira, 25. Na sexta-feira, 23, o chefe do executivo e o diretor da empresa vencedora da licitação, Stadtbus Transportes Coletivos, Zaqueu Paulo Forgiarini concederam entrevista coletiva para tratar do início da operacionalização do serviço.

“O processo de licitação demorou mais do que imaginávamos, foram cerca de dois anos entre a abertura do processo até o início da operacionalização. Nesse período muita coisa mudou na nossa cidade, implantamos um sistema de trânsito com vias de mão única, semáforos, tudo isso precisará ser ajustado a medida que os ônibus comecem a circular”, explicou o prefeito.


O prefeito conversou sobre as rotas dos ônibus com os passageiros e explicou sobre as melhorias no sistema de transporte público

Para Humberto o mais importante nas primeiras semanas e meses de implantação do serviço de transporte coletivo é a necessidade de mudança de cultura na população de Luís Eduardo Magalhães. “Até agora não havia cultura de transporte público coletivo na cidade. Precisamos mudar isso. As pessoas precisam entender que podem ir e vir dentro da cidade fazendo uso de um ônibus coletivo. É esse processo que talvez demore algum tempo para acontecer”, disse. O valor da tarifa nas cinco linhas urbanas que a partir desta segunda-feira, 25, estão rodando na cidade é de R$ 2,00. Outras três linhas prestarão serviço de transporte coletivo na zona rural (ver tabela anexo).

De acordo com Zaqueu Forgiarini alguns ajustes deverão ser implementados no serviço logo nas primeiras semanas de circulação. “A população será quem nos dará o feedback sobre as paradas preferenciais e sobre as rotas”, explicou, ressaltando, no entanto, que o trabalho da empresa será voltado cumprimento do que foi determinado pelo edital.


Coletiva de imprenssa com o representante da Stadtbus, para tratar do início da operacionalização do serviço do transporte coletivo

Bilhetagem eletrônica – Assunto recorrente desde o início do processo licitatório, a implantação do serviço de bilhetagem eletrônica, segundo o prefeito Humberto Santa Cruz, dependerá de como o transporte coletivo irá se desenvolver nesse primeiro momento. “Vamos fazer um esforço para implantar a bilhetagem eletrônica em até 90 dias”, pontuou o prefeito. A concessão do serviço de transporte coletivo tem prazo de 10 anos.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades