O pequeno Pedro, morador de Roda velha, com calças e camisas verdes, sapatos pretos, boné e luvas. Estes trajes são dos super-heróis favoritos de Pedro Henrique Farias Ramos, os garis que atuam na coleta do lixo domiciliar no Distrito de Roda velha no Município de São Desidério. A mãe do pequeno Pedro, hoje com 09 anos, não sabe ao certo quando começou a paixão do garoto, mas desde muito pequeno, o menino separava frutas e água gelada para quando o carro da coleta passasse, seus amigos garis pudessem ser alimentados. Além disso Pedro, gosta de lembrar de seus amigos garis, em datas de aniversário, comemorando ao lado dos heróis da limpeza, com direito até a um uniforme feito sob medida.
E no período festivo do final do ano, mais uma vez, Pedro surpreende a todos , dia de agradecer e presentar seus amigos, para que eles possam ter um Natal e ano novo mais feliz.
Pedro, como já é de costume presenteou cada gari com cestas básicas e vestido a caráter acompanhou seus amigos em uma viagem de trabalho.
Feliz os heróis pousaram para fotos e agradeceram ao pequeno Pedro e sua mãe dona Leandra, por mais essa ação de amor, solidariedade e reconhecimento ao trabalho desses guerreiros.
Na manhã desta sexta-feira (05), por volta das 9h, a guarnição do PETO da 28ª CIPM, durante rondas nas imediações da rua Teixeira, centro de Barra, quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita, ao realizar abordagem foi verificado que os mesmo possuiam dois óculos com as mesmas características dos que foram furtados de uma ótica, no centro da cidade, na madrugada do último dia 3, e uma arma de fogo de fabricação caseira, ao serem questionados, os suspeitos confessaram terem cometido o delito e que teriam vendido os demais objetos a outro indivíduo.
De posse das informações a equipe conseguiu localizar e terceiro acusado e com o mesmo encontrado uma quantidade de substâncias análogas à maconha e cocaína. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Barra.
Material Apreendido/Recuperado:
190 papelotes contendo substância análoga à cocaína;
340g de substância análoga a maconha;
2 pinos contendo substância análoga a cocaína;
17 pinos vazios usados para acondicionar cocaína;
1 revolver de fabricação caseira, calibre .32 com duas munições deflagradas;
9 óculos de grau e escuros.
A oferta de treinamentos gratuitos para atender a demanda por mão de obra capacitada, dentro e fora das fazendas, é uma das prioridades da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do Centro de Treinamentos e Tecnologia. Em 2023, diante da alta demanda por parte dos produtores rurais e por meio das parcerias, foi possível alcançar a marca de 942 treinamentos e palestras realizadas em 11.154 horas de aula, para 19.468 participantes.
Embora as instalações físicas estejam localizadas em Luís Eduardo Magalhães, as equipes do Centro se deslocam para os treinamentos dentro das propriedades, levando capacitação, saúde e conhecimento para os profissionais de toda a área agrícola do Oeste da Bahia, contemplando municípios como Barreiras, Cocos, Cristópolis, Jaborandi, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério, Wanderley, dentre outros.
“O Centro de Treinamento existe para transformar sonhos em realidade e objetivos em resultados alcançados. Todas estas iniciativas por intermédio da capacitação profissional juntamente com as ações do programa educacional ‘Conhecendo o Agro’ têm como propósito ampliar competências e garantir a segurança dos trabalhadores rurais, o que reflete diretamente na qualidade de vida de inúmeras famílias da região”, pontuou o gerente do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa, Douglas Fernandes.
Dentre as áreas já contempladas estão a de mecanização agrícola; movimentação de cargas; equipamentos móveis industriais; florestal; beneficiamento e análise da fibra do algodão; saúde e segurança do trabalho – NR’s; Ensino Técnico – EaD; tecnologia em pivôs agrícolas; boas práticas em pulverização aérea; tecnologia em lubrificantes; tecnologia em pneus agrícolas e rodoviários; tecnologia de soldagem com eletrodo; controle, redução e monitoramento de poluentes para veículos a diesel.
Resultados - Desde a sua criação, em 2010, o Centro capacitou cerca de 4 mil treinamentos para aproximadamente 90 mil pessoas em quase 60 mil horas de atividades em 15 áreas distintas do conhecimento ligadas ao setor do agronegócio. No entanto, para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, os resultados deste projeto não podem ser traduzidos somente em números.
“É um projeto com enorme relevância, pois foca na melhoria da qualidade de vida através da educação e do conhecimento. Por meio de oficinas sobre segurança, palestras sobre saúde e programas de qualificação, podemos colaborar para evoluir continuamente a realidade do nosso agronegócio", reforça.
O Centro de Treinamento e Tecnologia é uma realização da Abapa, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão – IBA, e Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão – Fundeagro, em parceria com a Agrosul - John Deere, Oeste Pneus – Pirelli, Senar/SPRB/SPRLEM, Sesi, Senai, IEL, Veneza Equipamentos - John Deere, Pivô Dripp - Valley, Gotemburgo – Volvo, ABA – Manutenção de Aeronaves e Sest/Senat.
05
Jan/24 |
Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE |
Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.
Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.
Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
Iago Ivens (77) 9.9805-3561
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480
Agora com serviço de guincho sempre pronto para lhe atender
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vai ofertar 1.865 vagas e 745 sobrevagas na edição de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As oportunidades estão distribuídas em 137 opções de cursos, na modalidade de graduação presencial, com ingresso previsto para o primeiro e segundo semestre letivo deste ano.
A Uneb reserva 40% das vagas para candidatos negros optantes pelas cotas (veja critérios no edital) e 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.
Os candidatos poderão inscrever-se em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas escolhas de instituição de educação superior (IES), local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro, no site do Sisu. Entre os dias 30 deste mês e 7 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que reinicia a cobrança do DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Se for aprovado, o pagamento do seguro obrigatório voltará a valer em 2024.
O texto do PL 233/2023 é de autoria do Ministério da Fazenda de Fernando Haddad (PT). A cobrança do seguro obrigatório está suspensa desde 2020, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou uma medida provisória que extinguiu o pagamento.
O texto do projeto propõe a criação de um novo arcabouço para o seguro obrigatório. De acordo com o Ministério da Fazenda, os recursos disponíveis no fundo do DPVAT não são suficientes para bancar as indenizações previstas para 2024.
O projeto tramita com urgência no Congresso pois, segundo o governo, não há fundos suficientes para a cobertura de sinistros que ocorrerem depois do dia 31 de dezembro de 2023.
Caso seja aprovado, o novo fundo será coordenado pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e fiscalizado pela Susep (Superintendência Nacional de Seguros Privados).
O DPVAT não cobre danos materiais. Ou seja, roubos, colisões, danos físicos ao veículo ou incêndios não estão no escopo das compensações.
De incidentes mais leves até casos que resultam em morte, os envolvidos (ou os herdeiros) têm direito a dar entrada para a requisição da indenização de maneira gratuita.
Valor
Em 2019, o valor passou para R$ 84,58 e R$ 12,30 no ano seguinte. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), houve uma distorção nos preços dos últimos anos (até 2018) que geraram um excedente de R$ 5,8 bilhões. Agora, o governo que mais receitas para pagar as dívidas de campanha.
O reajuste do salário mínimo para R$ 1.412 - a partir de 1º de janeiro de 2024 - também alterou o pagamento de impostos à Receita Federal, incluindo a contribuição mensal do Microempreendedor Individual (MEI). Os novos valores começam a valer nos boletos com vencimento em 20 de fevereiro, referentes à competência de janeiro.
Em comunicado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) explicou que isso ocorre porque no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI) está incluso um valor referente à contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que acompanha anualmente a variação do salário mínimo.
Para o MEI, além de um valor mais baixo de contribuição, os impostos são fixos, independentemente do faturamento. A regra se aplica desde que esteja dentro do limite anual, atualmente em R$ 81 mil. “Portanto, o novo valor do DAS-MEI em 2024 vai variar de R$ 70,60 a R$ 76,60, a depender da atividade desempenhada pelo empreendedor, sendo que algumas ocupações só pagam INSS”, explicou o Sebrae.
Soma de tributos
O cálculo se dá pela soma das tributações do INSS (5% do salário-mínimo em vigor), Imposto Sobre Serviços (ISS) (mais R$ 5) e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) (mais R$ 1). Por exemplo, pessoas que atuam na área de comércio e indústria pagam R$ 71,60; em serviços, R$ 75,60; em comércio e serviços, R$ 76,60.
O Sebrae ressaltou que o DAS-MEI é a única obrigação financeira do MEI, mesmo que não esteja em atividade. Devido ao regime do Simples Nacional, em uma única guia de pagamento são recolhidos os impostos (ICMS e ISS) e a contribuição ao INSS, que dá direitos aos vários benefícios previdenciários.
O optante pelo recolhimento por esse sistema é isento de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), contribuição para o Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) (exceto se incidentes na importação) e contribuição previdenciária patronal (exceto se contratar empregado).
Local de destino
No caso do MEI Caminhoneiro, o valor vai de R$ 169,44 a R$ 175,44, a depender do tipo de produto transportado e o local de destino. O cálculo considera 12% do salário-mínimo para o INSS e as mesmas quantias do microempreendedor individual tradicional para ICMS e ISS.
A categoria do MEI foi criada em 2008, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2023, a Receita Federal contabilizou a marca de 12 milhões de negócios formalizados, o que, segundo o Sebrae, representa em torno de 60% de todas as empresas do país.
A emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pode ser feita por um programa gerador, por meio de aplicativo para celulares ou nos portais do Simples Nacional e da Receita Federal. O Sebrae também disponibiliza o serviço em seu portal.
CRETA 1.0 TGDI FLEX LIMITED AUTOMÁTICO
2021/2022
22.900 KM
R$ 121.900,00
Honda HR-V 1.8 16V FLEX EX 4P AUTOMATICO. 2021/21. 29.500 km. R$ 117.900
ARGO TREKING 1.3 MT
2019/2020
73.000 KM
R$ 67.900,00
Honda Civic 2.0 EXL CVT
2019/2019
56.000 KM
R$ 112.900
FIAT CRONOS 1.3 FLEX DRIVE MANUAL
2019/2020
R$ 66.990
RENAULT KWID ZEN 1.0 MT
2021/2022
R$ 50.900
Onix LT 1.0 Manual
2022/2023
Apenas 3.500 KM
Preço imperdível R$ 80.900
VERSA 1.6 16V SV CVT
2020/2021
R$ 87.900
TOPVEL Veículos: Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430
05
Jan/24 |
Vaga de emprego para caseiro |
Pré requisitos:
- experiência como caseiro;
- experiência com animais ;
- Disponibilidade para ficar alojado;
Principais atividades:
- Realizar atividade diversas ralacionadas a roça como: zelar dos animais, plantas, carpir, organização em geral com local.Enviar o currículo para o telefone ⬇️
(77)99836-3681
05
Jan/24 |
Vagas de Emprego para LEM |
Empresa no Ramo de TV por Assinatura:
01 Vaga para Vendedor Externo.
- Salario mais Comissão, mais plano Dental.
Empresa no Ramo de Confecções:
02 Vagas para Vendedora;
- Com ou Sem Experiência.
02 Vagas para Operadoras de Caixa;
- Com ou Sem Experiência.
Empresa no Ramo de Moveis e Eletrodomésticos:
01 Vaga para Ajudante de Entrega;
- Com ou Sem Experiência.
Empresa no Ramo de Restaurante:
01 Vaga par auxiliar de Cozinha;
- Com ou Sem Experiência.
Empresa no Ramo de Materiais de Construção:
02 Vagas para Ajudante Geral;
- Com ou sem Experiência.
01 Vaga para Conferente;
- Com ou Sem Experiência.
Empresa no Ramo de Sorvetes:
02 Vagas para Atendente;
- Com ou Sem experiência;
- Desenvoltura para Atendimento;
- Informática Básica.
Empresa no Ramo de Variedades:
02 Vagas para Caixa/Repositor/Atendente.
- Segundo Grau Completo.
Interessados comparecer no Balcão de Empregos, localizado na Rua Pernambuco em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, munido de munido de currículo + 1 kg de alimento não perecível. Fone: 77 9.9844-3280.
05
Jan/24 |
Vagas de Emprego para Barreiras |
Vagas para vendas externas
-Ambos os sexos;
-maior 18 anos;
-com ou sem experiência.
Vaga para cozinheiro(a)
-Ambos os sexos;
-disponibilidade de horário;
-ramo: restaurante.
Vaga para pizzaiolo
-Disponibilidade de horário;
-experiência na área.
Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao shopping 10, em cima do dentista do povo. WhatsApp: (77) 9.8105-3297.
05
Jan/24 |
Novas vagas de emprego na Mauricéa |
05
Jan/24 |
Tempero Novo - Aviso Recesso |
05
Jan/24 |
Vaga de emprego para Mecânico Agrícola |
A Referência Cursos Profissionalizantes está com o novo curso de 💈 Barbeiro Profissional💈
✅02 meses totalmente prático.
✅Certificado reconhecido nacionalmente.
✅Suporte para as aulas.
✅Desconto especial para primeira turma!
Se torne um barbeiro Referência no mercado.
Garanta sua vaga através do nosso whatsapp: 77 9 9850-3073
A região do Médio São Francisco, em especial o município de Barra, reúne características importantes para atração de novos negócios agrícolas, como a disponibilidade de terras e água, clima agradável e corredores para escoamento, sobretudo rodoviários, podendo ser a nova fronteira agrícola Considerado uma nova fronteira agrícola do Brasil, o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, no oeste da Bahia, tem atraído grandes empreendimentos, em especial o município de Barra. Situada a cerca de 340 km das cidades de Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, que são centros importantes do agronegócio no oeste da Bahia, a área em torno do município de Barra está emergindo como um novo ponto de destaque na agricultura. A pergunta que surge é: Esta região seria a “terra prometida” da Bahia em termos agrícolas? Atraindo a atenção de agricultores, essa área é notável por seu promissor potencial de produção. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região abrange uma extensão de 11.428 mil km².
Considerado uma nova fronteira agrícola do Brasil, o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, no oeste da Bahia, tem atraído grandes empreendimentos, em especial o município de Barra. Situada a cerca de 340 km das cidades de Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, que são centros importantes do agronegócio no oeste da Bahia, a área em torno do município de Barra está emergindo como um novo ponto de destaque na agricultura.
A pergunta que surge é: Esta região seria a “terra prometida” da Bahia em termos agrícolas? Atraindo a atenção de agricultores, essa área é notável por seu promissor potencial de produção. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região abrange uma extensão de 11.428 mil km².
Na região da nova fronteira agrícola, que possuí um grande potencial, destaca-se o cultivo de cacau, mandioca, cebola, maracujá, cana-de-açúcar, feijão, alho, batata doce e soja. Outra atividade de destaque é a pecuária, com gado bovino, suíno, equino, caprino, ovino, asinino, muares e aves.
Para o secretário estadual da Agricultura, Wallison Tum, e representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) Tum, a região do Médio São Francisco, em especial o município de Barra, reúne características importantes para atração de novos negócios agrícolas, como a disponibilidade de terras e água, clima agradável e corredores para escoamento, sobretudo rodoviários.
“Por isso, temos acompanhado o avançar dos investimentos naquela região e abrimos as portas do Governo do Estado para ouvir e auxiliar os produtores que estão instalados ou que pretendam se instalar, para que haja cada vez mais segurança jurídica e respeito à legislação, principalmente a ambiental”.
Abundância de água na nova fronteira agrícola
De acordo com autoridades da Bahia e agricultores locais, os rios que cortam o oeste da Bahia, são um dos motivos para a região de Barra receber o título de nova fronteira agrícola. O fator que possibilita a transformação desses locais inóspitos em celeiros produtivos é a irrigação.
O Rio Grande, com seus 580 km de comprimento, é um dos rios mais significativos da área. Ele tem sua origem na Serra Geral, localizada em São Desidério, atravessa Barreiras e junta-se ao Rio São Francisco, um dos maiores rios do Brasil, na cidade de Barra.
Carlito Souza Nunes, assessor técnico da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), destaca os aspectos favoráveis da região. Ele mencionou, em entrevista ao Canal Rural, que a confluência dos Rios São Francisco e Grande em Barra cria um ambiente propício para a agricultura. Além disso, a qualidade do solo na região é excepcional e os preços das terras na Bahia são comparativamente baixos em relação a outros estados. Um outro elemento crucial para o desenvolvimento agrícola da área são as condições climáticas favoráveis, conforme aponta Nunes.
O empresário José Coimeiro vê um amplo potencial de desenvolvimento na região e menciona que o progresso econômico e a efetivação da fronteira agrícola poderiam trazer melhorias sociais significativas para os habitantes locais.
“A Barra é uma região promissora e tem demonstrado isso com a chegada de novos empreendimentos, mas ainda esbarra em problemas como disponibilidade de energia elétrica e regularização fundiária. Por isso solicitamos a intermediação da Seagri para que possa ser a coordenadora desse processo de crescimento e que assim possamos desenvolver nossas atividades dentro das regras, dos princípios, no sentido de mantermos uma atividade sustentável e respeitadora do meio ambiente”, afirma o responsável por investimentos na bovinocultura intensiva em Barra desde 2016.
Barra tem grande potencial
O potencial de Barra é enorme e precisa ser explorado de forma ordenada, para que seja duradouro e possa gerar empregos, renda e divisas para todos, defende o presidente do sindicato rural da região, Marco Aurélio Caviola, que também participou da agenda na Secretaria da Agricultura. Na nova fronteira agrícola a diversidade dá o tom.
Outro caso de sucesso é a Serpasa Agroindustrial, do Grupo Paranhos, localizada no município de Muquém do São Francisco. É a primeira usina sucroalcooleira do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco. O projeto tem obtido produtividade superior a 300 toneladas de cana-de-açúcar por hectare e serviu de “quebra gelo”, como um case de sucesso para instalação de novos investidores.
Na pecuária, o Sistema Plantio Direto e o sistema de Integração Lavoura-Pecuária são opções com potencial para promover a sustentabilidade da agropecuária. Produtores têm utilizado esses sistemas para a formação de palhada decorrente da rotação de culturas como soja e milho. Ambos preconizam o não revolvimento do solo, que aliado às rotações de culturas, é utilizado para mantê-lo protegido pelos resíduos orgânicos na superfície, representando uma alternativa ao monocultivo com preparo convencional do solo, ainda utilizado na região.
Pontos de entrave
Aqueles que investiram na região estão agora na expectativa pela construção de ferrovias e rodovias. Carlito Souza Nunes destaca que uma ponte já foi erguida sobre o Rio São Francisco em Barra. Além disso, uma rodovia foi implementada ao longo do rio até Bom Jesus da Lapa (BA), e está planejada uma conexão com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
A rede ferroviária da Fiol, que passa perto da região, incluirá um ramal que a interligará com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Esta última facilitará o transporte das produções locais até o Porto de Aratu, em Salvador.
Outro ponto importante é quanto a mão de obra qualificada para atuação no setor agropecuário da região. É preciso infraestrutura para que se torne mais atrativo para a população do agronegócio brasileiro.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 já pode ser pago de forma antecipada, à vista, com desconto de 15%, na Bahia. [Veja abaixo o calendário e a tabela com os valores do Imposto]
O abatimento, válido até 7 de fevereiro, é calculado de forma automática no momento do pagamento, que pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): o Banco do Brasil, o Bradesco e o Bancoob.
Outra possibilidade é pagar via PIX, à vista, o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) Integrado, que engloba IPVA, Licenciamento e eventuais multas. Esse novo procedimento, que foi criado em 2023 em uma parceria entre a Sefaz-BA, o Detran e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), deve ser feito por meio do portal Ba.gov.br.
Caso não possa pagar até o dia 7 de fevereiro, o contribuinte tem ainda a opção de quitar o imposto com 8% de desconto. Para isso, é necessário que faça o pagamento à vista no dia do vencimento da primeira cota do parcelamento previsto para o seu veículo, de acordo com o calendário do IPVA 2024.
De acordo com a tabela da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelos cálculos para confecção da Tabela de Valores Venais dos veículos em circulação no estado, a queda do IPVA será menor para as motos, que terão o imposto reduzido em 0,46%, e os ônibus e micro-ônibus, que pagarão 0,10% a menos.
Apenas os caminhões terão aumento médio de 1,69% no IPVA, também como reflexo do cenário do mercado atual para estes veículos.
A tabela Fipe leva em consideração os preços praticados em outubro de 2023 e pode ser conferida no site, canal Inspetoria Eletrônica => IPVA => Base de Cálculo dos Veículos Automotores.
05
Jan/24 |
Ofertas da Maná - Rações e Pet Shop |
Um caminhão saiu da pista e tombou na BR-242, à altura da Lagoa de Oscar, próximo a Cristópolis, na última quarta-feira (3). O acidente aconteceu por volta das 12h, no km 690,segundo informações policiais.
Ainda segundo informações, o motorista ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital de Cristópolis. Nem a identidade nem o estado de saúde dele foram divulgados.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 já pode ser pago de forma antecipada, à vista, com desconto de 15%. O abatimento, válido até o dia 7 de fevereiro, é calculado de forma automática no momento do pagamento, que pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba): o Banco do Brasil, o Bradesco e o Bancoob. O calendário de pagamento está disponível no endereço www.sefaz.ba.gov.br
Outra possibilidade é pagar via pix, à vista, o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) Integrado, que engloba IPVA, Licenciamento e eventuais multas. Esse novo procedimento, que foi criado em 2023 em uma parceria entre a Sefaz-Ba, o Detran e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), deve ser feito por meio do portal Ba.gov.br.
Caso não possa pagar até o dia 7 de fevereiro, o contribuinte tem ainda a opção de quitar o imposto com 8% de desconto. Para isso, é necessário que faça o pagamento à vista no dia do vencimento da primeira cota do parcelamento previsto para o seu veículo, de acordo com o calendário do IPVA 2024.
O Estado da Bahia manteve também a possibilidade de parcelamento em cinco vezes, que pode ser feito conforme o calendário anual, levando em conta o número final da placa do veículo. Caso a opção seja por parcelar o IPVA, o contribuinte deve se lembrar de que os débitos referentes à taxa de licenciamento e a eventuais multas de trânsito deverão ser pagos até o prazo final do pagamento em cota única ou da quinta parcela do IPVA.
O imposto do exercício de 2024 só poderá ser parcelado se o valor do débito for igual ou superior a R$ 120,00. A Sefaz-Ba lembra que a opção do parcelamento referente a débitos anteriores a 2024 será admitida apenas caso este pagamento ocorra junto com o do exercício de 2024.
IPVA mais barato
O IPVA ficou em média 2,61% mais baixo em 2024 na Bahia. A queda é puxada pelos automóveis, que terão recuo médio de 4,25% no imposto, e pelos utilitários, cuja redução será de 5,22%.
A queda média no valor do imposto, de acordo com a Sefaz-Ba, reflete o momento de estabilização da economia brasileira. Neste novo ambiente de inflação sob controle, o processo de depreciação para veículos usados foi normalizado, ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, quando o mercado apresentou maior volatilidade.
“O país vive um novo momento econômico, com uma série de indicadores positivos, e isto se manifesta também no menor custo do IPVA, sobretudo para os proprietários de automóveis e utilitários”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.
Tabela Fipe
Este novo momento é refletido no estudo realizado pela Fundação de Pesquisas Econômicas – Fipe, responsável pelos cálculos para confecção da Tabela de Valores Venais dos veículos em circulação no estado, que leva em conta os preços praticados em outubro de 2023. A tabela pode ser conferida no site www.sefaz.ba.gov.br, canal Inspetoria Eletrônica => IPVA => Base de Cálculo dos Veículos Automotores.
De acordo com a tabela, a queda do IPVA será menor para as motos, que terão o imposto reduzido em 0,46%, e os ônibus e micro-ônibus, que pagarão 0,10% a menos. Apenas os caminhões terão aumento médio de 1,69% no IPVA, também como reflexo do cenário do mercado atual para estes veículos.