Notícias

19
Jun/15

Combate à dengue não para em Luís Eduardo Magalhães

Carro fumacê auxiliou o trabalho de combate à dengue em LEM

O ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti varia de acordo com as condições ambientais. Nas condições favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a fase adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. “Se cada morador fizer a sua parte e dedicar um dia da semana para conferir sua casa, o ciclo do mosquito será interrompido e as chances de disseminação da doença diminuem drasticamente”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Sueli Kuroda Inoue. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) enviou ao município três carros fumacê, dois no final de maio e um no dia 10 de junho. Os três veículos realizaram cinco ciclos de pulverização, despejando 208 ml do produto por minuto no ar e alcançando um raio de 300 metros. A pulverização cobriu 100% da cidade, mas foi intensificada nos bairros Santa Cruz, Mimoso II e Jardim das Acácias, pois estes foram os locais com os maiores índices de casos confirmados da doença. 

Nesta sexta-feira, em torno de 24 toneladas de pneus inservíveis foram encaminhados para reciclagem no município de Feira de Santana

“O mosquito da dengue vive em média 45 dias. Já as larvas podem sobreviver até 450 dias fora d’água. Por isso, é importante ressaltar que o carro fumacê mata somente os mosquitos adultos. Além dos agentes de endemias, nós contamos principalmente com o apoio da população para eliminar as larvas e criadouros do Aedes Aegypti em suas residências.”, alertou o secretário de Saúde, Werther Brandão.

Ecoponto - Por acumular água e possuir uma estrutura que oferece sombra, o pneu, quando descartado ao ar livre, é um dos principais criadouros do mosquito transmissor da Dengue. Para o descarte adequado de pneus inservíveis o município de Luís Eduardo Magalhães conta com um Ecoponto localizado na Avenida Brasília, no bairro Mimoso II, próximo à UPA. O Ecoponto funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Somente nesta sexta-feira, em torno de 24 toneladas de pneus inservíveis foram encaminhados para reciclagem no município de Feira de Santana.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades