O Movimento Estudantil Unificado – UFOB vem por meio deste, transparecer publicamente a moção de apoio a todos os servidores públicos municipais de Barreiras, para que continuem empenhados na luta por melhores condições de trabalho, uma vez que, sabemos que os serviços prestados pela categoria têm grande importância para a população, pois educação, saúde e infraestrutura formam o tripé básico para que se tenha uma vida digna. Percebe-se que o poder executivo deste município está em dívida com seu povo desde que estes conquistaram a sua autonomia política e econômica.
Sendo assim o movimento acredita que já passou da hora dessas dívidas serem quitadas. A sociedade barreirense merece mais respeito! Entendemos que tais descasos e incompetências administrativas desta gestão e das gestões anteriores, afetam diretamente nas políticas internas da Universidade Federal do Oeste da Bahia.
A falta de infraestrutura, Saúde e Educação de qualidade são um dos principais motivos da não permanência dos docentes no Instituto, e também são serviços básicos que o corpo discente e técnico administrativo necessitam para a sua sobrevivência.
Esperamos que o poder legislativo de Barreiras cumpra com a sua verdadeira função, que é fiscalizar e propor projetos que tragam benefícios reais para a população. Também ao judiciário, que dê mais agilidade aos processos, jugando e condenando indivíduos que venham a cometer crimes contra a população.
O Movimento Estudantil Unificado – UFOB garante que não se manterá inerte com os descasos cometidos para com a população, e se coloca a disposição de todos os movimentos sociais para agregar e somar forças nas lutas para transformar a triste realidade que se encontra a nossa cidade.
Na tarde de ontem quarta-feira, 11, por volta das 16h50, um grave acidente deixou duas pessoas mortas na BR 020, no Km 60, próximo a Roda Velha, em São Desidério.
Segundo as poucas informações, houve uma colisão entre dois veículos, ambos com dois casais abordo, sendo que os dois homens acabaram não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito.
Os corpos de Manoel Cordeiro de Miranda, de 50 anos e Ranufo Bastos da Silva foram conduzidos para o IML de Barreiras.
12
Set/13 |
Edição de Aniversário da Revista Orange |
No inicio da tarde de quarta-feira, 11, por volta das 13h, o funcionário de uma empresa levava consigo R$ 17 mil, provavelmente para depósito, quando na avenida Barreiras, centro de LEM, foi abordado por dois bandidos armados que anunciaram o assalto.
O funcionário, que estava acompanhado de um irmão, teve um revolver apontado para sua cabeça em plena luz dia e sob ameaças foi obrigado a entregar todo o dinheiro.
Os marginais estavam a bordo de uma Honda FAN Vermelha. Eles fugiram sentido rodoviária.
A polícia civil investiga o caso.
Por volta das 8h de quarta-feira, 11, o Posto Montevideo, localizado na rua Paraná, no centro de LEM, foi assaltado por dois bandidos armados de revolveres.
De acordo com as informações, os meliantes estavam em uma moto Honda Titan vermelha e já chegaram ao posto impondo terror.
Três funcionários foram feitos reféns, enquanto um dos bandidos levou o gerente até o cofre onde ele foi brigado a abrir e passar para ao assaltante a quantia de R$ 4 mil.
Antes de fugirem os bandidos trancaram todos na guarita do posto. Depois fugiram.
12
Set/13 |
A primeira ninguém esquece! |
12
Set/13 |
Churrasco tem que ter tradição! |
A reunião foi durante um almoço na Churrascaria Boi na Brasa
O líder do governo na Câmara de Vereadores de LEM, vereador Jarbas Rocha (PHS), se reuniu com a base governista no início da tarde desta quarta-feira, 11, na Churrascaria Boi na Brasa.
Participaram da reunião, o vice-presidente da câmara e líder do PP vereador Vôga Pelissari, os vereadores Mardônio da Rocha (PMDB), Juvenal Canaã (PTB), Érick Café (PTB), Renildo Nery (PC do B) e Elton Almeida, o Eltinho, (PP).
Jarbas Rocha quis saber o motivo da rebeldia dos vereadores que compõem a base governista. “Fui pego de surpresa com o movimento liderado pelo vereador Vôga pelissari que è líder do PP, partido esse do prefeito, em aprovar uma proposição de um vereador da oposição que já havia um entendimento para que a mesa diretora o fizesse. No meu entendimento faltou diálogo uma vez que tos os vereadores eram unânimes em aprovar o requerimento, desde que fosse apresentado pela mesa”, disse Jarbas.
Para Jarbas Rocha faltou diálogo na base
O vereador Vôga reconheceu que faltou a busca de um entendimento e que não vê motivo com aprovação do requerimento apresentado por um oposicionista motivo para um mal-estar na base. “Hoje mesmo converso com o Prefeito Humberto Santa Cruz Filho para conversamos e se houver a necessidade de uma reunião com todos os vereadores iremos fazê-la”, revelou Vôga.
O vereador Eltinho, que votou a favor do requerimento, manteve o que disse na sessão de ontem na câmara para justificar o seu voto: “Continua achando que o prefeito não tem nada a esconder. Por isso eu votei a favor, mesmo sabendo que a mesa poderia fazer. Mas isso não é motivo para um mal estar em nossa base. Em algum momento uma diferença de ideia vai acontecer isso é democracia. Mas, nossa base continua unida para ajudar o nosso prefeito a administrar nossa cidade”.
11
Set/13 |
Comercial do Trigo |
11
Set/13 |
Ferro e Aço tem nome! |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria de Saúde realiza neste sábado,14, na Policlínica municipal o IV Mutirão pela vida contra do Câncer de Mama, das 08h ás 16h. O público alvo são mulheres acima de 40 anos ou que apresentem histórico da doença na família. Para programar o atendimento, ao longo desta semana é necessário ir até a unidade de saúde mais próxima e fazer o agendamento. O IV Mutirão contará com 11 especialistas renomados no território nacional, por isso, é importante aproveitar e não perder a oportunidade oferecida pelo governo municipal.
A expectativa, tendo por base as três edições anteriores do Mutirão Pela Vida, é que sejam atendidas mais de 1.600 pessoas. Todas as pessoas agendadas passarão por um ginecologista que realizará o toque da mama. Posteriormente os pacientes serão liberados ou encaminhados para um mastologista, que solicitará exames oncológicos, mamografia, ultrassom ou punção, de acordo com o caso. Embora, seja menos comum, o Mutirão também abre espaço para os homens realizarem o exame.
De acordo com a gerente de Atenção Básica, Maisa Ducatti, da Secretaria de Saúde, “o diagnóstico é muito importante, pois um possível câncer quando descoberto em uma fase inicial é bem mais fácil de controlar e até mesmo eliminar, evitando grandes danos a saúde.
O Mutirão pela vida contra do Câncer de Mama acontece desde 2009 e já atendeu mais de 3.900 pessoas, sendo 11 mulheres diagnosticadas com câncer em estado clínico inicial. É importante destacar que além de ajudar a população com tratamentos oncológicos, a prevenção através do diagnóstico precoce é o maneira mais segura de preservar uma saúde.
O agendamento pode ser feito nas seguintes unidades de saúde: PSF Oscar Doerner e Oswaldo Cruz , bairro Santa Cruz; PSF Moacir Marchesan, Mimoso II; PSF Luís Gustavo Rosa, Mimoso III; PSF Mimoso I; PSF Jardim das Acácias; PSF Vereda Tropical; PSF Egon Riffel, Novo Paraná; PSF Buritis, na Vila Buritis.
O Abrigo dos Idosos ficou movimentado com a solidariedade dos estudantes da FASB
Idosa recebe o carinho dos estudantes...
...E ganha tratamento de cabelo.
A equipe de estagiários do curso de enfermagem da FASB que levou alegria, amor e carinho aos idosos.
O Abrigo dos Idosos, localizado na rua Califórnia, no bairro Vila Dulce, em Barreiras, recebeu ontem, terça-feira,10, a visita de uma equipe de estudantes da FASB para um dia de beleza.
O evento foi realizado e faz parte da grade curricular no estágio que está sendo realizado por parte da turma do 8º semestre de enfermagem da FASB.
Foram realizados vários procedimentos de beleza.
Os idosos foram agraciados por parte dos acadêmicos com cortes de cabelos, chapinha, manicure, pedicure, entre outros procedimentos que embelezaram os mesmos.
A iniciativa trouxe alegria aos internos que muitas vezes são até esquecidos pela sociedade, mas numa atitude como esta, se sentem valorizados.
11
Set/13 |
Rádio Cultura e Jota Quest! |
Sigi; moro aqui na Roda Velha 2. Venho através do blog fazer uma reclamação: Estamos a mais de dez dias sem médico, por que o prefeito de São Desidério/BA, mandou o médico que atendia aqui embora.
Minha mãe é hipertensa depende do médico com freqüência. Aqui em Roda Velha 1 e 2 tem bastante idosos que dependem de acompanhamento médico com freqüência. A população pede uma posição do prefeito. Na hora de vir pedir nosso voto, ele bate na nossa porta e agora quem vai resolver o problema da falta de médico?
Queremos o médico que atendia aqui de volto. O povo clama pelo médico de volta já!
Ass. Adriana, moradora da Roda Velha 2
11
Set/13 |
Sua nova oportunidade de vida |
A Sessão da Câmara Municipal de vereadores na noite de ontem, terça-feira, 10, contou a presença de quatorze dos quinze vereadores que compõe o legislativo. O único a faltar foi o vereador Deusdete Petronilio.
O Presidente da casa Cabo Carlos, que não esteve presente na última sessão, retornou ao posto.
Cabo Carlos, de volta ao batente
Os trabalhos seguiram normalmente com os vereadores fazendo uso da palavra, expondo suas indicações e defendendo os projetos que julgavam ser importante para o município.
Vôga Pelissari; projetos importantes para o município
Um dos vereadores a se destacar foi Vôga Pelissari. Ele expôs que está preparando três projetos importantes para a cidade e enfatizou um deles: "Um desses meus projetos é uma lei que proíbe som automotivo em postos de combustível. É um absurdo o que estamos presenciando aqui em nossa cidade. Postos estão se tornando boates e o perigo é eminente. Temos que fazer algo logo e fiscalizar. Já existe uma lei aqui em vigor, criada pelo vereador Alaídio. Essa lei também tem aspectos parecidos há que estou colocando em votação dentro de alguns dias e vem para somar com as existentes. O município precisa fazer algo, não podemos mais esperar que uma tragédia aconteça".
Claudionor Machado quer ver as 78 máquinas contratadas pela prefeitura nas ruas
O vereador Claudionor Machado elogiou a iniciativa de pavimentação asfáltica das ruas Pará e Moto Grosso, mas deixou um questionamento no ar: "Eu gostaria de saber por que existe uma diferença absurda de valores na pavimentação das duas ruas? Ora, a rua Mato Grosso tem apenas uma quadra a mais que a Pará, mas o valor das obras que serão executadas ali tem uma diferença grande em relação a rua Pará. Na rua Mato Grosso serão gastos 1 milhão de reais. Já na Pará R$ 515 mil. Uma diferença de R$ 485 mil". Após o questionamento o vereador foi informado que trata-se de obras do ministério das cidades.
Claudionor Machado expôs ainda valores de alugueis de máquinas no município: "Tenho aqui números relacionados a alugueis de máquinas. A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães vem gastando cerca de um milhão de reais ao mês com alugueis de máquinas. São cerca de 78 máquinas locadas pelo município. Aí eu pergunto: Onde estão estas 78 maquinas? Estão nas ruas? Estão trabalhando? Eu ando pela cidade diariamente e creio que ainda não me deparei com essas 78 máquinas trabalhando na cidade".
Guinho da Contém questionou os pedágios nas rodovias federais na Bahia
O Vereador Guinho questionou o porquê que a arrecadação com IPVA por parte do Estado não é revertido em melhores estradas para os condutores: "Estive vendo esses dias uma matéria em que informava que mais uma BR na Bahia foi privatizada, passará por obras de duplicação e depois a empresa que ganhou a licitação vai explorar pedágio até 2043. Quer dizer nós pagamos impostos, como o IPVA para nada? Cadê o dinheiro do IPVA? O estado arrecada cerca de R$ 700 Milhões por ano com IPVA e não reverte em melhorias. Queremos que a duplicação da BR 242 se estenda até Barreias, mas não vamos admitir que esse trecho seja privatizado".
Na ordem do dia foram votados três projetos e um requerimento. Os três projetos, com exceção de um, foram aprovados por unanimidade.
Os vereadores votaram e aprovaram o projeto de lei que dispõe sobre o dia do administrador, aprovado por unanimidade. Votaram e aprovaram o projeto de lei que autoriza o município a contribuir mensalmente com a UMOB (União dos Municípios do Oeste Baiano), aprovado por doze votos a um. A única a votar contra foi a vereadora Katerine Rios.
Votaram e aprovaram o projeto de resolução que constitui comissão especial para criação do Estatuto Municipal da Juventude da Câmara Municipal de Luís Eduardo. Aprovado por unanimidade.
Votaram e aprovaram o requerimento do vereador Sidnei Giachini que busca saber do Prefeito onde foi gasto o valor de R$ 419 mil que foram devolvidos pela Câmara a prefeitura municipal. Aprovado por nove a quatro.
Um fato inédito nessa legislatura aconteceu na noite de ontem, terça-feira, 10, na câmara municipal de vereadores em Luís Eduardo Magalhães O Vereador Sidnei Giachini teve seu requerimento aprovado, inclusive com votos da base governista, contrariando assim o líder do governo na casa Jarbas Rocha que havia dito em alto e bom som que caso isso acontecesse a base mostraria desunião.
Enfim o vereador Sidnei Giachini teve um requerimento aprovado pela câmara. Ele só que saber para onde foi o dinheiro.
Todos foram pegos de surpresa quando vereadores da base do governo bateram o pé e votaram a favor do vereador Giachini.
O requerimento N° 012/2013 dizia o seguinte: Que seja requerido ao excelentíssimo Sr. Humberto Santa Cruz Filho, Prefeito Municipal, copias de todos os documentos de onde foi aplicada a sobra do DUODÉCIMO dos anos de 2011 e 2012 no valor de R$ 419.000,00 da câmara municipal repassado a Prefeitura Municipal de Luis Eduardo Magalhães, no final de 2012. acompanhado de documentos comprobatórios com informação das autoridades que praticaria os atos.
Eric Café pediu vista
Esse mesmo requerimento foi negado na última semana após pedido de vista do vereador Jarbas Rocha, mas ontem mesmo com vereador Eric Café pedindo vista, alegando que votar a favor desse requerimento seria um desrespeito com os vereadores Claudionor Machado e Katerine Rios (que também já haviam feito requerimentos e tinham sido negados). Para Eric, a casa deveria manter a coerência. Mesmo assim a maioria votou a favor de Sidnei.
Jarbas Rocha disparou contra os colegas da base: "Vocês quem sabem".
Jarbas Rocha alertou a base a votar contra, mas os integrantes do grupo não foram com o líder Jarbas que disparou: "A base não esta unida. Caso percamos essa noite vai provar que a base não está unida; vocês quem sabem", concluiu.
Katerine parabenizou os colegas da situação. "Votaram sem cabresto"
Os vereadores da oposição ficaram surpresos com a atitude dos colegas da base. Katerine agradeceu: "Fico feliz por vocês terem se posicionado a favor do que vocês acham correto, não votando com cabresto. Parabéns."
Eltinho: "O prefeito não tem nada a esconder"
Eltinho, primeiro secretário rebateu Jarbas: "Não vejo o que fizemos aqui como derrota da base, mas sim como vitória. Foi bom para todos. Creio que o prefeito não tem nada a esconder".
Os vereadores da oposição acusaram Jarbas de tentar impor aos demais integrantes da base como votarem. O vereador rebateu dizendo que não, mas Voga Pelissari tomou a palavra e disse: "Em um almoço com o vice-prefeito, tentei expor minha opinião sobre o assunto e fui repreendido por Jarbas, não pude dizer qual seria a minha opinião.”
Jarbas vai convocar reuniao com os colegas da base para saber 'o que aconteceu'.
O líder do governo deixou claro que vai marcar uma reunião com os vereadores que compõe a base para saber o que aconteceu. De acordo com ele, o mesmo não entendeu o porquê dos vereadores votarem a favor de Sidnei.
Os vereadores que votaram a favor do requerimento foram: Voga Pelissari; Claudionor Machado; Eltinho; Reinildo; Katerine Rios; Sidnei Chiachini; Alaidio Castilho; Juvenal Canaã e Mardonio.
Os contrários que ao requerimento foram os vereadores: Jarbas Rocha; Zezé da Farmacia; Guinho da Cotém e Eric Café.
11
Set/13 |
Supermercado furtado em Barreiras |
Um quiosque que funciona como loja de conveniência dentro do Supermercado Safra, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro Novo Horizonte, em Barreiras, foi furtado na madrugada de terça-feira, 10.
De acordo com um funcionário supervisor da empresa, as câmeras de segurança flagrou um indivíduo encapuzado arrombando o local e furtando um computador completo, uma balança, uma máquina de passar cartão, uma estufa de salgados e aproximadamente R$ 1.253 em bebidas diversas.
O caso será investigado pela polícia civil.
O Fantástico denunciou no domingo, 8, como hospitais em todo Brasil estão operando milagres na hora de cobrar do SUS por internações e atendimentos médicos.
Os repórteres Paulo Renato Soares e Mohamed Saigg tiveram acesso com exclusividade a mais de 20 mil fichas hospitalares suspeitas de fraudes e erros grosseiros.
Na Bahia, o homem que deu à luz! Em Rio Bonito, o irmão de Ana morreu duas vezes! Em Maricá, a mulher que tirou a próstata. E em São Paulo, encontramos o rapaz que já morreu.
Acredite: Esses casos são a prova de que hospitais em todo o Brasil operam milagres na hora de cobrar por atendimentos pelo SUS - o Sistema Único de Saúde.
Fraudes que tiram milhões de reais da saúde brasileira. E erros que revelam a fragilidade de um sistema criado justamente para melhorar o controle sobre as internações.
No ano passado, o SUS gastou mais de R$ 11 bilhões com o pagamento de autorizações de internações hospitalares. Mas, segundo auditores do Datasus - o banco de dados do SUS , há irregularidades em, no mínimo, 30% das AIHs.
O Diário Oficial da União vai publicar nesta segunda-feira mudanças no sistema de pagamento das AIHS, as autorizações de internações hospitalares.
Estas mudanças seriam desnecessária se uma simples recomendação do Apostolo Paulo fosse obedecida: “Andemos honestamente” Romanos 13.13
Pr. Adejarlan Ramos
Vice-presidente da Assembleia de Deus em Barreiras/BA (CGADB).
10
Set/13 |
O mundo das cores! |