Notícias

19
Out/17

Ex-prefeito de LEM anuncia que deixará a Bahia

Durante um churrasco de confraternização oferecido aos seus colaboradores da Agronol, ocorrido no último dia 15, no Balneário da fazenda, foi feita uma homenagem ao casal Maira e Humberto Santa Cruz, pelos 33 anos de trabalho e dedicação àquele empreendimento e a importante contribuição ao desenvolvimento do Oeste Baiano, em especial Luís Eduardo Magalhães.

O evento foi marcado por uma surpreendente notícia. Na verdade o encontro teve como objetivo principal anunciar a despedida de um dos pioneiros do agronegócio baiano e um dos principais nomes políticos do Estado, o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães (LEM), Humberto Santa Cruz Filho, que estará retornando definitivamente para a cidade do Rio Janeiro.

A informação comoveu a todos os presentes. Com o anúncio da mudança de domicílio para outro Estado, está descartada a possiblidade de Humberto concorrer a uma vaga no legislativo estadual ou federal, como estava sendo congitado por lideranças políticas e membros do partido ao qual é filiado (Partido Progressista), como o vice governador da Bahia, João Leão.

Tido como uma das maiores supresas da política baiana, Humberto, ou HSC como é chamado, governou LEM durante dois mandatos consecutivos (2008 – 2016), finalizando seu governo com uma das melhores taxas de aprovação do Brasil, superando os 70%. Carismático e comprometido com as causas públicas e com um comportamento diferente de muitos políticos tradicionais, é considerado um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento urbano e econômico da cidade que mais cresceu no Brasil nos últimos anos (em apenas 8 anos a população mais que duplicou, saindo de pouco mais de 40 mil para cerca de 100 mil habitantes, segundo estimativas). Mesmo com todas as dificuldades por conta do crescimento acelerado, conseguiu se destacar em áreas essenciais como a educação, saúde e infraestrutura.

Humberto Santa Cruz Filho, nasceu em Maceió (AL), mas viveu toda sua infância e juventude no Rio de Janeiro, onde se formou em engenharia Civil e casou com a médica Maira Andrada, com quem tem três filhas.

Em 1984 HSC mudou-se para Barreiras, iniciando suas atividades no agronegócio, no Grupo Agronol, do qual já era sócio desde 1970.

Um dos fundadores da Associação dos Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA), entidade que presidiu por 18 anos. foi eleito, em 2013, presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) e vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

No período em que comandou a AIBA foi criada a Agrishow (atualmente Bahia Farm Show), um dos maiores eventos de equipamentos de alta tecnologia destinados ao agronegócio do país.

Em Junho de 2016 HSC recebeu o Título Honorífico de Cidadão Baiano, proposto pelo deputado estadual, Antonio Henrique Júnior
Em 8 anos de gestão HSC provocou uma verdadeira revolução no município de Luís Eduardo Magalhães: a educação recebeu novas unidades físicas e melhorou o desempenho, tendo obtido 32 premiações nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática; a saúde ampliou com a construção da UPA, a Policlínica, a ampliação do Hospital Municipal que passou a contar com 40 leitos e uma unidade neo-natal semi-intensiva, a implantação do SAMU e mais de uma dezena de Unidades Básicas de Saúde.

Na infraestrutura foram construídos milhares de quilômetros quadrados de pavimentação asfáltica, canais para escoamento das águas pluviais.

Fonte:Reportagem de Gervásio Lima/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades