Notícias

18
Ago/22

Bombeiros atuam há mais de 72 horas em incêndio que atinge vegetação em Barreiras

Chamas ameaçam 25 comunidades na região da Prainha

Setenta e cinco bombeiros atuam para debelar o incêndio que atinge uma extensa área de vegetação, na localidade conhecida como Prainha, na região serrana de Barreiras, no oeste da Bahia, que ameaça 25 comunidades. Os trabalhos já duram mais de 72 horas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quase 4 mil pessoas moram nessas 25 comunidades. O local é de difícil acesso e isso tem prejudicado a atuação dos agentes.

"O Corpo de Bombeiros está muito preocupado com as fortes chuvas que aconteceram no estado no final do ano passado e início desse ano, que alimentaram muito a vegetação. Com o forte calor e a baixa umidade relativa do ar, essa vegetação virou combustível fácil", disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), coronel Adson Marchesini.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, mais 40 bombeiros vão se juntar aos 75 que atuam na região ainda nesta quinta-feira (18).

"Estaremos hoje com quase 100 bombeiros atuando nessa operação com objetivo de findar o mais rápido possível este incêndio. Não é só o fogo em si que causa prejuízos, a fumaça também e a preocupação do bombeiro é principalmente com a população", afirmou.

O coronel Adson Marchesini explicou que existem vários focos de incêndio no local. Outra coisa que dificulta a atuação dos bombeiros é que eles estão espalhados na área.

"O relevo ajudou essa distribuição, os ventos variam de direção a todo momento e faz com que o incêndio cresça de forma muito rápida. Estamos monitorando onde está os incêndios próximos das residências, nós estamos com a equipe desde 5h, já estamos atuando com 75 bombeiros e iremos reforçar essa equipe com mais 40, além de dois aviões", afirmou o coronel.

De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras, o fogo tem se aproximado da região da Chapada Diamantina. Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deixou Salvador e foi ao local.

Ainda de acordo com os bombeiros, só após a finalização do combate é que será possível saber o total da área atingida.

Fonte:G1
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades