O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (29) a tese jurídica que permite a responsabilização de veículos de imprensa pela publicação de entrevistas nas quais sejam imputados falsamente crimes contra terceiros.
Pelo entendimento, o princípio constitucional da liberdade de imprensa impede a censura prévia de conteúdos publicados. Contudo, se um entrevistado acusar falsamente outra pessoa, a publicação poderá ser responsabilizada judicialmente.
"Na hipótese de publicação de entrevista em que o entrevistado imputa falsamente prática de crime a terceiro, a empresa jornalística somente poderá ser responsabilizada civilmente se na época da divulgação, havia indícios concretos da falsidade da imputação, e o veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios", decidiu o Supremo.
A tese também abre brecha para a retirada de conteúdos publicados nas redes sociais que forem considerados inverídicos.
Outro trecho da tese aprovada, define que o princípio constitucional da liberdade de imprensa impede a censura prévia de conteúdos publicados. No entanto, após a publicação, fica admitida a possibilidade de retirada de conteúdos que contenham informações comprovadamente "injuriosas, difamantes, caluniosas e mentirosas".
A tese foi elaborada pelo ministro Alexandre de Moraes, e a sugestão de inclusão da possibilidade da retirada de conteúdo foi levantada pelo ministro Cristiano Zanin.
"A clássica questão da liberdade de imprensa, abuso eventual e excepcional, era em relação a jornais e periódicos. Então, depois de publicados, a responsabilização acabava porque o jornal era daquele dia. Hoje, com as redes sociais, nós vimos isso nas eleições, aquele conteúdo continua", afirmou Moraes.
Processo
A decisão do Supremo foi baseada em ação na qual o ex-deputado federal Ricardo Zarattini Filho processou o jornal Diário de Pernambuco por danos morais, em função de uma reportagem publicada em 1995. Na matéria jornalística, o político pernambucano Wandenkolk Wanderley afirmou que Zarattini, morto em 2017, foi responsável pelo atentado a bomba no aeroporto de Recife, em 1966, durante a ditadura militar.
Ao recorrer à Justiça, a defesa de Ricardo Zarattini disse que Wandenkolk fez acusações falsas e a divulgação da entrevista gerou grave dano à sua honra. Segundo ele, o jornal reproduziu afirmação falsa contra ele e o apresentou à opinião pública como criminoso.
O Diário de Pernambuco alegou no processo que a publicação da entrevista se deu no âmbito da liberdade de imprensa, protegida pela Constituição.
O jornal foi condenado pela primeira instância ao pagamento de indenização de R$ 700 mil. Em seguida, o Tribunal de Justiça de Pernambuco anulou a condenação do jornal e entendeu que o periódico apenas reproduziu as falas de Wandenkolk Wanderley e não fez qualquer acusação a Zarattini.
Posteriormente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revalidou a condenação, e o caso foi parar no Supremo, que manteve a condenação do jornal ao entender que a publicação atuou com negligência sem, ao menos, ouvir Zarattini.
A Polícia Civil realizou nesta semana, em dias consecutivos, palestras em escolas municipais na Zona Rural do município de Formosa do Rio Preto.
Na Escola Municipal Luiz Viana (Intans), o tema da palestra foi: O uso indevido do aparelho celular nas escolas, ministrado pela polícia civil e o delegado, Arnaldo Monte.
A outra palestra, foi na Escola Municipal N.S. Aparecida, tendo como tema: "Bullying".
O delegado da Polícia Civil, Arnaldo Monte disse a nossa reportagem: "devemos nos importar com as crianças e os jovens em idade escolar para mostrar para eles, através de exemplos, que é mais do que importante estudar e respeitar os pais, os professores e os colegas da escola. As nossas palestras estão abrangendo toda a rede Minicipal e Estadual aqui na cidade de Formosa do Rio Preto, bem como temos o total apoio da Prefeitura.".
29
Nov/23 |
Secretaria de Saúde de Barreiras realiza Agenda Especial para realização de Cirurgias Eletivas |
A saúde do homem continua sendo o foco de atenção da Secretaria Municipal de Saúde por meio de ações realizadas no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH) dentro da Campanha Novembro Azul, que traz neste ano o tema “O cuidado com a saúde também é papo de homem”. Além dos diversos procedimentos realizados ao longo de todo ano, neste mês específico, os homens e pacientes de Barreiras estão recebendo um cuidado a mais com a sua saúde.
Nesta terça-feira (28), cerca de 12 homens realizaram cirurgias urológicas de vasectomia e fimose no CEAH. Já nesta quarta-feira (29), os homens, previamente regulados pela Central Integrada de Regulação (CIR), tiveram a oportunidade de realizar cirurgias eletivas, como de tireóide, vesícula, postectomias, hérnias e hidrocele testicular, dentro da Agenda Especial de Cirurgias Eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra.
“A campanha do Novembro Azul é uma grande oportunidade para alertar os homens sobre a prevenção e o cuidado com o câncer de próstata, mas, aproveitamos essa Campanha para chamar a atenção de todos eles e ampliar esses cuidados que são necessários com a saúde em geral, e ainda, a importância do planejamento familiar, momento oportuno para esclarecer também sobre a vasectomia. Assim, estamos oportunizando também, especialmente para eles, a realização de cirurgias eletivas. Agradecemos a adesão de todos que tiraram um tempinho para visitar o CEAH e participar com a gente dessa Campanha”, pontuou a secretária de saúde, Jamile Rodrigues.
Nesta quinta-feira (30), a Campanha Novembro Azul se encerrará com a realização das coletas de PSA no Laboratório de Análise Municipal Leonidia Ayres de Almeida pela manhã e tarde, também com ultrassonografias de próstata e vias urinárias, pela tarde, no Centro Especializado de Atendimento ao Homem.
O Projeto de Robótica na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, aplicado desde a primeira semana de setembro deste ano, tem despertado a atenção, interesse e criatividade em diversas atividades práticas de robótica com cerca de 120 estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. As turmas de estudantes organizadas por adesão, em turno oposto ao das aulas, participam de atividades orientadas pelo professor Odilon Leston Jr, que promove ambientes de aprendizagens tecnológicas usando materiais de kits específicos para programação e montagens de peças diversas.
Inicialmente, é realizado um estudo de conceitos interdisciplinares nas áreas de conhecimento como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, artes e outros. Em seguida, os estudantes aprimoram o raciocínio lógico e vivenciam na prática a construção de maquetes, robôs, sensores controláveis e outros.
O Projeto além de despertar para a iniciação tecnológica vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades importantes como o pensamento, a criticidade no mundo tecnológico, resolução de problemas e colaboração de trabalho em equipe, uma vez que o mundo atual oportuniza ampliar os conhecimentos da vivência tecnológica cotidiana das crianças, jovens e adolescentes com os mais diversos dispositivos eletrônicos.
Segundo o professor doutor em Educação e com experiência de ensino em Robótica no SESI do Rio Grande do Sul, “A robótica educacional na escola oferece aos alunos oportunidades para desenvolver habilidades importantes para o futuro. Por isso, ela pode ser vista como uma forma de ensinar programação de forma lúdica e prática, com o uso de robôs e kits educacionais que permitem aos estudantes construir e programar seus próprios robôs” pontua Odilon Leston Jr.
A diretora da unidade escolar, Neuraci Rosalina, enfatiza que o projeto piloto desenvolvido na Escola Mirandolina representa uma importância bastante significativa na dinâmica da escola e para a vida dos estudantes, como reforça o estudante Breno Marque, de 11 anos, que cursa o 6º Ano do Ensino Fundamental. “O estudo de robótica na escola é muito legal, pois eu aprendi muitas coisas sobre conversão de medidas, montagens de peças e novas tecnologias”, afirma o aluno.
Com os resultados positivos do Projeto, a coordenação escolar visa ampliar essa didática para mais estudantes que se interessam desenvolver o espírito de investigação e liberar a imaginação criativa por meio de estudos e práticas tecnológicas.
Mega Oferta CONTEM contabilidade - Abra sua empresa hoje mesmo e ganhe essa belíssima agenda 📇. A Contabilidade Contém é a mais completa da cidade, tem certificado digital, tem os melhores profissionais contábeis, trabalha com todos os tipos de empresa e contabilidade Rural, tem cadastro no SPC e no Serasa… informações e abertura de empresas no watts 77 9.9863-0585.
Somos uma empresa especializada em serviços de manutenção em motores 2 e 4 tempos, ferramentas elétricas e geradores. Nossa equipe de técnicos altamente qualificados está pronta para atender todas as suas necessidades com agilidade e eficiência.
🛠️ Desde pequenos reparos até grandes revisões, estamos preparados para lidar com qualquer desafio. Seja na manutenção preventiva ou corretiva, garantimos um serviço de excelência para que seus equipamentos continuem funcionando com alto desempenho.
💡 Além disso, trabalhamos com as principais marcas do mercado, utilizando peças originais para assegurar a qualidade e a durabilidade dos consertos. Sabemos o quanto esses equipamentos são importantes para o seu trabalho e queremos ajudá-lo a mantê-los em perfeito estado.
🚀 Agilidade, confiança e comprometimento são os pilares que sustentam nossa empresa. Nosso objetivo é superar as expectativas dos nossos clientes, proporcionando um atendimento personalizado e resultados que falem por si só.
👉 Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma visita técnica. Deixe a manutenção dos seus equipamentos com quem entende do assunto! Conte com a nossa experiência e tradição em assistência técnica.
WhatsApp 📲 77 9.9832.9342
📌 RUA IBIPITANGA, 847. FLORAIS LEA. LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA
#AssistênciaTécnica #Manutenção #Motores2Tempos #FerramentasElétricas #Geradores #Qualidade #Excelência #Compromisso #Agilidade #Confiança #TécnicoProfissional #Equipamentos #EmpresaDeConfiança
A inauguração da nova ponte e da avenida estava marcada para acontecer na manhã desta terça-feira (28), mas o Ato Administrativo foi cancelado em decorrência do falecimento do servidor público municipal, Vanderlan Caldas. Todavia, visando proporcionar a população o imediato usufruto desse novo acesso viário, o prefeito Zito Barbosa compareceu ao local para formalizar a liberação da nova estrutura que recebeu o nome do ex-vereador e também servidor público, Aguinaldo Pereira Júnior.
Autorizada pelo prefeito Zito Barbosa no dia 26 de maio, durante os Atos Administrativos em comemoração aos 132 anos de emancipação política da Capital do Oeste, a construção da ponte de concreto sobre o Córrego Ribeirão Boa Sorte, que liga o Residencial Boa Sorte e o Bairro Boa Sorte ao Loteamento São Paulo e ao Centro, oferece à cidade mais um avanço na infraestrutura viária.
As obras que foram coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, passam a assegurar plenas condições de trafegabilidade, reduzindo cerca de dois quilômetros o trajeto entre os dois bairros, além de promover a integração entre ambos garantindo mobilidade com segurança, conforto e durabilidade a motoristas, pedestres e demais usuários.
Construída em pré-moldado de concreto com 12 metros de extensão e 7 metros de largura, a estrutura da ponte é de grandes proporções e seguiu etapas importantes que vão desde o preenchimento das manilhas com concreto ciclópico, fundações, aplicação das estruturas e contenção com aterro, até a conclusão com asfalto em toda Avenida e guarda corpo em aço.
De acordo com o prefeito, apesar do momento sensível, as entregas dessas obras eram muito importantes para os moradores e reforça o cuidado que a gestão municipal tem com o bem-estar, a qualidade de vida, e a segurança da população.
“Infelizmente não foi possível comemorar com festa a entrega dessas obras porque perdemos, prematuramente, o nosso servidor Vanderlan, mas, entregamos e liberamos para os moradores essas duas obras, a ponte e a avenida que passam ser denominadas de Aguinaldo Pereira Junior, uma justa homenagem ao ex-vereador e também funcionário público de Barreiras. Essa importante via de ligação possibilitará aos usuários fazer um percurso mais curto, sem precisar passar pela BR 135 para acessar o centro da cidade, proporcionando aos moradores do Residencial Boa Sorte, assim como do bairro Boa Sorte e do Barreiras Sul, um deslocamento mais rápido e seguro”, frisou Zito Barbosa.
A melhor oportunidade para economizar em Luís Eduardo Magalhães é comprando na Madeireira e Materiais de Construção Araújo! Há mais de 15 anos oferecendo qualidade e preços imbatíveis em todos os produtos para sua construção.
Desde areia até acabamentos refinados, temos tudo que você precisa. Além disso, nossa variedade inclui materiais elétricos, hidráulicos, portas, tintas e telhas de diversos estilos, como; americana, romana, portuguesa, colonial e plan. Também trabalhamos com forro PVC, areia, bloco, brita, ferro madeira.... Sua obra completa em um único lugar!
Venha nos visitar na Rua Irecê, número 880, ou ligue para 3628-0524 - (77) 9.9947-5502. Faça da sua construção um sucesso com a Madeireira e Materiais de Construção Araújo.
29
Nov/23 |
Retífica de Motores Câmera |
A manhã desta quarta-feira (29), marcou um novo momento na vida dos pacientes que são atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho – CER II, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante cerimônia que contou com a participação do vice-prefeito, Emerson Cardoso; da secretária de saúde, Jamile Rodrigues; a subsecretária de saúde, Juana Jamille; a coordenadora do CER II, Geisa Schwambach; a diretora, Fernanda Delgado; o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues e do vereador, Francisco Sobrinho; os beneficiários receberam cadeiras de locomoção e andadores.
A solenidade marca a última concessão de cadeiras de locomoção e andadores de 2023. Ao todo, até a próxima sexta-feira (1º), serão contemplados 154 pacientes de Barreiras e dos municípios pactuados. Atualmente o CER II atende 36 municípios da Regional Barreiras, Ibotirama e Santa Maria da Vitória. No balanço feito do início do ano até agora foram entregues 567 cadeiras de locomoção, andadores, muletas, próteses e órteses.
O Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho realiza atendimentos em reabilitação física e intelectual, faz concessão de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, cadeiras de rodas, andadores, muletas e bolsa de colostomia. Hoje são 512 pacientes ativos.
Pedro Felipe Almeida, de 22 anos, morador de Barreiras, recebeu uma cadeira motorizada e expressou sua alegria em, a partir de agora, contar com um equipamento moderno que vai facilitar o dia a dia. “Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências, a verdadeira tecnologia assistiva que garante a inclusão das pessoas com deficiência é aquela advinda das atitudes, das ações, de recursos e de metodologias. Sempre aceitei a deficiência e fui feliz assim. É questão de escolha e, eu escolhi ser feliz. O resto, nós buscamos com determinação e fé, por isso, nossa gratidão a toda equipe da Saúde e do CER II”, conclui Pedro Felipe.
29
Nov/23 |
Global System Rastreamento Agrícola |
O rastreamento agrícola desempenha um papel fundamental na modernização e melhoria do setor agrícola!
Qualidade e padronização: Com o rastreamento, os produtores podem monitorar de perto o desenvolvimento das colheitas e detectar variações na qualidade dos alimentos ao longo do processo de produção. Isso possibilita a identificação de práticas que podem melhorar a qualidade dos produtos e a padronização dos mesmos, tornando-os mais competitivos no mercado.
Global System Rastreamento 24h
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱0800 606 8000 (WhatsApp)
#globalsystem #rastreio #agricola #veicular #gestãodefrotas #frota #importantes #fatores #mais #agilidade #rastreio24h #monitoramento #segurança #controledefrotas #lem #bahia #oestedabahia
29
Nov/23 |
Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE |
Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.
Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.
Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
Iago Ivens (77) 9.9805-3561
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Na manhã desta quarta-feira, 29, o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação realizou a Solenidade de Formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos - CEFS 2023.4. A turma foi composta por trinta e quatro discentes, pertencentes ao 10ºBEIC e a diversas unidades da Região Oeste, assim como de outras regiões do Estado.
O evento foi presidido pelo Cel BM Carlos Miguel de Almeida Filho, Comandante do CRBM-Oeste. Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades civis e militares da região Oeste e de outras regiões.
29
Nov/23 |
Vagas de Emprego para LEM |
Empresa no ramo de restaurante:
Vaga para CUMIM
-Ensino médio completo
- Desejável experiência com atendimento público.
Garçom
-Ensino médio completo
- Desejável experiência com atendimento público.
Empresa no Ramo de calçados:
Vaga para vendas;
-Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Materiais de Construção
01 Vaga Vendedor;
- Com experiência;
Empresa no Ramo de Hotelaria:
01 Vaga Camareira;
-Noção de Higiene e limpeza;
01 Vaga para Copeira;
-Disponibilidade para trabalhar fim de semana.
Inicia 05:00 horas da manhã.
Empresa no Ramo Controle de qualidade e treinamento de Operadores:
01 Vaga para Analista Bancário;
- Experiência comprovada em Rotinas Bancárias;
-CNH;
- Disponibilidade para visitas Externas.
Empresa no Ramo de Papelaria:
01 Operador de Caixa;
- Requisitos: Que seja Ágil e tenha facilidade com manuseio de computador.
01 Vendedor;
01 Entregador Estoquista;
Empresa no Ramo de Concessionária:
01 Vaga para Vendedor Externo
- Ensino Médio Completo;
- Informática Básica;
- Proativo;
- Que tenha veiculo próprio;
- Desenvoltura com Atendimento.
Empresa no ramo de Restaurante:
Atendente
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;
- Ensino fundamental completo.
Empresa no Ramo de Confecções:
-02 vagas para vendas;
-Com ou Sem experiência.
Empresa no Ramo de TV por assinatura:
01 Vaga para vendedor externo.
- Salario mais comissão, mais plano Dental.
Empresa no Ramo de Auto Peças:
- 01 Vendedor
-Ensino Médio Completo
- Informática Básica.
- Experiência em linha leve e linha pesada
01 Op Caixa
- Ensino Médio Completo.
- Informática Básica.
- Com Experiência
01 Estoquista
- Ensino Médio Completo.
- Experiência com armazenamento
Empresa no Ramo de contabilidade:
- Vaga para Auxiliar Administrativo;
- Com ou sem experiência;
- Ensino Médio Completo;
- Informática Básica.
01 Auxiliar Contábil:
- Ensino Médio completo;
- Com Experiência;
- Informática Básica.
Empresa no Ramo de Material de construção:
01 Vendedor Externo;
- Com ou sem Experiência;
- Desenvoltura com atendimento;
- Ensino Fundamental Completo.
- Precisa Ter moto.
Empresa No Ramo De Consorcio:
- 01 VENDEDORAS;
- 01 Auxiliar Administrativo;
- Ser Proativa;
- Ensino Médio Completo;
- Habilidades Com Rede social.
IInteressados comparecer no Balcão de Empregos, localizado na Rua Pernambuco em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, munido de munido de currículo + 1 kg de alimento não perecível. Fone: 77 9.9844-3280.
29
Nov/23 |
Workshop Venda Mais Agora |
Workshop Venda Mais Agora
***
Você vai aprender a encantar e fidelizar clientes;
***
Ter metas claras e objetivos, e diferenciar sonhos e metas.
***
Vai aprender a agregar valor ao produto, e nunca mais o cliente vai dizer que seu produto ou serviço é caro;
***
Vai aprender a vender soluções e não produtos;
***
Nesse workshop será entregue as principais técnicas de fechamento do mundo que vão fazer com que você dobre suas vendas de uma vez por todas e consiga tirar todos os seus sonhos do papel;
***
Você terá um conteúdo especial sobre pós-venda e como utilizar da forma correta para aumentar seus resultados a curto, médio e longo prazo.
***
Antes de finalizar, preciso que saiba de uma informação importante: Essa será a última turma aberta de 2023 do workshop Venda Mais Agora.
***
E não sabemos exatamente quando terá outra turma como essa.
***
Sem dúvida essa é a sua grande chance de Vender Mais e alavancar sua vida financeira.
Whatsapp: 77 9 9905-0094
Link para inscrição:
https://pag.ae/7Z--XCc7N
Na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem que pilotava uma HONDA/CG que estava com os elementos identificadores adulterados.
Tudo começou quando os policiais realizavam ações de combate ao crime no Km 800 da BR 242 e abordaram a motocicleta. Durante a fiscalização, a equipe constatou que os elementos identificadores do veículo estavam adulterados. Após uma análise detalhada foi possível localizar o veículo original, que tinha ocorrência de roubo registrada em Brasília (DF).
O condutor afirmou que adquiriu a motocicleta por R$4,8 mil com um conhecido e não sabia de sua origem ilícita.
Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas que a lei requer.
29
Nov/23 |
Abapa premia jornalistas e estudantes que se destacaram na cobertura do setor do algodão da Bahia |
Aqueles que melhor traduziram a riqueza do algodão da Bahia, por meio de reportagens em mídias impressas ou eletrônicas, levantaram troféus em reconhecimento a esses trabalhos durante o Prêmio Abapa de Jornalismo 2023. A solenidade de entrega ocorreu nesta terça-feira (28), no auditório do Senac, em Salvador (BA). A cerimônia foi apresentada pela jornalista especializada em agro, Georgina Maynart, que ao lado do presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, revelou os jornalistas profissionais e estudantes vencedores com a entrega de R$ 81 mil em dinheiro e certificados.
Na categoria Profissional, modalidade Televisão, o prêmio foi para a TV Bahia, afiliada da TV Globo, que veiculou a reportagem especial “Onde tem Bahia: Conheça histórias de quem leva a Bahia pelo mundo”, de Eduardo Oliveira (repórter), Jefté Rodrigues (cinegrafista) e Douglas Souza de Oliveira (editor). “Temos muitas Bahias aqui dentro e conhecer o Oeste através dos olhos de quem produz e de quem faz aquela terra ser tão incrível, e conseguir mostrar toda essa riqueza e beleza do algodão para os baianos, se despindo de alguns preconceitos que muitos têm, é algo marcante, e o prêmio coroa esse trabalho feito com muitas mãos”, reforça o repórter Eduardo Oliveira, ao receber o prêmio.
Na Internet, o site Notícias Agrícolas conquistou a honraria com a reportagem “A revolução da cotonicultura brasileira em duas décadas”, do autor Aleksander Horta de Souza. “Esse é o reconhecimento que valoriza o dia a dia de um trabalho, que não é nada fácil. Estamos todo dia no campo, buscando pauta nova e tentando entender como o setor agrícola trabalha. Mas contar a história do algodão brasileiro e do trabalho de associações como Abapa e a Abrapa é fácil, porque vocês fazem a diferença e trouxeram para a agricultura brasileira um diferencial na forma de produzir, pensando também na qualidade e em quem vai consumir”, afirma o autor, com o troféu em mãos.
Ponto alto da noite foi a premiação da categoria Jovens Talentos, estudantes de seis faculdades baianas – Centro Universitário UNIFTC; Unijorge; UNIFACS; UFBA, UNIME e UESB - que participaram de uma imersão, por meio de um ciclo de palestras e visitas técnicas nos campos de algodão do oeste da Bahia. Na modalidade escrita, o prêmio foi para a estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Larissa Pereira Almeida, com a reportagem “ESG na cotonicultura: saiba como a adoção da onda sustentável impulsiona a cadeia produtiva do algodão do Oeste da Bahia”. “Quero agradecer a Abapa e nunca vou esquecer esse desafio de ir até o Oeste e participar dessa experiência jornalística de algo que é tão fascinante e belo quanto o algodão”, reforçou a premiada.
Na modalidade de vídeo, o prêmio foi para os estudantes do Centro Universitário UNIFTC, Marcos Vinícius Freitas de Jesus, Atamires Miranda do Nascimento e Wendel Alves de Araújo, que produziram a reportagem “O processo produtivo do algodão na Bahia”. Para esta edição, diante da qualidade do trabalho dos estudantes, além de premiar os trabalhos dos três melhores colocados, de acordo com o regulamento, foram reconhecidas mais duas reportagens das modalidades escrita e vídeo, com uma menção honrosa, além dos troféus. O júri especializado foi formado pelo mestre, engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Viçosa, Fernando Rati; pela jornalista pós-graduanda pela Universidade de São Paulo (USP), Silvana Ribeiro, e pelo mestre em comunicação e doutor em literatura pela Universidade de Brasília (UNB), Luiz Claudio Ferreira.
Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, a premiação é o momento de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos jornalistas ao longo de todo o ano, e que se destacam pelo compromisso sério de levar ao público informação confiável, aprofundada e ética de um setor que emprega tecnologia, inovação e sustentabilidade em todos os seus processos. “Foi uma noite de alegria e de celebrar a dedicação de todos os inscritos no nosso concurso. Recebemos produções de alto nível e abordagens que, por si só, retratam a importância e os atributos de toda a cadeia do nosso algodão, o algodão da Bahia. Agora, junto com a equipe Abapa, já estamos focados na premiação de 2024 que virá ainda melhor e com muitas novidades”, garante.
O Prêmio Abapa de Jornalismo, em sua terceira edição, foi prestigiado por jornalistas e representantes da imprensa, como os presidentes da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Araújo; e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves; representantes do setor agrícola, como os presidentes da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda; e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi; e do poder público, como o deputado estadual Eduardo Salles (PP), atual presidente da comissão de Infraestrutura, desenvolvimento econômico e turismo da Assembleia Legislativa.
Vencedores Prêmio Abapa de Jornalismo
Categoria Profissional – TV
Veículo de comunicação: TV Bahia
Título do Trabalho: Onde Tem Bahia: conheça histórias de quem leva a Bahia pelo mundo.
Autor: Cosme Eduardo Cruz de Oliveira
Coautores: Jefté Rodrigues Ribeiro de Souza e Douglas Souza de Oliveira
Categoria Profissional - Internet
Veículo de comunicação: Site Notícias Agrícolas
Título do Trabalho: A revolução da cotonicultura brasileira em duas décadas
Autor: Aleksander Horta de Souza
Categoria Jovens Talentos - Escrita
1º lugar – UFBA - Larissa Pereira Almeida. Título: ESG na cotonicultura: saiba como a adoção da onda sustentável impulsiona a cadeia produtiva do algodão no Oeste da Bahia
2º lugar - UFBA- Jade Araújo de Oliveira. Título: Caminhos alvos para o futuro.
3º lugar- UNIFACS – Universidade Salvador - Maria Eduarda Gonzaga Matos. Título: Conhecendo o Agro: Programa educacional estimula o interesse pelo agronegócio em escolas do Oeste Baiano.
4º lugar - Centro Universitário UNIFTC - Quézia Silva Nascimento. Título: Cotonicultura anda de mãos dadas com a sustentabilidade.
5º lugar - UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado - Millena Marques de Sousa. Título: Cotonicultura: o coração do oeste baiano.
Categoria Jovens Talentos - Vídeo
1º lugar – Centro Universitário UNIFTC - Marcos Vinícius Freitas de Jesus, Atamires Miranda do Nascimento e Wendel Alves de Araújo. Título: O processo produtivo do algodão na Bahia.
2º lugar - UNIFACS – Isla Maria de Carvalho Ribeiro, Lis Gabrieli Bonfim Soares Silva. Título: Brasil está prestes a superar os EUA e se tornar o maior exportador de algodão do mundo ainda em 2023/2024
3º lugar - UESB – direto de Vitória da Conquista - Ane Caroline Sousa Xavier, Ellen Milena Gomes Santana. Título: Moda Consciente: Sustentabilidade em cada fibra.
4º lugar - Centro Universitário UNIFTC - Bruna Silva da Costa, Vitória Sacramento Vieira. Título: Sustentável, econômico e social: Entenda a importância do aproveitamento do algodão.
5º lugar - UNIFACS – Universidade Salvador - Sued Mattos Conceição Gomes. Título: Farelo e torta de algodão: subprodutos têm potencial de expandir a criação de gado na Bahia.
Os postos SAC Barreiras e Feira II realizam um atendimento especial para RG neste sábado (2). As unidades vão funcionar de 8h às 12h apenas para serviços de carteira de identidade.
Para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento (ou do estado civil) original, sendo que, no SAC Barreiras, também é preciso levar uma foto 3x4. A 1ª via do documento é gratuita. A partir da 2ª via é preciso pagar uma taxa de R$ 46,19.
Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o Portal de Serviços do Estado. Outras informações podem ser obtidas no site da Secretaria da Administração e no site do SAC, além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
No início da manhã desta quarta-feira (29), os alunos do Colégio da Polícia Militar participaram do III Corridão do Terceiro Ano, um evento que visava promover a prática esportiva e a interação entre os estudantes. O capitão BM Cléber, representando o 17º Batalhão de Bombeiros Militar, marcou presença, destacando a importância da atividade para o desenvolvimento dos jovens.
Além da participação ativa do capitão Cléber, o 17º BBM apoiou o evento disponibilizando uma ambulância com uma equipe de socorristas, assegurando a segurança dos participantes durante toda a corrida. Essa colaboração entre o Colégio da Polícia Militar e o Batalhão de Bombeiros Militar destaca o comprometimento conjunto com a saúde e o bem-estar dos alunos, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também a solidariedade e cooperação entre a comunidade escolar.
Da esquerda para direita: a secretária de Saúde, Maria Gabriela Izoton, Andrei Oliveira, Jerri Caldas, Lívia Martins, o diretor de Saúde, Raphael Almeida e Maria Aparecida
A Saúde de Luís Eduardo Magalhães foi destaque no Prêmio Anna Nery, com o reconhecimento do trabalho desenvolvido por quatro profissionais de Enfermagem que atuam no município. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta terça-feira (28), em Salvador.
O prêmio Anna Nery leva em conta aspectos de implementação de políticas públicas, aplicação da técnica em procedimentos de enfermagem, humanização e acolhimento aos pacientes.
Essa é a maior honraria concedida a um profissional de enfermagem a nível estadual e nacional pelos Conselhos Regionais da classe, e os premiados foram Andrei de Oliveira, Jerri Caldas, Lívia Martins e Maria Aparecida.
A secretária de Saúde, Maria Gabriela Izoton, que também é enfermeira e acompanhou o evento, falou da importância do prêmio. "O Prêmio Anna Nery exalta o trabalho da Enfermagem e reconhece o trabalho desenvolvido por esses profissionais na saúde do nosso município. É uma grande alegria mais uma vez ter representantes de LEM na premiação, e esse ano a nossa felicidade foi quadruplicada com Andrei, Jerry, Lívia e Maria", pontuou.
Conheça um pouco dos homenageados:
- Andrei de Oliveira é mestre em Saúde pública, professor e atua como enfermeiro na unidade básica de saúde do bairro Jardim das Oliveiras.
- Jerri Caldas é enfermeiro, professor e há 19 anos atua no Oeste da Bahia, com foco na saúde da mulher. Atualmente é coordenador da Casa de Parto Normal Vilma Ramos Guerra.
- Livia Martins tem pós graduação e MBA em Auditoria em Saúde Pública. Atualmente é gerente de Regulação do município.
- Maria Aparecida é enfermeira na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), na maternidade do município.
Será que esse incômodo surgiu porque você fica muito tempo em frente às telas ou foi pelo ímpeto ato de coçar os olhos com a mão suja? Se isso está te gerando ainda sensibilidade na região, irritação, dores ou outro tipo de incômodo, a recomendação é buscar avaliação.
Inúmeros fatores podem estar envolvidos. Rinite alérgica, ressecamento, alergias, miopia, presbiopia, conjuntivite, defasagem de alguma vitamina no organismo, alguns tipos de infecções bacterianas e falta de lubrificação, são exemplos.
Mas, para aliviar, é indicado lavar com água fria, descansar e evitar piorar esfregando a área. Lembre-se de não utilizar colírios sem prescrição para prevenir efeitos colaterais.
Dra. Márcia Ribeiro - Médica Oftalmologista
Central de marcação:
77 3628.1886 - 77 3628.7491 - 77 99823.9905
Luís Eduardo Magalhães – Bahia
#oftalmologista #oftalmologia #olhos #dicas #luiseduradomagalhaes #bahia #saudeocular #ardencia