Notícias

30
Ago/17

Tendências de mercado: o futuro do trabalho começa agora

Essa é a Dica Microlins de hoje



Mercado de Trabalho
- A mudança no mercado de trabalho é constante. Todos os dias, diversos produtos são lançados, vagas são abertas e empresas são criadas. Embora isso não seja uma novidade, o ritmo com que essas transformações estão acontecendo está cada vez mais acelerado.

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos vêm comandando essas mudanças na vida pessoal e profissional dos indivíduos. Há 20 anos, era impossível pensar que alguém poderia trabalhar gravando vídeos para a internet. Hoje, o dono de um dos maiores canais do YouTube, o PewDiePie, fatura cerca de sete milhões de dólares por ano.

Essas novas oportunidades são reflexos de novas necessidades das pessoas em um cotidiano cada vez mais conectado. O mercado está se adaptando e criando soluções lucrativas para satisfazer essas demandas.

Saber exatamente como isso influenciará o trabalho no futuro é quase impossível, afinal, as evoluções tecnológicas, assim como o comportamento do consumidor, estão em constante transformação. Mas algumas tendências e expectativas já se espalham e vão moldando a forma de trabalho que conhecemos hoje.

Menos perda de tempo, mais produtividade - Perder menos tempo e produzir mais não quer dizer tornar-se um workaholic, ou seja, um trabalhador compulsivo. Mas sim, modificar a forma como as pessoas trabalham. Essas mudanças podem acontecer em diversos âmbitos do trabalho, dos processos internos ou do transporte.

Em uma cidade como São Paulo, por ano, as pessoas passam cerca de um mês e meio no trânsito, segundo pesquisa do Ibope sobre Mobilidade Urbana, de 2016. Além do tempo perdido, os trabalhadores também já chegam desgastados para iniciar o serviço, o que faz com que a produtividade caia ainda mais.

A prática de home office, também chamada de teletrabalho, está se tornando cada vez mais comum. Atualmente, 68% das empresas brasileiras contam com essa política, segundo dados da pesquisa Home Office Brasil, de 2016. Em países como Estados Unidos e Canadá, 85% das organizações já têm essa cultura popularizada com o objetivo de otimizar a produtividade.

Além de evitar longos deslocamentos, o desgaste dos funcionários e permitir que eles tenham mais contato com a família, trabalhar de casa também gera uma economia operacional para as empresas. Embora isso exija uma confiança bem estabelecida e uma comunicação consistente, o trabalho remoto é uma ótima opção para o aumento da produtividade.

Outro ponto bastante relevante é entender que esse modelo também permite um intercâmbio cultural, ao viabilizar a contratação de funcionários de diversas nacionalidades alocados em seus próprios países. Esse tipo de vaga está se popularizando em um ritmo acelerado e torna a empresa cada vez mais globalizada.

Novas profissões estão por vir - Da mesma forma que a profissão de datilógrafo foi extinta, outras funções estão em processo de transformação. Isso não quer dizer que as vagas vão deixar de existir para sempre, mas que os candidatos precisarão desenvolver outros tipos de habilidades e estar preparados para novas atividades.
Até pouco tempo, profissões como Analista de Marketing Digital e Manutenção em Dispositivos Móveis não existiam. Mas com 93,2 milhões de usuários de redes sociais e 198 milhões de smartphones no Brasil, esses tornaram-se profissionais essenciais para o mercado.

Um estudo da Dell Technologies prevê que 85% das profissões previstas para existirem até o ano de 2030 ainda não foram criadas. Além disso, a projeção não é de substituição dos profissionais, mas de adaptação. Será preciso estar cada vez mais capacitado para funções específicas. Por isso, é importante começar desde já a se preparar para essa nova realidade e não se deixar ser engolido pelo mercado.

Capacite-se na Microlins! - Capacitar-se é o primeiro passo que você deve dar para estar preparado para o seu futuro profissional. Conheça as opções de cursos que a Microlins oferece e escolha a que melhor se encaixa em suas necessidades e sonhos de carreira.

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades